[TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
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[TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Para usar, vc precisa posicionar a arma no chão, e jogar o script nela e adicionar um sphere collider ou boxcollider(deixe o collider em um tamanho bem maior do q o da arma pq ele q vai dizer se o player esta ou n perto da arma) e marca a opção IsTrigger, e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao", e dps crie um texto e escreva algo parecido como "Pressione E" e jogue na variavel "Aperte E" dps é so dar play
eu comentei o script para ajudar no entendimento
Edit: Atualizei o script para a unity 5
eu comentei o script para ajudar no entendimento
Edit: Atualizei o script para a unity 5
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class ColetarArma : MonoBehaviour {
private bool estaComArma, pertoDaArma = false;
public GameObject armaNoCHao, armaNaMao;
public Text aperteE;
void Start () {
aperteE.enabled = false;
}
void Update () {
if (!estaComArma) {
armaNaMao.SetActive (false);
}
if (!estaComArma && pertoDaArma) {
if (Input.GetKeyDown ("e")) {
armaNaMao.SetActive (true);
Destroy (armaNoCHao);
estaComArma = true;
aperteE.enabled = false;
}
}
}
void OnTriggerEnter (Collider col) {
if (col.gameObject.tag == "Player") {
pertoDaArma = true;
aperteE.enabled = true;
}
}
void OnTriggerExit (Collider col) {
if (col.gameObject.tag == "Player") {
pertoDaArma = false;
aperteE.enabled = false;
}
}
}
Última edição por Guilherme_cj852 em Dom Jul 03, 2016 11:26 pm, editado 1 vez(es)
Fernando2900- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
desculpe mas ainda não entendi!
origamer- Membro
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Oque vc nao entendeu ? Seja mas claro possivel.
Chilinger- MembroAvançado
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao" <--- isso
origamer- Membro
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
origamer escreveu:e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao" <--- isso
Ué, as variáveis aparecem no inspector... você apenas precisa arrastar os objetos para as variáveis
origamer- Membro
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
uma pergunta como posso fazer isso com mais de uma arma. tipo eu fasso com duas armas ai eu vou pegar uma e ele pega as duas de uma vez. oque eu fiz foi duplicar os scripts
matheuseduarddo- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Vc pode usar uma bool ou int , ou então por tag para verificar qual arma e, vc poderia usar um script só para isso por favor crie um Tópico!
hellkiller- Mestre
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
EU APLICO ELA NO MEU PERSONAGEM OU NA ARMA
aluno virtual- Membro
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
aluno virtual escreveu:EU APLICO ELA NO MEU PERSONAGEM OU NA ARMA
No personagem... e tem que linkar bem certo cada coisa em cada variável, conforme o tutorial
Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Eu tenho o script completo que faz isso, mas estou fazendo uns ajustes ainda, é em javascript, da pra colocar várias armas no inventário e escolher as armas usando um único botão
jonatan oliveira rocha- Avançado
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Mas tipo, vc ta fazendo o jogo todos em javascript? ou so esse script msm?jonatan oliveira rocha escreveu:Eu tenho o script completo que faz isso, mas estou fazendo uns ajustes ainda, é em javascript, da pra colocar várias armas no inventário e escolher as armas usando um único botão
Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Só esse script do inventário que estou fazendo em javascript, eu prefiro o c#
jonatan oliveira rocha- Avançado
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Estou quase acabando esse sistema, quando estiver pronto te dou um toque aqui
jonatan oliveira rocha- Avançado
- PONTOS : 3276
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Blzjonatan oliveira rocha escreveu:Estou quase acabando esse sistema, quando estiver pronto te dou um toque aqui
Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Vamos começar Guilherme, vá na aba hierarchy e aperte "Create" e depois clique em "Create Empty" renomeie para "scripts" e adicione a tag "Scripts" com S maiúsculo, quando voce terminar essa parte me fala, pra eu te mandar o resto
jonatan oliveira rocha- Avançado
- PONTOS : 3276
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
onde esta o guitext na unity 5 obg
aluno virtual- Membro
- PONTOS : 3229
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ONDE FICA O GUITEXT NA UNITY 5
Guilherme_cj852 escreveu:Fiz este script da forma mais simples q eu consegui, e tbm na unity 4, então se der erro na unity 5 me avisem.
Para usar, vc precisa posicionar a arma no chão, e jogar o script nela e adicionar um sphere collider ou boxcollider(deixe o collider em um tamanho bem maior do q o da arma pq ele q vai dizer se o player esta ou n perto da arma) e marca a opção IsTrigger, e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao", e dps crie um GUIText (GameObject > Create Other > GUIText) e escreva algo parecido como "Pressione E" e jogue na variavel "Aperte E" dps é so dar play
eu comentei o script para ajudar no entendimentolembrando q o script deve estar com o nome "ColetarArma"
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class ColetarArma : MonoBehaviour {
private bool estaComArma;
private bool pertoDaArma;
public GameObject ArmaNoChao;
public GameObject ArmaNaMao;
public GUIText AperteE;
void Start () {
estaComArma = false; // altera o valor para false
pertoDaArma = false; // altera o valor para false
AperteE.enabled = false; // desativa o texto na tela
}
void Update () {
if (estaComArma == false){ // verifica se vc n tem arma
ArmaNaMao.SetActive(false); // desativa a arma q vc posicionou no player
}
if (estaComArma == false && pertoDaArma == true){ // verifica se vc n tem arma, e esta dentro do collider da arma no chao
if (Input.GetKeyDown("e")){ // se vc aperta E...
