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[Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

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DÚVIDA [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Dom Dez 11, 2016 9:26 pm

Bom, estou criando uma espécie de diálogo, não estou usando textos porque não tem como fazer o efeito que eu quero em textos da Unity, ai faço a fala no PS e jogo ao projeto, ai então resolvi criar uma void, que possa sempre ser acessada por outros scripts, para que eu não tenha que sempre programar umas 70 linhas em cada diálogo, mas percebi algum problema na hora de encontrar o GameObject que eu quero, segue o script:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Dialogo : MonoBehaviour {
 public GameObject[] textosDialogo;
 public AudioSource efeitoSonoroBalao;
 private GameObject[] caixaDialogo;
 public string[] falas, dialogos;

 void Awake(){
 
 }
 void Start () {
 encontrarFalasEDialogos (textosDialogo, caixaDialogo, falas, dialogos);
 }

 public static void encontrarFalasEDialogos(GameObject[] falas, GameObject[] caixasDeDialogo, string[] nomeFalas, string[] nomeDialogo){
 if (falas.Length <= 5) {
 nomeFalas[0] = "1stDialogoPt1";
 nomeFalas[1] = "1stDialogoPt2";
 nomeFalas[2] = "2ndDialogoPt1";
 nomeFalas[3] = "2ndDialogoPt2";

 falas [0] = GameObject.Find (nomeFalas[0].ToString());
 falas [1] = GameObject.Find (nomeFalas[1].ToString());
 falas [2] = GameObject.Find (nomeFalas[2].ToString());
 falas [3] = GameObject.Find (nomeFalas[3].ToString());

 falas [0].SetActive (false);
 falas [1].SetActive (false);
 falas [2].SetActive (false);
 falas [3].SetActive (false);

 }
 if (falas.Length > 4 && falas.Length <=  {
 nomeFalas[4] = "3rdDialogoPt1";
 nomeFalas[5] = "3rdDialogoPt2";
 nomeFalas[6] = "4thDialogoPt1";
 nomeFalas[7] = "4thDialogoPt2";

 falas [4] = GameObject.Find (nomeFalas[4]);
 falas [5] = GameObject.Find (nomeFalas[5]);
 falas [6] = GameObject.Find (nomeFalas[6]);
 falas [7] = GameObject.Find (nomeFalas[7]);

 falas [4].SetActive (false);
 falas [5].SetActive (false);
 falas [6].SetActive (false);
 falas [7].SetActive (false);
 }
 if (falas.Length > 8 && falas.Length <= 12) {
 nomeFalas[4] = "5thDialogoPt1";
 nomeFalas[5] = "5thDialogoPt2";
 nomeFalas[6] = "6thDialogoPt1";
 nomeFalas[7] = "6thDialogoPt2";

 falas [8] = GameObject.Find (nomeFalas[8]);
 falas [9] = GameObject.Find (nomeFalas[9]);
 falas [10] = GameObject.Find (nomeFalas[10]);
 falas [11] = GameObject.Find (nomeFalas[11]);

 falas [8].SetActive (false);
 falas [9].SetActive (false);
 falas [10].SetActive (false);
 falas [11].SetActive (false);
 }

 if (caixasDeDialogo.Length <= 3) {
 nomeDialogo[0] = "caixaDialogo1";
 nomeDialogo[1] = "caixaDialogo2";

 caixasDeDialogo [0] = GameObject.Find (nomeDialogo[0]);
 caixasDeDialogo [1] = GameObject.Find (nomeDialogo[1]);

 caixasDeDialogo [0].SetActive (false);
 caixasDeDialogo [1].SetActive (false);

 Debug.Log ("" + nomeDialogo [0]);
 }


 }
}
O problema do código é essa parte:

Código:
if (caixasDeDialogo.Length <= 3) {
 nomeDialogo[0] = "caixaDialogo1";
 nomeDialogo[1] = "caixaDialogo2";

 caixasDeDialogo [0] = GameObject.Find (nomeDialogo[0]);
 caixasDeDialogo [1] = GameObject.Find (nomeDialogo[1]);

 caixasDeDialogo [0].SetActive (false);
 caixasDeDialogo [1].SetActive (false);

 Debug.Log ("" + nomeDialogo [0]);
 }

Eu coloquei um Debug.Log para ver o problema, porém nem debuga no console, eu, sinceramente, não sei qual é o problema, sendo que funciona com os outros GameObjects.

