Quais são as ferramentas que as grandes empresas usam para fazer o mult-player na unity?
5 participantes
Página 1 de 1
Quais são as ferramentas que as grandes empresas usam para fazer o mult-player na unity?
Bom dia,
Galera alguém sabe me dizer qual ferramenta é recomendada para se fazer um mult-player na unity(para jogos mais poderosos)?
temos o uNet, photon e outros, gostaria de saber qual as grandes empresas usam, elas mesmo já possui seus protocolos de rede?
outra dúvida o uNet com o master server é eficiente? se é onde acho informações sobre ele.
att.
Galera alguém sabe me dizer qual ferramenta é recomendada para se fazer um mult-player na unity(para jogos mais poderosos)?
temos o uNet, photon e outros, gostaria de saber qual as grandes empresas usam, elas mesmo já possui seus protocolos de rede?
outra dúvida o uNet com o master server é eficiente? se é onde acho informações sobre ele.
att.
sabbath- MembroAvançado
- PONTOS : 3362
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :
Re: Quais são as ferramentas que as grandes empresas usam para fazer o mult-player na unity?
Acho que, as grandes empresas pra fazer seu mutiplayer na Unity usa o photon ss como RAFT não tem uma EMPRESA vamos dizer assim grande mais ele usa o photon. Eu nunuca testei o uNet mais com o master server deve ser eficiente sim só não sei onde você pode encontrar mais informações sobre o mesmo.
Blue Ark- Iniciante
- PONTOS : 2854
REPUTAÇÃO : 2
Áreas de atuação : Designer,Programador
Respeito as regras :
Re: Quais são as ferramentas que as grandes empresas usam para fazer o mult-player na unity?
acho que vi algo sobre isso, que da pra fazer o servidor com linux, ou ate com algum serviço de EC2
Última edição por weslleyFx em Qua Abr 19, 2017 9:00 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro 404)
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Tudo que vi até agora com master server foi ele fazendo o meio de campo entre sevidor e cliente, mais de uma forma muito confusa, queria saber se ele consegue gerenciar os clientes evitando lag :/
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
um cara que me ajudo foi o artplayer ele manja, um link que ele me mando https://developer.valvesoftware.com/wiki/Source_Multiplayer_Networking
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Bom dia mano, com certeza vou da uma olhada nesse artigo, obrigado, se mais alguém quiser colaborar será bem vindo.weslleyFx escreveu:um cara que me ajudo foi o artplayer ele manja, um link que ele me mando https://developer.valvesoftware.com/wiki/Source_Multiplayer_Networking
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
Depende do modelo de multiplayer que você vai usar.
Se for P2P e você não tiver que se preocupar com trapaceiros, o photon é uma boa.
Já pra jogos estilo mmo ou onde você quer ter um pouco mais de segurança, eu usaria Unet(pela praticidade) mas como um servidor autoritário. Como o WeslleyFX disse, o servidor ficaria hospedado em um servidor dedicado ou vpn dependendo da demanda de clientes, e ele controlaria tudo.
Claro que seria uma junção de um servidor para o banco de dados e outro pro jogo.
Em muitos dedicados, você pode usar virtualizadores (alá Proxmox), isso reduziria o custo e você poderia isolar as máquinas e dividir os recursos.
A EC2 tem preços muito bons e você paga só pelo que usa.
Se for P2P e você não tiver que se preocupar com trapaceiros, o photon é uma boa.
Já pra jogos estilo mmo ou onde você quer ter um pouco mais de segurança, eu usaria Unet(pela praticidade) mas como um servidor autoritário. Como o WeslleyFX disse, o servidor ficaria hospedado em um servidor dedicado ou vpn dependendo da demanda de clientes, e ele controlaria tudo.
Claro que seria uma junção de um servidor para o banco de dados e outro pro jogo.
Em muitos dedicados, você pode usar virtualizadores (alá Proxmox), isso reduziria o custo e você poderia isolar as máquinas e dividir os recursos.
A EC2 tem preços muito bons e você paga só pelo que usa.
Art meu problema é o seguinte, tenho um MMORPG(faltando alguns detalhes), só que ainda estou tentando algumas coisas, de momento estou refatorando o código para tirar falhas de segurança, usei o uNet com poucos players e foi show de bola, só que a versão free é limitado a 20 players, mais as tecnicas da unity para mmo achei fracas, ao contrario do tipos de jogos de FPS que ela é incrível, por isso estou procurando uma solução de rede. Pois não acredito que uma empresa de grande porte use os recursos da unity para multplayer ... se eles usam com certeza tem algum coisa que vai além do RpcClient, Command e por ai vai ... por exemplo o meu sistema de parte entre jogadores deu muito trabalho, tem que existir uma forma mais simples de criar o processo de rede, fora o lag que pode acontecer se não tratar os processos com delta.time.
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
sabbath escreveu:Art meu problema é o seguinte, tenho um MMORPG(faltando alguns detalhes), só que ainda estou tentando algumas coisas, de momento estou refatorando o código para tirar falhas de segurança, usei o uNet com poucos players e foi show de bola, só que a versão free é limitado a 20 players, mais as tecnicas da unity para mmo achei fracas, ao contrario do tipos de jogos de FPS que ela é incrível, por isso estou procurando uma solução de rede. Pois não acredito que uma empresa de grande porte use os recursos da unity para multplayer ... se eles usam com certeza tem algum coisa que vai além do RpcClient, Command e por ai vai ... por exemplo o meu sistema de parte entre jogadores deu muito trabalho, tem que existir uma forma mais simples de criar o processo de rede, fora o lag que pode acontecer se não tratar os processos com delta.time.
