Cenários Espaciais vs Escala
+2
PauloFR
JohnSantosGamer
6 participantes
Página 1 de 1
Cenários Espaciais vs Escala
Olá pessoal, eu estou desenvolvendo um game espacial e gostaria e irei de fazer uma série de perguntas de vez em quando, a primeira delas é a respeito de cenários.. Eu pergunto qual a melhor forma de se construir tais cenários? O que possuo até agora é uma cena que se passa em marte, com um skybox customizado 4096x4096, uma directional light para similar o sol em si e um point light com range por toda a cena e no sentido de está MT grande, para iluminar melhor de objetos de forma geral... só nisso já sei q perderei performance então já começa as dúvidas ae... a segunda coisa é nosso planeta vermelho que está anexado a um objeto pai em uma posição no mundo bem distante por assim dizer e o objeto filho com 1000 de escala, nesse caso meu problema é como impedir a chegada do jogador até esse planeta mesmo que ele tente se aproximar... A questão é que essa cena no futuro possuirá vários elementos como estações, antenas, alguns asteroides entre outras coisas, e todos em distâncias relativamente próximas, outras nem tanto, o jogador não necessitará ir até o infinito e além pois esse não será o objetivo... abaixo segue algumas imagens... se puderem me dar algumas dicas de como melhorar tudo isso.. a plataforma será Pc..
JohnSantosGamer- Membro
- PONTOS : 2944
REPUTAÇÃO : 7
Respeito as regras :
Re: Cenários Espaciais vs Escala
JohnSantosGamer escreveu:Olá pessoal, eu estou desenvolvendo um game espacial e gostaria e irei de fazer uma série de perguntas de vez em quando, a primeira delas é a respeito de cenários.. Eu pergunto qual a melhor forma de se construir tais cenários? O que possuo até agora é uma cena que se passa em marte, com um skybox customizado 4096x4096, uma directional light para similar o sol em si e um point light com range por toda a cena e no sentido de está MT grande, para iluminar melhor de objetos de forma geral... só nisso já sei q perderei performance então já começa as dúvidas ae... a segunda coisa é nosso planeta vermelho que está anexado a um objeto pai em uma posição no mundo bem distante por assim dizer e o objeto filho com 1000 de escala, nesse caso meu problema é como impedir a chegada do jogador até esse planeta mesmo que ele tente se aproximar... A questão é que essa cena no futuro possuirá vários elementos como estações, antenas, alguns asteroides entre outras coisas, e todos em distâncias relativamente próximas, outras nem tanto, o jogador não necessitará ir até o infinito e além pois esse não será o objetivo... abaixo segue algumas imagens... se puderem me dar algumas dicas de como melhorar tudo isso.. a plataforma será Pc..
Uma skybox de 4096 para 1 universo é meio q desnecessário :/
Para impedir a chegada do jogador da para usar 1 Collider 1 script que jogue a nave para trás e diversos outros modos ;-;
Se as estações estiverem em distancias grande da para desativa-las e usar o lod para otimizar o jogo...
Pro jogador não ir pro infinito você pode usar um Vector3.Distance que bloqueie o jogador de conseguir tal ato.
A nave está muito escura :/ acho que uma iluminada nela ficaria + fácil visualiza-lá...
As escalas não aumentam a queda de desempenho contato que não haja muitos detalhes pelo que vi mas é sempre bom deixar tudo do menor tamanho... detalhe que falo é tipo 1 planeta de 1k de volume com 50k de tris, isso faz lagar...
Acho que é só isso .-.
PauloFR escreveu:
Uma skybox de 4096 para 1 universo é meio q desnecessário :/
Para impedir a chegada do jogador da para usar 1 Collider 1 script que jogue a nave para trás e diversos outros modos ;-;
Se as estações estiverem em distancias grande da para desativa-las e usar o lod para otimizar o jogo...
Pro jogador não ir pro infinito você pode usar um Vector3.Distance que bloqueie o jogador de conseguir tal ato.
A nave está muito escura :/ acho que uma iluminada nela ficaria + fácil visualiza-lá...
As escalas não aumentam a queda de desempenho contato que não haja muitos detalhes pelo que vi mas é sempre bom deixar tudo do menor tamanho... detalhe que falo é tipo 1 planeta de 1k de volume com 50k de tris, isso faz lagar...
Acho que é só isso .-.
Bom vamos lá, inicialmente o skybox está nessa resolução pois achei que seria necessário para ver os detalhes mais bem definidos, porém um de 2048x2048 no mínimo já é suficiente pelo visto... a nave mostrada é apenas de testes, mas o fato é que o ambiente está escuro para mesclar-se bem bom o skybox, antes eu usava só uma directional light, então adicionei uma point light ocupando o cenário inteiro e deu uma melhorada mas não sei se um range tão grande é uma boa idéia, se for, aumento a intensidade da luz e melhora bastante... o planeta está com texturas em 4k com uma mesh high poly, já que não quero abrir mão da qualidade da textura irei usar uma mesh medium poly...
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Aqui tem mais um exemplo de iluminação com a Point Light + Directional... está um pouco melhor
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Não aconselho utilizar point light com raio tão GG...
Tente usar uma DirectionalLight com bake, e ajeitar as configurações de reflexo dela na aba Lighting
Tente usar uma DirectionalLight com bake, e ajeitar as configurações de reflexo dela na aba Lighting
O problema e que esse recurso so vai servir para os cenários internos ou seja, dentro de estações por exemplo onde terá areas exploráveis, ja no espaço em si eu nao acho qno sistema de bake vai funcionar afinal ha sempre uma grande distancia entre os elementos do cenário...