Acontece um erro no console no console também:


[Unity 5] Problema com GameObject.Find(string); Ek5hr7



Link: https://imgur.com/a/27Jql

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por Weslley Dom Dez 11, 2016 9:31 pm

você não definiu o tamanho da matriz
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Dom Dez 11, 2016 9:35 pm

weslleyFx escreveu:você não definiu o tamanho da matriz
Como assim ? Onde eu posso consertar ?

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por Weslley Dom Dez 11, 2016 9:38 pm

Código:
private GameObject[] caixaDialogo;

void Start(){
  caixaDialogo = new GameObject[tamanho];
}

verifique se os nomes estão corretos
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Dom Dez 11, 2016 9:42 pm

weslleyFx escreveu:
Código:
private GameObject[] caixaDialogo;

void Start(){
   caixaDialogo = new GameObject[tamanho];
}

verifique se os nomes estão corretos
Os nomes estão corretos, quando ao length eu defino pela Unity, fora do script.

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por George Lucas Vieira Dom Dez 11, 2016 11:39 pm

Nesta parte aqui:
void Start () {
encontrarFalasEDialogos (textosDialogo, caixaDialogo, falas, dialogos);
}


Onde você declarou a variável "encontrarFalasEDialogos"?
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Seg Dez 12, 2016 8:18 am

George Lucas Vieira escreveu:Nesta parte aqui:
void Start () {
encontrarFalasEDialogos (textosDialogo, caixaDialogo, falas, dialogos);
}


Onde você declarou a variável "encontrarFalasEDialogos"?
wtf, "encontrarFalasEDialogos" é uma void, não uma variável ;-;

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Seg Dez 12, 2016 10:11 am

Alguém ? ...

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por dstaroski Seg Dez 12, 2016 10:32 am

ScorpionG4mer escreveu:Alguém ? ...
Bom dia brow! Atenção as regras do fórum, cuidado com o flood, regra número 3:  "Não é permitido postar novamente em um tópico mais de duas vezes seguidas. Caso queira adicionar algo, edite o último post ou aguarde 24h."


Obrigado!  
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Seg Dez 12, 2016 11:05 am

dstaroski escreveu:
ScorpionG4mer escreveu:Alguém ? ...
Bom dia brow! Atenção as regras do fórum, cuidado com o flood, regra número 3:  "Não é permitido postar novamente em um tópico mais de duas vezes seguidas. Caso queira adicionar algo, edite o último post ou aguarde 24h."


Obrigado!  
Desculpe se eu estou infringindo alguma regra, é que na minha opinião, isso deve ser coisa simples ou um erro bobo meu, mas ainda não consegui encontrar até porque voltei a programar esses dias, precisava que alguém me ajudasse, desculpe o incômodo, vou esperar até amanhã :3

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por George Lucas Vieira Seg Dez 12, 2016 6:42 pm

ScorpionG4mer escreveu:
George Lucas Vieira escreveu:Nesta parte aqui:
void Start () {
encontrarFalasEDialogos (textosDialogo, caixaDialogo, falas, dialogos);
}


Onde você declarou a variável "encontrarFalasEDialogos"?
wtf, "encontrarFalasEDialogos" é uma void, não uma variável ;-;

Eu passei o olho rápido pelo script e nem percebi a declaração do método. Enfim. Talvez o erro esteja aqui:

[Unity 5] Problema com GameObject.Find(string); 9IQl3pK
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Ter Dez 13, 2016 12:16 am

George Lucas Vieira escreveu:
ScorpionG4mer escreveu:
George Lucas Vieira escreveu:Nesta parte aqui:
void Start () {
encontrarFalasEDialogos (textosDialogo, caixaDialogo, falas, dialogos);
}


Onde você declarou a variável "encontrarFalasEDialogos"?
wtf, "encontrarFalasEDialogos" é uma void, não uma variável ;-;

Eu passei o olho rápido pelo script e nem percebi a declaração do método. Enfim. Talvez o erro esteja aqui:

[Unity 5] Problema com GameObject.Find(string); 9IQl3pK
Eu notei isso e já arrumei, porém não conserta o erro.

