Escolher que resoluções jogo vai ter
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Escolher que resoluções jogo vai ter
Ola pessoal!
estou fazendo um jogo 2D shooter de nave vertical e estou me inspirando nos formatos de tela de alguns shooter do mega drive.
a imagem abaixo mostra um exemplo da resolução que estou fazendo:
reparem que tem uma tarjinha preta em cima e embaixo (cortou a tarja de cima mas ela existe), e a lateral preta é onde vai ficar o score, vidas etc (criei um HUD para isso).
a resolução que criei foi 1280 x 960 e até que ficou como eu queria, quase igual a da imagem.
compilei o jogo para a versão jogavel só para ver como fica a resolução e até que no meu monitor ficou como quero, então pensei em deixar somente essa resolução. quando abro o jogo aparece aquela janelinha onde vc escolhe uma lista de resoluções para o jogo, se será windowed ou fullscreen... na opçao de resolução eu queria deixar só a 1280 x 960, mas receio que quem for jogar esse jogo tenha problema na resolução, como cortar pedaço do cenario por ele expandir demais, nave se mover para fora da tela e sumir, etc.. porque todo mundo tem um monitor diferente.
então pessoal eu queria um conselho sobre isso, se posso deixar uma unica resolução ou se devo deixar umas 3 ou 4 resoluções disponiveis para as pessoas escolherem a que melhor lhe convier.
como que faço, se via script ou dentro da unity, para eliminar ou acrescentar resoluções nessa tela inicial antes de abrir o jogo, ou também no menu options do jogo?
estou fazendo um jogo 2D shooter de nave vertical e estou me inspirando nos formatos de tela de alguns shooter do mega drive.
a imagem abaixo mostra um exemplo da resolução que estou fazendo:
reparem que tem uma tarjinha preta em cima e embaixo (cortou a tarja de cima mas ela existe), e a lateral preta é onde vai ficar o score, vidas etc (criei um HUD para isso).
a resolução que criei foi 1280 x 960 e até que ficou como eu queria, quase igual a da imagem.
compilei o jogo para a versão jogavel só para ver como fica a resolução e até que no meu monitor ficou como quero, então pensei em deixar somente essa resolução. quando abro o jogo aparece aquela janelinha onde vc escolhe uma lista de resoluções para o jogo, se será windowed ou fullscreen... na opçao de resolução eu queria deixar só a 1280 x 960, mas receio que quem for jogar esse jogo tenha problema na resolução, como cortar pedaço do cenario por ele expandir demais, nave se mover para fora da tela e sumir, etc.. porque todo mundo tem um monitor diferente.
então pessoal eu queria um conselho sobre isso, se posso deixar uma unica resolução ou se devo deixar umas 3 ou 4 resoluções disponiveis para as pessoas escolherem a que melhor lhe convier.
como que faço, se via script ou dentro da unity, para eliminar ou acrescentar resoluções nessa tela inicial antes de abrir o jogo, ou também no menu options do jogo?
Marc7- Mestre
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Indo em Player settings você pode você pode desabilitar essa caixa de dialogo ou setar as resoluções ou se vai estar em full screen
Weslley- Moderador
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
weslley, fullscrenn eu vou deixar habilitada, agora se eu quiser então deixar como unica resolução para o jogo a 1280 x 960 é só deixar a Default Screen Width em 1280 e a Default Screen Height em 960?
A opção Display Resolution Dialog são aquelas resoluções que aparecem para escolher quando abre a primeira janela ao executar o jogo, é isso mesmo?
se eu fixar somente a 1280 x 960 qualquer monitor vai se ajustar perfeito a ela sem corte de cenario e tal?
Para que serve a Default Is Native Resolution?
A opção Display Resolution Dialog são aquelas resoluções que aparecem para escolher quando abre a primeira janela ao executar o jogo, é isso mesmo?
se eu fixar somente a 1280 x 960 qualquer monitor vai se ajustar perfeito a ela sem corte de cenario e tal?
