[TUTORIAL] Script de um animal!!!
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[TUTORIAL] Script de um animal!!!
Eae galera, hoje vou colocar uma script de um animal que come,ataca,anda e morre por dano.
Ta tudo explicado na script, e só olhar:
Ta tudo explicado na script, e só olhar:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class IAanimal : MonoBehaviour {
/* Configuração:
* Coloque seu animal na variavel "Animal" e seu player na variavel "Player".
* Crie um GameObject Empty para ser a referencia e coloque ele na variavel "Referencial".
* Troque os valores das variaveis publicas para o valor que quiser.
* E PRONTO !!!
*/
public GameObject Player;//Jogador.
public GameObject Animal;//Animal.
float campo;//Distancia.
float Delay;//Delay para trocar o referencial de posição.
float cdelay;
public float velo;//Velocidade do animal.
public float velocorrer;//Velocidade do animal correndo.
public float vida;//Vida do animal.
Quaternion alvoroteition;//Rotação do Referencial.
Rigidbody rb;//Rigidbody do animal.
bool Ataque;//Atacar
public float DelayAtaque;//Delay para parar de atacar.
float cdelayAtaque;
Vector3 position;
public GameObject Referencial;//GameObject Empty para determinar para onde o animal deve ir.
bool indo;
bool indoataque;
Vector3 posi;
bool fugir;
float DelayComer;
float cdelayComer;
bool indoComer;
float fome = 100;
void Start(){
rb = Animal.GetComponent<Rigidbody> ();//Pegar Rigidbody.
posi.x = 30f + Animal.transform.position.x;
posi.z = 30f + Animal.transform.position.z;
position = posi + Random.insideUnitSphere * 42; //Mandar Referencial para uma posição random.
position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
indo = true;
Delay = Random.Range (70,120);//Dar um valor random para o delay.
}
void Update(){
campo = Vector3.Distance (Animal.transform.position, Player.transform.position);//Distancia entre o animal e o player.
posi.x = 30f + Animal.transform.position.x;
posi.z = 30f + Animal.transform.position.z;
if (Ataque == false) {
if (indo == true) {
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velo);//Seguir o referencial.
fome -= 0.1f * Time.deltaTime;
}
if (fugir == false) {
cdelay += 1 * Time.deltaTime;
if (cdelay >= Delay) {
position = posi + Random.insideUnitSphere * 42;//Mandar Referencial para uma posição random.
position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
cdelay = 0;
indo = true;
Delay = Random.Range (70,120);//Dar um valor random para o delay
}
}
}
float distVolta = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distVolta < { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 8 indo = false.
indo = false;
}
//Comer
if(indo == false && fugir == false && Ataque == false){
DelayComer = Random.Range (10,30);//Dar um valor random para o delay.
float distComer = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distComer < 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 8 indo = false.
indoComer = false;
}
if(indoComer == true){
//Ir Para o referencial
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velo);//Seguir o referencial.
}
cdelayComer += 1 * Time.deltaTime;
if (cdelayComer >= DelayComer) {
position = Animal.transform.position + Random.insideUnitSphere * 10; //Mandar Referencial para uma posição random.
position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
cdelayComer = 0;
indoComer = true;
}
//Aumentar fome.
if(fome <= 100){
fome += 0.4f * Time.deltaTime;
}
}
if(Ataque == true){
atacar(); //Atacar!!!
float distAtaque = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distAtaque < 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 2 indoataque = false.
indoataque = false;
}
if (distAtaque > 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for maior que 2 indoataque = true.
indoataque = true;
}
}
float a = vida / 2;//Metade da vida.
if(vida <= a){ // fugir se a vida estiver na metade.
fugir = true;
Ataque = false;
fuga();//Fugir!!!
}
if(vida <= 0){
Destroy (Animal);//Se a vida for menor ou igual a 0 o objeto e destroido.
}
//Aumentar vida
if(vida <= 100 && fome == 100){
vida += 0.3f * Time.deltaTime;
}
}
void OnCollisionEnter(Collision col){
if(col.gameObject.tag == "Objeto"){ //Troque Objeto pela tag do objeto que o player ira jogar nele.
Ataque = true;//Atacar Player.
vida -= 10f;//Dano do player.
}
}
void fuga(){ // Fugir.
Vector3 LongePlayer;// Posição longe do player.
LongePlayer.x = 60f + Player.transform.position.x;
LongePlayer.z = 60f + Player.transform.position.y;
Vector3 fugaposi = new Vector3 (Random.Range(LongePlayer.x, LongePlayer.x + 20f),Animal.transform.position.y,Random.Range(LongePlayer.z,LongePlayer.z + 20f));
Referencial.transform.position = fugaposi;//Determinar uma posição random longe do player.
