Fazer Legenda no jogo 2D
3 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Fazer Legenda no jogo 2D
Boas, estou a desenvolver um jogo 2d, e gostava de saber como se mete uma legende no decorrer do nível, por exemplo um toturial, chegamos a um ponto e aparece uma mensagem a dizer carrega duas vezes no botao saltar para duplo salto, por exemplo.
Também gostava se possível saber como se põe o texto a justo numa text.
Desde já obrigado pela ajuda!!! :D
Jogos mini- Membro
- PONTOS : 2984
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Fazer Legenda no jogo 2D
Jogos mini escreveu:Boas, estou a desenvolver um jogo 2d, e gostava de saber como se mete uma legende no decorrer do nível, por exemplo um toturial, chegamos a um ponto e aparece uma mensagem a dizer carrega duas vezes no botao saltar para duplo salto, por exemplo.
Para colocar textos você pode usar o UI Text junto com o OnTrigger2D e se não me engano para converter uma string para um text é + o - assim
- Código:
texto = string;
não tenho certeza que é assim mas provavelmente é...
achei um vídeo...
Última edição por PauloFR em Sáb Abr 01, 2017 5:07 pm, editado 1 vez(es)
Olá amigo. Isto pode ser feito de uma maneira bem fácil. Vou dar um exemplo:
Nesta imagem, onde tem um quadrado vermelho você colocaria um BoxCollider2D e marcaria a opção "isTrigger" dele. Crie um UI Text e escreva exemplo "Pressione X para pular".
e use este script:
O script você vai jogar no objeto que tem o Box Collider que você criou (Lá onde está o quadrado vermelho da imagem). Na variável texto você vai linkar o texto UI que você criou.
Espero ter ajudado.
Nesta imagem, onde tem um quadrado vermelho você colocaria um BoxCollider2D e marcaria a opção "isTrigger" dele. Crie um UI Text e escreva exemplo "Pressione X para pular".
e use este script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class AtivarLegenda : MonoBehaviour {
public Text texto;
void Start () {
texto.enabled = false;
}
void OnTriggerEnter2D () {
texto.enabled = true;
}
void OnTriggerExit2D () {
texto.enabled = false;
}
}
O script você vai jogar no objeto que tem o Box Collider que você criou (Lá onde está o quadrado vermelho da imagem). Na variável texto você vai linkar o texto UI que você criou.
Espero ter ajudado.
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5172
REPUTAÇÃO : 661
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
obrigado penso que deia perfeitamente para o que quero ,John Rambo escreveu:Olá amigo. Isto pode ser feito de uma maneira bem fácil. Vou dar um exemplo:
e use este script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class AtivarLegenda : MonoBehaviour {
public Text texto;
void Start () {
texto.enabled = false;
}
void OnTriggerEnter2D () {
texto.enabled = true;
}
void OnTriggerExit2D () {
texto.enabled = false;
}
}
Espero ter ajudado.
e sobre colocar o texto justificado sabe como se faz?
Jogos mini- Membro
Respeito as regras :
obrigado, vou assistir e ver como se faz :D :D :DPauloFR escreveu:Jogos mini escreveu:Boas, estou a desenvolver um jogo 2d, e gostava de saber como se mete uma legende no decorrer do nível, por exemplo um toturial, chegamos a um ponto e aparece uma mensagem a dizer carrega duas vezes no botao saltar para duplo salto, por exemplo.
Para colocar textos você pode usar o UI Text junto com o OnTrigger2D e se não me engano para converter uma string para um text é + o - assim
- Código:
texto = string;
não tenho certeza que é assim mas provavelmente é...
achei um vídeo...
Jogos mini- Membro
Respeito as regras :
Como justificado? Você fala de proporção? tipo ficar na mesma posição da tela não importa as dimensões da mesma?
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5172
REPUTAÇÃO : 661
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
John Rambo escreveu:Como justificado? Você fala de proporção? tipo ficar na mesma posição da tela não importa as dimensões da mesma?
Acho que ele quis dizer tipo colocar algum texto no script pelo inspetor e aparecer na tela ou não sei lá >_<
como por exemplo escrever ate ao final da caixa para não ficar aquele espaço todo entre o fim da pagina e as palavras so porque nao lá cabem, porque se eu esticar mais a text ao colocar no telemovel com ecra maior por exemplo vai desconfigurar, mas secalhar nao me estou a saber expressar :/John Rambo escreveu:Como justificado? Você fala de proporção? tipo ficar na mesma posição da tela não importa as dimensões da mesma?
Jogos mini- Membro
Respeito as regras :
Jogos mini escreveu:como por exemplo escrever ate ao final da caixa para não ficar aquele espaço todo entre o fim da pagina e as palavras so porque nao lá cabem, porque se eu esticar mais a text ao colocar no telemovel com ecra maior por exemplo vai desconfigurar, mas secalhar nao me estou a saber expressar :/John Rambo escreveu:Como justificado? Você fala de proporção? tipo ficar na mesma posição da tela não importa as dimensões da mesma?
Acho que você terá que colocar o canvas scaler para "Scale with screen size"
obrigado funcionou :DPauloFR escreveu:Jogos mini escreveu:como por exemplo escrever ate ao final da caixa para não ficar aquele espaço todo entre o fim da pagina e as palavras so porque nao lá cabem, porque se eu esticar mais a text ao colocar no telemovel com ecra maior por exemplo vai desconfigurar, mas secalhar nao me estou a saber expressar :/John Rambo escreveu:Como justificado? Você fala de proporção? tipo ficar na mesma posição da tela não importa as dimensões da mesma?
Acho que você terá que colocar o canvas scaler para "Scale with screen size"
Jogos mini- Membro
Respeito as regras :