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por George Lucas Vieira Ter Dez 13, 2016 12:52 am

Estranho. Pra mim não aparece nenhum erro além daquele. Como você consertou aquilo? Coloque aqui pra mim testar pfv.
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por Weslley Ter Dez 13, 2016 8:15 am

null reference exception você esta tentando pegar algo que não existe verifique a linha do erro
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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Ter Dez 13, 2016 5:26 pm

George Lucas Vieira escreveu:Estranho. Pra mim não aparece nenhum erro além daquele. Como você consertou aquilo? Coloque aqui pra mim testar pfv.
Script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Dialogo : MonoBehaviour {
   public bool x;
   public float i;
   public GameObject[] textosDialogo;
   public AudioSource efeitoSonoroBalao;
   private Image[] caixaDialogo;
   public string[] falas;
   public string[] dialogos;

   void Awake(){
      
   }
   void Start () {
      Falas_Dialogos (textosDialogo, falas, dialogos, caixaDialogo);
   }

   public void Falas_Dialogos(GameObject[] falas, string[] nomeFalas, string[] nomeDialogo, Image[] caixasDeDialogo){
      if (falas.Length <= 5) {
         nomeFalas[0] = "1stDialogoPt1";
         nomeFalas[1] = "1stDialogoPt2";
         nomeFalas[2] = "2ndDialogoPt1";
         nomeFalas[3] = "2ndDialogoPt2";

         falas [0] = GameObject.Find (nomeFalas[0].ToString());
         falas [1] = GameObject.Find (nomeFalas[1].ToString());
         falas [2] = GameObject.Find (nomeFalas[2].ToString());
         falas [3] = GameObject.Find (nomeFalas[3].ToString());

         falas [0].SetActive(false);
         falas [1].SetActive (false);
         falas [2].SetActive (false);
         falas [3].SetActive (false);

         falas [0].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [1].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [2].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [3].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;

      }
      if (falas.Length > 4 && falas.Length <= 8) {
         nomeFalas[4] = "3rdDialogoPt1";
         nomeFalas[5] = "3rdDialogoPt2";
         nomeFalas[6] = "4thDialogoPt1";
         nomeFalas[7] = "4thDialogoPt2";

         falas [4] = GameObject.Find (nomeFalas[4]);
         falas [5] = GameObject.Find (nomeFalas[5]);
         falas [6] = GameObject.Find (nomeFalas[6]);
         falas [7] = GameObject.Find (nomeFalas[7]);

         falas [4].SetActive (false);
         falas [5].SetActive (false);
         falas [6].SetActive (false);
         falas [7].SetActive (false);

         falas [4].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [5].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [6].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [7].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
      }
      if (falas.Length > 8 && falas.Length <= 12) {
         nomeFalas[4] = "5thDialogoPt1";
         nomeFalas[5] = "5thDialogoPt2";
         nomeFalas[6] = "6thDialogoPt1";
         nomeFalas[7] = "6thDialogoPt2";

         falas [8] = GameObject.Find (nomeFalas[8]);
         falas [9] = GameObject.Find (nomeFalas[9]);
         falas [10] = GameObject.Find (nomeFalas[10]);
         falas [11] = GameObject.Find (nomeFalas[11]);

         falas [8].SetActive (false);
         falas [9].SetActive (false);
         falas [10].SetActive (false);
         falas [11].SetActive (false);

         falas [8].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [9].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [10].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
         falas [11].GetComponent<Image> ().fillAmount = 0;
      }

      if (caixasDeDialogo.Length > 0) {
         nomeDialogo [0] = "caixaDialogo1";
         nomeDialogo [1] = "caixaDialogo2";

         caixasDeDialogo [0] = GameObject.Find (nomeDialogo [0]).GetComponent<Image> ();
         caixasDeDialogo [1] = GameObject.Find (nomeDialogo [1]).GetComponent<Image> ();

         caixasDeDialogo [0].gameObject.SetActive (false);
         caixasDeDialogo [1].gameObject.SetActive (false);

