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[TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

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TUTORIAL [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por marcos4503 Seg Jun 19, 2017 1:46 pm

Oi galera. Há um tempo atrás eu prometi que iria criar um tópico com muitas dicas de otimização para jogos mobile. Mais estava andando sem tempo, e pra ajudar eu exclui sem querer o arquivo em que eu guardava essas dicas. Bom.. Eu precisei de um tempo pra pesquisar e ir refazendo a lista, e tambem um tempo pra criar o tópico. Essas dicas são baseadas em MUITA pesquisa nos pontos mais obscuros e profundos da internet, e tambem são baseadas na minha experiencia de desenvolvimento Android. Trabalho com o Android a pouco mais de 1 ano.

Vale a pena dizer tambem, que sempre testo meus jogos em vários e vários dispositivos, conheço muito bem os Hardwares de dispositivos móveis, e tenha certeza de que essas dicas, se bem executadas, podem aumentar drasticamente a gama de aparelhos que seu jogo suportará.

Bom. Chega de enrrolação e vamos para o que interessa. Colocarei tudo em spoilers pra não deixar o tópico gigante.

PS: Prepare-se para ler um textão. Já aviso que aqui não tem aquelas dicas bobinhas que voce encontra a cada 20 de 10 sites que você visita.

2 - Ativar Multithread Rendering
Spoiler:

3 - Usar a compressão ETC1 em todas as texturas de seu jogo
Spoiler:

4 - Usar LOD
Spoiler:

5 - Usar Occlusion Culling
Spoiler:

6 - Ajustar o FOV (Field of View)
Spoiler:

7 - Evitar o máximo possivel scripts com muitas linhas
Spoiler:

8 - Desativar Scripts e Objetos que não estão sendo usados no momento
Spoiler:

9 - Evitar de colocar muitos objetos na cena
Spoiler:

10 - Evitar de ter muitos triangulos na Cena.
Spoiler:

11 - Ter um numero baixo de SetPass Calls
Spoiler:

12 - Usar Dinamic Batching
Spoiler:

13 - Usar o Static Batching
Spoiler:

14 - Manter um baixo numero de Batches
Spoiler:

15 - Cuidado com o uso de MSAA (Multi Sampling Anti Alliasing)
Spoiler:

16 - Evitar muitas luzes dinamicas na Cena
Spoiler:

17  - Usar Shaders bem simples
Spoiler:

18 - Evitar uso de Post-Processing (O famoso efeito de pós processamento)
Spoiler:

19 - Usar o Profiller
Spoiler:

20 - Usar o Frame Debbuger
Spoiler:

21 - Preocupar-se com a otimização desde o ínicio
Spoiler:

22 - Cuidado com a quantidade de Particulas e como você as usa
Spoiler:

23 - Usar LightMaps
Spoiler:

24 - Cuidado com o uso de Mesh Colliders
Spoiler:

25 - Cuidado com a quantidade de Rigidbody's na cena
Spoiler:

26 - Evite fazer calculos muito pesados em Shaders ou Scripts
Spoiler:

27 - Usar o Garbage Collector
Spoiler:

28 - Cuidado com o Instantiate ou Destroy
Spoiler:

29 - Importar corretamente arquivos de áudio
Spoiler:

30 - Não use a void Update se você não precisa dela naquele Script
Spoiler:

31 - Usar Coroutines
Spoiler:

32 - Cuidado com o uso de GameObjects.Find e similares
Spoiler:

33 - Compartilhe o mesmo material no maximo de objetos possiveis
Spoiler:

34 - Prefira tamanhos de textura, quadrados, por potencia de 2
Spoiler:

35 - Evite usar o Terrain do Unity
Spoiler:

36 - Evitar uso de sombras em tempo real e projetores
Spoiler:

37 - Ficar atento a quantidade de memoria RAM que seu jogo utiliza
Spoiler:

38 - Reduzir a resolução de renderização que o jogo vai rodar
Spoiler:

39 - Atenção ao tamanho das texturas que usa
Spoiler:

40 - Cuidado com o uso de Coroutines em excesso
Spoiler:

41 - Alterar esquema de iluminação para Vertex Lit
Spoiler:

42 - Quantidade de cameras na cena
Spoiler:

43 - Desabilitar o Realtime GI
Spoiler:

Bom galera. Por enquanto é só. Essas foram todas as dicas que consegui me lembrar. Isso deu trabalho pra caramba pra fazer, então espero que ajude muito vocês. Outra dica bonus: Se esforce para otimizar, e não pare nunca com a otimização, não importa se o celular é da NASA, continue otimizando, e mais uma coisa. Otimização é um processo chato pra caramba, mais é muito gratificante ver seu jogo rodando em outros dispositivos sem travar.

