Como faz para colocar som nos passos do personagem?
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Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Meu personagem 2D:
Preciso colocar som nos passos,mas,seria um som de passos para cada terreno tipo,som de passos na grama,som de passos na terra,som de passos no metal e agua.....Alguem pode me dar uma ideia ou algum video que explique?
Preciso colocar som nos passos,mas,seria um som de passos para cada terreno tipo,som de passos na grama,som de passos na terra,som de passos no metal e agua.....Alguem pode me dar uma ideia ou algum video que explique?
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Você pode colocar tags em cada tipo de terreno, exemplo "Grama" "terra", dai tu coloca um raycast apontando pro chão. Sempre que ele tiver na grama, toca o som de passos na grama e por aí vai..
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Eu coloquei a tag na grama de gramado,mas como faz para dizer se for a tag gramado faz o som?
Eu fiz isso e deu erro
- Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
direcao = ("Direita");
RaycastHit pontocolisao;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out pontocolisao, 1)) {
if(gameObject<Gramado>(){
GetComponent<AudioSource>().playOnAwake;
}
}
}
Eu fiz isso e deu erro
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Boa tarde! declare uma variável pública AudioClip e tente usar o PlayOneShot(nomedoclipe);DUT escreveu:Eu coloquei a tag na grama de gramado,mas como faz para dizer se for a tag gramado faz o som?
- Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
direcao = ("Direita");
RaycastHit pontocolisao;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out pontocolisao, 1)) {
if(gameObject<Gramado>(){
GetComponent<AudioSource>().playOnAwake;
}
}
}
Eu fiz isso e deu erro
Abraço!
Última edição por dstaroski em Qua maio 24, 2017 3:51 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de informações)
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Usa um if, no RaycastHit.. (ponto de colisão) tipo..
É claro que pra isso funcionar, vai ter que ter um audiosource no gameobject..
- Código:
if(PontoDeColisao.gameObject.tag == "Gramado"{
GetComponent<AudioSource>().Play();
}
É claro que pra isso funcionar, vai ter que ter um audiosource no gameobject..
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Espere,esse "gameObject.tag" fica em vermelho
Esta certo assim?
- Código:
// Controles normais W A S D e suas animaçoes
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
direcao = ("Direita");
RaycastHit pontocolisao;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out pontocolisao, 1)) {
if(pontocolisao.gameObject.tag == "Gramado"){
GetComponent<AudioSource> ().Play ();
}
}
}
Esta certo assim?
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
e criei uma variavel audioclip e chamei de som tb
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Ah, sim desculpe, eu esqueci. Bom, primeiro a variavel de ponto de colisão deve ser declarada lá em cima, tipo..
Depois, você deve usar o código com um transform, porque antes deve se acessar o transform, pra depois acesar o gameobject com o raio.. Algo assim
- Código:
Private RaycastHit PontoColisao;
Depois, você deve usar o código com um transform, porque antes deve se acessar o transform, pra depois acesar o gameobject com o raio.. Algo assim
- Código:
if(PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado")
{
}
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
No audio source tem que deixar o loop ativado?
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
O loop, é uma opção que vai fazer o audio repetir, então se voce der play uma vez, ele vai ficar tocando ifinitamente, a não ser que você de um Stop() no audiosource. Você pode deixar a caixinha loop desativada é usar um temporizador, que por exemplo, toque o som a cada 0,5 segundos. Assim, ele só vai tocar enquanto a raposa estiver no gramado, e não vai ficar repetindo!
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Não quer sair som não:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Playercontroler : MonoBehaviour {
private Animator ControlAgachar;
public string direcao = ("Direita");
public float Velocidade = 8.0f;
public AudioClip som;
private RaycastHit PontoColisao;
void Start () {
ControlAgachar = GetComponent<Animator> ();
}
void FixedUpdate () {
// Controles normais W A S D e suas animaçoes
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
direcao = ("Direita");
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, 1)) {
if(PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado"){
GetComponent<AudioSource> ().Play ();
}
}
}
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Crie uma variavel publica do tipo audiosource como no exemplo
Ao inves de usar o GetComponent<AudioSource>, use o seguinte
Daí, é so ir la no inspector e arrastar o audiosource pra dentro da variavel.
- Código:
Public AudioSource Andando;
Ao inves de usar o GetComponent<AudioSource>, use o seguinte
- Código:
Andando.Play();
Daí, é so ir la no inspector e arrastar o audiosource pra dentro da variavel.
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
porque não usa um Simples Colisor (isTrigger) em Cada pé e Faz 3 Linhas de Script ?
Joga esse Script no Colisor de Cada pé e Pronto, Cada Vez que ele Bater o Pé no Chão Sai Som!
Não Precisa de Frescuras é Simples!
Da pra Melhorar Colocando Varios Audios, um Randon no Volume e Pitch e etc...
- Código:
public AudioClip SomPassos;
void OnTriggerEnter(){
GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(SomPassos);
}
Joga esse Script no Colisor de Cada pé e Pronto, Cada Vez que ele Bater o Pé no Chão Sai Som!
Não Precisa de Frescuras é Simples!
Da pra Melhorar Colocando Varios Audios, um Randon no Volume e Pitch e etc...