ArmaNaMao.SetActive(true); // ativa a arma q vc posicionou no player
Destroy(ArmaNoChao); // destroi a arma no chao
AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
estaComArma = true; // Altera o valor para true
}
}
}
void OnTriggerEnter () { // se vc entrou dentro do collider da arma
pertoDaArma = true; // altera o valor da variavel para true
AperteE.enabled = true; // e ativa o texto na tela
}
void OnTriggerExit () { // se saiu do collider
pertoDaArma = false; // altera o valor da variavel para false
AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
}
}
aluno virtual- Membro
- PONTOS : 3229
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Eu faço assim, eu escrevo só "Text" e no começo depois de using System.Collections; eu escrevo using UnityEngine.UI; esse script do Guilherme é do unity 4
jonatan oliveira rocha- Avançado
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Fiz ele na unity 4 msmjonatan oliveira rocha escreveu:Eu faço assim, eu escrevo só "Text" e no começo depois de using System.Collections; eu escrevo using UnityEngine.UI; esse script do Guilherme é do unity 4
Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Acho que quando baixa uma versão anterior do unity, sendo que já tenha uma versão nova, a biblioteca é da versão nova
jonatan oliveira rocha- Avançado
- PONTOS : 3276
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 34
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Muito bom cara.
MeverPlays- Mestre
- PONTOS : 3867
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Áreas de atuação : SketchUp, Unity.
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Como converter para a unity 4? ainda estou usando ela.
Will- Avançado
- PONTOS : 3102
REPUTAÇÃO : 10
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Áreas de atuação : Modelagem, Design, Musico
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Will escreveu:Como converter para a unity 4? ainda estou usando ela.
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class ColetarArma : MonoBehaviour {
private bool estaComArma;
private bool pertoDaArma;
public GameObject ArmaNoChao;
public GameObject ArmaNaMao;
public GUIText AperteE;
void Start () {
estaComArma = false; // altera o valor para false
pertoDaArma = false; // altera o valor para false
AperteE.enabled = false; // desativa o texto na tela
}
void Update () {
if (estaComArma == false){ // verifica se vc n tem arma
ArmaNaMao.SetActive(false); // desativa a arma q vc posicionou no player
}
if (estaComArma == false && pertoDaArma == true){ // verifica se vc n tem arma, e esta dentro do collider da arma no chao
if (Input.GetKeyDown("e")){ // se vc aperta E...
ArmaNaMao.SetActive(true); // ativa a arma q vc posicionou no player
Destroy(ArmaNoChao); // destroi a arma no chao
AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
estaComArma = true; // Altera o valor para true
}
}
}
void OnTriggerEnter () { // se vc entrou dentro do collider da arma
pertoDaArma = true; // altera o valor da variavel para true
AperteE.enabled = true; // e ativa o texto na tela
}
void OnTriggerExit () { // se saiu do collider
pertoDaArma = false; // altera o valor da variavel para false
AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
}
}
Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
mano apareceu um erro.
Assets/01 Projeto/Script/ColetarArma.cs(20,20): error CS1061: Type `UnityEngine.GameObject' does not contain a definition for `SetActive' and no extension method `SetActive' of type `UnityEngine.GameObject' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
Assets/01 Projeto/Script/ColetarArma.cs(20,20): error CS1061: Type `UnityEngine.GameObject' does not contain a definition for `SetActive' and no extension method `SetActive' of type `UnityEngine.GameObject' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
Will- Avançado
- PONTOS : 3102
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JohnRambo- Moderador
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Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
Obrigado amigo era justamente o que eu estava tentando fazerGuilherme_cj852 escreveu:Para usar, vc precisa posicionar a arma no chão, e jogar o script nela e adicionar um sphere collider ou boxcollider(deixe o collider em um tamanho bem maior do q o da arma pq ele q vai dizer se o player esta ou n perto da arma) e marca a opção IsTrigger, e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao", e dps crie um texto e escreva algo parecido como "Pressione E" e jogue na variavel "Aperte E" dps é so dar play
eu comentei o script para ajudar no entendimento
Edit: Atualizei o script para a unity 5lembrando q o script deve estar com o nome "ColetarArma"
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class ColetarArma : MonoBehaviour {
private bool estaComArma, pertoDaArma = false;
public GameObject armaNoCHao, armaNaMao;
public Text aperteE;
void Start () {
aperteE.enabled = false;
}
void Update () {
if (!estaComArma) {
armaNaMao.SetActive (false);
}
if (!estaComArma && pertoDaArma) {
if (Input.GetKeyDown ("e")) {
armaNaMao.SetActive (true);
Destroy (armaNoCHao);
estaComArma = true;
aperteE.enabled = false;
}
}
}
void OnTriggerEnter (Collider col) {
if (col.gameObject.tag == "Player") {
pertoDaArma = true;
aperteE.enabled = true;
}
}
void OnTriggerExit (Collider col) {
if (col.gameObject.tag == "Player") {
pertoDaArma = false;
aperteE.enabled = false;
}
}
}
Mic4el- Modelador
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Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)
men
onde eu crio o texto do Pressione E pra colocar la
onde eu crio o texto do Pressione E pra colocar la
Felipe42- Avançado
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