Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
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Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
pessoal esse cara merece muitos aplausos pelo esforço e dedicação que ele esta com o Proton Bus Simulator, mas ele esta com dúvidas sobre mapa contínuo no Unity 3D, se alguém poder ajudar ele eu ficaria grato.
E-MAIL PARA CONTATO
marcos@viamep.com
ÚLTIMO VÍDEO POSTADO PARA MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE MAPA CONTÍNUO
BLOG
http://blog.brtsimulator.com/2017/04/apks-de-teste.html
CANAL
https://www.youtube.com/channel/UC7m9Z01pv2KvcpXh8Y_CARw
POR FAVOR SUA AJUDA SERÁ MUITO BEM VINDA!
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Gabriel César O- Profissional
- PONTOS : 3986
REPUTAÇÃO : 217
Idade : 23
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Opa, primeiramente obrigado por postar e indicar aqui! :D
Resumindo meu problema maior, na questão da iluminação:
Pessoal, to com um problema que tem me deixado careca, literalmente...
Alguém que usa iluminação em tempo real já passou por isso... Da cena ficar toda preta, ou boa parte preta, somente em alguns aparelhos e em outros não?! (compilando para Android)
Eu fiz um relato (pequeno rsrs) no fórum da Unity, suspeito ser alguma treta maior fora do meu projeto. O problema maior foi multiplicado por mil ao usar carregamento de cenas com LoadSceneMode.Additive, que uso para um mapa "contínuo" (cenas separadas que se encaixam). Pesquisando vi sérias tretas com isso em algumas versões anteriores relacionadas à forma como os light probes funcionavam na engine, mas nada muito além disso. Comigo os problemas ocorrem tanto na 5.6 como 2017.1.
O textão tá no fórum, resumindo (com alguns prints):
https://forum.unity3d.com/threads/very-dark-scene-when-loading-with-loadscenemode-additive.484210/
Ao carregar as cenas de forma aditiva a iluminação fica bugada em vários aparelhos; no meu Moto G não, mas várias pessoas com LG K10 reclamaram (não só com ele).
Uso iluminação em tempo real só com uma directional light, sem nenhuma outra luz no mundo, nenhum light probe, só um reflection probe opcional (que é instanciado com Resources.Load, caso ativo, tbm é opcional... desativando reflexos nas opções do jogo, ele sequer é carregado).
A configuração da cor do ambiente (AmbientMode.Flat vs AmbientMode.Skybox) é personalizável pelos jogadores. Fora do mapa contínuo carregado com LoadSceneMode.Additive, deixar os gráficos simplificados com o AmbientMode.Flat corrigia (para muita gente que passava pelo bug da iluminação). Mas no caso do mapa contínuo não tem dado certo.
Parece ser algo bem específico, adoraria ouvir relatos de problemas parecidos e como foram solucionados, para tentar no meu. Talvez alguma opção no Player Settings...
Comigo não acontece nem no editor nem no Moto G, mas não tenho nenhum outro aparelho no momento para testar.
Resumindo meu problema maior, na questão da iluminação:
Pessoal, to com um problema que tem me deixado careca, literalmente...
Alguém que usa iluminação em tempo real já passou por isso... Da cena ficar toda preta, ou boa parte preta, somente em alguns aparelhos e em outros não?! (compilando para Android)
Eu fiz um relato (pequeno rsrs) no fórum da Unity, suspeito ser alguma treta maior fora do meu projeto. O problema maior foi multiplicado por mil ao usar carregamento de cenas com LoadSceneMode.Additive, que uso para um mapa "contínuo" (cenas separadas que se encaixam). Pesquisando vi sérias tretas com isso em algumas versões anteriores relacionadas à forma como os light probes funcionavam na engine, mas nada muito além disso. Comigo os problemas ocorrem tanto na 5.6 como 2017.1.
O textão tá no fórum, resumindo (com alguns prints):
https://forum.unity3d.com/threads/very-dark-scene-when-loading-with-loadscenemode-additive.484210/
Ao carregar as cenas de forma aditiva a iluminação fica bugada em vários aparelhos; no meu Moto G não, mas várias pessoas com LG K10 reclamaram (não só com ele).
