[TUTORIAL] joystick configuração
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Sansão
cosmoplay
perinaldoc
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[TUTORIAL] joystick configuração
Para configurar o joystick na unity primeiro é necessário escolher a cena claro.
dentro da cena va em :
Edit-> Project Settings -> Input
no canto direito deve abrir a aba "Input"
o número dentro da caixa "Size" se refere ao número de inputs.
dependendo do seu joystick deve-se atribuir um número para a configuração de todos os botões.
o padrão é o do xbox360 que deve atribuir "10".
os botões são :
A = joystick button 0
B = joystick button 1
X = joystick button 2
Y = joystick button 3
LB = joystick button 4
RB = joystick button 5
Back = joystick joystick button 6
Start = joystick button 7
Analógico Esquerdo (pressionado) = joystick button 8
Analógico Direito ( pressionado ) = joystick button 9
comesse do número mais baixo, no caso o "A" número "0"
e assim por diante.
o botão A vai ficar assim:
No ultimo elemento, mude o campo Name para a letra A depois mude o campo Positive Button para o nome do botão A : joystick button 0
Obs: Botões devem receber o valor 1000 no campo Sensitivity
eixos a sensibilidade deve ser apenas 1
isso ocorre para saber se o botão esta sendo pressionado ou não ok
Portanto, coloque o valor de Sensitivity como 1000. Em Type, selecione a opção “Key or Mouse Button”
se vc também for usar o RT e LT , e o DPAD você deve aumentar o size para 19 já que os gatilhos também são reconhecidos como analógicos
o DPAD é uma exceção, pois ele se comporta de maneira mais semelhante à um botão, podendo assumir os valores -1, 0 e 1, mas não um intervalo entre esses valores.
Portanto, quando criar o DPAD Horizontal e Vertical, altere a Sensitivity para 1000.
para configurar os eixos esses são os botões :
Analógico Esquerdo Horizontal = X Axis
Analógico Esquerdo Vertical = Y Axis
LT = 9th
RT = 10th
Analógico Direito Horizontal = 4th axis
Analógico Direito Vertical = 5th axis
D-Pad Horizontal = 6th Axis
D-Pad Vertical = 7th Axis
Para os eixos será um pouco diferente. Modificaremos os campos Name, Type, Sensitivity e Axis, e deixaremos o campo Positive Button vazio.
Mude o campo “Size” para 20.
O ultimo elemento se repetirá.
Mude o Name para “Left Analog Horizontal“.
Positive Button delete qualquer valor que esteja lá
Sensitivity coloque o valor 1
Type como “Joystick Axis“
Axis como “X Axis“.
Mude o “Size” para 27 agora
se o valor detectado do eixo for negativo, eu estou empurrando o analógico para a esquerda, e se for positivo, para a direita.
O mesmo serve para o Vertical, se for negativo, estou empurrando para cima e caso seja positivo, para baixo.
Ok, agora modifique um dos itens duplicados para a seguinte configuração:
Name para Left Analog Vertical
Selecione a caixa Invert
Axis como Y Axis
Este é o único eixo que é necessário deixar Invert selecionado para que funcione corretamente.
Tudo que você precisa fazer agora é mudar os nomes das duplicatas para os nomes acima, e alterar o campo Axis para o seu respectivo valor.
Pronto agora é só chamar no script
Para pegar botões, use os métodos:
espero que tenha ficado o mais simples possível
pode ser usado com outro controles o de xbox360 é a base para qualquer outro o número é o mesmo não inporta se é um "x" no lugar do "A"
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dentro da cena va em :
Edit-> Project Settings -> Input
no canto direito deve abrir a aba "Input"
o número dentro da caixa "Size" se refere ao número de inputs.
dependendo do seu joystick deve-se atribuir um número para a configuração de todos os botões.
o padrão é o do xbox360 que deve atribuir "10".
os botões são :
A = joystick button 0
B = joystick button 1
X = joystick button 2
Y = joystick button 3
LB = joystick button 4
RB = joystick button 5
Back = joystick joystick button 6
Start = joystick button 7
Analógico Esquerdo (pressionado) = joystick button 8
Analógico Direito ( pressionado ) = joystick button 9
comesse do número mais baixo, no caso o "A" número "0"
e assim por diante.
o botão A vai ficar assim:
No ultimo elemento, mude o campo Name para a letra A depois mude o campo Positive Button para o nome do botão A : joystick button 0
Obs: Botões devem receber o valor 1000 no campo Sensitivity
eixos a sensibilidade deve ser apenas 1
isso ocorre para saber se o botão esta sendo pressionado ou não ok
Portanto, coloque o valor de Sensitivity como 1000. Em Type, selecione a opção “Key or Mouse Button”
se vc também for usar o RT e LT , e o DPAD você deve aumentar o size para 19 já que os gatilhos também são reconhecidos como analógicos
o DPAD é uma exceção, pois ele se comporta de maneira mais semelhante à um botão, podendo assumir os valores -1, 0 e 1, mas não um intervalo entre esses valores.