Para que serve a Default Is Native Resolution?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
sim, sim, provavelmente vai aparece algumas tarjas pretas em alguns monitores com o full screen habilitado , serve para ativar o Default Screen Width eDefault Screen Height
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
vai aparecer algumas tarjas pretas em alguns monitores sem qual habilitado, o Default Is Native Resolution?
Marc7- Mestre
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
faça um teste ai com a resolução 1280 x 960
Weslley- Moderador
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
ok testei com essa resolução e fico como queria, ficou quase que identico ao tamanho das tarjas pretas da imagem.
na margem esquerda não tem tarja e do lado direito retangulo preto do menu ficou beleza.
tudo que eu defini (cenario, objetos, etc ) para aparecer dentro da area da camera apareceu, sem cortar nada.
minha preocupação é se com essa resolução vai cortar alguma coisa em outros monitores, será que não?
na margem esquerda não tem tarja e do lado direito retangulo preto do menu ficou beleza.
tudo que eu defini (cenario, objetos, etc ) para aparecer dentro da area da camera apareceu, sem cortar nada.
minha preocupação é se com essa resolução vai cortar alguma coisa em outros monitores, será que não?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Você tem que projetar o jogo para a resolução mais "quadrada" possível, pois os monitores parte do mais quadrado e depois vão espichando para os lados.
Se a sua preocupação é não perder nenhum elemento, projete o jogo para tudo estar dentro de escalas 5:4
Se a sua preocupação é não perder nenhum elemento, projete o jogo para tudo estar dentro de escalas 5:4
Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Marcos, eu marquei a resolução aqui do jogo para 5:4, ao invés de eixar uma resolução personalizada.
Uma parte do cenario ficou para fora da margem esquerda e direita da moldura da camera, mas quando compilei para a versão jogavel, o monitor esticou para os lados e ficou tudo dentro da camera certinho, diferente de quando estava dentro da unity.
Eu posso te mandar uma copia a versão jogavel só para vc testar no seu monitor como fica? aí vc me dá um feedback, se a nave some para fora da tela... porque aqui até agora ficou legal como eu queria. Parece que em 5:4 o jogo vai rodar em 1280 x 1024 automaticamente.
Uma parte do cenario ficou para fora da margem esquerda e direita da moldura da camera, mas quando compilei para a versão jogavel, o monitor esticou para os lados e ficou tudo dentro da camera certinho, diferente de quando estava dentro da unity.
Eu posso te mandar uma copia a versão jogavel só para vc testar no seu monitor como fica? aí vc me dá um feedback, se a nave some para fora da tela... porque aqui até agora ficou legal como eu queria. Parece que em 5:4 o jogo vai rodar em 1280 x 1024 automaticamente.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
em 5:4 você rodou o jogo simulando um monitor pequeno... então tem que adequar para este tamanho.
No seu monitor, a resolução provavelmente é maior, por isto ficou dentro da tela, mas em outros monitores, pode ficar algum elemento de fora.
No seu monitor, a resolução provavelmente é maior, por isto ficou dentro da tela, mas em outros monitores, pode ficar algum elemento de fora.
Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Marcos esse video mostra como que tá o projeto até agora:
qual resolução ideal eu devo selecionar para que o jogo rode com tudo aparecendo dentro da tela de forma automática, qualquer que seja o monitor?
veja que já está fixado em 5:4. a area da camera lá na aba Scene está menor que o cenario, mas no meu monitor na hora que eu rodo o jogo pronto ela estica para os lados e fica tudo perfeito como quero.
Pessoal aproveito para desejar boas festas a toda a comunidade schultzgames e suas famílias, muita paz para todos e fé em Deus acima de tudo!! :D :D
qual resolução ideal eu devo selecionar para que o jogo rode com tudo aparecendo dentro da tela de forma automática, qualquer que seja o monitor?
veja que já está fixado em 5:4. a area da camera lá na aba Scene está menor que o cenario, mas no meu monitor na hora que eu rodo o jogo pronto ela estica para os lados e fica tudo perfeito como quero.
