[TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
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[TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Bem para começarmos irei explicar oque é essa Editor Window e para oque ela serve.
Recomendo que você saiba pelo menos um pouco do GUI antes de continuar,pois não irei explica-lo detalhadamente.
Depois de você ter entendido oque é uma Editor Window seguiremos 3 simples passos para criar uma:
1 - Criaremos um script que utiliza o EditorWindow.
2 - Verificaremos se a janela aparece.
3 - Colocaremos o código GUI no script.
Quando você tiver terminado,todas as variaveis e a janela irão aparecer
Em um próximo tutorial ensino a tornar essas variaveis uteis
Se você fez tudo corretamente e não funcionou, comente o erro que tentarei ajudar.
Veja o Editor Window no site da unity:
[Manual:Editor Window]
- Oque é uma Editor Window e para oque serve:
Quando estamos na Unity estamos utilizando sempre uma window,Em uma tradução livre "Window" Significa "Janela",alguns chamam de "Aba", Não está errado chamar de aba, Só que nesse tutorial irei chamar de window. o "Inspector" é uma window, o "Game" é uma window e tudo oque você utiliza fora de runtime(tempo de execução) é uma "Window". Então provavelmente você já entendeu oque é uma window e para oque ela serve, Caso não tenha,a window serve para utilizarmos na criação de jogos, você pode fazer um Addon para unity com a Editor window.
Recomendo que você saiba pelo menos um pouco do GUI antes de continuar,pois não irei explica-lo detalhadamente.
Depois de você ter entendido oque é uma Editor Window seguiremos 3 simples passos para criar uma:
1 - Criaremos um script que utiliza o EditorWindow.
2 - Verificaremos se a janela aparece.
3 - Colocaremos o código GUI no script.
- [1] Criando o script:
1 - Crie uma pasta chamada "Editor" na pasta do seu projeto e crie um script em c# nela. Colocarei o nome de "Janela" nesse do tutorial.
2 - Abra o script anteriormente criado,Use as bibliotecas UnityEditor,UnityEngine,System.Collections e substitua o MonoBehaviour por EditorWindow
Exemplo:- Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias
public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour
// Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}
3 - Crie um MenuItem e chame ele
Exemplo:- Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias
public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour
[MenuItem("Window/Nossa Janela")] // Aqui cria uma window de nome "Nossa Janela" no Menu "Windows"
// A " / " Separa o Menu da Window que queremos criar
// Para criarmos outro Menu apenas trocamos o Windows por qualquer nome
// Utilizaremos essa void para exibir a Janela criada anteriormente
public static void ShowWindow () {
EditorWindow.GetWindow(typeof(Janela)); // Aqui chamamos uma Window do tipo "Janela" que criamos acima
//"Janela" É o nome do script...
}
// Utilizaremos essa void no próximo passo
void OnGUI () {
}
// Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}
- [2] Verificando a janela no Menu:
1 - Clique na aba Window e veja se a janela criada anteriormente já aparece nela.
2 - Se sim avance para o próximo passo.
3 - Se não,verifique se fez todos os passos corretamente.
- [3] Utilizando o GUI na janela:
1 - Crie variaveis para utilizarmos posteriormente
Exemplo:- Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias
public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour
// Variaveis {
string Texto = "Digite aqui";
bool grupoOpcoes;
bool Ativar = true;
float Barrinha = 2.5f;
// Variaveis }
// Aqui cria uma window de nome "Nossa Janela" no Menu "Windows"
[MenuItem("Window/Nossa Janela")] // A " / " Separa o Menu da Window que queremos criar
// Para criarmos outro Menu apenas trocamos o Windows por qualquer nome
// Utilizaremos essa void para exibir a Janela criada anteriormente
public static void ShowWindow () {
EditorWindow.GetWindow(typeof(Janela)); // Aqui chamamos uma Window do tipo "Janela" que criamos acima
}
void OnGUI () {
}
// Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}
2 - Faça o GUI da Window
Exemplo:- Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias
public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour
// Variaveis {
string Texto = "Digite aqui";
bool grupoOpcoes;
bool Ativar = true;
float Barrinha = 2.5f;
// Variaveis }
// Aqui cria uma window de nome "Nossa Janela" no Menu "Windows"
[MenuItem("Window/Nossa Janela")] // A " / " Separa o Menu da Window que queremos criar
// Para criarmos outro Menu apenas trocamos o Windows por qualquer nome
// Utilizaremos essa void para exibir a Janela criada anteriormente
public static void ShowWindow () {
EditorWindow.GetWindow(typeof(Janela)); // Aqui chamamos uma Window do tipo "Janela" que criamos acima
}
// Não comentarei essa parte porque é meio que desnecessario...
// Mas aqui praticamente fazemos as variaveis aparecerem na aba.
void OnGUI () {
GUILayout.Label ("Configuracoes Principais", EditorStyles.boldLabel);
Texto = EditorGUILayout.TextField ("Texto", Texto);
grupoOpcoes = EditorGUILayout.BeginToggleGroup ("Outras Opcoes", grupoOpcoes);
Ativar = EditorGUILayout.Toggle ("AtivarOpcao", Ativar);
Barrinha = EditorGUILayout.Slider ("Barrinha",Barrinha, 0, 5);
EditorGUILayout.EndToggleGroup ();
}
// Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}
Quando você tiver terminado,todas as variaveis e a janela irão aparecer
Em um próximo tutorial ensino a tornar essas variaveis uteis
Se você fez tudo corretamente e não funcionou, comente o erro que tentarei ajudar.
Veja o Editor Window no site da unity:
[Manual:Editor Window]
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
TOP,Vai ser muito útil !!!
MateusGX- Programador
- PONTOS : 3048
REPUTAÇÃO : 18
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
da para colocar um resources tipo na aba do photon?
PatifeCraft- Avançado
- PONTOS : 2868
REPUTAÇÃO : 6
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Nunca vi a janela do photon mas se for tipo uma imagem e pah dá... Só que você terá que fazer uma imagem no GUI... Senão me engano é com GUI.DrawTexture
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Existe mais tutoriais sobre esse assunto?
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Meio que desisti de continuar ;-; pq n vai ser útil pra maioria das pessoas... ;-;Callyde Jr escreveu:Existe mais tutoriais sobre esse assunto?
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Com essa editor da para fazer um sistema igual aesse ORKFramework (ele cria um rpg na unity), InventoryMaster(cria Inventarios na unity) bem massa vai ser bem util aqui no forum.
PatifeCraft- Avançado
- PONTOS : 2868
REPUTAÇÃO : 6
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity
Se eu não ficar com preguiça faço outro tópico sobre o assunto que servirá para algo e não apenas visualmente ;-; ... ou alguma tradução de um tutorial estrangeiro
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