Essas dicas não fazem milagre, você ainda tem que fazer o possivel para otimizar seus modelos e scripts, aí sim essas dicas funcionam. E elas ajudam seu jogo a rodar no maximo possivel de aparelhos. Agora se quer fazer um projeto destinado a aparelhos superiores, você tambem pode se basear aqui!

É isso galera! Valeu falou e sucesso!


Última edição por marcos4503 em Seg Dez 11, 2017 12:26 am, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por dstaroski Seg Jun 19, 2017 1:51 pm

Muito bom cara! Parabéns! vai ajudar e muito a galera!

Flw!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por marcos4503 Seg Jun 19, 2017 1:57 pm

Eu prometi que ia trazer isso pro fórum! Eu pesquisei muito e muito mesmo, e acho que esse é o tópico mais completo de otimização que já vi. Tambem o fórum é carente de conteudo mobile, então eu faço o que posso pra mudar isso!

Todas essas dicas eu to usando no meu game, e ta funcionando muito bem.

Valeu!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por DuViDoSo Seg Jun 19, 2017 2:21 pm

Poxa, muito bom. Poderia trazer um completao pra PC tbm?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por marcos4503 Seg Jun 19, 2017 2:46 pm

Pra PC não vai ser possivel.. Eu só to trabalhando com Android no momento, mais da pra se basear aqui nessas dicas para repetir no PC, a diferença é que o PC é mais potente então até torna a otimização mais fácil.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por zZAndersonZz Seg Jun 19, 2017 5:43 pm

Tutorial mais que completo, vai ajudar muitos que precisam melhorar o desempenho.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por MarcosSchultz Ter Jun 20, 2017 1:33 pm

Esse tutorial vale ouro
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por Crash Psycho Ter Jun 20, 2017 1:48 pm

vlw muito mano! vai ajudar bastante no me projeto que esta travando muito 
MUITO OBRIGADO!!! :P
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por marcos4503 Ter Jun 20, 2017 2:54 pm

Valeu pessoal!! Quando eu puder eu trago mais coisas assim e pá!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por thzin Ter Jun 20, 2017 11:19 pm

tutorial simplesmente fodástico, ele vale muito mais que ouro.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por Chilinger Sex Jun 30, 2017 8:37 am

Tenho duvidas sobre shader poderia me dar um help sobre elas nao so sobre mobile mas no geral e o que seria os shader simples.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por marcos4503 Sex Jun 30, 2017 11:31 am

A gente tem 2 tipo de shader (até onde eu sei né) o shader do material, que é o shader que da aquele brilho no modelo e o que renderiza a textura no modelo, e o outro tipo de shader é o post-processing effect (efeito de pós processamento), quando eu me referia a Shader Simples, eu me referia ao Bumped Diffuse, que é o shader mais simples da Unity, e que alem de bonito é leve para mobile.

otimização - [TUTORIAL]  42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android) Inspector-MaterialSimple

Essa é a aba onde você modifica o shader do material do seu modelo, ali em cima esta escrito "Shader" e esta selecionado o "Standard" que é o shader basico da Unity. É ali que você troca o shader..
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por Chilinger Sex Jun 30, 2017 4:11 pm

Entao acho que voce nao me entendeu estou falando de escrever o shader igual um script.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por marcos4503 Sex Jun 30, 2017 4:26 pm

Ah, sim.. Bom, eu sei que é possivel mais nunca cheguei a explorar isso. Deve ter tutoriais disso na net (nem cheguei a procurar isso tambem kkk)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por michelly Sáb Dez 09, 2017 7:59 pm

Boa Noite

Bom, marcos eu usei algumas das suas dicas para teste ,como o OpenGl e o Multithread Rendering, de 160/180fps foi pra 30/40 fps, esses dois q citei ai ele funciona durante o msm ou depois do build?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por joabr Sáb Dez 09, 2017 8:47 pm

