Como criar elevações, montanhas, em terrenos 3D
+3
marcos4503
AndyShow
Marc7
7 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Como criar elevações, montanhas, em terrenos 3D
boa tarde,
ainda não estou muito familiarizado com projetos 3D, então venho pedir essa ajuda, queira saber como fazer fazer aquelas elevações nos terrenos 3D, como montanhas, auto relevos e coisas assim. queria fazer pequenas elevações rochosas até montanhas.
qual video do Marcos explica isso?
grato!
ainda não estou muito familiarizado com projetos 3D, então venho pedir essa ajuda, queira saber como fazer fazer aquelas elevações nos terrenos 3D, como montanhas, auto relevos e coisas assim. queria fazer pequenas elevações rochosas até montanhas.
qual video do Marcos explica isso?
grato!
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3446
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: Como criar elevações, montanhas, em terrenos 3D
Olá Amigo!
Não me Lembro de Ter Visto uma Video Aula do Marcos Sobre Criação de Terrenos!
mas no youtube tem Vários Videos Explicando Tudo sobre o uso do Terrain!
https://www.youtube.com/watch?v=fuEoYM9BDDI
Não me Lembro de Ter Visto uma Video Aula do Marcos Sobre Criação de Terrenos!
mas no youtube tem Vários Videos Explicando Tudo sobre o uso do Terrain!
https://www.youtube.com/watch?v=fuEoYM9BDDI
Só toma cuidado com o uso da ferramenta Terrain, porque ela pode sugar boa parte do desempenho do seu projeto (Ainda mais se o projeto for rodar em dispositivos móveis), porque dependendo do terreno, pode conter muitos polígonos, e tambem porque o terrain usa o Mesh Collider, que é um colisor que toma forma do objeto 3D, isso é um pouco pesado. Mais para começar é bom você usar esta ferramenta.
Caso queira se aprofundar mais em relação ao desempenho do Terrain...
Você pode começar a brincar com esta ferramenta, se o jogo for para plataformas mais potentes, mais caso queira rodar em plataformas mais fracas, aconselho que crie seu terreno no blender (ou outro programa de modelagem)! Assim você pode escolher o numero de poligonos que seu terreno vai ter etc...
Caso queira se aprofundar mais em relação ao desempenho do Terrain...
Você pode começar a brincar com esta ferramenta, se o jogo for para plataformas mais potentes, mais caso queira rodar em plataformas mais fracas, aconselho que crie seu terreno no blender (ou outro programa de modelagem)! Assim você pode escolher o numero de poligonos que seu terreno vai ter etc...
Eu tenho criado projetos de jogos shmups em 2D, aqueles jogos de nave, mas queria começar a aprender no ambiente 3D.
Pretendo fazer um cenario que é tipo um tunel rochoso onde a nave vai passar e queria fazer elevações no terreno variadas, umas mais apertadas para a nave passar, outras mais abertas, para criar um desafio daqueles absurdos para o jogoador.
O tunel vai ter o chao e o teto, depois posto uma imgem para vcs terem ideia do que quero fazer.
bom então minha intenção é essa, e marcos4503, conforme vc disse que o terrain é meio pesado, depois se vc puder sugerir outra forma de fazer o que quero de uma forma que fique mais leve pode postar aqui!
Pretendo fazer um cenario que é tipo um tunel rochoso onde a nave vai passar e queria fazer elevações no terreno variadas, umas mais apertadas para a nave passar, outras mais abertas, para criar um desafio daqueles absurdos para o jogoador.
O tunel vai ter o chao e o teto, depois posto uma imgem para vcs terem ideia do que quero fazer.
bom então minha intenção é essa, e marcos4503, conforme vc disse que o terrain é meio pesado, depois se vc puder sugerir outra forma de fazer o que quero de uma forma que fique mais leve pode postar aqui!
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Tudo bem! Quando você postar uma imagem para eu ter uma ideia, eu vou poder explicar melhor, mais caso você já esteja simpatizado com o blender, você já pode criar seu terrain se baseando nesse vídeo!