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velocorrer);//Seguir o referencial.
fome -= 0.6f * Time.deltaTime;
float distVolta = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distVolta < { //se a distancia entre o animal e o referencial for menor que 8 fugir false.
fugir = false;
}
}
void atacar(){
if(indoataque == true){
position = Player.transform.position;
Referencial.transform.position = position;
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velocorrer);//Seguir o referencial.
fome -= 0.4f * Time.deltaTime;
}
cdelayAtaque += 1 * Time.deltaTime;
if (cdelayAtaque >= DelayAtaque) {
cdelay = 0;
Ataque = false;
indoataque = false;
//Ir para o referencial.
// Fazer ele agir normalmente.
position = posi + Random.insideUnitSphere * 42;//Gerar posição random.
position.y = Animal.transform.position.y; //Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position; // Mudar posição do referencial.
indo = true;
}
}
}
Re: [TUTORIAL] Script de um animal!!!
Parabéns cara! Excelente!Matrirxp escreveu:Eae galera, hoje vou colocar uma script de um animal que come,ataca,anda e morre por dano.
Ta tudo explicado na script, e só olhar:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class IAanimal : MonoBehaviour {
/* Configuração:
* Coloque seu animal na variavel "Animal" e seu player na variavel "Player".
* Crie um GameObject Empty para ser a referencia e coloque ele na variavel "Referencial".
* Troque os valores das variaveis publicas para o valor que quiser.
* E PRONTO !!!
*/
public GameObject Player;//Jogador.
public GameObject Animal;//Animal.
float campo;//Distancia.
float Delay;//Delay para trocar o referencial de posição.
float cdelay;
public float velo;//Velocidade do animal.
public float velocorrer;//Velocidade do animal correndo.
public float vida;//Vida do animal.
Quaternion alvoroteition;//Rotação do Referencial.
Rigidbody rb;//Rigidbody do animal.
bool Ataque;//Atacar
public float DelayAtaque;//Delay para parar de atacar.
float cdelayAtaque;
Vector3 position;
public GameObject Referencial;//GameObject Empty para determinar para onde o animal deve ir.
bool indo;
bool indoataque;
Vector3 posi;
bool fugir;
float DelayComer;
float cdelayComer;
bool indoComer;
float fome = 100;
void Start(){
rb = Animal.GetComponent<Rigidbody> ();//Pegar Rigidbody.
posi.x = 30f + Animal.transform.position.x;
posi.z = 30f + Animal.transform.position.z;
position = posi + Random.insideUnitSphere * 42; //Mandar Referencial para uma posição random.
position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
indo = true;
Delay = Random.Range (70,120);//Dar um valor random para o delay.
}
void Update(){
campo = Vector3.Distance (Animal.transform.position, Player.transform.position);//Distancia entre o animal e o player.
posi.x = 30f + Animal.transform.position.x;
posi.z = 30f + Animal.transform.position.z;
if (Ataque == false) {
if (indo == true) {
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velo);//Seguir o referencial.
fome -= 0.1f * Time.deltaTime;
}
if (fugir == false) {
cdelay += 1 * Time.deltaTime;
if (cdelay >= Delay) {
position = posi + Random.insideUnitSphere * 42;//Mandar Referencial para uma posição random.
position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
cdelay = 0;
indo = true;
Delay = Random.Range (70,120);//Dar um valor random para o delay
}
}
}
float distVolta = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distVolta < { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 8 indo = false.
indo = false;
}
//Comer
if(indo == false && fugir == false && Ataque == false){
DelayComer = Random.Range (10,30);//Dar um valor random para o delay.
float distComer = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distComer < 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 8 indo = false.
indoComer = false;
}
if(indoComer == true){
//Ir Para o referencial
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velo);//Seguir o referencial.
}
cdelayComer += 1 * Time.deltaTime;
if (cdelayComer >= DelayComer) {
position = Animal.transform.position + Random.insideUnitSphere * 10; //Mandar Referencial para uma posição random.
position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
cdelayComer = 0;
indoComer = true;
}
//Aumentar fome.
if(fome <= 100){
fome += 0.4f * Time.deltaTime;
}
}
if(Ataque == true){
atacar(); //Atacar!!!
float distAtaque = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distAtaque < 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 2 indoataque = false.
indoataque = false;
}
if (distAtaque > 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for maior que 2 indoataque = true.
indoataque = true;
}
}
float a = vida / 2;//Metade da vida.
if(vida <= a){ // fugir se a vida estiver na metade.
fugir = true;
Ataque = false;
fuga();//Fugir!!!
}
if(vida <= 0){
Destroy (Animal);//Se a vida for menor ou igual a 0 o objeto e destroido.
