Movimentando skybox em um jogo 2D
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Movimentando skybox em um jogo 2D
Boa tarde!
Estou tentando fazer um skybox que se movimenta girando, o jogo é um shooter de nave e esse efeito é para dar a sensação de que a nave está fazendotipo uma curva e assim vão aparecendo novos elementos no cenario com a rotação do skybox.
eu usei esse script aqui para fazer a rotação:
Como inseri o skyubox na cena:
criei um gameobject empty e anexei a ele um componente camera.
No componente Skybox, defina o material "Custom Skybox" com o material de minha preferencia.
A "Clear Flag" está como "Skybox".
depois inseri o script acima no objeto.
Acontece que o skybox está girando beleza, mas o player e qualquer outro objeto que está na cena vai sumindo da tela porque esse skybox está girando como uma camera, eu queria fazer um giro somente na textura do skybox e não nele, senão tudo vai sumir da tela.
Tem como fazer isso?
Estou tentando fazer um skybox que se movimenta girando, o jogo é um shooter de nave e esse efeito é para dar a sensação de que a nave está fazendotipo uma curva e assim vão aparecendo novos elementos no cenario com a rotação do skybox.
eu usei esse script aqui para fazer a rotação:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class RotacaoSkybox : MonoBehaviour {
public float skySpeed;
void Update() {
// Gira 90 graus em torno do eixo Y local do objeto.
transform.Rotate(0, Time.deltaTime * skySpeed, 0);
}
}
Como inseri o skyubox na cena:
criei um gameobject empty e anexei a ele um componente camera.
No componente Skybox, defina o material "Custom Skybox" com o material de minha preferencia.
A "Clear Flag" está como "Skybox".
depois inseri o script acima no objeto.
Acontece que o skybox está girando beleza, mas o player e qualquer outro objeto que está na cena vai sumindo da tela porque esse skybox está girando como uma camera, eu queria fazer um giro somente na textura do skybox e não nele, senão tudo vai sumir da tela.
Tem como fazer isso?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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luan11- Iniciante
- PONTOS : 2761
REPUTAÇÃO : 1
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Voce ja tentou colocar uma textura de fundo, e manipular o off set dela? Ela da um sensação de movimento tambem. Olha aqui um exemplo..
https://youtu.be/v-DoshbDzmQ?t=19m51s
Perceba que a textura fica se movendo, isso da uma sensação de que o personagem realmente esta correndo.
Eu nunca cheguei a mecher com skybox.. então não sei bem como se manipula ele. Mais logo vou ter que aprender porque quero fazer um jogo com ciclo de dia e noite..
https://youtu.be/v-DoshbDzmQ?t=19m51s
Perceba que a textura fica se movendo, isso da uma sensação de que o personagem realmente esta correndo.
Eu nunca cheguei a mecher com skybox.. então não sei bem como se manipula ele. Mais logo vou ter que aprender porque quero fazer um jogo com ciclo de dia e noite..
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503, sim isso aí eu até já fiz criando uma textura, funcionou.
mas acho que vc vai entender melhor vendo esse video aqui, pega o tempo exatamente a partir de 14:15 mim, quando o cenario começa a girar.
se vc quiser entender melhor o cenario dessa fase do jogo, pega entao a partir de 12:42 min
https://youtu.be/hEMGC5ygSMw
repare bem no fundo, nas estrelas, no paneta, vc vai ver que a nave fica em tela, mas o fundo gira.
eu nao sei se isso foi uma textura plana como vc disse, ou se é um skybox esferico que vai girando, o que vc acha?
veja que o fundo vai girando, tem hora que pára, aí começa a girar de novo, depois muda direção.... porque é isso que eu quero fazer aqui, mas o jogo é 2D
mas acho que vc vai entender melhor vendo esse video aqui, pega o tempo exatamente a partir de 14:15 mim, quando o cenario começa a girar.
se vc quiser entender melhor o cenario dessa fase do jogo, pega entao a partir de 12:42 min
https://youtu.be/hEMGC5ygSMw
repare bem no fundo, nas estrelas, no paneta, vc vai ver que a nave fica em tela, mas o fundo gira.
eu nao sei se isso foi uma textura plana como vc disse, ou se é um skybox esferico que vai girando, o que vc acha?
veja que o fundo vai girando, tem hora que pára, aí começa a girar de novo, depois muda direção.... porque é isso que eu quero fazer aqui, mas o jogo é 2D
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Voce já tentou criar uma SkyBox, em seguida adicionar o material dela, a um script, e então ir manipulando as suas variaveis? Eu irei testar isso aqui agora.
