Objeto se mover em lerp para uma posição X e Y aleatórias
2 participantes
Página 1 de 1
Objeto se mover em lerp para uma posição X e Y aleatórias
pessoal, estou instanciando um tiro que é uma bola de plasma que vai sair de uma nave, quero que esse tiro chegue até uma certa posição e então ele vai explodir e gerar varios outros tiros pequenos em varias direções.
mas a primeira trajetoria desse tiro antes de explodir é do ponto onde ele será instanciado até outro que será aleatorio em X e Y.
por exemplo ele sai do ponto de partida e vai até -3x / 4Y, mas depois quando for instanciado de novo, ele vai até 2x / -2y
não são posições fixas, são aleatorias porque vou usar o Random.Range, eu citei os numeros acima só simulando
o problema é que usei aqui o Random.Range mas não está funcionando, o tiro fica tremulo.
o script de movimento do tiro:
se precisar posto um video como está acontecendo!
agradeço qualquer ajuda!!
mas a primeira trajetoria desse tiro antes de explodir é do ponto onde ele será instanciado até outro que será aleatorio em X e Y.
por exemplo ele sai do ponto de partida e vai até -3x / 4Y, mas depois quando for instanciado de novo, ele vai até 2x / -2y
não são posições fixas, são aleatorias porque vou usar o Random.Range, eu citei os numeros acima só simulando
o problema é que usei aqui o Random.Range mas não está funcionando, o tiro fica tremulo.
o script de movimento do tiro:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class TiroA2 : MonoBehaviour {
public float speedA;
private float time;
void Start () {
Destroy(gameObject, 2f);
}
void Update () {
time += Time.deltaTime;
if (time >= 0.2f) {
transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, new Vector3(Random.Range(-4f, 5f), Random.Range(-3, 3f)), Time.deltaTime * speedA);
}
}
}
se precisar posto um video como está acontecendo!
agradeço qualquer ajuda!!
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3444
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Objeto se mover em lerp para uma posição X e Y aleatórias
Cara, está fazendo errado.
Primeiramente, eu não usaria Vector3.Lerp, e sim AddForce, mas não é algo "errado em si"
O seu grande erro é que você está fazendo o Random.Range no Update. Você tem que criar um vetor e fazer o random no Start, o Update apenas vai seguir este vetor... do contrário, você vai estar fazendo um random.Range o tempo todo.
Primeiramente, eu não usaria Vector3.Lerp, e sim AddForce, mas não é algo "errado em si"
O seu grande erro é que você está fazendo o Random.Range no Update. Você tem que criar um vetor e fazer o random no Start, o Update apenas vai seguir este vetor... do contrário, você vai estar fazendo um random.Range o tempo todo.
MarcosSchultz escreveu:Cara, está fazendo errado.
sim Marcos, eu pensei em o random estar se repetindo no update, tentei joga-lo no start e testei mas não aconteceu nada.
poderia postar um script usando o AddForce, ou de outra forma?
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
O random no Start seria assim:
Com AddForce, você teria que refazer o sistema.
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class TiroA2 : MonoBehaviour {
public float speedA;
private float time;
Vector3 destino;
void Start () {
Destroy(gameObject, 2f);
destino = new Vector3 (Random.Range (-4f, 5f), Random.Range (-3, 3f));
}
void Update () {
time += Time.deltaTime;
if (time >= 0.2f) {
transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, destino, Time.deltaTime * speedA);
}
}
}
Com AddForce, você teria que refazer o sistema.
bacana Marcos agora foi exato o que queria!
pretendia mesmo era criar mais outros dois tiros iguais e fazer cada um seguir uma rota aleatoria após criados, e funcionou perfeito. cada vez que simulo a trajetoria é diferente p cada tiro.
o que estava dando errado no Start era que eu estava jogando tudo dentro dele, até a linha transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, destinoC, Time.deltaTime * speedC);
pretendia mesmo era criar mais outros dois tiros iguais e fazer cada um seguir uma rota aleatoria após criados, e funcionou perfeito. cada vez que simulo a trajetoria é diferente p cada tiro.
o que estava dando errado no Start era que eu estava jogando tudo dentro dele, até a linha transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, destinoC, Time.deltaTime * speedC);
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Marcos, aproveito eu vou perguntar aqui, esse tiro de plasma é uma animação de 32 frames, ele está com o Loop marcado mas quando chega no ultimo frame ele pára um instante curto (tipo 1 segundo) e recomeça a animação.
estou na unity 5.5.1 que instalei recentemente e quando era na 5.4.4 nao tinha isso.
será que colocaram uma nova ferramenta para deixar selecionada ou não, que altera isso?
estou na unity 5.5.1 que instalei recentemente e quando era na 5.4.4 nao tinha isso.
será que colocaram uma nova ferramenta para deixar selecionada ou não, que altera isso?
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Marc7 escreveu:Marcos, aproveito eu vou perguntar aqui, esse tiro de plasma é uma animação de 32 frames, ele está com o Loop marcado mas quando chega no ultimo frame ele pára um instante curto (tipo 1 segundo) e recomeça a animação.
isto geralmente acontece por causa do formato da animação, ou coisas assim, por exemplo:
audios em mp3 tem esse delay
audios em wav não tem esse delay, e por ai vai.
os sprites das minhas animações estão em .PNG
PNG dá muito esse problema?
já que vc falou audio, qual formato é melhor eu importar para os sons de BGM e SE, os MP3 ou os WAV?
PNG dá muito esse problema?
já que vc falou audio, qual formato é melhor eu importar para os sons de BGM e SE, os MP3 ou os WAV?
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
utilize áudios em WAV, pois não possuem nenhum delay.