É um vídeo curto, mais acredito que ele já sirva de introdução para você ter uma noção de criar um terreno no blender! Perceba que você pode escolher o numero de poligonos que o terreno vai ter.
Aqui esta um exemplo de terreno que eu criei no blender, eu resolvi criar com poucos poligonos propositalmente já que meu jogo é estilo minecraft, e mesmo assim ainda ficou atraente (pelo menos pra min kkkkkk), mais de qualquer forma ainda é mais leve do que o terrain!
Espero ter ajudado.
É um vídeo curto, mais acredito que ele já sirva de introdução para você ter uma noção de criar um terreno no blender! Perceba que você pode escolher o numero de poligonos que o terreno vai ter.
Aqui esta um exemplo de terreno que eu criei no blender, eu resolvi criar com poucos poligonos propositalmente já que meu jogo é estilo minecraft, e mesmo assim ainda ficou atraente (pelo menos pra min kkkkkk), mais de qualquer forma ainda é mais leve do que o terrain!
Espero ter ajudado.
E brother tuneis e meio complicado de fazer no terrein da unity, nem sei se dar pra fazer, aconselho modelar a motanha com o tunel no blender depois vc joga na unity,ai crie as elevacoes ao redor,,depois so texturizar
tom ramber- Avançado
- PONTOS : 3142
REPUTAÇÃO : 12
Áreas de atuação : Blender, Unity
Respeito as regras :
Realmente, não da pra fazer tuneis no terrain do unity, mais é só modelar no blender, é coisa simples! Como nesse exemplo que eu fiz hehehe.
Fico um modelo bem vagabundinho, mais você pode criar o seu túnel da forma que quiser!
Fico um modelo bem vagabundinho, mais você pode criar o seu túnel da forma que quiser!
marcos4503 escreveu:Realmente, não da pra fazer tuneis no terrain do unity, mais é só modelar no blender, é coisa simples! Como nesse exemplo que eu fiz hehehe.
Você também pode usar um shader de transparência pra isso ou modelar somente a entrada da caverna e usar o RenderTextures pra quem estiver do lado de fora ver dentro da caverna e vice-versa. Fiz isso no meu sistema de cavernas. Deixo as cavernas embaixo do terreno e ao passar pelas entradas/saídas levo o personagem pra dentro/fora da caverna.
Sistema interessante com RenderTextures ...Não sabia dessa..
tom ramber- Avançado
Respeito as regras :
Depois de muito trabalhar com o Terrain da Unity, cheguei a conclusão que é melhor modelar tudo em qualquer outro software e só exportar para a Unity... principalmente se o cenário em si não tem vegetação.
O terrain da Unity eh a coisa mais limitada que eu já vi.
O terrain da Unity eh a coisa mais limitada que eu já vi.
A vantagem pelo menos pra mim e a facilidade de criar ruas com o EasyRoads pro...Além do realismo da vegetação ...
tom ramber- Avançado
Respeito as regras :
Voce tambem pode modelar os tunes,terrenos,ruas no sketsUP
Pessoal o que quero fazer é isso aqui:
Me inspirei no jogo Thunder force VI do Saturno, vcs devem conhecer.
Vejam que tem um teto e um chão, eles variam em elevações diferentes, que faz o lugar ficar apertado ou espaçado. a quarta imagem já tem um fundo, agora sim é como se estivesse em um tunel.
quem quiser ver esse video a partir de 3 min e 45 vcs vão ver melhor a coisa funcionando.
a ultima imagem é do gradius V, o teto e o chao é um tecido vivo, e o fundo é outra imagem diferente.
bom é isso que quero fazer, pretendo fazer uma fase em que a nave entra dentro de um asteroide gigantesco onde tem esses tuneis e lugares dificeis para passar.
Me inspirei no jogo Thunder force VI do Saturno, vcs devem conhecer.
Vejam que tem um teto e um chão, eles variam em elevações diferentes, que faz o lugar ficar apertado ou espaçado. a quarta imagem já tem um fundo, agora sim é como se estivesse em um tunel.
quem quiser ver esse video a partir de 3 min e 45 vcs vão ver melhor a coisa funcionando.
a ultima imagem é do gradius V, o teto e o chao é um tecido vivo, e o fundo é outra imagem diferente.
bom é isso que quero fazer, pretendo fazer uma fase em que a nave entra dentro de um asteroide gigantesco onde tem esses tuneis e lugares dificeis para passar.