}
//Aumentar vida
if(vida <= 100 && fome == 100){
vida += 0.3f * Time.deltaTime;
}
}
void OnCollisionEnter(Collision col){
if(col.gameObject.tag == "Objeto"){ //Troque Objeto pela tag do objeto que o player ira jogar nele.
Ataque = true;//Atacar Player.
vida -= 10f;//Dano do player.
}
}
void fuga(){ // Fugir.
Vector3 LongePlayer;// Posição longe do player.
LongePlayer.x = 60f + Player.transform.position.x;
LongePlayer.z = 60f + Player.transform.position.y;
Vector3 fugaposi = new Vector3 (Random.Range(LongePlayer.x, LongePlayer.x + 20f),Animal.transform.position.y,Random.Range(LongePlayer.z,LongePlayer.z + 20f));
Referencial.transform.position = fugaposi;//Determinar uma posição random longe do player.
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velocorrer);//Seguir o referencial.
fome -= 0.6f * Time.deltaTime;
float distVolta = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
if (distVolta < { //se a distancia entre o animal e o referencial for menor que 8 fugir false.
fugir = false;
}
}
void atacar(){
if(indoataque == true){
position = Player.transform.position;
Referencial.transform.position = position;
alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velocorrer);//Seguir o referencial.
fome -= 0.4f * Time.deltaTime;
}
cdelayAtaque += 1 * Time.deltaTime;
if (cdelayAtaque >= DelayAtaque) {
cdelay = 0;
Ataque = false;
indoataque = false;
//Ir para o referencial.
// Fazer ele agir normalmente.
position = posi + Random.insideUnitSphere * 42;//Gerar posição random.
position.y = Animal.transform.position.y; //Para manter o animal no chão.
Referencial.transform.position = position; // Mudar posição do referencial.
indo = true;
}
}
}
Re: [TUTORIAL] Script de um animal!!!
Só tenho como responder com uma imagem!Matrirxp escreveu:Eae galera, hoje vou colocar uma script de um animal que come,ataca,anda e morre por dano.
Ta tudo explicado na script, e só olhar:
- Code:
[list=linenums]
[*]using System.Collections;
[*]using System.Collections.Generic;
[*]using UnityEngine;
[*]public class IAanimal : MonoBehaviour {
[*] /* Configuração:
[*] * Coloque seu animal na variavel "Animal" e seu player na variavel "Player".
[*] * Crie um GameObject Empty para ser a referencia e coloque ele na variavel "Referencial".
[*] * Troque os valores das variaveis publicas para o valor que quiser.
[*] * E PRONTO !!!
[*] */
[*] public GameObject Player;//Jogador.
[*] public GameObject Animal;//Animal.
[*] float campo;//Distancia.
[*] float Delay;//Delay para trocar o referencial de posição.
[*] float cdelay;
[*] public float velo;//Velocidade do animal.
[*] public float velocorrer;//Velocidade do animal correndo.
[*] public float vida;//Vida do animal.
[*] Quaternion alvoroteition;//Rotação do Referencial.
[*] Rigidbody rb;//Rigidbody do animal.
[*] bool Ataque;//Atacar
[*] public float DelayAtaque;//Delay para parar de atacar.
[*] float cdelayAtaque;
[*] Vector3 position;
[*] public GameObject Referencial;//GameObject Empty para determinar para onde o animal deve ir.
[*] bool indo;
[*] bool indoataque;
[*] Vector3 posi;
[*] bool fugir;
[*] float DelayComer;
[*] float cdelayComer;
[*] bool indoComer;
[*] float fome = 100;
[*] void Start(){
[*] rb = Animal.GetComponent<Rigidbody> ();//Pegar Rigidbody.
[*] posi.x = 30f + Animal.transform.position.x;
[*] posi.z = 30f + Animal.transform.position.z;
[*] position = posi + Random.insideUnitSphere * 42; //Mandar Referencial para uma posição random.
[*] position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
[*] Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
[*] indo = true;
[*] Delay = Random.Range (70,120);//Dar um valor random para o delay.
[*] }
[*] void Update(){
[*] campo = Vector3.Distance (Animal.transform.position, Player.transform.position);//Distancia entre o animal e o player.
[*] posi.x = 30f + Animal.transform.position.x;
[*] posi.z = 30f + Animal.transform.position.z;
[*] if (Ataque == false) {
[*] if (indo == true) {
[*] alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
[*] Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
[*] rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velo);//Seguir o referencial.
[*] fome -= 0.1f * Time.deltaTime;
[*] }
[*] if (fugir == false) {
[*] cdelay += 1 * Time.deltaTime;
[*] if (cdelay >= Delay) {
[*] position = posi + Random.insideUnitSphere * 42;//Mandar Referencial para uma posição random.