Edit: Parceiro, pesquisando aqui nos foruns em ingles da Unity, eu achei uma ideia que pode te atendar. Já que a sua nave fica parada, e os inimigos que vão andando, voce pode criar um game objetct vazio que fique no centro da sua cena, dentro dele, voce cria 6 cubos vazios e adicione a sua textura de skybox, aí voce vai montando uma "caixa", a sua nave e camera vai ficar dentro dessa caixa, ai voce rotaciona da forma que quiser e bem entender! alem de ser mais facil de manipular, ainda vai dar o mesmo efeito do skybox
Espero ter ajudado!
Edit: Parceiro, pesquisando aqui nos foruns em ingles da Unity, eu achei uma ideia que pode te atendar. Já que a sua nave fica parada, e os inimigos que vão andando, voce pode criar um game objetct vazio que fique no centro da sua cena, dentro dele, voce cria 6 cubos vazios e adicione a sua textura de skybox, aí voce vai montando uma "caixa", a sua nave e camera vai ficar dentro dessa caixa, ai voce rotaciona da forma que quiser e bem entender! alem de ser mais facil de manipular, ainda vai dar o mesmo efeito do skybox
Espero ter ajudado!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Voce já tentou criar uma SkyBox, em seguida adicionar o material dela, a um script, e então ir manipulando as suas variaveis? Eu irei testar isso aqui agora.
Edit: Parceiro, pesquisando aqui nos foruns em ingles da Unity, eu achei uma ideia que pode te atendar. Já que a sua nave fica parada, e os inimigos que vão andando, voce pode criar um game objetct vazio que fique no centro da sua cena, dentro dele, voce cria 6 cubos vazios e adicione a sua textura de skybox, aí voce vai montando uma "caixa", a sua nave e camera vai ficar dentro dessa caixa, ai voce rotaciona da forma que quiser e bem entender! alem de ser mais facil de manipular, ainda vai dar o mesmo efeito do skybox
Espero ter ajudado!
Ok, mas esfera não seria melhor? tem que ser cubo mesmo?
Desculpa pedir muito, nao quero que os outros faça as coisas para mim, mas nesse caso aqui teria como vc fazer um projetinho com tudo isso e me mandar pelo google drive ou dropbox?
porque aí eu visualizando a coisa eu vou assimilar melhor entendeu
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Acho que numa esfera a textura ficaria muito retorcida... Por isso o cubo seria melhor.. Por exemplo.. Voce pode ir em algum site que colocam skybox's para download, dai voce baixava as 6 ou 8 imagens e montava em um cubo. Eu vou tentar fazer isso pra te mostrar.. Só to um pouco sem tempo agora..
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Acho que numa esfera a textura ficaria muito retorcida... Por isso o cubo seria melhor.. Por exemplo.. Voce pode ir em algum site que colocam skybox's para download, dai voce baixava as 6 ou 8 imagens e montava em um cubo. Eu vou tentar fazer isso pra te mostrar.. Só to um pouco sem tempo agora..
Sem problemas marcos, a hora que vc puder vc faz! ^ ^
Me fala algum desses sites que tem os dowloadas dessas skybox, aí eu baixo e vou vendo.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Aqui alguns..
http://gamebanana.com/textures/cats/28
https://93i.de/p/free-skybox-texture-set/
http://www.alabsoft.com/unity3d.shtml
http://www.sharecg.com/v/36254/browse/Texture/Unity-Skybox-Pack
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/24923
http://www.lemuria.org/Unity/Skyboxes/Welcome.html
https://www.turbosquid.com/Search/Index.cfm?keyword=skybox&x=0&y=0
https://reije081.home.xs4all.nl/skyboxes/
Tem um asset, sites com panoramas, skyboxes em Hd. Só dar umas olhadinhas ai
http://gamebanana.com/textures/cats/28
https://93i.de/p/free-skybox-texture-set/
http://www.alabsoft.com/unity3d.shtml
http://www.sharecg.com/v/36254/browse/Texture/Unity-Skybox-Pack
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/24923
http://www.lemuria.org/Unity/Skyboxes/Welcome.html
https://www.turbosquid.com/Search/Index.cfm?keyword=skybox&x=0&y=0
https://reije081.home.xs4all.nl/skyboxes/
Tem um asset, sites com panoramas, skyboxes em Hd. Só dar umas olhadinhas ai
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
obrigado marcos vou dar uma olhada nos sites!!!!
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Beleza parceiro! Amanhã acho que vai dar pra fazer o exemplo pra voce
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Beleza parceiro! Amanhã acho que vai dar pra fazer o exemplo pra voce
Show!!! ^ ^
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Mano! Eu fiz um exemplo aqui. Eu fiz o seguinte, criei um "Skybox artificial", nada mais é do que um universo, só que em 3D, tipo.. É uma caixa com a textura de um universo. E sua nave fica dentro dela. Então, um script faz a rotação dessa caixa, dando a impressão de que a nave ta se movendo. Não sei se isso vai ajudar, mais pelo menos pode te dar algumas ideias..