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Se alguem puder depois fazer um video no youtube montando um exemplo de um tunel exatamente desse que quero fazer vou agradecer muito, desculpem se estiver pedindo muito rsrs...
se não puderem não tem problema, vou tentando aos poucos.
meu problema é que não domino muito bem ainda o blender, o SketchUp então nem mexi nele ainda.
eu teria que ficar horas e horas fuçando e estudando esses programas, mas o problema é falta de tempo.
mas já tentei fazer alguns objetos em 3D no blender.
se não puderem não tem problema, vou tentando aos poucos.
meu problema é que não domino muito bem ainda o blender, o SketchUp então nem mexi nele ainda.
eu teria que ficar horas e horas fuçando e estudando esses programas, mas o problema é falta de tempo.
mas já tentei fazer alguns objetos em 3D no blender.
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Muito bem.. O seu jogo sera em 3D mais com a camera de lado, tipo de plataforma, é como o meu jogo. Então cara, agora que voce explicou com imagens, eu entendi bem o que voce quer! Voce pode fazer assim, criar um terreno com as elevaçoes e tal, e voce pode ir repetindo ele pela fase. Pra criar o chão da caverna, voce pode deixar a rotação em X (x ou y, testa ai, eu sempre me confundo com isso kkkkk) em 0 graus, pra montar o teto é so pegar o modelo e colocar em 180 graus, e bom. Eu acho que voce vai ter que usar o Mesh Collider ai, porque ele é o unico colisor que tem a forma do modelo. Dai voce pode usar ele pra detectar se a nave se colidiu com o terreno! Pra criar o fundo, voce pode fazer um desenho, ou então modelar tudo em 3D mesmo. Enfim, amanhã eu vou criar um exemplo disso pra voce, e tiro uns prints, e edito esse post!
marcos4503 escreveu:Muito bem.. O seu jogo sera em 3D mais com a camera de lado, tipo de plataforma, é como o meu jogo. Então cara, agora que voce explicou com imagens, eu entendi bem o que voce quer! Voce pode fazer assim, criar um terreno com as elevaçoes e tal, e voce pode ir repetindo ele pela fase. Pra criar o chão da caverna, voce pode deixar a rotação em X (x ou y, testa ai, eu sempre me confundo com isso kkkkk) em 0 graus, pra montar o teto é so pegar o modelo e colocar em 180 graus, e bom. Eu acho que voce vai ter que usar o Mesh Collider ai, porque ele é o unico colisor que tem a forma do modelo. Dai voce pode usar ele pra detectar se a nave se colidiu com o terreno! Pra criar o fundo, voce pode fazer um desenho, ou então modelar tudo em 3D mesmo. Enfim, amanhã eu vou criar um exemplo disso pra voce, e tiro uns prints, e edito esse post!
é isso que eu comecei a fazer aqui no unity, só que eu fiz apenas o chao. Teto eu pensei mais ou mnos nisso aí, rodar em 180º.
mas faça para mim e depois vc posta!!
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
esqueci de postar o link do video: https://www.youtube.com/watch?v=IcgGNcEZoTw
agora se eu quiser fazer um mar ou lava mesmo que se movimente, como na fase do tempo de 3:45, ou em 6:20 + ou -, como faria isso na unity 3D?
teria que repetir a lava ou mar?
agora se eu quiser fazer um mar ou lava mesmo que se movimente, como na fase do tempo de 3:45, ou em 6:20 + ou -, como faria isso na unity 3D?
teria que repetir a lava ou mar?
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Esse video o cara encina bem facil com ele da pra voce fazer isso que voce quer criando terreno e pintando
Aqui esta o exemplo cara! O teto e o chão da "caverna" ficaram com poucos poligonos, por isso o nivel de detalhe baixo, mais quando você for criar o seu terreno é so aumentar o nivel de poligonos! Pro fundo, é so vc modelar a parede da caverna e colocar lá tras! Aquele negócio vermelho é a "nave" kkkkkkkkkk
Agora, em relação ao mar e lava, você quer dizer estilo minecraft? Que as texturas tem uma animação que ficam se mechendo e tal?