Então, o ponto, seria não usar o matchmaking da Unity. Ele é em suma um p2p, oque faz com que a conexão ruim de um player afete os demais.
Acredito que o ideal, independente da ferramenta, seria ter um dedicado ou uma vpn pra isso. A Amazon se não me engano, te dá direito a um servidor compartilhado por um ano na versão gratuita. O IP é dinâmico e a quantidade de dados é limitada, mas dá pra testar tranquilamente. Lembro que pendurei 32 players sem trauma.
Lógico que você obrigatoriamente vai ter que fazer previsão e interpolação no teu código. É o preço da segurança em servidores autoritários.
Geralmente uma compilação "headless" pro servidor funcionaria bem. Você poderia fazer uma compilação especial só pra gerenciar ele ou, dependendo de como você está lidando com banco de dados, poderia gerenciar direto de uma página web. Aliás, como você está lidando com banco de dados?
Art, então estou usando uma VPS para o banco(MySql por enquanto) e vou no futuro usa-la para hospedar o servidor do game também, eu não sou muito forte em C#, aprendi somente para fazer o jogo, como que eu faria uma copilação "headless"?
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
Basicamente é uma compilação que não precisa de recursos gráficos. Esse tutorial é antigo, mas funcional.sabbath escreveu:Art, então estou usando uma VPS para o banco(MySql por enquanto) e vou no futuro usa-la para hospedar o servidor do game também, eu não sou muito forte em C#, aprendi somente para fazer o jogo, como que eu faria uma copilação "headless"?
Como você está usando MySQL, com o tempo, dá pra construir uma aplicação web que se integra ao banco de dados do jogo onde você poderia por exemplo ver quem está logado, spawnar monstros, itens, etc...
Eu nunca acessei o banco direto pelo jogo, sempre usei classes php pra isso e realizava uma chamada por wwwforms (restringindo o apache apenas ao ip do servidor). Por segurança. Um jogo feito em unity pode facilmente ser descompilado.
Eu pensei em fazer uma API, mas achei que era mais interessante fazer as sql dentro do game, até pela questão de desempenho, quando vc fez a unity consumir as funções no servidor web, fico rapido Art? outra coisas como assim da pra descolipar??? não sabia que era possível vê os fonts da unity depois de copilado ...
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
Ficou normal, dentro do esperado pra uma aplicação web. Na verdade vai ficar bem rápido porque as consultas vão ser feitas localmente se você restringir o apache apenas pro IP local(se o o apache estiver rodando na mesma máquina que o jogo). Você também pode hospedar o banco em um servidor web convencional se quiser.sabbath escreveu:Eu pensei em fazer uma API, mas achei que era mais interessante fazer as sql dentro do game, até pela questão de desempenho, quando vc fez a unity consumir as funções no servidor web, fico rapido Art? outra coisas como assim da pra descolipar??? não sabia que era possível vê os fonts da unity depois de copilado ...
E sim, você pode descompilar e ver os fontes facilmente. Então se você sabe que o jogo se comunica direto com o banco, pode ter algumas informações de acesso.
E com uma api pra acesso, na verdade quem faz as consultas é o php. Mesmo assim, um usuário avançado e mal-intencionado ainda poderia usar um sniffer pra saber o endereço do servidor e enviar dados via POST pro teu servidor. Daí o motivo de restringir o apache a Ip's pré-definidos ou usar alguma criptografia como ssl.
Há um tempo eu comecei a fazer uma api, estava beem no começo acho que postei aqui no fórum em algum lugar.
Não sabia que era facil descolipar ... agora fiquei preocupado, vou termina ele como ta e depois vou tentar criar uma API e testar, cara o tutorial que vc me mandou é top, vai me ajuda muito, pois vou gerar a app. em linux fazer um sistema de log para conseguir ver o que ta rolando no linux .... tinha que te uma aba especial para esse tipo de tutorial, para programadores mais avançados ... muito bom mesmo obrigado.
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
Show. Se precisar de ajuda com a api dá um toque. Na época eu estava tentando fazer uma coisa genérica onde qualquer um pudesse usar. Quem sabe agente não termina ela.
Abraços e sucesso!
Abraços e sucesso!
CARA VEJA ESTE TÓPICO QUE IRA TE AJUDAR MUITO!sabbath escreveu:Bom dia,
att.
https://www.schultzgames.com/t533-tutorial-criando-um-simples-multiplayer-unity-5#29584
Gabriel César O- Profissional
- PONTOS : 3985
REPUTAÇÃO : 217
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :
Ok, eu sou meio tarado por redes e venho acompanhando o trabalho dos caras na Unity.
Eles já postaram faz um tempo que estão desenvolvendo uma dll pra um servidor independente oque me deixou muito animado.
Por falar nisso, se alguém estiver procurando uma alternativa poderosa e funcional, pode querer dar uma olhada aqui, aqui e aqui.
Eles já postaram faz um tempo que estão desenvolvendo uma dll pra um servidor independente oque me deixou muito animado.
Por falar nisso, se alguém estiver procurando uma alternativa poderosa e funcional, pode querer dar uma olhada aqui, aqui e aqui.
artplayer escreveu:Ok, eu sou meio tarado por redes e venho acompanhando o trabalho dos caras na Unity.
Olhando os links em 3,2,1 ... kkkkk
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :
artplayer escreveu:Ok, eu sou meio tarado por redes e venho acompanhando o trabalho dos caras na Unity.
pelo que vi é uma ferramenta muito forte, hoje a noite vou baixar e testar, ver se é possível implementar o mysql nele, ou aproveitar só a parte do master server, implementando minhas próprias funções no pack, mais é um pack incrível cara ... obrigado por compartilhar com a gente.
sabbath- MembroAvançado
Respeito as regras :