Pessoal aproveito para desejar boas festas a toda a comunidade schultzgames e suas famílias, muita paz para todos e fé em Deus acima de tudo!! :D :D
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
o que alguem sugere que eu faça?
ou não precisa fazer mais nada, a resolução do jeito que pus já serial a ideal para qualquer monitor?
ou não precisa fazer mais nada, a resolução do jeito que pus já serial a ideal para qualquer monitor?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
talvez ajude http://answers.unity3d.com/questions/620699/scaling-my-background-sprite-to-fill-screen-2d-1.html
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
será que eu terei que mexer nisso via script?
vou dar exemplo do meu monitor, eu uso o windows 10 pro e a imagem abaixo mostra as opções de resolução para meu monitor e aquela que é recomendavel para ele, 1280 x 1024:
tem monitores que tem o recomendavel de 1600 x 900 por exemplo, além de outras resoluções, então acho que eu teria que fazer p esse jogo uma lista de opções de resolução para funcionar em qualquer monitor.
o problema é que nem todo monitor está dentro do mesmo aspecto (5:4, 16:9, 16:10 etc)
a 1280 x 1024 está dentro do aspecto 5:4, mas a 1600 x 900 e outras devem estar em outro aspecto, é isso que está dificultando.
weslley como que eu acerto isso? porque quero o jogo se ajustar automatico em qualquer monitor. agradeço ajuda!
vou dar exemplo do meu monitor, eu uso o windows 10 pro e a imagem abaixo mostra as opções de resolução para meu monitor e aquela que é recomendavel para ele, 1280 x 1024:
tem monitores que tem o recomendavel de 1600 x 900 por exemplo, além de outras resoluções, então acho que eu teria que fazer p esse jogo uma lista de opções de resolução para funcionar em qualquer monitor.
o problema é que nem todo monitor está dentro do mesmo aspecto (5:4, 16:9, 16:10 etc)
a 1280 x 1024 está dentro do aspecto 5:4, mas a 1600 x 900 e outras devem estar em outro aspecto, é isso que está dificultando.
weslley como que eu acerto isso? porque quero o jogo se ajustar automatico em qualquer monitor. agradeço ajuda!
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Pessoal, realmente eu estou confuso nisso.
eu posso enviar o projeto para alguem pelo google drive p vcs verem como o jogo vai rodar em outro monitor?
assim vcs vão entender melhor o que está acontecendo.
eu posso enviar o projeto para alguem pelo google drive p vcs verem como o jogo vai rodar em outro monitor?
assim vcs vão entender melhor o que está acontecendo.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.
Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.
Uma maneira simples de resolver este problema, é definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, exemplo, você está trabalhando em Portrait (2:3), ai você monta o cenário e os limites para a nave não sair da tela. Quando a resolução for mais estreita, como por exemplo um Portrait (10:16), a nave vai ficar sempre dentro dos limites.
Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.
Uma maneira simples de resolver este problema, é definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, exemplo, você está trabalhando em Portrait (2:3), ai você monta o cenário e os limites para a nave não sair da tela. Quando a resolução for mais estreita, como por exemplo um Portrait (10:16), a nave vai ficar sempre dentro dos limites.
Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
MarcosSchultz escreveu:hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.
Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.
Vamos por esta parte mais dificil primeiro com fins de aprendizagem: não entendi bem, como eu faria isso?
Agora sobre definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, eu terei que definir outro aspecto de resolução? qual seria esse maior limite considerando que o jogo será só para pc? agora está em 5:4, se eu mudar para 2:3 serial o ideal?
Marcos vc pode ver que eu deixei o cenario um pouco para fora das laterais da camera, se eu pôr em 2:3 eu terei que pôr o cenario inteiramente dentro da camera?
aproveito para falar que eu tenho outro pc aqui que a resolução recomendavel para o monitor está em 1360 x 768, bem diferente da 1280 x 1024 que eu estou usando agora. copiei o jogo compilado para o outro pc e pus para rodar, e não deu certo com a resolução.
por aí dá para ver que o jogo vai ter problemas em outros monitores enquanto eu não arrumar isso..