Agora, em relação ao mar e lava, você quer dizer estilo minecraft? Que as texturas tem uma animação que ficam se mechendo e tal?
opa, value marcos4503, é isso aí que quero fazer!
para aumentar ou diminuir a quantidade de poligonos onde eu tenho que alterar?
sobre o mar/lava, não é estilo minecraft. é do jeito que está no video mesmo, veja lá no link que eu postei. a lava a partir do tempo 3:35 e o mar a partir de 6:15, aí vc vai ver como são.
para aumentar ou diminuir a quantidade de poligonos onde eu tenho que alterar?
sobre o mar/lava, não é estilo minecraft. é do jeito que está no video mesmo, veja lá no link que eu postei. a lava a partir do tempo 3:35 e o mar a partir de 6:15, aí vc vai ver como são.
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Se voce quer aumentar o numero de poligonos é so dividir bastante a malha no blender antes de começar a modelar!
Agora sobre a textura, eu vi o video, e pelo que eu entendi, essas texturas ficaram paradas né? Porque ja que a nave estara em movimento isso não importara muito.. Mais o que voce quer fazer é só um mar com agua comun e tal?
Agora sobre a textura, eu vi o video, e pelo que eu entendi, essas texturas ficaram paradas né? Porque ja que a nave estara em movimento isso não importara muito.. Mais o que voce quer fazer é só um mar com agua comun e tal?
ah então vc fez o teto e chao no blender, não na unity? pensei que foi na unity
no jogo thunder force eu não sei exatamente como funciona, se é a lava e o cenario que se move ou se é a propria nave, eu queria entender isso.
acho que na hora que eu entender mesmo vou conseguir desembolar muita coisa.
o jogo que vou fazer vai ter 7 levels e um deles será um stage com agua, um mar mesmo.
no jogo thunder force eu não sei exatamente como funciona, se é a lava e o cenario que se move ou se é a propria nave, eu queria entender isso.
acho que na hora que eu entender mesmo vou conseguir desembolar muita coisa.
o jogo que vou fazer vai ter 7 levels e um deles será um stage com agua, um mar mesmo.
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Mano. Eu acredito fortemente que é a nave que se move pelo cenario! Porque se não fosse assim voce teria que controlar o cenario kkkkk, é muito mais facil mover a nave do que o cenario né? Hehehe..
Fora que é muito mais daora voce mesmo ir criando o cenario e ir vendo a nave se movendo por ele graciosamente kkkkk
E sim, foi feito no blender, dai pra detectar as colisoes entre a nave e o teto/chão, é só usar o Mesh Collider..
Fora que é muito mais daora voce mesmo ir criando o cenario e ir vendo a nave se movendo por ele graciosamente kkkkk
E sim, foi feito no blender, dai pra detectar as colisoes entre a nave e o teto/chão, é só usar o Mesh Collider..
marcos4503 escreveu:Mano. Eu acredito fortemente que é a nave que se move pelo cenario! Porque se não fosse assim voce teria que controlar o cenario kkkkk, é muito mais facil mover a nave do que o cenario né? Hehehe..
talvez seja isso mesmo. vou fazer assim então, e ir testando a medida que vou construindo o cenario.
agora é pegar o jeito com o blender p fazer isso!
pretendo fazer stages com duração de uns 4 minutos ou 5, imagina o trabalho!
Marc7- Mestre
Respeito as regras :
Eu trabalho com cenarios no meu jogo e cara, eu pelo menos acho muito legal criar cenarios! Porque voce pode colocar easter eggs, trabalhar nos detalhes e tal!!
marcos4503 escreveu:Eu trabalho com cenarios no meu jogo e cara, eu pelo menos acho muito legal criar cenarios! Porque voce pode colocar easter eggs, trabalhar nos detalhes e tal!!
Pode crer!!
Marc7- Mestre
Respeito as regras :