Essa caixa, só é ativada durante o gameplay, assim não atrapalha quando vc quiser editar coisas. Caso voce queira editar o universo, é so ativa-lo, quando terminar, é so desativa-lo.
Link para download do projeto
http://www.mediafire.com/file/omg55s199i49zb3/exemploSkybox.unitypackage
Imagem mostrando um pouco
A nave é esse treco branco todo bugado ai kkkkkkkkkkk desculpa
Eu até montei um sisteminha solar só pra dar o exemplo ali!
Espero ter ajudado!
Essa caixa, só é ativada durante o gameplay, assim não atrapalha quando vc quiser editar coisas. Caso voce queira editar o universo, é so ativa-lo, quando terminar, é so desativa-lo.
Link para download do projeto
http://www.mediafire.com/file/omg55s199i49zb3/exemploSkybox.unitypackage
Imagem mostrando um pouco
A nave é esse treco branco todo bugado ai kkkkkkkkkkk desculpa
Eu até montei um sisteminha solar só pra dar o exemplo ali!
Espero ter ajudado!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
velho, é mais ou menos isso aí mesmo, agora veja esse exemplo aqui pega o tempo de 13:17 min até 14:55
https://youtu.be/piDe1aVi-Xs
esse aqui é mais nitido, pega do 06:20 até 08:00 min
https://youtu.be/B4jD6AILz3U
esquece um pouco do jogo e foca bem no fundo, vc vai ver que o fundo, o universo, fica girando suavemente em varias rotações e direções, hora se move rapido, hora vai lento, é exatamente isso que eu quero fazer.
o que vc sugere, será que esse feito do jogo é um skybox mesmo?
se vc quiser ver outros tempos no video vc vai reparar que tem stage que parece ter a textura de fundo reta se movendo só na horizontal, é acho. isso eu consigo fazer.
https://youtu.be/piDe1aVi-Xs
esse aqui é mais nitido, pega do 06:20 até 08:00 min
https://youtu.be/B4jD6AILz3U
esquece um pouco do jogo e foca bem no fundo, vc vai ver que o fundo, o universo, fica girando suavemente em varias rotações e direções, hora se move rapido, hora vai lento, é exatamente isso que eu quero fazer.
o que vc sugere, será que esse feito do jogo é um skybox mesmo?
se vc quiser ver outros tempos no video vc vai reparar que tem stage que parece ter a textura de fundo reta se movendo só na horizontal, é acho. isso eu consigo fazer.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Esse efeito, se chama parallax, e é possivel sim fazer em 2d! Não é skybox, são alguns objetos que ficam atras da cena, e eles vão se movendo, eu vou te passar um video de um cara que ensina a fazer isso. É mais facil ainda fazer em 3d, mais ok. vamos lá
Esses caras são feras, e eles ensinam como criar esse efeito de parallax no 3d, é bem simples até, qualquer uma dessas aulas ai ensinam isso!
Edit: Parallax, basicamente é criar 3 fundos, o primeiro fundo se move numa velocidade normal, o segundo numa velocidade um pouco mais devagar, e o ultimo numa velocidade bem devagar, fazendo isso, voce vai criar esse efeito ai do video que vc me passou! A unica forma de fazer isso em jogos 2D é usando esse parallax.
Edit 2: O seu jogo é 2D puro né? Com sprites e tal?
Esses caras são feras, e eles ensinam como criar esse efeito de parallax no 3d, é bem simples até, qualquer uma dessas aulas ai ensinam isso!
Edit: Parallax, basicamente é criar 3 fundos, o primeiro fundo se move numa velocidade normal, o segundo numa velocidade um pouco mais devagar, e o ultimo numa velocidade bem devagar, fazendo isso, voce vai criar esse efeito ai do video que vc me passou! A unica forma de fazer isso em jogos 2D é usando esse parallax.
Edit 2: O seu jogo é 2D puro né? Com sprites e tal?
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Ah, o Jogos Indie do youtube, eu conheço os videos dele, já até baixei quase todos aqui no pc!!
Sim, esse efeito paralax, de criar varias camadas e colocar uma velocidade diferente para cada uma eu já estou familiarizado! mas valeu pela indicação!
O terceiro video eu vou ver.
Bom, o projeto aqui eu abri em 2D, tem varios sprites, agora eu nao sei se é melhor fazer tudo isso em 3D.
Porque se vc reparar nos cantos da tela durante o movimento do universo nos videos, vc vai ver que o cenario se move meio que num efeito de movimento esferico, é igual no projeto que vc me mandou, como se eu estou dentro de uma esfera ou cubo e ela se move, entendeu.