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Update: eu criei aqui a resolução 2:3 só p ver como fica mas não ficou bom, não é a que quero porque ela fica em formato retrato, tem que ser alguma resolução em paisagem para mudar só as laterais (onde estou tendo problemas), mesmo que o jogo seja um shooter vertical.
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Eu sugiro que você dê uma olhada neste artigo, talvez ele possa solucionar seu problema:
http://gamedesigntheory.blogspot.com.br/2010/09/controlling-aspect-ratio-in-unity.html
http://gamedesigntheory.blogspot.com.br/2010/09/controlling-aspect-ratio-in-unity.html
Weverton Borges da Silva- Avançado
- PONTOS : 3130
REPUTAÇÃO : 49
Idade : 33
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Weverton eu segui esse artigo que vc indicou, fiz o script e ficou assim:
veja que eu setei o aspecto 5:4
mas depois compilar e rodar o jogo a tela ficou desse jeito:
veja que tem duas tarjinhas pretas no topo superior e inferior, isso ficou beleza, mas na lateral esquerda ficou essa barra branca que come uma parte da nave e do cenario.
Ainda não está acertando com o aspecto 5:4
veja que eu defini float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;
talvez se eu colocasse não uma proporção, mas uma resolução tipo float aspectoAlvo = 1280f / 960f; pode sei que funcione, mas não sei se é a forma correta de escrever
realmente tá dificil de arrumar isso, senão o jogo não vai ajustar em qualquer monitor, se alguem ainda tiver uma luz no fim do tunel fico muito grato
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Resolucao : MonoBehaviour {
void Start() {
// Ajusta a proporçao da tela desejada (os valores neste exemplo sao
// Hard-coded para 16:9, mas voce poderia torna-los em variaveis
// publicas em vez disso para que voce possa defini-los em tempo de design)
float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;
// Determina a aspect ratio atual das janelas do jogo.
float aspectoDaJanela = (float)Screen.width / (float)Screen.height;
// A altura atual da janela de exibiçao deve ser dimensionada por esse valor.
float alturaEscala = aspectoDaJanela / aspectoAlvo;
// Obtem o componente da camera para que possamos modificar sua janela de exibiçao.
Camera camera = GetComponent<Camera>();
// Se a altura ajustada for menor que a altura atual, adicione letterbox.
if (alturaEscala < 1.0f) {
Rect rect = camera.rect;
rect.width = 1.0f;
rect.height = alturaEscala;
rect.x = 0;
rect.y = (1.0f - alturaEscala) / 2.0f;
camera.rect = rect;
}
// Adiciona pillarbox
else {
float larguraEscala = 1.0f / alturaEscala;
Rect rect = camera.rect;
rect.width = larguraEscala;
rect.height = 1.0f;
rect.x = (1.0f - larguraEscala) / 2.0f;
rect.y = 0;
camera.rect = rect;
}
}
}
veja que eu setei o aspecto 5:4
mas depois compilar e rodar o jogo a tela ficou desse jeito:
veja que tem duas tarjinhas pretas no topo superior e inferior, isso ficou beleza, mas na lateral esquerda ficou essa barra branca que come uma parte da nave e do cenario.
Ainda não está acertando com o aspecto 5:4
veja que eu defini float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;
talvez se eu colocasse não uma proporção, mas uma resolução tipo float aspectoAlvo = 1280f / 960f; pode sei que funcione, mas não sei se é a forma correta de escrever
realmente tá dificil de arrumar isso, senão o jogo não vai ajustar em qualquer monitor, se alguem ainda tiver uma luz no fim do tunel fico muito grato
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.
Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
MarcosSchultz escreveu:Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.
essa barra branca na verdade ficou dos dois lados, esquerdo e direito, é porque o painel menu preto estava tampando.
bom Marcos então vc sugere deixar esses espaços que ficou nas laterais? se for então não tem problema vou deixar assim mesmo.
mas esses espaços nas laterias ficaram brancos, como deixar-los pretos?
Marc7- Mestre
- PONTOS : 3443
REPUTAÇÃO : 28
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Re: Escolher que resoluções jogo vai ter
Troca o backGround, ou coloca sprites para preencher o local.
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