[TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem
4 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem
Fala galera, estou trazendo este tutorial bastante simples para explicar como funcionam as barras de rolagem na unity ( com a função GUI )
Estarei deixando este script 100% ajustável que eu fiz para quem quiser estudar seu funcionamento.
Básicamente, o primeiro Rect do GUI tem 4 parametros, que são ( posição inicial em X, posição inical em Y, tamanho da janela em X, tamanho da janela em Y)
o segundo Rect tem outros 4 parametros que são ( posição inicial em X da caixa, posição inicial em Y da caixa, tamanho da caixa de botões em X, tamanho da caixa de botões em Y)
e o resto são os for que eu fiz para fazer os botões aparecerem na tela.
o nome das variáveis já deve dar uma boa ajuda para entender o que está se passando no script.
Aqui vai um segundo script...
ele cria um campo com diversas janelas de texto digitáveis:
Estarei deixando este script 100% ajustável que eu fiz para quem quiser estudar seu funcionamento.
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class BarraDeRolagem : MonoBehaviour {
public Vector2 posicaoInicial;
private Vector2 scrollPosition = Vector2.zero;
public int linhas = 10,colunas = 10,LarguraBotoes = 100, AlturaBotoes = 50,LarguraJanela = 700 ,AlturaJanela = 700;
void OnGUI() {
scrollPosition = GUI.BeginScrollView (new Rect (posicaoInicial.x, posicaoInicial.y, LarguraJanela, AlturaJanela), scrollPosition, new Rect (0, 0, colunas * LarguraBotoes, linhas * AlturaBotoes));
for (int x = 0; x < linhas; x++) {
for (int y = 0; y < colunas; y++) {
GUI.Button (new Rect (y * LarguraBotoes, x * AlturaBotoes, LarguraBotoes, AlturaBotoes), "Num: " + y+(x*colunas));
}
}
GUI.EndScrollView ();
}
}
Básicamente, o primeiro Rect do GUI tem 4 parametros, que são ( posição inicial em X, posição inical em Y, tamanho da janela em X, tamanho da janela em Y)
o segundo Rect tem outros 4 parametros que são ( posição inicial em X da caixa, posição inicial em Y da caixa, tamanho da caixa de botões em X, tamanho da caixa de botões em Y)
e o resto são os for que eu fiz para fazer os botões aparecerem na tela.
o nome das variáveis já deve dar uma boa ajuda para entender o que está se passando no script.
Aqui vai um segundo script...
ele cria um campo com diversas janelas de texto digitáveis:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
public class BarraDeRolagem : MonoBehaviour {
private Vector2 scrollPosition = Vector2.zero;
public int linhas = 10,colunas = 10,LarguraBotoes = 100, AlturaBotoes = 50;
public string[] stringEditavel;
void Awake(){
stringEditavel = new string[linhas*colunas];
for (int i = 0; i < stringEditavel.Length; ++i) {
stringEditavel [i] = string.Empty;
}
}
void OnGUI() {
scrollPosition = GUI.BeginScrollView (new Rect (0, 0, Screen.width, Screen.height), scrollPosition, new Rect (0, 0, colunas * LarguraBotoes, linhas * AlturaBotoes));
for (int x = 0; x < linhas; x++) {
for (int y = 0; y < colunas; y++) {
stringEditavel[y+(x*colunas)] = GUI.TextField(new Rect(y * LarguraBotoes, x * AlturaBotoes, LarguraBotoes, AlturaBotoes), stringEditavel[y+(x*colunas)], 100);
}
}
GUI.EndScrollView ();
}
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:22 pm, editado 4 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Botões, Texto, GUI, etc com barra de rolagem
Marcos e o tutor de fazer plantaçoes
Santiago Furtado- MembroAvançado
- PONTOS : 3738
REPUTAÇÃO : 16
Respeito as regras :
Mano eu fiz isso e apareceu esse erro
Também tem um tópico no fórum we make a game
Assets/Scenas/Abertura/casa.cs(69,41): error CS1501: No overload for method `Button' takes `1' arguments
Também tem um tópico no fórum we make a game
Assets/Scenas/Abertura/casa.cs(69,41): error CS1501: No overload for method `Button' takes `1' arguments
Chilinger- MembroAvançado
- PONTOS : 4094
REPUTAÇÃO : 42
Respeito as regras :
Tópico atualizado, Script com edição de TextField adicionado.
Ola, inseri um Button e gostaria de saber se tem algo sobre, queria criar um script para iniciar uma ação em um objeto quando esse Button é clicado. Estou usando a Unity 5, se alguem puder me socorrer, agradeço desde ja!
vlw ^^
vlw ^^
basta deixar alguma variavel booleana verdadeira quando clicar no botão,... más seria melhor criar um tópico especifico para a dúvida, dando mais detalhes
Marcos sei que nao pode comentar nesse post,antes de qualquer coisa minhas desculpas.Mas eu usei seu script, e tentei adaptar ,e nao consegui, poderia voce ou alguem me ajudar como eu conseguiria, ir add os objetos de uma lista usando um for ou foreach, uma a um sendo que quando chegar a 3 um do lado do outro fosse para baixo e etc.Meu problema era quando eu tinha 1 nao aparecia, so quando minha lista tinha 3.
Chilinger- MembroAvançado
- PONTOS : 4094
REPUTAÇÃO : 42
Respeito as regras :