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Acho q um recurso interessante e o utilizado num pacote chamado Space Scene Construction Kit mas nao sei como reproduzir aquilo de maneira igual
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
https://m.youtube.com/watch?v=VJaUHGGjq3E
Aos 3:00 mostra-se como funciona
Aos 3:00 mostra-se como funciona
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Asset:
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/7095
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/7095
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Cara não pense no jogo inteiro e uma luz q ilumina tudo pois vc não vai iluminar tudo tipo na nave vc coloca um poitlight e nos planetas e estações so para iluminar os obj q necessita e usa o Lod Tipo uma estação a gigante a 5 km pode ser um cilindro da Unity não dará para notar a diferença e quando se aproxima mais ai sim pode ser mais detalhado, cara me parece bem interessante o game, qual será a temática do game? O objetivo e tal?
Sera um game de ação e aventura com foco em dois personagens que serao protagonistas da história, cada um com suas habilidades através de um implementarei um mecânica de TPS(third person shooter) e a outra combate Hack and Slash... dito isso fica claro que terei cenários internos(dentro de estações e afins) e externos( o ambiente espacial em si) este segundo esta incluso pq tbm terei combates espaciais e objetivos como ir de um ponto a outro.. So q trabalhar com esse tipo de cenário difícil devido a falta d tutoriais.. Iluminação adequada e melhor maneira de montar o cenário espacal em si que sao os pontos q mais apanho, como ja sabem o cenário espacial nao precisara ser infinito pois o foco nao sera exploração, porem tem que passar a sensação e ser grande msm assim... E pq estou tao cético quanto a esses detalhes? Por hora a plataforma alvo é o PC, mas estou cogitando a possibilidade do Mobile tbm.. O que limitaria ainda mais as coisas..
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Eu tenho uma possível alternativa quanto ao problema de distância e escala do planeta em si, esse método tbm me faria não precisar mais criar uma forma de impedir o jogador de se aproximar dos planetas.. porém há detalhes aqui...
há um software chamado Space Engine, trata-se de um simulador espacial que pode gerar todo o universo observável por nós até hoje, desde nossa galáxia e afins, com escalas, iluminação, tudo real.... nele é possível posicionar a câmera em algum ponto específico do espaço por exemplo próximo de um planeta, e exportar um skybox com 6 texturas de ambiente a sua volta usando a camera como ponto central, assim é um problema resolvido, porém com isso, acabo com uma das diferenças do game que eram cenários espaciais mais coloridos, agora limitados ao preto do nosso mundo real, sem falar que vai dar trabalho enfeitar o cenário a ponto do jogador não perceber que o que tem ali no fundo é um planeta fácil....
Farei testes e dps posto aqui...
há um software chamado Space Engine, trata-se de um simulador espacial que pode gerar todo o universo observável por nós até hoje, desde nossa galáxia e afins, com escalas, iluminação, tudo real.... nele é possível posicionar a câmera em algum ponto específico do espaço por exemplo próximo de um planeta, e exportar um skybox com 6 texturas de ambiente a sua volta usando a camera como ponto central, assim é um problema resolvido, porém com isso, acabo com uma das diferenças do game que eram cenários espaciais mais coloridos, agora limitados ao preto do nosso mundo real, sem falar que vai dar trabalho enfeitar o cenário a ponto do jogador não perceber que o que tem ali no fundo é um planeta fácil....
Farei testes e dps posto aqui...
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
É o resultado com o skybox gerado pela space engine não serviu... o post process e iluminação quase que não funcionam.. o jeito é usar skybox tradicionais
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
JohnSantosGamer escreveu:É o resultado com o skybox gerado pela space engine não serviu... o post process e iluminação quase que não funcionam.. o jeito é usar skybox tradicionais
Essa Space Engine é a mesma coisa do Spacescape ?
PauloFR escreveu:JohnSantosGamer escreveu:É o resultado com o skybox gerado pela space engine não serviu... o post process e iluminação quase que não funcionam.. o jeito é usar skybox tradicionais
Essa Space Engine é a mesma coisa do Spacescape ?
Não, Space Engine é um simulador do Universo, enquanto que o Space Scape é um software onde vc cria um skybox espacial exportável em 6 texturas através de camadas... sendo possível vc editar estrelas, bilboards, nebulosas e mascaras...
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Uma boa forma de construir cenarios é se basear em uma imagem ou um esboço.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5244
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Basear-se nisso so ajuda na estética do cenário e nao na mecânica de construção do mesmo, nas limitações que irão surgir quando for construir o cenário... Eu ja desisti de tentar achar uma solução para o meu problema, é mais fácil juntar uma grana e comprar o asset Space Scene Construction Kit e pronto.. Mas nao nego que é vergonhoso ter de recorrer a uma solução pronta.. É foda..
JohnSantosGamer- Membro
Respeito as regras :
Este tipo de tópico apesar de conter dúvidas deve ser criado na área "Assuntos Aleatórios" ou "Projetos Em Andamentos" o mesmo será movido para "Projetos Em Andamentos".
Tente se basear em geração procedural, é claro que vai dar mais trabalho, mas tem varios videos de espaço procedural com plantas diferentes com iluminação diferentes e dinstancial e tals, vale conferir
NyanHeavyBR- MembroAvançado
- PONTOS : 3307
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos