Pra que serve o [SerializeField] e por que usar ele?
4 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Pra que serve o [SerializeField] e por que usar ele?
Eai guris,
Eu sei que ele deixa ativado no inspector as variáveis mesmo elas estando private. Fora isso, oq esse cara tem a mais? Por que usar?
Eu sei que ele deixa ativado no inspector as variáveis mesmo elas estando private. Fora isso, oq esse cara tem a mais? Por que usar?
Última edição por Hardencio em Sex Dez 02, 2016 5:44 pm, editado 1 vez(es)
Hardencio- Avançado
- PONTOS : 3720
REPUTAÇÃO : 25
Áreas de atuação : Advergames and Casual Games
Respeito as regras :
Re: Pra que serve o [SerializeField] e por que usar ele?
bom e um atributo bastante útil, e bem normal usar uma variável publica do que privada mais o interessante e recomendando seria fazer variáveis com pouca acessibilidade mais que seja possível alterar no inspector e ai que entrar esse atributo, se tiver outra funcionalidade estou por fora
Última edição por weslleyFx em Sáb Nov 26, 2016 4:45 pm, editado 1 vez(es)
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Sim WeslleyFX
Mas ajuda em questão de optimização será??
Hardencio- Avançado
Respeito as regras :
Acredito que não
Weslley- Moderador
Respeito as regras :
Hardencio escreveu:Sim WeslleyFX
Dependendo como é usado, sim... mas eu sempre desconsidero. A diferença é nula.
Os códigos oficiais da unity sempre são em private com serializefild... ai que veio a duvida. Acho que vou começar a usar
Hardencio- Avançado
Respeito as regras :
Simples: Um dos conceitos básicos de programação é sempre evitar ao máximo deixar variaveis e atributos publicos. Existe uma "mania" na Unity de voce deixar tudo public "só" para aparecer no Inspector. O correto é deixar privado tudo que necessita ser privado, e para caso você precise acessar utilize Get e Set, que são as propriedades do C#, principalmente se voce estiver programando orientado a objeto usando encapsulamento o codigo ficará muito mais organizado.
Reparem que todos os codigos que vem por padrão na unity estão privados e usando Serialize para aparecer no Inspector.
Fica a dica: Use sempre privado. Quer acesso? use propriedades. Quer mostrar no inspector? Use Serialize
Reparem que todos os codigos que vem por padrão na unity estão privados e usando Serialize para aparecer no Inspector.
Fica a dica: Use sempre privado. Quer acesso? use propriedades. Quer mostrar no inspector? Use Serialize
dimmuo escreveu:Simples: Um dos conceitos básicos de programação é sempre evitar ao máximo deixar variaveis e atributos publicos. Existe uma "mania" na Unity de voce deixar tudo public "só" para aparecer no Inspector. O correto é deixar privado tudo que necessita ser privado, e para caso você precise acessar utilize Get e Set, que são as propriedades do C#, principalmente se voce estiver programando orientado a objeto usando encapsulamento o codigo ficará muito mais organizado.
Muito boa a explicação! Obrigado.
Hardencio- Avançado
Respeito as regras :
dimmuo escreveu:Simples: Um dos conceitos básicos de programação é sempre evitar ao máximo deixar variaveis e atributos publicos. Existe uma "mania" na Unity de voce deixar tudo public "só" para aparecer no Inspector. O correto é deixar privado tudo que necessita ser privado, e para caso você precise acessar utilize Get e Set, que são as propriedades do C#, principalmente se voce estiver programando orientado a objeto usando encapsulamento o codigo ficará muito mais organizado.
Falou tudo...
Pior que esta é uma mania que eu carrego a tempos já, e não sei se consigo mudar muito rapidamente por causa dos tutoriais... Como sou destinado a um público mais novato, usar Get/Set torna o entendimento mais confuso.
Mas em resumo, é exatamente isto que você falou.
Pois é eu percebo que maioria dos canais no youtube que fazem tutoriais utilizam tudo public, mas pelo que eu entendo é exatamente pelo publico que tá pra aprender... Inclusive os tutoriais gringos... Mas eu acho que é interessante ir introduzindo aos poucos o conceito, não é tão dificil, eu tinha um certo preconceito com aprendizado antigamente, ficava com maior preguiça de saber o porque das coisas, mas é bem mais interessante voce ir atraz do porque do que ficar só no básico...
isso ai estudar um pouco mais e sempre bom :D
Weslley- Moderador
Respeito as regras :