[TUTORIAL] Dicas de otimização
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[TUTORIAL] Dicas de otimização
eae blz? bom hoje não estou pedindo à ajuda de ninguém hoje estou aqui para ajudar! eu tenho algumas dicas de otimização que poderão ser úteis a vocês
[1° Dica] - Modelação
Na maioria das vezes ao se modelar um objeto para seu jogo você deve sempre observar quantas faces e tris você está utilizando em seu modelo quanto menos tris e faces ele tiver mais leve ele ficara.
[2° Dica] - Câmeras
Muitas vezes agente utiliza mais de uma câmera em nosso projeto mais assim que temos mais de duas câmeras, é possível ver que o jogo tem uma certa queda de FPS. Para retirar essa queda de FPS você terá que ir na suas outras câmeras e remover todos os componentes dela deixando a penas o componente câmera. após fazer isso você pode perceber que seu jogo não está com tanta queda de FPS.
[3° Dica] - LOD Group
O Unity disponibiliza muitos recursos para ajudar na otimização de nossos jogos. Um desses recursos é o Lod group ele fará com que o Componente MeshRenderer de um objeto em cena suma após uma certa distancia da câmera do jogador você pode aprender a utilizar esse recurso nesse tutorial do Marcos onde ele fala sobre LOD Group : https://www.schultzgames.com/t2014-tutorial-unity-5-otimizacao-com-lod-group?highlight=otimiza%C3%A7%C3%A3o
[4° Dica] Oclussion Culling
O Oclussion Culling é mais um recurso do unity para otimização ele serve para desativar Mesh que não estão sendo visualizados pelo jogador. Fazendo assim com que o jogo não utilize muito do processador de sua maquina deixando o jogo com um FPS menos instável você pode aprender a usar esse componente nesse outro tutorial do Marcos : https://www.schultzgames.com/t1819-tutorial-unity-5-occlusion-culling?highlight=culling
[5° Dica] Profiler
o Profiler é um dos Recursos MAIS importantes na otimização de um jogo ele deve ser utilizado desde o inicio de um projeto. Ele serve para mostrar o que esta sendo mais utilizado em seu jogo ele mostrar isso em formas de gráfico para utilizar esse componente vá em Window > Profiler. Após abrir esse componente ele abrira uma janela com uma TimeLine essa TimeLine é usada apenas em Tempo de jogo nela temos as tabelas :
Rendering [ Serve para mostrar o quanto de renderes que a câmera está visualizando]
Vsync [ Bom não sei muito bem pra que ele serve então vamos para o proximo ]
Scripts [ Serve para mostrar o quanto as voids Update e LateUpdate dos scripts que estão em cena estão utilizando do processador de sua maquina ]
Physics [ Serve para mostrar o quanto a fisica[RigidBody] está utilizando de sua maquina ]
GI [ também não sei pra que serve ]
Others [ serve para mostrar quantas coisas estão em cenas no caso coisas que não estão em utilidades como scripts sem voids e etc ]
GarbageCollector [ Outra coisa que não sei pra que serve]
[6° e ultima dica] - Scripts
Muitas vezes nós criamos scripts que só servem para utilizar variavas. Mas esses scripts contem as voids Start e Update. com essas voids nesses scripts que não precisam de funções elas puxão muito do processador de sua maquina. então ao criar scripts que vai ser utilizado apenas para variavas, tente remover as voids Update e Start garanto que fazendo isso você terá menos utilização de seu processador e irá aumentar seu FPS
Bom é isso espero que essas dicas sejam úteis para vocês.
[1° Dica] - Modelação
Na maioria das vezes ao se modelar um objeto para seu jogo você deve sempre observar quantas faces e tris você está utilizando em seu modelo quanto menos tris e faces ele tiver mais leve ele ficara.
[2° Dica] - Câmeras
Muitas vezes agente utiliza mais de uma câmera em nosso projeto mais assim que temos mais de duas câmeras, é possível ver que o jogo tem uma certa queda de FPS. Para retirar essa queda de FPS você terá que ir na suas outras câmeras e remover todos os componentes dela deixando a penas o componente câmera. após fazer isso você pode perceber que seu jogo não está com tanta queda de FPS.
[3° Dica] - LOD Group
O Unity disponibiliza muitos recursos para ajudar na otimização de nossos jogos. Um desses recursos é o Lod group ele fará com que o Componente MeshRenderer de um objeto em cena suma após uma certa distancia da câmera do jogador você pode aprender a utilizar esse recurso nesse tutorial do Marcos onde ele fala sobre LOD Group : https://www.schultzgames.com/t2014-tutorial-unity-5-otimizacao-com-lod-group?highlight=otimiza%C3%A7%C3%A3o
[4° Dica] Oclussion Culling
O Oclussion Culling é mais um recurso do unity para otimização ele serve para desativar Mesh que não estão sendo visualizados pelo jogador. Fazendo assim com que o jogo não utilize muito do processador de sua maquina deixando o jogo com um FPS menos instável você pode aprender a usar esse componente nesse outro tutorial do Marcos : https://www.schultzgames.com/t1819-tutorial-unity-5-occlusion-culling?highlight=culling
[5° Dica] Profiler
o Profiler é um dos Recursos MAIS importantes na otimização de um jogo ele deve ser utilizado desde o inicio de um projeto. Ele serve para mostrar o que esta sendo mais utilizado em seu jogo ele mostrar isso em formas de gráfico para utilizar esse componente vá em Window > Profiler. Após abrir esse componente ele abrira uma janela com uma TimeLine essa TimeLine é usada apenas em Tempo de jogo nela temos as tabelas :
Rendering [ Serve para mostrar o quanto de renderes que a câmera está visualizando]
Vsync [ Bom não sei muito bem pra que ele serve então vamos para o proximo ]
Scripts [ Serve para mostrar o quanto as voids Update e LateUpdate dos scripts que estão em cena estão utilizando do processador de sua maquina ]
Physics [ Serve para mostrar o quanto a fisica[RigidBody] está utilizando de sua maquina ]
GI [ também não sei pra que serve ]
Others [ serve para mostrar quantas coisas estão em cenas no caso coisas que não estão em utilidades como scripts sem voids e etc ]
GarbageCollector [ Outra coisa que não sei pra que serve]
[6° e ultima dica] - Scripts
Muitas vezes nós criamos scripts que só servem para utilizar variavas. Mas esses scripts contem as voids Start e Update. com essas voids nesses scripts que não precisam de funções elas puxão muito do processador de sua maquina. então ao criar scripts que vai ser utilizado apenas para variavas, tente remover as voids Update e Start garanto que fazendo isso você terá menos utilização de seu processador e irá aumentar seu FPS
Bom é isso espero que essas dicas sejam úteis para vocês.
