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Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

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Resolvido Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por Marc7 Dom Fev 05, 2017 8:37 pm

boa noite,

tenho aqui um projeto 2D com um objeto inimigo que tem PoligonCollider2D e BoxCollider2D.

cada vez que um projetil acertar esse inimigo será retirado um ponto de HP dele, mas quero que esse ponto seja reduzido somente quando o projetil acertar o Box Collider dele e não o Polligon.

criei uma animação de Hit quando o projetil colidir com ambos os PoligonCollider2D e BoxCollider2D.
o efeito hit vai acontecer quando colidir com os dois componentes collider, mas quem vai tomar dano é so o BoxCollider.

que script escrevo para determinar que um efeito, um dano, animação ou qualquer outra coisa vai acontecer somente se o Box Collider for acertado?

Grato!!
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por Marc7 Seg Fev 06, 2017 12:04 am

estou tentando fazer isso com Raycast hit mas não estou familiarizado ainda com Raycast.

alguem sugere algo?
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por MarcosSchultz Seg Fev 06, 2017 12:07 am

Cara, se os colisores estiverem em objetos diferentes, da até pra pesquisar pelo nome:

Código:
void OnCollisionEnter2D (Collision hit){
      if(hit.transform.gameObject.name == "name"){
         //do stuff
      }
   }
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por Marc7 Seg Fev 06, 2017 12:24 am

Marcos na verdade os colisores estão no mesmo objeto.
ele tem um poligon, um box e um circle.
meu tiro vai acertar em todos o colliders mas só o box é que vai sofrer o dano.

pensei em construir esse inimigo em partes diferentes e dar a cada uma um colisor, e depois buscar o nome/tag da parte quevai ter o boxcollider, mas vaid ar muito trabalho, então prefiro deixar um unico objeto com os 3 colliders

nesse caso nao dá p fazer com o codigo acima?
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por AndyShow Seg Fev 06, 2017 3:27 pm

Só voce Usar Layers...Coloca os Colliders em Layers Diferentes!
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por Marc7 Ter Fev 07, 2017 2:13 pm

AndyShow escreveu:Só voce Usar Layers...Coloca os Colliders em Layers Diferentes!

AndyShow  posso até tentar isso depois, mas a última tentativa minha aqui foi recortar o inimigo em outras duas partes no photoshop e importar de novo p a unity, aí essas duas partes eu coloquei como filhos dentro do inimigo e fui ajustando para cada parte coincidir com o desenho do inimigo.

e  a cada parte eu adicionei o poligonCollider, deixei o box somente no inimigo
cada parte dei uma tag diferente para acessar no script.

até que funcionou agora, o projetil tira dano somente no boxcollider do inimigo, mas colide normal com as duas partes sem tirar dano.

pesquisei sobre o Raycast, parece que dá para fazer isso tambem, mas é dificil e eu ainda não estou acostumado a usar raycast, raycast.hit e tal... até tentei fazer alguma coisa ma não deu certo ainda.
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por kalielson Qua Fev 08, 2017 11:11 am

Voce pode usar um terceiro collider como trigger.



Código:
public bool dano;

void OnTriggerEnter2D(Collider2D other) {

     if (other.gameObject.tag = "Player"){
       dano = true;
     }
}
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Mensagem por Marc7 Qua Fev 08, 2017 10:28 pm

kalielson obrigado pela susgestão, mas do jeito que meu script de saude do inimigo está não resolveria, eu preciso mesmo é fazer uma detecção que só quando o BoxCollider for atingido é que todo o inimiog vai sofrer dano, se o PoligonCollider sofrer a colisão não sofrerá dano.

minha solução até agora foi reimportar mais duas partes divididas do mesmo sprite do inimigo e coloca-las como filhas do prefab do inimigo.

a parte do inimigo que vai sofrer dano é o meio, essas outras duas partes separadas não e nelas coloquei a tag 'noBoss'. já o prefab tem a tag 'boss', então quando o prejetil colidir com qualquer coisa de tag boss o dano será contado. as duas partes separadas são atingidas, mas não arrancam dano, entendeu
até o momento só assim.

não sei se tem algum metodo da unity que busca apenas um tipo de collider
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 09, 2017 7:15 pm

o melhor jeito é reconstruir o player de maneira que não use colisores no mesmo transform, ou usar Layers. é a maneira correta.
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Mensagem por Marc7 Qui Fev 09, 2017 7:45 pm

MarcosSchultz escreveu:o melhor jeito é reconstruir o player de maneira que não use colisores no mesmo transform, ou usar Layers. é a maneira correta.

o tempo todo o player tem que ter seus colisores ativados. na verdade é o inimigo que tem que ter essa diferença nos colisores, o player eu posso deixar como está.
acho que se eu mexer nas layers não fará o efeito desejado porque o tempo todo player e inimigo vão estar mano a mano, um exatamente de frente para o outro, tanto o player como os tiros podem colidir com todo o corpo do inimigo mas para isso tem que estar na mesma layer.

mas só uma parte do corpo do inimigo é que vai sofrer dano, as outras não
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por MarcosSchultz Seg Fev 13, 2017 1:03 am

Então a solução que resta é dividir os colisores do inimigo em 2 objetos... o segundo objeto deve ter uma void OnTriggerEnter que avisa o script principal do inimigo quando ocorreu alguma colisão.
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Resolvido Re: Acertar apenas um componente Collider2D em objeto com mais de um Collider

Mensagem por Marc7 Seg Fev 13, 2017 11:09 am

MarcosSchultz escreveu:Então a solução que resta é dividir os colisores do inimigo em 2 objetos... o segundo objeto deve ter uma void OnTriggerEnter que avisa o script principal do inimigo quando ocorreu alguma colisão.

É tipo isso que eu fiz, dividi o inimigo em duas partes, a do meio toma dano por meio do void OnTrigger.
Unica forma que achei para fazer.

Por hora resolvido, qualquer outra duvida se precisar, peço para abrir o topico de novo! Obrigado a  todos!
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