Realmente tem fase no video que eu entendi como parallax reto, mas repare bem mesmo no tempo entre 06:20 e 06:23, na entrada da nave no jogo, no segundo link.
Com certeza é um movimento esferico, nao é um parallax só na horizontal, pelo menos é o que percebi, o que vc acha?
Sim, esse efeito paralax, de criar varias camadas e colocar uma velocidade diferente para cada uma eu já estou familiarizado! mas valeu pela indicação!
O terceiro video eu vou ver.
Bom, o projeto aqui eu abri em 2D, tem varios sprites, agora eu nao sei se é melhor fazer tudo isso em 3D.
Porque se vc reparar nos cantos da tela durante o movimento do universo nos videos, vc vai ver que o cenario se move meio que num efeito de movimento esferico, é igual no projeto que vc me mandou, como se eu estou dentro de uma esfera ou cubo e ela se move, entendeu.
Realmente tem fase no video que eu entendi como parallax reto, mas repare bem mesmo no tempo entre 06:20 e 06:23, na entrada da nave no jogo, no segundo link.
Com certeza é um movimento esferico, nao é um parallax só na horizontal, pelo menos é o que percebi, o que vc acha?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Sim! Eu entendi. Acontece que esse movimento esferico, é feito porque esse jogo é 3D e utiliza uma visão perspectiva, daí aquele efeito "mais real" de esfera. Já esse efeito no 2D só é feito por parallax mesmo..
Se tu for criativo, voce consegue copiar deixar igual o do 3D
Se tu for criativo, voce consegue copiar deixar igual o do 3D
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Sim! Eu entendi. Acontece que esse movimento esferico, é feito porque esse jogo é 3D e utiliza uma visão perspectiva, daí aquele efeito "mais real" de esfera. Já esse efeito no 2D só é feito por parallax mesmo..
Se tu for criativo, voce consegue copiar deixar igual o do 3D
Ok marcos, então eu posso abrir um novo projeto em 3D e recomeçar isso, o desenvolvimento do joog está no começo mesmo então nao vai dar tanto trabalho de fazer de novo algumas coisas.
para fazer entao esse efeito igual do jogo no video como eu faço?
é daquele jeito mesmo no projeto que vc me enviou ou é diferente? o que eu preciso fazer?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Se voce for fazer um jogo, que a nave fica parada e os inimigos que se movem, voce pode usar aquele exemplo que te mandei.
Agora se voce vai fazer um jogo que a nave se move, é só voce ir criando o cenario, porque conforme a nave for andando, já vai dar aquela impressão daquele video que vc me passou.
Tipo, voce cria um cenario... Por exemplo.. Um cenario normal e tal, ai voce bota a nave pra andar devagar. Daí é so voce botar os inimigos pra spawnar, e ir andando mais rápido em direção a nave. Isso vai fazer um efeito exatamente igual aquele video que voce me passou!
Agora se voce vai fazer um jogo que a nave se move, é só voce ir criando o cenario, porque conforme a nave for andando, já vai dar aquela impressão daquele video que vc me passou.
Tipo, voce cria um cenario... Por exemplo.. Um cenario normal e tal, ai voce bota a nave pra andar devagar. Daí é so voce botar os inimigos pra spawnar, e ir andando mais rápido em direção a nave. Isso vai fazer um efeito exatamente igual aquele video que voce me passou!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Se voce for fazer um jogo, que a nave fica parada e os inimigos que se movem, voce pode usar aquele exemplo que te mandei.
Agora se voce vai fazer um jogo que a nave se move, é só voce ir criando o cenario, porque conforme a nave for andando, já vai dar aquela impressão daquele video que vc me passou.
Tipo, voce cria um cenario... Por exemplo.. Um cenario normal e tal, ai voce bota a nave pra andar devagar. Daí é so voce botar os inimigos pra spawnar, e ir andando mais rápido em direção a nave. Isso vai fazer um efeito exatamente igual aquele video que voce me passou!
Na verdade a nave vai ficar parada e o cenario é que vai movimentar. A nave só move quando eu apertar baixo, cima, tras e frente.
então eu teria que fazer do jeito do seu projeto né?
Fiz o up de um exemplo de projeto em 3D baixa aqui:
http://www.mediafire.com/file/7rmpz45a8nj0shq/ExemploSkybox.unitypackage
no material eu usei uma textura galaxyfire, ela está em formato de uma cruz porque eu emendei as 6 partes no photoshop, mas nao ficou do jeito que eu imaginava, na hora que vc rolar mais o objeto sphere em outros angulos, vc vai ver parte sem textura aparecendo.
só mudar o script para
- Código:
transform.Rotate(Time.deltaTime * speed, Time.deltaTime * speed, Time.deltaTime * speed);
que vc vai ver isso acontecendo, entao eu vou ter que completar a imagem recriando algumas partes.