Portanto, quando criar o DPAD Horizontal e Vertical, altere a Sensitivity para 1000.
para configurar os eixos esses são os botões :
Analógico Esquerdo Horizontal = X Axis
Analógico Esquerdo Vertical = Y Axis
LT = 9th
RT = 10th
Analógico Direito Horizontal = 4th axis
Analógico Direito Vertical = 5th axis
D-Pad Horizontal = 6th Axis
D-Pad Vertical = 7th Axis
Para os eixos será um pouco diferente. Modificaremos os campos Name, Type, Sensitivity e Axis, e deixaremos o campo Positive Button vazio.
Mude o campo “Size” para 20.
O ultimo elemento se repetirá.
Mude o Name para “Left Analog Horizontal“.
Positive Button delete qualquer valor que esteja lá
Sensitivity coloque o valor 1
Type como “Joystick Axis“
Axis como “X Axis“.
Mude o “Size” para 27 agora
se o valor detectado do eixo for negativo, eu estou empurrando o analógico para a esquerda, e se for positivo, para a direita.
O mesmo serve para o Vertical, se for negativo, estou empurrando para cima e caso seja positivo, para baixo.
Ok, agora modifique um dos itens duplicados para a seguinte configuração:
Name para Left Analog Vertical
Selecione a caixa Invert
Axis como Y Axis
Este é o único eixo que é necessário deixar Invert selecionado para que funcione corretamente.
Tudo que você precisa fazer agora é mudar os nomes das duplicatas para os nomes acima, e alterar o campo Axis para o seu respectivo valor.
Pronto agora é só chamar no script
Para pegar botões, use os métodos:
- Código:
Input.GetButton (“nome do botao”);
Input.GetButtonDown (“nome do botao”);
Input.GetButtonUp (“nome do botao”);
- Código:
Input.GetAxis (“nome do eixo”);
espero que tenha ficado o mais simples possível
pode ser usado com outro controles o de xbox360 é a base para qualquer outro o número é o mesmo não inporta se é um "x" no lugar do "A"
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cosmoplay- Avançado
- PONTOS : 3795
REPUTAÇÃO : 45
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] joystick configuração
Cara, muito obrigado, estava correndo atrás disso a muito tempo. Cheguei a ver um vídeo e não tinha ficado claro. Fazer isso não irá desconfigurar meus controles padrões pra teclado e mouse, ou seja, não sobrescreve só adiciona correto? E mais uma dúvida, quando vc fala Input.GetButton (“nome do botao”); Esse é o nome que vc definiu no caso Input.GetButton (“A”); ou ficaria com o type do botão que é o nome interno? No caso Input.GetButton (“joystick button 0”);
Grato!
Grato!
perinaldoc- Membro
- PONTOS : 3417
REPUTAÇÃO : 9
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Re: [TUTORIAL] joystick configuração
Isso ele não sobrescreve os controles padrões e para chamar no script o nome do botão é o nome que vc deu a ele Input.GetButton (“A”);
cosmoplay- Avançado
- PONTOS : 3795
REPUTAÇÃO : 45
Idade : 26
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Re: [TUTORIAL] joystick configuração
Cara se vc pude-se fazer um vídeo explicando seria bem melhor. Ta complicado de entender. Se pude-se seria bom
Sansão- Iniciante
- PONTOS : 2992
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] joystick configuração
cara vlw pelo tuto explicou muito bem pasei um tempo procurando sobre isso e nao encontrava nada
cara eu queria saber sobre o input do Dpads que é o botoes das setinhas cima, em baixo, direito, esquerdo do controle estilo PS2,Ps3 nao consigo acesalos Obg
cara eu queria saber sobre o input do Dpads que é o botoes das setinhas cima, em baixo, direito, esquerdo do controle estilo PS2,Ps3 nao consigo acesalos Obg
Re: [TUTORIAL] joystick configuração
Bela Explicação...tenho Uma Dúvida no Casa eu Uso Volante da Logitech deixo a Sensibilidade em 1 é o Certo ou Deveria Deixar mais? notei que se Deixar muito ele Fica com Folga!
Re: [TUTORIAL] joystick configuração
uma duvida que eu tenho e a seguinte , e para fazer 2 controles? como fazer a unity reconhecer 2 controles diferentes
deikson- MembroAvançado
- PONTOS : 3439
REPUTAÇÃO : 14
Idade : 28
Áreas de atuação : Modelagem SketchUp;
design;
Iniciando C#;
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Re: [TUTORIAL] joystick configuração
A unity já reconhece vários controles no KeyCode você tem o JoystickButton de 0 a 8
JoystickButton0 também pode ser Joystick8Button0
isso também pode ser definido no Input Manager
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/KeyCode.html
JoystickButton0 também pode ser Joystick8Button0
isso também pode ser definido no Input Manager
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/KeyCode.html
Weslley- Moderador
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REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
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Re: [TUTORIAL] joystick configuração
Muito Obrigado, agora entendiWeslley escreveu:A unity já reconhece vários controles no KeyCode você tem o JoystickButton de 0 a 8
JoystickButton0 também pode ser Joystick8Button0
isso também pode ser definido no Input Manager
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/KeyCode.html
deikson- MembroAvançado
- PONTOS : 3439
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Idade : 28
Áreas de atuação : Modelagem SketchUp;
design;
Iniciando C#;
Respeito as regras :
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