Michely, pelo que parece, sua placa suporta a versão mais recente do open GL, que é uma versão nova e otimizada, significa que quando vc força para a anterior, certamente vai perder quadros por segundo, um exemplo do DirectX 12, ele suporta mais drawcalls, forçar para o 11 vai perder desempenho, sobre texturas é bom estudar atlas, animações de texturas, basicamente isso, certamente você ganhará mais desempenho! Boa noite.
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Mensagem por marcos4503 Sáb Dez 09, 2017 9:51 pm

michelly escreveu:Boa Noite

Bom, marcos eu usei algumas das suas dicas para teste ,como o OpenGl e o Multithread Rendering, de 160/180fps foi pra 30/40 fps, esses dois q citei ai ele funciona durante o msm ou depois do build?

Bom, normalmente funciona melhor quando você builda e roda no dispositivo Android.. Eu não sei se PC funciona bem isso. Quando testei em dispositivos android, funcionou bem. O dispositivo que você usou para testar foi um Android? Porque to achando estranho ele fazendo 180 FPS kkkk a google programou ele pra nunca passar de 60 FPS..
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Mensagem por michelly Dom Dez 10, 2017 5:34 pm

kkkk Acho q vc não entendeu Marcos

Sei que não ultrapassa os 60fps, quando eu disse no mesmo quis dizer no desenvolvimento lá na Unity e não no próprio aparelho Android pq ainda não testei nele, achei que mudaria logo de cara na unity o desempenho
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Mensagem por marcos4503 Dom Dez 10, 2017 6:08 pm

Ah sim kkkk desculpe, bom na Unity não muda o desempenho porque ela roda com o chip de computador que trabalha numa outra arquitetura que é mais poderosa do que o de Android.. É um hardware diferente, mais se você fizer isso e testar no android, certamente você verá uma mudança sim!

PS: Ai tambem entra o que o joabr disse, que como é no PC, você pode acabar reduzindo o FPS dele por forçar o PC  rodar numa versão anterior do OpenGL
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Mensagem por LuizFixa3D Dom Dez 10, 2017 9:52 pm

[list=linenums]
[*]Screen.SetResolution(640, 480, true); como eu uso essa opção script na camera ?

[/list]
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Mensagem por marcos4503 Dom Dez 10, 2017 10:49 pm

Se eu entendi, você quer aplicar a mudança de resolução somente na renderização 3d, né? Se for, a Unity não faz isso, quando você altera a resolução acaba afetando tudo.
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Mensagem por kalielson Dom Dez 10, 2017 11:18 pm

Excelente, não li tudo mas já no primeiro surgiu uma duvida... você falou que o OpenGL 3.0 é melhor que o 2.0 então porque colocar como 2.0 ?
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Mensagem por Fagner Seg Dez 11, 2017 12:04 am

Eu acho melhor incluir os dois OpenGl ES, e deixar a Unity verificar se o aparelho suporta a versão mais recente. Pois "forçar" uma versão mais antiga, não é garantia que vá ganhar desempenho, fora que você estará "capando" aqueles com mais poder de processamento.
Desde 2013/Android 4.3 que temos suporte ao OpenGL 3.0 ES, de lá pra cá, quase todos os celulares já suportam, só um ou outro mais antiguinho que não.
Enfim, minha opinião.
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Mensagem por marcos4503 Seg Dez 11, 2017 12:24 am

Fagner escreveu:Eu acho melhor incluir os dois OpenGl ES, e deixar a Unity verificar se o aparelho suporta a versão mais recente. Pois "forçar" uma versão mais antiga, não é garantia que vá ganhar desempenho, fora que você estará "capando" aqueles com mais poder de processamento.
Desde 2013/Android 4.3 que temos suporte ao OpenGL 3.0 ES, de lá pra cá, quase todos os celulares já suportam, só um ou outro mais antiguinho que não.
Enfim, minha opinião.