O script "RotacaoSkybox" anexa no objeto Sphere, é um objeto 3D esfera.
Aí o material galaxyFire eu anexei no element 0.
Até que ficou bem proximo ao do video.
Agora eu teria que fazer essa movimetação bem suave, nao quebrada, no decorrer do jogo usando tempo.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Sim.. Voce pode fazer do jeito do meu projeto, ou então pode montar um cenario, e faze-lo movimentar, tambem da certo. Vou dar uma olhada nesse material ai
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Ok, olha e me fala depois se é isso aí tambem que eu posso fazer!
se tiver que configurar alguma coisa para aprimorar o efeito, tipo marcar ou desmarcar alguma caixinha de funçoes da textura ou do material vc me fala porque eu ainda não conheço todas as funçoes, às vezes eu vou fuçando para ver o que acontece mas ainda nao conheço tudo.
se tiver que configurar alguma coisa para aprimorar o efeito, tipo marcar ou desmarcar alguma caixinha de funçoes da textura ou do material vc me fala porque eu ainda não conheço todas as funçoes, às vezes eu vou fuçando para ver o que acontece mas ainda nao conheço tudo.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Ahn.. cara, eu baixei seu projetinho aqui. Olha. Vou explicar as duas formas
Eu vi que voce utilizou uma esfera. Se voce utilizar, um cubo, alem de ser mais facil de texturizar, ainda vai ser mais fácil de se colocar os planetas e tal. Bom. Se voce usar esta forma, o seu cenario vai ser procedural. Isto quer dizer.. Ele nunca vai acabar, é como se sua nave tivesse andando em circulos, porque esta numa batalha e tal. Este efeito eu gostei bastante dele.
A outra forma, é voce criar o cenario todo manualmente, e a nave andar nele, daí daria aquele efeito de ela estar andando e tal. O cenario nunca vai se repetir, mais por outro lado ele não vai ser procedural.
Então, se voce quer fazer desta forma, em que a nave fica parada, sugiro que faça como no meu projeto, em que eu utilizei um cubo pra mover tudo. Daí voce so precisa rotacionar o cubo! Fora que é mais facil de texturizar ele! Voce pode usar uma textura só nos 6 lados do cubo, igual eu fiz. Eu apenas peguei uma textura de estrelas, e fui colocando nos 6 lados, em seguida coloquei sprites dos planetas, e conforme eu ia rotacionando o cubo, dava o efeito da nave estar passando por esses planetas!
Eu vi que voce utilizou uma esfera. Se voce utilizar, um cubo, alem de ser mais facil de texturizar, ainda vai ser mais fácil de se colocar os planetas e tal. Bom. Se voce usar esta forma, o seu cenario vai ser procedural. Isto quer dizer.. Ele nunca vai acabar, é como se sua nave tivesse andando em circulos, porque esta numa batalha e tal. Este efeito eu gostei bastante dele.
A outra forma, é voce criar o cenario todo manualmente, e a nave andar nele, daí daria aquele efeito de ela estar andando e tal. O cenario nunca vai se repetir, mais por outro lado ele não vai ser procedural.
Então, se voce quer fazer desta forma, em que a nave fica parada, sugiro que faça como no meu projeto, em que eu utilizei um cubo pra mover tudo. Daí voce so precisa rotacionar o cubo! Fora que é mais facil de texturizar ele! Voce pode usar uma textura só nos 6 lados do cubo, igual eu fiz. Eu apenas peguei uma textura de estrelas, e fui colocando nos 6 lados, em seguida coloquei sprites dos planetas, e conforme eu ia rotacionando o cubo, dava o efeito da nave estar passando por esses planetas!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Certo, então é só deixar o material em Skybox/Procedural, usando um cubo como vc fez?
A nave vai ficar parada mesmo.
Isso então fica bem proximo ao efeito do jogo?
A nave vai ficar parada mesmo.
Isso então fica bem proximo ao efeito do jogo?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Não kkkkkkkk
Eu só usei a palavra procedural porque na programação, procedural é algo ifinito.
Eu usei uma textura normal pra montar aquele cubo do meu projeto!
De preferencia, use esse shader na texutra = Sprite 2D/Diffuse
Ele da um tom de nitidez a textura, fica bem bacana, alem de ser mais leve! Ai tu monta o cubo, bota as 6 texturas nele (pode ser uma unica textura pros 6 lados), e rotaciona ele nos eixos que voce deseja!
Eu só usei a palavra procedural porque na programação, procedural é algo ifinito.
Eu usei uma textura normal pra montar aquele cubo do meu projeto!
