[RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
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[RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
Seria legal um tutorial do genero.
Uma game elastica ou ventilador de axauxtão que lance o persona para cima, embora deva ser bem diferente o developer de ambos.
Uma game elastica ou ventilador de axauxtão que lance o persona para cima, embora deva ser bem diferente o developer de ambos.
Última edição por dstaroski em Seg Ago 13, 2018 9:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
Já está anotado :D
Embora seja bastante simples... basta utilizar um Rigidbody e o comando AddForce
Embora seja bastante simples... basta utilizar um Rigidbody e o comando AddForce
Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
Boa tarde Marcos, to com um pouco de dificuldade em fazer esse esquema que o amigo ai de cima citou, sou novo na área de programação to trabalhando nesse projeto tendo bases no game Tales Runner. E esse efeito da cama elástica ia ser genial e não consegui encontrar nada que ensinasse a fazer. Se tiveres como dar essa luz vou ser extremamente grato (mais uma vez haha), essa é a primeira oportunidade que recorro a ti e ao fórum, e nunca tive a oportunidade de agradecer pelas dicas que tu poem aqui que por sinal são fantasticas, muito obrigado meu velho.
paulo.costa0194- Iniciante
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Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
Pro movimento do player na cama elástica, basta usar um Physics Material na cama, ajuste o valor de Bounciness até que o player fique pulando. Outra alternativa (modo gambiarra ativado) seria detectar quando o player colidir com a cama e adicionar uma força no sentido oposto ao RigidBody velocity, ou só no um Vector3.UP mesmo...
Agora pra deformar a cama, você pode usar shape keys se o player pular em um único lugar, ou usar um custom shader que deforme as vértices de onde o player tocar.
Physics Material + Shape Keys = Fácil de fazer, mas só pode pular em um lugar especifico.
gambiarra + Shape Keys = Mesma coisa.
Physics Mateial + Custom Shader = Total liberdade de onde o pulo acontece, mas seria mais difícil de implementar, você teria que saber um pouquinho de vertex shader.
Agora pra deformar a cama, você pode usar shape keys se o player pular em um único lugar, ou usar um custom shader que deforme as vértices de onde o player tocar.
Physics Material + Shape Keys = Fácil de fazer, mas só pode pular em um lugar especifico.
gambiarra + Shape Keys = Mesma coisa.
Physics Mateial + Custom Shader = Total liberdade de onde o pulo acontece, mas seria mais difícil de implementar, você teria que saber um pouquinho de vertex shader.
Isabela- Avançado
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Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
Crie um objeto para ser a cama elástica, adicione um colisor nele e marque a opção "isTrigger" deste colisor. Depois disso, basta criar um novo script em C# com o nome "CamaElastica" com este código:
Simples :D
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class CamaElastica : MonoBehaviour {
//se a força do impulso for maior do que 1, o objeto vai ir cada vez mais longe
//se a força do impulso for igual ou menor a 1, o objeto vai parar de pular devagarinho.
public float forceImpulse = 1;
void OnTriggerEnter(Collider other){
Rigidbody rbTemp;
rbTemp = other.gameObject.GetComponent<Rigidbody> ();
if (rbTemp) {
float rbTempSpeed = rbTemp.velocity.magnitude;
if (rbTempSpeed > 2) {
rbTemp.velocity = Vector3.zero;
rbTemp.AddForce (Vector3.up * forceImpulse * rbTemp.mass * rbTempSpeed, ForceMode.Impulse);
}
}
}
}
Simples :D
Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima
Gratidão, a vocês dois Isabela e Marcos. Consegui com Physics Material, e irei testar com o código que o Marcos disponibilizou e ver qual fica mais fluido. De verdade muito obrigado à vocês dois ajudaram MUITO.
paulo.costa0194- Iniciante
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