Eu concordo com o que você disse, na época que fiz esse post eu tava muito focado em celulares com um hardware mais basico.. Celulares de baixo custo ainda estão rodando OpenGL ES 2.0. Eu tambem acho que no momento é melhor deixar a Unity decidir qual OpenGL ES usar. Eu vou remover essa dica do tópico agora!
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Mensagem por natanael.olimpio Seg Dez 11, 2017 1:22 pm

porque tomar cuidado com Destroy... nao entendi. o tirar o objeto da cena não é uma boa pratica? e uma coisa que faço muito SetActive em alguns objetos impacta em alguma coisa deixar ele ali desativado e ativar quando precisar?

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Mensagem por marcos4503 Seg Dez 11, 2017 3:32 pm

Não tem problema nenhum em desativar objetos! Agora o ato de destrui-los faz com que você chame o garbage collector da unity, o que faz o jogo ir ficando mais lento aos poucos.
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Mensagem por recagonlei Seg Dez 11, 2017 4:09 pm

natanael.olimpio escreveu:porque tomar cuidado com Destroy... nao entendi. o tirar o objeto da cena não é uma boa pratica? e uma coisa que faço muito SetActive em alguns objetos impacta em alguma coisa deixar ele ali desativado e ativar quando precisar?

Só acrescentando uma pequena coisa que o amigo acima disse, não tem problemas desativar/ativar, pois o objeto já está criado e você estará apenas "mostrando" a mesh dele para o usuário, por isso é mais leve... Você pode ver que é um método leve, pois os objects pools são criados dessa forma, vários objetos são instanciados desativados e ativados/desativados de acordo com o desenvolvimento da gameplay!
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Mensagem por natanael.olimpio Seg Dez 11, 2017 7:39 pm

blz.. vlw pelo esclarecimento

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Mensagem por RamonPS Seg maio 14, 2018 11:38 am

Cara,muito bom! Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente.
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Mensagem por FelipeSouza11 Sex Jun 08, 2018 3:35 pm

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Mensagem por NFavareto Qua Ago 08, 2018 3:46 pm

TOP DEMAIS!

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Mensagem por MarcosSchultz Qui Ago 09, 2018 1:21 am

To quase afim de fixar esse tópico de tão lindo que ele é.
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Mensagem por FelipeSouza11 Sex Ago 31, 2018 8:46 pm

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Mensagem por Tegh Sáb Set 01, 2018 8:44 am

Eu vi um PODER imenso saindo deste texto! Muito obrigado!

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Mensagem por gsantana Qui Set 27, 2018 12:14 am

CARA EU TE AMO, FPS de 20 subiu pra 50 seu lindhu!! Parabéns pelo site mermão!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)

Mensagem por gsantana Qui Set 27, 2018 12:18 am

27 - Usar o Garbage Collector


Importante para a galera do VR, não façam isso como o próprio autor disse ele cai o desempenho, essas travadas durante o game na RV causam náuseas. Vlw Flw

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Mensagem por igorobm Qui Set 27, 2018 10:43 am

Muito Bom, vlw as dicas
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Mensagem por Daniel Dória Dom Out 07, 2018 8:35 pm


8 - Desativar Scripts e Objetos que não estão sendo usados no momento
Spoiler:

Minhas otimizações com esse tutorial estava dando muito certo mas agora resolovi colocar grupos de centenas e de soldados lutando uns contra os outros e  a cena sem se importar com a distancia roda tudo junto causando a maior travadeira!  Como desativo esses scripts de longe?
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Mensagem por MarcosSchultz Ter Out 09, 2018 8:16 pm

Daniel Dória escreveu:

8 - Desativar Scripts e Objetos que não estão sendo usados no momento
Spoiler:

Minhas otimizações com esse tutorial estava dando muito certo mas agora resolovi colocar grupos de centenas e de soldados lutando uns contra os outros e  a cena sem se importar com a distancia roda tudo junto causando a maior travadeira!  Como desativo esses scripts de longe?


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Mensagem por Magnatah Qua Jul 17, 2019 10:45 am

"29 - Importar corretamente arquivos de áudio"


Eu Sempre Do Uma Otimizada No Áudio Pelo Audacity.
Exporto o Áudio como .Ogg e Coloco a Qualidade em "5".


Uns dias atrás Eu Estava Editando Uma Musica no Audacity, Ela Tinha 3 MB.
Depois Da Edição o Tamanho Foi Para 700 KB

A Perca de Qualidade é quase imperceptível. 



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