[TUTORIAL] Travar o movimento da Camera na UNITY 5
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Travar o movimento da Camera na UNITY 5
Neste tutorial explicarei como travar o movimento da camera ou acessar as variáveis do MouseLook na Unity 5
a Unity 5 veio com um novo sistema que integra tudo a 1 único script, centralizando funções como MouseLook, CharacterMotor, etc, etc. O nome deste script que centraliza tudo é: "FirstPersonController"
para acessar este script é simples, basta utilizar o código abaixo:
isto permitirá você acessar o script FirstPersonController, como eu acessei neste exemplo simples para modificar os 2 valores do MouseLook X e Y:
Desta forma eu importei a biblioteca que contem o FirstPersonController na linha 2
Na linha 6 eu achei o Player na cena, que é o objeto que contem a tag "Player"
nas linhas 7 e 8 eu atribuo os valores da sensibilidade do MouseLook para sensX e sensY
MASSSSSSSSS AINDA HÁ UM PROBLEMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
o m_MouseLook não está acessível ainda, pois em seu script ele é privado. e para isto é necessário mudar apenas 1 variável de privada para pública, e para isto basta seguir os passos abaixo:
Primeiro clique no seu Player e ache o componente "FirstPersonController" que ele tem ( é um script ) e abra este script clicando 2x em cima dele.
Agora o seu script do FirstPersonController irá abrir...
básta achar uma linha que tenha um código assim:
que para mim é a linha número 20, conforme a imagem.
Achando esta linha, basta trocar a palavra "private" para "public", deixando o código assim:
conforme a imagem abaixo:
E está pronto. agora o seu MouseLook já é totalmente acessível através de outros scripts :D
isto vale para os outros herdados também como Fov, jump, etc, etc
a Unity 5 veio com um novo sistema que integra tudo a 1 único script, centralizando funções como MouseLook, CharacterMotor, etc, etc. O nome deste script que centraliza tudo é: "FirstPersonController"
para acessar este script é simples, basta utilizar o código abaixo:
- Código:
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
isto permitirá você acessar o script FirstPersonController, como eu acessei neste exemplo simples para modificar os 2 valores do MouseLook X e Y:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
public class Exemplo : MonoBehaviour {
public float sensX, sensY;
void Start (){
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
sensX = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_MouseLook.XSensitivity;
sensY = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_MouseLook.YSensitivity;
}
}
Desta forma eu importei a biblioteca que contem o FirstPersonController na linha 2
Na linha 6 eu achei o Player na cena, que é o objeto que contem a tag "Player"
nas linhas 7 e 8 eu atribuo os valores da sensibilidade do MouseLook para sensX e sensY
MASSSSSSSSS AINDA HÁ UM PROBLEMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
o m_MouseLook não está acessível ainda, pois em seu script ele é privado. e para isto é necessário mudar apenas 1 variável de privada para pública, e para isto basta seguir os passos abaixo:
Primeiro clique no seu Player e ache o componente "FirstPersonController" que ele tem ( é um script ) e abra este script clicando 2x em cima dele.
Agora o seu script do FirstPersonController irá abrir...
básta achar uma linha que tenha um código assim:
- Código:
[SerializeField] private MouseLook m_MouseLook;
que para mim é a linha número 20, conforme a imagem.
Achando esta linha, basta trocar a palavra "private" para "public", deixando o código assim:
- Código:
[SerializeField] public MouseLook m_MouseLook;
conforme a imagem abaixo:
E está pronto. agora o seu MouseLook já é totalmente acessível através de outros scripts :D
isto vale para os outros herdados também como Fov, jump, etc, etc