De preferencia, use esse shader na texutra = Sprite 2D/Diffuse
Ele da um tom de nitidez a textura, fica bem bacana, alem de ser mais leve! Ai tu monta o cubo, bota as 6 texturas nele (pode ser uma unica textura pros 6 lados), e rotaciona ele nos eixos que voce deseja!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Ah sim, desculpe o mal entendido rsrsrs....
Vamos supor que vou usar aquela textura Galaxy Fire mesmo, vou deixa-la em textura normal.
No seu projeto vc criou um objeto empty comum chamado 'Universo', depois vc criou 6 objetos 3D cube com tamanho 1000x1000x1 e colocou esses cubos dentro do universo, correto?
Como vou mudar para projeto em 3D, a textura eu deixo em Sprite/Diffuse mesmo?
Vamos supor que vou usar aquela textura Galaxy Fire mesmo, vou deixa-la em textura normal.
No seu projeto vc criou um objeto empty comum chamado 'Universo', depois vc criou 6 objetos 3D cube com tamanho 1000x1000x1 e colocou esses cubos dentro do universo, correto?
Como vou mudar para projeto em 3D, a textura eu deixo em Sprite/Diffuse mesmo?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Sim! É interessante voce deixar em diffuse, porque senão, a luz vai bater nela, e o local onde cada lado do universo se encontra, vai aparecer um traço!
Nossa... Falei como um cientista aqui kkkkkkkkkkkkkkk
Continuando.. Eu criei cada lado com 1000 de tamanho, mais voce pode aumentar, se quiser fazer um universo maior!
Nossa... Falei como um cientista aqui kkkkkkkkkkkkkkk
Continuando.. Eu criei cada lado com 1000 de tamanho, mais voce pode aumentar, se quiser fazer um universo maior!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Sim! É interessante voce deixar em diffuse, porque senão, a luz vai bater nela, e o local onde cada lado do universo se encontra, vai aparecer um traço!
Nossa... Falei como um cientista aqui kkkkkkkkkkkkkkk
Continuando.. Eu criei cada lado com 1000 de tamanho, mais voce pode aumentar, se quiser fazer um universo maior!
:D
Bom, pelo que eu vi aqui com as texturas a Galaxy Fire,no diffuse é que aparece o traço na junçãode um lado do cubo com outro, e na textura como Unlit/Texture esse traço já nao aparece, mas ela fica mais clara como v falou.
aí como eu corrijo esse traço?
e eu pensei em fazer um cubo com tamanho 2000, mas aí eu vou ter que mexer na posição de cada um o.O
eu mudei para 2000 e aonde era 500 passei para 1000, mas tá ficando lugar aberto, como que eu conserto isso...rsrsrs?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Voce tem que deixar a textura com o Diffuse, com ele, não vai ficar aquele traço feio entre cada cubo. Já o espaçamento entre cada cubo, deve ser provavelmente de 1000 mesmo, já que quando o tamanho dele era 1000, o espaçamento era de 500
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Voce tem que deixar a textura com o Diffuse, com ele, não vai ficar aquele traço feio entre cada cubo. Já o espaçamento entre cada cubo, deve ser provavelmente de 1000 mesmo, já que quando o tamanho dele era 1000, o espaçamento era de 500
To e manando de novo o projeto, eu mudei para tamanho 2000 e em Position de 500 passei para 1000, mas tá ficando uma lacuna aberta.
http://www.mediafire.com/file/9f19e6hf30kub5d/ProjetoSkybox.unitypackage
Vê o que é e me fala!!
Eu tive que colocar 980 ao inves de 1000. 981 já fica aberto.
acho que é isso que em que mudar
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Parceiro! Abri seu projeto, é o seguinte, as medidas estão tudo certinhas. O problema é nas texturas, elas tão meio que se encontrando... Então é o seguinte. Usa a mesma textura em cada um dos lados do seu universo (cubo gigante). Por exemplo...
Pega essa textura, e coloca ela em cada lado do seu cubo, universo. Usa ela em todos os lados. Abra aquele projetinho que eu te mandei, e olha como eu fiz os planetas nele, é só seguir o exemplo do meu projetinho que é sucesso!
Usando essa mesma textura em todos os lados, vai evitar de ficar aquele traço feio que no meio do seu universo!
Pega essa textura, e coloca ela em cada lado do seu cubo, universo. Usa ela em todos os lados. Abra aquele projetinho que eu te mandei, e olha como eu fiz os planetas nele, é só seguir o exemplo do meu projetinho que é sucesso!
Usando essa mesma textura em todos os lados, vai evitar de ficar aquele traço feio que no meio do seu universo!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Beleza, eu troquei para essa textura, mas ainda está aquele buraco aberto, vc deve ter visto aí.
O meu tamanho aqui está em 2000 para cada um dos ladas do cubo gigante, o position está em 1000.
Se vc pôr 1000 na position de cada um vai abrir um espaço, aí tá certinho sem problema nenhum?