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
É que a raposa é em 2D kkk
Mais acho que da certo tambem se ele souber adaptar..
Mais acho que da certo tambem se ele souber adaptar..
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Humm..não vi o Video mas Pra mim era um Joguinho 3D hehe
Não mexo com 2D então nao sei, pode que De Certo tambem o.O
Não mexo com 2D então nao sei, pode que De Certo tambem o.O
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Esta funcionando,mas quando eu soltar o D,eu queria que o som parasse.como poderia ficar?
- Código:
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.D)) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
direcao = ("Direita");
}
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Obrigado :D,esta funcionando
(deu outro problema,mas ja corrigi usando getkeydown)
Então se eu quiser que ele faça um som de andando em ferro quando estiver na tag ferro,como seria?
(deu outro problema,mas ja corrigi usando getkeydown)
- Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.D)) {
transform.Translate (Velocidade * Time.deltaTime, 0.0f, 0.0f);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
direcao = ("Direita");
if (Input.GetKeyDown (KeyCode.D)) {
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, 1)) {
Debug.DrawLine (transform.position, PontoColisao.point);
if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
Andando.Play ();
}
}
}
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.D)) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
direcao = ("Direita");
Andando.Stop ();
}
Então se eu quiser que ele faça um som de andando em ferro quando estiver na tag ferro,como seria?
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Porque na variavel audio source andando,esta o audio source com o som de andando em grama
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Voce cria uma outra variavel que ira armazenar o som de andando no ferro, daí da stop na da grama, e da um play na de andando no ferro!
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Estou com problema com o som de correr,eu fiz um som de correr e grama e fiz assim:
Criei estas variaveis (purim quanto som tem audio no andar e correr em grama)
e coloquei isso no codigo de correr para direita:
O som de correr em grama,esta com problema,ela ocorre muito rapido e so toca uma vez,mas ouço uns barulinhos bem baixo depois,sendo que o pitch esta em 1 e o loop ativado
Criei estas variaveis (purim quanto som tem audio no andar e correr em grama)
- Código:
//sons do personagem abaixo
//Andando
public AudioSource AndandoGrama;
public AudioSource AndandoMadeira;
public AudioSource AndandoTerra;
public AudioSource AndandoAgua;
//Agachando
public AudioSource AgachandoGrama;
public AudioSource AgachandoMadeira;
public AudioSource AgachandoTerra;
public AudioSource AgachandoAgua;
//Andando agachado
public AudioSource AndandoAgaGrama;
public AudioSource AndandoAgaMadeira;
public AudioSource AndandoAgaTerra;
public AudioSource AndandoAgaAgua;
//Correndo
public AudioSource CorrendoGrama;
public AudioSource CorrendoMadeira;
public AudioSource CorrendoTerra;
public AudioSource CorrendoAgua;
//Deitando
public AudioSource DeitadoGrama;
public AudioSource DeitadoMadeira;
public AudioSource DeitadoTerra;
public AudioSource DeitadoAgua;
e coloquei isso no codigo de correr para direita:
- Código:
//Correr e suas animaçoes
// DIREITA
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
Velocidade = 17;
AndandoGrama.Stop ();
CorrendoGrama.Play ();
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
CorrendoGrama.Stop ();
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
Velocidade = 8;
CorrendoGrama.Stop ();
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
CorrendoGrama.Stop ();
}
O som de correr em grama,esta com problema,ela ocorre muito rapido e so toca uma vez,mas ouço uns barulinhos bem baixo depois,sendo que o pitch esta em 1 e o loop ativado
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
Eu percebi que se eu deixar assim:
[list=linenums]
[*]if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
Velocidade = 17;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, RaioDeColisão)) {
if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
CorrendoGrama.Play ();
AndandoGrama.Play ();
}
}
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
Velocidade = 8;
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
}
[/list]
O som vai normal,mas não para de tocar
e se eu deixar assim:
O som não toca,so fica uns barulinhos bem baixos
[list=linenums]
[*]if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
Velocidade = 17;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, RaioDeColisão)) {
if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
CorrendoGrama.Play ();
AndandoGrama.Play ();
}
}
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
Velocidade = 8;
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
}
[/list]
O som vai normal,mas não para de tocar
e se eu deixar assim:
- Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 21);
Velocidade = 17;
if (Physics.Raycast (transform.position, -Vector3.up, out PontoColisao, RaioDeColisão)) {
if (PontoColisao.transform.gameObject.tag == "Gramado") {
CorrendoGrama.Play ();
AndandoGrama.Play ();
}
}
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
CorrendoGrama.Stop ();
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKey ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 1);
Velocidade = 8;
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && Input.GetKeyUp ("d")) {
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
Velocidade = 8;
}
O som não toca,so fica uns barulinhos bem baixos
Re: Como faz para colocar som nos passos do personagem?
VEJA ESSE TUTO!DUT escreveu:Meu personagem 2D:
Preciso colocar som nos passos,mas,seria um som de passos para cada terreno tipo,som de passos na grama,som de passos na terra,som de passos no metal e agua.....Alguem pode me dar uma ideia ou algum video que explique?
Gabriel César O- Profissional
- PONTOS : 3985
REPUTAÇÃO : 217
Idade : 23
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :
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