      }
   }

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por ScorpionG4mer Ter Dez 13, 2016 5:26 pm

weslleyFx escreveu:null reference exception você esta tentando pegar algo que não existe verifique a linha do erro
Erro:

NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
Dialogo.Falas_Dialogos (UnityEngine.GameObject[] falas, System.String[] nomeFalas, System.String[] nomeDialogo, UnityEngine.UI.Image[] caixasDeDialogo) (at Assets/Scripts/Outros/Dialogo.cs:36)
Dialogo.Start () (at Assets/Scripts/Outros/Dialogo.cs:18)

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Problema com GameObject.Find(string);

Mensagem por Altamir Qua Dez 14, 2016 3:28 am

Ola, dei um olhada no teu código e gostaria de sugerir algumas coisa.

Uma delas é que evite usar array associativos, principalmente por índices.Se duas coisa andam juntas deveriam ser uma classe ou struct. Parece ser algo tosco, mas no final em um projeto grande isso pode acabar criando um bug.

Outra é sobre o .find(), evite sempre que possível, ele pode se tornar pesado, sempre que for possivel passe a referencia via inspector. 
Como não sei exatamente o que voce estava fazendo, fiz um codigo de exemplo(em cima do que entendi, posso ter viajada), subi pro github se quiser olhar a minha viajada.

Repositorio com exemplo


pode ter erros, pois fiz agora de noite.Foi mais pra mostrar uma alternativa pra evitar usar dois vetores.
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using System;

[System.Serializable]
public class Fala
{
    public GameObject falaGO;
    Image falaImag;
    public string nomeFala;

    public void Init()
    {
        if (falaGO != null)
        {
            falaImag = falaGO.GetComponent<Image>();
            falaImag.fillAmount = 0;
            falaGO.SetActive(false);
        }
        else
        {
            Debug.LogWarning("Falta referencia da fala!");
        }
    }

    internal void SetFill(float qt)
    {
        falaImag.fillAmount += qt;
    }

    internal float GetfillAmount()
    {
        return falaImag.fillAmount;
    }
}

[System.Serializable]
public class Dialogo
{
    public Fala[] falas;
    int cur;

    internal void Init()
    {

        for (int i = 0; i < falas.Length; i++)
        {
            falas[i].Init();
        }

    }

    internal Fala GetNextFala()
    {
        if (cur >= falas.Length)
        {
            cur = 0;
        }
        Fala retorno = falas[cur];
        cur++;
        return retorno;
    }
}


public class Dialogos : MonoBehaviour
{
    public Dialogo[] dialogos;
    int cur;
    [SerializeField]
    float velocidade = 1f;

    public void Start()
    {
        cur = 0;
        for (int i = 0; i < dialogos.Length; i++)
        {
            dialogos[i].Init();
        }
    }

    public void Next()
    {
        if (cur >= dialogos.Length)
        {
            cur = 0;
        }
        Fala fala = dialogos[cur].GetNextFala();
        cur++;
        StartCoroutine(PreencheFala(fala));
    }


    IEnumerator PreencheFala(Fala fala)
    {
        fala.falaGO.SetActive(true);
        while (fala.GetfillAmount() < 1f)
        {
            fala.SetFill(velocidade * Time.deltaTime);
            yield return null;
        }
    }
}

Usei assim, claro que depende do que tu esta fazendo.

[Unity 5] Problema com GameObject.Find(string); 20773fq
Altamir
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