Matheus sonico- Avançado
- PONTOS : 3813
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 22
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Dicas de otimização
Muito obrigado pelas dicas!
Sobre a questão da dica 2, de ter que desanexar os componentes de outra camera, talvez simplesmente desativar a camera que não esta sendo utilizada ele pode desconsiderar todos os componentes que estejam anexados e deixar mais otimizado, ativar e desativar as cameras pode ser uma solução, não sei, tem que testar.
Sobre aquelas variaveis, tenho alguns palpites, vou deixar registrado aqui:
Vsync senão me engano é o custo da taxa da frequência da sincronização vertical
GI = Global Illumination (https://docs.unity3d.com/Manual/GIIntro.html), acredito que é o quanto a GI esta consumindo de processamento/memoria, normalmente GI é usado em projeto 3D, é um mapa de iluminação global que possui os calculos de iluminação global para não precisar renderizar em real os reflexos, sombras, de algumas partes do cenário que serão fixo, não terão movimentos dinâmicos (usado mais no level designer mesmo, muralhas que não quebram, montanhas, etc), objetos do cenário que não sofrem modificações dinâmicas.
GarbageCollector = Coletor de lixo, normalmente é um verificador interno do Unity que desaloca da memória todas as instâncias de objetos que não possuem mais nenhuma referencia com nenhum outro objeto, isto é, se nenhuma classe, função, evento na cena, está acessando ou utilizando aquele objeto, ele é destruído da memória liberando espaço, e somente vai voltar a ser alocado se houver instanciamento desse objeto/classe com algum valor, normalmente se você setar uma variavel com valor null, o GC limpa ela da memória, desaloca quando ele passar verificando.
Sobre a questão da dica 2, de ter que desanexar os componentes de outra camera, talvez simplesmente desativar a camera que não esta sendo utilizada ele pode desconsiderar todos os componentes que estejam anexados e deixar mais otimizado, ativar e desativar as cameras pode ser uma solução, não sei, tem que testar.
Sobre aquelas variaveis, tenho alguns palpites, vou deixar registrado aqui:
Vsync senão me engano é o custo da taxa da frequência da sincronização vertical
GI = Global Illumination (https://docs.unity3d.com/Manual/GIIntro.html), acredito que é o quanto a GI esta consumindo de processamento/memoria, normalmente GI é usado em projeto 3D, é um mapa de iluminação global que possui os calculos de iluminação global para não precisar renderizar em real os reflexos, sombras, de algumas partes do cenário que serão fixo, não terão movimentos dinâmicos (usado mais no level designer mesmo, muralhas que não quebram, montanhas, etc), objetos do cenário que não sofrem modificações dinâmicas.
GarbageCollector = Coletor de lixo, normalmente é um verificador interno do Unity que desaloca da memória todas as instâncias de objetos que não possuem mais nenhuma referencia com nenhum outro objeto, isto é, se nenhuma classe, função, evento na cena, está acessando ou utilizando aquele objeto, ele é destruído da memória liberando espaço, e somente vai voltar a ser alocado se houver instanciamento desse objeto/classe com algum valor, normalmente se você setar uma variavel com valor null, o GC limpa ela da memória, desaloca quando ele passar verificando.
Deiverson- Iniciante
- PONTOS : 3492
REPUTAÇÃO : 3
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Dicas de otimização
Existe um outro parametro que é batch que é visto se vc apertar na aba de status esse é o processo que mais consome o poder da maquina para estabalizalo vc deve tentar unir omaximo de coisa em uma unica coisa tipo tentar ter menos tipos de materiais e meshes
Re: [TUTORIAL] Dicas de otimização
Cara a dica 2 foi surpriendente eu desativei 3 cameras e os meus frames de uma eplosao caiam ah 5fps 8fps subiram para 50 :D
Re: [TUTORIAL] Dicas de otimização
Dom3000 escreveu:Cara a dica 2 foi surpriendente eu desativei 3 cameras e os meus frames de uma eplosao caiam ah 5fps 8fps subiram para 50 :D
Isso é ótimo, então não precisa desanexar os componentes, é só desativar as cameras que não estão sendo usandas! :D
Deiverson- Iniciante
- PONTOS : 3492
REPUTAÇÃO : 3
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Dicas de otimização
nao, quando disse que destivei removi os componentes kkDeiverson escreveu:Dom3000 escreveu:Cara a dica 2 foi surpriendente eu desativei 3 cameras e os meus frames de uma eplosao caiam ah 5fps 8fps subiram para 50 :D
Isso é ótimo, então não precisa desanexar os componentes, é só desativar as cameras que não estão sendo usandas! :D
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