[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena
3 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena
Bom dia!
Fiz uns asteroides em 3D no blender e salvei em formato .fbx
Aí depois de importar para a unity, importei as texturas e a map correspondente, escolhi as opções Legacy shaders/Bumped diffuse, até aí beleza, o objeto ficou show de bola igual um asteroide de verdade
o asteroide está na cena Level1. o problema é que se estou em outra cena e carrego a cena Level1, o asteroide perde a luminosidade e fica bem escuro
estou anexando essas imagens para mostrar melhor:
na primeira imagem o meteoro ta na cor normal.
a segunda imagem é assim que eu entrei na cena 'Level1', vindo da cena anterior 'LoadingLevel1'
por que acontece esse escurecimento?
Fiz um script e anexei nos dois asteroides para eles rotacionarem em X só para teste mesmo para ver o efeito de rotação deles, mas está tendo outro problema, o asteroide menor enquanto está rodando fica com uns pontinhos luminosos piscando nele, parecendo umas faiscas. O asteroide grande já nao tem isso.
Gostaria que o pessoal aqui expert em modelação e texturização 3D me explicar por que tá acontecendo isso!!
Agradeço ajuda!!
Fiz uns asteroides em 3D no blender e salvei em formato .fbx
Aí depois de importar para a unity, importei as texturas e a map correspondente, escolhi as opções Legacy shaders/Bumped diffuse, até aí beleza, o objeto ficou show de bola igual um asteroide de verdade
o asteroide está na cena Level1. o problema é que se estou em outra cena e carrego a cena Level1, o asteroide perde a luminosidade e fica bem escuro
estou anexando essas imagens para mostrar melhor:
na primeira imagem o meteoro ta na cor normal.
a segunda imagem é assim que eu entrei na cena 'Level1', vindo da cena anterior 'LoadingLevel1'
por que acontece esse escurecimento?
Fiz um script e anexei nos dois asteroides para eles rotacionarem em X só para teste mesmo para ver o efeito de rotação deles, mas está tendo outro problema, o asteroide menor enquanto está rodando fica com uns pontinhos luminosos piscando nele, parecendo umas faiscas. O asteroide grande já nao tem isso.
Gostaria que o pessoal aqui expert em modelação e texturização 3D me explicar por que tá acontecendo isso!!
Agradeço ajuda!!
Última edição por MarcosSchultz em Ter maio 23, 2017 3:48 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Problema com objeto 3D após mudar cena
Bom dia! não sou expert em modelagem e texturização, mas pode ser algum problema na iluminação na Unity, experimente fazer o seguinte, em cada cena sua, vá em Window > Lighting e no final tem uma botão Build, desmarque o auto build e dê o Build, ele irá gerar todo o mapa de iluminação para cada cena que você fizer isso. Certa vez eu tive o mesmo problema, ao mudar de cena, ele perdia a configuração de luminosidade e tals, fazendo isso em cada cena, resolveu.
Abraço!
Abraço!
dstaroski escreveu:Bom dia! não sou expert em modelagem e texturização, mas pode ser algum problema na iluminação na Unity, experimente fazer o seguinte, em cada cena sua, vá em Window > Lighting e no final tem uma botão Build, desmarque o auto build e dê o Build, ele irá gerar todo o mapa de iluminação para cada cena que você fizer isso. Certa vez eu tive o mesmo problema, ao mudar de cena, ele perdia a configuração de luminosidade e tals, fazendo isso em cada cena, resolveu.
Abraço!
dstaroski, to aqui com a unity aberta agora... ok, fui em Window > Lighting, aí na aba lighting tem mais tres abinhas, a terceira da direita é a 'Object maps', nela tem uma caixinha marcada 'Auto generate', e só desmarcar e marcar de novo?
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Se ele estiver do lado do botão build, desmarque-o, clique em build e faça uns testes, caso não resolva, volte a configuração normal.
dstaroski escreveu:Se ele estiver do lado do botão build, desmarque-o, clique em build e faça uns testes, caso não resolva, volte a configuração normal.
nao vi ainda esse botao build do lado, vi só a caixinha 'Auto generate'. onde que eu acho o botao build, seria a opção Build & run lá em File?
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Dá uma olhada aqui: https://docs.unity3d.com/Manual/GlobalIllumination.html na Scene Tab no final da janela.
Abraço!
Abraço!
É aquela caixa ali em baixo do lado do botão Build. É só desamarcar ela. Caixa "Auto"
Pessoal realmente ainda nao to vendo esse botão Build
o que to vendo é isso aqui:
minha Unity é a ultima versao 5.6.1f1
o que to vendo é isso aqui:
minha Unity é a ultima versao 5.6.1f1
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Vou fazer uma postagem a mais só para dizer que agora resolveu, foi só desmarcar a caixa Auto generate e clicar no botao Generate Lighting.
Nesas versao eles mudaram o nome dos botoes.
Ao fazer a transição das cenas agora os asteroides nao escurecem mais, vou aproveitar e fazer isso em cada level.
aproveito para perguntar qual o melhor formato de imagem para pôr como textura nos objetos 3D, se jpg, png ou tif
Nesas versao eles mudaram o nome dos botoes.
Ao fazer a transição das cenas agora os asteroides nao escurecem mais, vou aproveitar e fazer isso em cada level.
aproveito para perguntar qual o melhor formato de imagem para pôr como textura nos objetos 3D, se jpg, png ou tif
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Qualquer formato de imagem é bom. O que vale mesmo é a resolução, e é claro, formato jpg tem uma compressão menor se não me engano, então usa-los pode aumentar o tamanho do jogo. Mais é claro que jpg só fica pesado mesmo em texturas hdr, ou full hd.
marcos4503 escreveu:Qualquer formato de imagem é bom. O que vale mesmo é a resolução, e é claro, formato jpg tem uma compressão menor se não me engano, então usa-los pode aumentar o tamanho do jogo. Mais é claro que jpg só fica pesado mesmo em texturas hdr, ou full hd.
será que o tif ficaria muito pesado? porque ele tem uma compressao melhor
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Acredito que o melhor formato seja o png, porque ele tem uma boa compressão e ainda suporta transparencia, alem de ser bem portatil e muito usado... Tambem é suportado por todos programas de edição e tal
marcos4503 escreveu:Acredito que o melhor formato seja o png, porque ele tem uma boa compressão e ainda suporta transparencia, alem de ser bem portatil e muito usado... Tambem é suportado por todos programas de edição e tal
beleza, vou usando esse fomato entao!
aqui, depois vou upar de novo um pack daquele skybox aí vc baixa para ver se ficou bom, preciso de feedbacks p saber qual skybx fica melhor
continuo sobre isso lá naquele topico que eu abri porque aqui o foco é outra coisa.
vlw!!
Marc7- Mestre
Respeito as regras :