[*] position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
[*] Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
[*] cdelay = 0;
[*] indo = true;
[*] Delay = Random.Range (70,120);//Dar um valor random para o delay
[*] }
[*] }
[*] }
[*] float distVolta = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
[*] if (distVolta < { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 8 indo = false.
[*] indo = false;
[*] }
[*] //Comer
[*] if(indo == false && fugir == false && Ataque == false){
[*] DelayComer = Random.Range (10,30);//Dar um valor random para o delay.
[*] float distComer = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
[*] if (distComer < 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 8 indo = false.
[*] indoComer = false;
[*] }
[*] if(indoComer == true){
[*] //Ir Para o referencial
[*] alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
[*] Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
[*] rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velo);//Seguir o referencial.
[*] }
[*] cdelayComer += 1 * Time.deltaTime;
[*] if (cdelayComer >= DelayComer) {
[*] position = Animal.transform.position + Random.insideUnitSphere * 10; //Mandar Referencial para uma posição random.
[*] position.y = Animal.transform.position.y;//Para manter o animal no chão.
[*] Referencial.transform.position = position;//Mudar posição do referencial.
[*] cdelayComer = 0;
[*] indoComer = true;
[*] }
[*] //Aumentar fome.
[*] if(fome <= 100){
[*] fome += 0.4f * Time.deltaTime;
[*] }
[*] }
[*] if(Ataque == true){
[*] atacar(); //Atacar!!!
[*] float distAtaque = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
[*] if (distAtaque < 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for menor que 2 indoataque = false.
[*] indoataque = false;
[*] }
[*] if (distAtaque > 2) { //Se a distancia entre o referencial e o animal for maior que 2 indoataque = true.
[*] indoataque = true;
[*] }
[*] }
[*] float a = vida / 2;//Metade da vida.
[*] if(vida <= a){ // fugir se a vida estiver na metade.
[*] fugir = true;
[*] Ataque = false;
[*] fuga();//Fugir!!!
[*] }
[*] if(vida <= 0){
[*] Destroy (Animal);//Se a vida for menor ou igual a 0 o objeto e destroido.
[*] }
[*] //Aumentar vida
[*] if(vida <= 100 && fome == 100){
[*] vida += 0.3f * Time.deltaTime;
[*] }
[*] }
[*] void OnCollisionEnter(Collision col){
[*] if(col.gameObject.tag == "Objeto"){ //Troque Objeto pela tag do objeto que o player ira jogar nele.
[*] Ataque = true;//Atacar Player.
[*] vida -= 10f;//Dano do player.
[*] }
[*] }
[*] void fuga(){ // Fugir.
[*] Vector3 LongePlayer;// Posição longe do player.
[*] LongePlayer.x = 60f + Player.transform.position.x;
[*] LongePlayer.z = 60f + Player.transform.position.y;
[*] Vector3 fugaposi = new Vector3 (Random.Range(LongePlayer.x, LongePlayer.x + 20f),Animal.transform.position.y,Random.Range(LongePlayer.z,LongePlayer.z + 20f));
[*] Referencial.transform.position = fugaposi;//Determinar uma posição random longe do player.
[*] alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
[*] Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
[*] rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velocorrer);//Seguir o referencial.
[*] fome -= 0.6f * Time.deltaTime;
[*] float distVolta = Vector3.Distance(Referencial.transform.position, Animal.transform.position);//Distancia entre o referencial e o animal.
[*] if (distVolta < { //se a distancia entre o animal e o referencial for menor que 8 fugir false.
[*] fugir = false;
[*] }
[*] }
[*] void atacar(){
[*] if(indoataque == true){
[*] position = Player.transform.position;
[*] Referencial.transform.position = position;
[*] alvoroteition = Quaternion.LookRotation (Referencial.transform.position - Animal.transform.position, Vector3.up);
[*] Animal.transform.rotation = Quaternion.Slerp (Animal.transform.rotation, alvoroteition, Time.deltaTime * 4);
[*] rb.AddRelativeForce (Vector3.forward * velocorrer);//Seguir o referencial.
[*] fome -= 0.4f * Time.deltaTime;
[*] }
[*] cdelayAtaque += 1 * Time.deltaTime;
[*] if (cdelayAtaque >= DelayAtaque) {
[*] cdelay = 0;
[*] Ataque = false;
[*] indoataque = false;
[*] //Ir para o referencial.
[*] // Fazer ele agir normalmente.
[*] position = posi + Random.insideUnitSphere * 42;//Gerar posição random.
[*] position.y = Animal.transform.position.y; //Para manter o animal no chão.
[*] Referencial.transform.position = position; // Mudar posição do referencial.
[*] indo = true;
[*] }
[*] }
[*]}
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Re: [TUTORIAL] Script de um animal!!!
Muito bom!
sabbath- MembroAvançado
- PONTOS : 3362
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :
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