Uso iluminação em tempo real só com uma directional light, sem nenhuma outra luz no mundo, nenhum light probe, só um reflection probe opcional (que é instanciado com Resources.Load, caso ativo, tbm é opcional... desativando reflexos nas opções do jogo, ele sequer é carregado).
A configuração da cor do ambiente (AmbientMode.Flat vs AmbientMode.Skybox) é personalizável pelos jogadores. Fora do mapa contínuo carregado com LoadSceneMode.Additive, deixar os gráficos simplificados com o AmbientMode.Flat corrigia (para muita gente que passava pelo bug da iluminação). Mas no caso do mapa contínuo não tem dado certo.
Parece ser algo bem específico, adoraria ouvir relatos de problemas parecidos e como foram solucionados, para tentar no meu. Talvez alguma opção no Player Settings...
Comigo não acontece nem no editor nem no Moto G, mas não tenho nenhum outro aparelho no momento para testar.
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Isto acontece por causa do bake das luzes... desmarcando algumas opções do bakeGI e fazendo o bake manual deveria resolver...
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Eu não uso nada baked, só realtime, por conta da rotação do sol (e tbm por conta do floating origin, não posso usar nada estático).
O que me deixa biruta é que na maioria dos aparelhos está funcionando 100%, mas em um ou outro não, com resultados meio inconsistentes. Esse um ou outro é uma parcela significante dos jogadores.
O que me deixa biruta é que na maioria dos aparelhos está funcionando 100%, mas em um ou outro não, com resultados meio inconsistentes. Esse um ou outro é uma parcela significante dos jogadores.
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Já tentou usar reflection probes?1 para cada cena?em modo realtime somente?
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Primeiramente muito bom seu trabalho Elias,,,acompanho já a algum tempo..., para PC tudo normal ou apenas para plataformas móvel ?
tom ramber- Avançado
- PONTOS : 3140
REPUTAÇÃO : 12
Idade : 37
Áreas de atuação : Blender, Unity
Respeito as regras :
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Opa, valeu!
Eu ainda não experimentei com light probes, estava usando sem eles para ficar mais leve, só com a directional light.
Acho que identifiquei o problema, vou testar nesse fds. Não acontece com todo mundo nem comigo, é difícil de tentar sem conseguir reproduzir o bug.
Parece que desinstalando e reinstalando o app funcionou para todos os que relataram o problema. Suspeito do cache do arquivo obb antigo, o bug se manifesta mais entre quem tinha o jogo instalado pela Play Store (apk + obb) funcionando normal, aí instalou um apk de testes com esse mapa que ainda não foi pra Play Store. Bizarro é que só acontece nas cenas carregadas com o método additive, nos outros mapas não.
Acho que pagando o obb ou mudando a versão vai resolver. Eu sempre lanço apks pro público ir testando amplamente antes de postar na Play Store, e esses apks soltos geralmente ficam sem o obb, mando o arquivo único (muita gente se perde com o obb manualmente).
É realmente um bug bem específico, se resolver comento aqui depois. Valeu!
Eu ainda não experimentei com light probes, estava usando sem eles para ficar mais leve, só com a directional light.
Acho que identifiquei o problema, vou testar nesse fds. Não acontece com todo mundo nem comigo, é difícil de tentar sem conseguir reproduzir o bug.
Parece que desinstalando e reinstalando o app funcionou para todos os que relataram o problema. Suspeito do cache do arquivo obb antigo, o bug se manifesta mais entre quem tinha o jogo instalado pela Play Store (apk + obb) funcionando normal, aí instalou um apk de testes com esse mapa que ainda não foi pra Play Store. Bizarro é que só acontece nas cenas carregadas com o método additive, nos outros mapas não.
Acho que pagando o obb ou mudando a versão vai resolver. Eu sempre lanço apks pro público ir testando amplamente antes de postar na Play Store, e esses apks soltos geralmente ficam sem o obb, mando o arquivo único (muita gente se perde com o obb manualmente).
É realmente um bug bem específico, se resolver comento aqui depois. Valeu!
Re: Marcos Elias Proton Bus Simulator AJUDA COM SISTEMA DE MAPA CONTÍNUO
Nós que agradecemos... quando os bugs são assim locos, saber o como resolver é sempre lucro :D
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