O meu tamanho aqui está em 2000 para cada um dos ladas do cubo gigante, o position está em 1000.
Se vc pôr 1000 na position de cada um vai abrir um espaço, aí tá certinho sem problema nenhum?
Marc7- Mestre
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Li quase todas as mensagens hehe, cara se você for realmente migrar para o 3d te digo que não tem necessidade. Nesse projeto 2d mesmo você pode só clicar em "3d" no canto superior da tela onde fica o jogo e criar objetos 3d e manipulá-los (acho q vc já sabe disso mas enfim). Você não precisa modelar nada em 3d, é só continuar usando as sprites etc e criar um cenário esférico em 3d :D
IanLuan- Mestre
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
IanLuan escreveu:Li quase todas as mensagens hehe, cara se você for realmente migrar para o 3d te digo que não tem necessidade. Nesse projeto 2d mesmo você pode só clicar em "3d" no canto superior da tela onde fica o jogo e criar objetos 3d e manipulá-los (acho q vc já sabe disso mas enfim). Você não precisa modelar nada em 3d, é só continuar usando as sprites etc e criar um cenário esférico em 3d :D
Eu acabei de pensar isso agora, ficar nos 2D mesmo, principalmente por causa de um problema, projeto 3D nao aceita colocar sprite em cena, eu teria que transformar os sprits em textura e criar obejto com MeshFilter e MeshRenderer, aí eu movimentaria esses objetos, mas daria muito trabalho.
Esse skybox então no 3D e no 2D fica a mesmissima coisa? nao muda nada de um p o outro?
e mais, eu voltei o tamanho para 1000 dos 6 cubos no scale,e o position voltei para 500, aí corrigiu aquele problema do buraco no cubo.
o problema é só quando aumento para 2000, nao tem jeito de consertar isso?
desculpa estar te dando muito trabalho, mas essa criação de skybox ainda é meio complicado para mim, na hora que eu pegar o jeito aí eu vou embora
Marc7- Mestre
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Ta tudo bem amigo! Aah kkkkk
É possivel sim adicionar sprites no 3D cara!! Se tu baixou o meu projeto, é so voce ver os planetinhas que eu coloquei la! Eles todos são sprites! Tudo que eu fiz foi pegar um cubo e achatar ele pra caramba. Dai eu meti uma textura de planeta transparente nele, e voila! Ficou como se fosse 2D!
É possivel sim adicionar sprites no 3D cara!! Se tu baixou o meu projeto, é so voce ver os planetinhas que eu coloquei la! Eles todos são sprites! Tudo que eu fiz foi pegar um cubo e achatar ele pra caramba. Dai eu meti uma textura de planeta transparente nele, e voila! Ficou como se fosse 2D!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Ta tudo bem amigo! Aah kkkkk
É possivel sim adicionar sprites no 3D cara!! Se tu baixou o meu projeto, é so voce ver os planetinhas que eu coloquei la! Eles todos são sprites! Tudo que eu fiz foi pegar um cubo e achatar ele pra caramba. Dai eu meti uma textura de planeta transparente nele, e voila! Ficou como se fosse 2D!
Certo mano!!! ^ ^
Entao vou fazer isso, espremer uns cubos e colocar neles o sprites
Fazendo esse jogo em 2D eu deixaria a camera em Perspective e fazer esse mesmo skybox igual vc fez, deve ficar igual no 3D.
O colega ali em cima disse que nao muda nada no 2D, o skybox ficaria a mesma coisa.
Mas aí é testando e vendo o que fica melhor.
Desta vez essa ultima imagem que vc me mandou ficou bem melhor no skybox, nao dá a impressao de que o cenario está "quebrando" e mudando para outra textura, eu senti um pouco isso.
Mas teria que ter um jeito de fazer com mais figuras porque tem stage que talvez ou vou precisar disso, eu tenho aqui uma porção de backgrouns divididos em 6 partes. Se for um skybox em esfera, aí beleza, resolvido. Mas com cubo fica aquelas linhas e as imagens nao encaixam, eu teria que rotaciona-las até achar a posição certa.
Marc7- Mestre
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Mano! Ao inves de cubo, voce pode usar uma esfera, MÁS, a imagem que voce deve usar, não é aquela que tem 6 lados. Ela se chama "Panorama", trata-se de uma imagem que envolve toda a esfera, e assim ela se encontra perfeitamente e não fica aquela impressão de corte no universo. Ela tambem é procedural
Eis um exemplo desse tipo de imagem:
Se você jogar ela na esfera agora, provavelmente ela vai ficar 100% certinha! Vai depender da imagem, mais se ela ficar errada, é só voce procurar no google, algo como "Space Panorama Texture"
Espero ter ajudado!
