Mudar o volume do AudioSource conforme altera uma variavel
3 participantes
Página 1 de 1
Mudar o volume do AudioSource conforme altera uma variavel
bom dia pessoal!
tenho uma variavel, por exemplo, public int valorSom; que vai mudar de 0 a 10 somente, através dos comandos Input.GetKeyDown("left") e Input.GetKeyDown("right").
o volume do AudioSource vai de 0 a 1, então eu quero que esse valor do AudioSouce mude proporcionalmente conforme eu aumento ou diminuo a variavel valorSom.
no menu do jogo eu vou ter duas opções, a volume BG das musicas das fases e do som do menu principal; e a
volume SE dos efeitos do jogo, tipo tiro, grito, explosao,
o painel do menu está assim, o volumes já começam no máximo, mas com a altura confortável para o jogo:
volume BG 10
volume SE 10
o 10 do BG será a variavel 'valorBg' e o 10 do SE 'valorSe'
se eu aumentar de 1 em 1 essas duas variaveis acima, como que eu faço para aumentar proporcionalmente o volume do AudioSource?
tenho uma variavel, por exemplo, public int valorSom; que vai mudar de 0 a 10 somente, através dos comandos Input.GetKeyDown("left") e Input.GetKeyDown("right").
o volume do AudioSource vai de 0 a 1, então eu quero que esse valor do AudioSouce mude proporcionalmente conforme eu aumento ou diminuo a variavel valorSom.
no menu do jogo eu vou ter duas opções, a volume BG das musicas das fases e do som do menu principal; e a
volume SE dos efeitos do jogo, tipo tiro, grito, explosao,
o painel do menu está assim, o volumes já começam no máximo, mas com a altura confortável para o jogo:
volume BG 10
volume SE 10
o 10 do BG será a variavel 'valorBg' e o 10 do SE 'valorSe'
se eu aumentar de 1 em 1 essas duas variaveis acima, como que eu faço para aumentar proporcionalmente o volume do AudioSource?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Mudar o volume do AudioSource conforme altera uma variavel
você pode mudar a variavel do audio source fazendo isso:
SeuAudiosourceBG.volume = volumeBG/10
SeuAudiosourceSE.volume = volumeSE/10
SeuAudiosourceBG.volume = volumeBG/10
SeuAudiosourceSE.volume = volumeSE/10
valeu hetrodo_gamer, mas volumeBG e volumeSE não são variaveis, eles são o texto que está dentro do painel 'Configurações de audio' do jogo.
as variaveis que alteram o volume de volumeBG e volumeSE são essas aqui:
estou acessando por exemplo a variavel 'volBack' atraves deste script:
tenho aqui um game object empty que vai conter o audio BGM do main menu, esse audio já começa tocando quando a cena menu estiver ativa.
quando eu clicar em GAME START quero fazer o volume desse audio diminuir em fade. atrave de outro script eu fiz esse comando:
meu problema é quando eu mudo o valor de volBack apertando p frente ou trás, a avariavel até que muda o valor mas o audio não altera o volume, e olha que o objeto está com o componente AudioSource e tem o clip do audio inserido.
as variaveis que alteram o volume de volumeBG e volumeSE são essas aqui:
- Código:
public static float volBack = 10f;
public static float volEfeitos = 10f;
estou acessando por exemplo a variavel 'volBack' atraves deste script:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class VolumeBGMain : MonoBehaviour {
private AudioSource soundMainBg;
void Start () {
if (soundMainBg == null) {
soundMainBg = GetComponent<AudioSource>();
}
}
void Update () {
if (GCMenuPrincipal.volBack == 10f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 10f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 9f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 9f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 8f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 8f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 7f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 7f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 6f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 6f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 5f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 5f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 4f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 4f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 3f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 3f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 2f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 2f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 1f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 1f / 10;
}
else if (GCMenuPrincipal.volBack == 0f) {
GetComponent<AudioSource>().volume = 0f;
}
}
}
tenho aqui um game object empty que vai conter o audio BGM do main menu, esse audio já começa tocando quando a cena menu estiver ativa.
quando eu clicar em GAME START quero fazer o volume desse audio diminuir em fade. atrave de outro script eu fiz esse comando:
- Código:
var bgMain = GameObject.Find("BackgroundAudioMenu").GetComponent<AudioSource>();
bgMain.volume -= Time.deltaTime * 2f;
meu problema é quando eu mudo o valor de volBack apertando p frente ou trás, a avariavel até que muda o valor mas o audio não altera o volume, e olha que o objeto está com o componente AudioSource e tem o clip do audio inserido.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Simplifique as coisas jovem... não precisa de tantos if's... apenas um pouco de matemática.
Quanto ao volume não alterar, podem ser vários problemas, como o script não conseguir achar um AudioSource anexado, dentre outras coisas.
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class VolumeBGMain : MonoBehaviour {
AudioSource soundMainBg;
void Start () {
if (soundMainBg == null) {
soundMainBg = GetComponent<AudioSource>();
}
}
void Update () {
soundMainBg.volume = GCMenuPrincipal.volBack / 10.0f;
}
}
Quanto ao volume não alterar, podem ser vários problemas, como o script não conseguir achar um AudioSource anexado, dentre outras coisas.