Eis um exemplo desse tipo de imagem:
Se você jogar ela na esfera agora, provavelmente ela vai ficar 100% certinha! Vai depender da imagem, mais se ela ficar errada, é só voce procurar no google, algo como "Space Panorama Texture"
Espero ter ajudado!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Opa marcos, então era isso, é a imagem certa para usar com esfera, eu sabia que tinha algum jeito de fazer com esfera.
Eu montei uma aqui usando photoshop na proporção 4096x2048 e ficou show de bola.
baixei algumas dessas imagens na internet e fui montando, mas nao é qualquer imagem panorama que fica boa, tem que saber montar, ou baixar uma muito boa na internet que atenda aos objetivos. Botei qualidade da textura para a maxima 8192 Normal Quality na Unity, baixa aí uma amostra e me fala o que vc acha!!
http://www.mediafire.com/file/dtuw99ump8h4nk8/SkyboxEsferico.unitypackage
Eu montei uma aqui usando photoshop na proporção 4096x2048 e ficou show de bola.
baixei algumas dessas imagens na internet e fui montando, mas nao é qualquer imagem panorama que fica boa, tem que saber montar, ou baixar uma muito boa na internet que atenda aos objetivos. Botei qualidade da textura para a maxima 8192 Normal Quality na Unity, baixa aí uma amostra e me fala o que vc acha!!
http://www.mediafire.com/file/dtuw99ump8h4nk8/SkyboxEsferico.unitypackage
Marc7- Mestre
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Caralhou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ficou insanamente boa velho! Nem eu imaginei que ela ia ficar tão boa quando te passei FDLGERNMER
Se arrumar uma imagem HDR (Altissima resolução) vai ficar 300% foda
Ficou insanamente boa velho! Nem eu imaginei que ela ia ficar tão boa quando te passei FDLGERNMER
Se arrumar uma imagem HDR (Altissima resolução) vai ficar 300% foda
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Boooa marcos, taí o background do meu primeiro level no jogo, eu pretendo fazer é um universo como primeiro fundo, aí vou incrementando com outroas , tipo uma nebula fraca, mas o primeiro level nao vai ter muita coisa como fundo.
agora é conseguir essas HDR para space, vou tentar achar aqui! ^ ^
agora é conseguir essas HDR para space, vou tentar achar aqui! ^ ^
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Belezura! Amigo, olha aqui algumas que to pesquisando no google..
(Vo botar o link direto pra não ficar mt grande a mensagem)
http://www.holtz.org/Library/Images/Slideshows/Gallery/Cosmic/Milky%20Way%20panorama.jpg
http://www.holtz.org/Library/Images/Slideshows/Gallery/Cosmic/Great%20Observatories%20Origins%20Deep%20Survey%202003%202.jpg
http://chandra.harvard.edu/photo/2009/gcenter/gcenter_lg.jpg
Por ai vai indo, tipo.. Essas imagem são bem pesadas até por ser super definição. Bom, se voce quer achar imagens assim, é so jogar no google "Skymap Panorama Space", ai tu muda pra google images, depois vai em ferramentas e coloca pra procurar imagens maiores do que 4k de resolução!
(Vo botar o link direto pra não ficar mt grande a mensagem)
http://www.holtz.org/Library/Images/Slideshows/Gallery/Cosmic/Milky%20Way%20panorama.jpg
http://www.holtz.org/Library/Images/Slideshows/Gallery/Cosmic/Great%20Observatories%20Origins%20Deep%20Survey%202003%202.jpg
http://chandra.harvard.edu/photo/2009/gcenter/gcenter_lg.jpg
Por ai vai indo, tipo.. Essas imagem são bem pesadas até por ser super definição. Bom, se voce quer achar imagens assim, é so jogar no google "Skymap Panorama Space", ai tu muda pra google images, depois vai em ferramentas e coloca pra procurar imagens maiores do que 4k de resolução!
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Bacana , ja to olhando aqui, tem umas aqui que ja baixei, parece que deve dar uns skybox bel legal!!
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
Beleza! se precisar de ajuda, é só falar! Demorei pra conseguir explicar, porque sou ruim mesmo kkkkkkkk
Mais deu tudo certo..
Mais deu tudo certo..
Re: Movimentando skybox em um jogo 2D
marcos4503 escreveu:Beleza! se precisar de ajuda, é só falar! Demorei pra conseguir explicar, porque sou ruim mesmo kkkkkkkk
Mais deu tudo certo..
é isso aí, tá tudo caminhando certo até agora!!
aí eu vou fuçando aqui tentando aprimorar o skybox, descobrindo alguma coisa nova que fica melhor
qualquer coisa volto e pergunto aqui, por enquanto fica e aberto!!
vou nessa porque daqui a pouco tenho afazeres, meu olho ja tá pedindo pra fechar..
falow!!!!
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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