Marchas
5 participantes
Página 1 de 1
Marchas
Como seria a logíca para fazer um sistema de marchas e um sistema de sons que muda de som de acordo com as marchas
karllus250- Avançado
- PONTOS : 3259
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Marchas
Bom a lógica (Minha opinião) vc tem que Pensar que Som de um Carro não é Comandado pelas Marchas, e Sim pelo Giro do Motor! RPM!
Então Fazer um Som em Cima do RPM é um Começo, pois assim que o Carro Pedir Marcha ou Tiver com a Rotação Baixa o RPM vai estar tambem então o Som vai Trabalhar Junto com Qualquer Coisa, Consequentemente com as Marchas!
Poucos Sistemas da Unity tem o Som do Carro Relacionado ao RPM do Motor,a maioria é por Velocidade e Relação de Marchas oque fica bem Fraquinho!
Mas tudo depende do Sistema que vc ta Utilizando, o Som é Feito com Base no Sistema do seu Carro!
Então Fazer um Som em Cima do RPM é um Começo, pois assim que o Carro Pedir Marcha ou Tiver com a Rotação Baixa o RPM vai estar tambem então o Som vai Trabalhar Junto com Qualquer Coisa, Consequentemente com as Marchas!
Poucos Sistemas da Unity tem o Som do Carro Relacionado ao RPM do Motor,a maioria é por Velocidade e Relação de Marchas oque fica bem Fraquinho!
Mas tudo depende do Sistema que vc ta Utilizando, o Som é Feito com Base no Sistema do seu Carro!
nao é caminhao é rpm tambem
karllus250- Avançado
Respeito as regras :
O sistema que eu fiz foi bastante complexo e trabalhoso...
Na verdade, demorou 1 mês para fazer ele. Cheguei a 3 metodos diferentes de fazer o sistema, mas depende do tipo de arranjo de marchas que você quer fazer. Está tentando fazer um sistema para simulador ou algo mais estilo GTA?
OBS: Todos os sistemas são um capiroto de fazer.
Na verdade, demorou 1 mês para fazer ele. Cheguei a 3 metodos diferentes de fazer o sistema, mas depende do tipo de arranjo de marchas que você quer fazer. Está tentando fazer um sistema para simulador ou algo mais estilo GTA?
AndyShow escreveu:Bom a lógica (Minha opinião) vc tem que Pensar que Som de um Carro não é Comandado pelas Marchas, e Sim pelo Giro do Motor! RPM!
Mas como seria a logica pra se calcular o RPM do Motor?
seria uma media do RPM das rodas com torque??
luKkaSs- MembroAvançado
- PONTOS : 3353
REPUTAÇÃO : 19
Respeito as regras :
simulador marcosMarcosSchultz escreveu:O sistema que eu fiz foi bastante complexo e trabalhoso...
karllus250- Avançado
Respeito as regras :
Cara, não sei explicar como fazer este sistema, pois ele é gigante, acho que vai 400 linhas do meu código +/- somente nele, talvez até mais se pegar a parte das marchas automáticas.
Eu fiz ele baseado em "AnimationCurve", conforme esta imagem:
Eu tenho várias AnimationCurve, uma para cada marcha, e ela da um torque de acordo com a velocidade, este é o resumo.
O som do motor já é um pouco diferente... eu tenho que fazer uma média de um monte de fatores, incluindo rpm, etc, etc exemplo:
Repare que existem vários fatores, como o pitch mínimo (que eu deixo em 0.85f que eh +/- o RPM minimo de algum veículo). O pitch restante é controlado por um outro grupo de "animationsCurve" e arrays, que neste trecho de código eu chamei de "velocidadeMinimaMarchas" e "velocidadeMaximaMarchas"
e o pitch eh construído de acordo com a diferença entre estes 2 parâmentros, aonde eu fico checando em que parte desta diferença que eu estou, por exempolo, se a velocidade minima é 20 naquela marcha, e a máxima é 40, e eu estou a 30 km/h, quer dizer que estou na metade da aceleração da marcha, então o barulho tem que ser algo relacionado a uns 3500 RPM... já se eu estou a 40 km/h, quer dizer que eu estou totalmente acelerado, então o barulho tem que ser algo relacionado a uns 7000 RPM, e por ai vai.
O sistema é um capiroto de fazer. Fiquei meses para aperfeiçoa-lo no meu asset, e eh extremamente difícil de separá-lo para fazer um tutorial. Eu até tentei, mas cheguei a conclusão que não tem muito como.
Eu fiz ele baseado em "AnimationCurve", conforme esta imagem:
Eu tenho várias AnimationCurve, uma para cada marcha, e ela da um torque de acordo com a velocidade, este é o resumo.
O som do motor já é um pouco diferente... eu tenho que fazer uma média de um monte de fatores, incluindo rpm, etc, etc exemplo:
Repare que existem vários fatores, como o pitch mínimo (que eu deixo em 0.85f que eh +/- o RPM minimo de algum veículo). O pitch restante é controlado por um outro grupo de "animationsCurve" e arrays, que neste trecho de código eu chamei de "velocidadeMinimaMarchas" e "velocidadeMaximaMarchas"
e o pitch eh construído de acordo com a diferença entre estes 2 parâmentros, aonde eu fico checando em que parte desta diferença que eu estou, por exempolo, se a velocidade minima é 20 naquela marcha, e a máxima é 40, e eu estou a 30 km/h, quer dizer que estou na metade da aceleração da marcha, então o barulho tem que ser algo relacionado a uns 3500 RPM... já se eu estou a 40 km/h, quer dizer que eu estou totalmente acelerado, então o barulho tem que ser algo relacionado a uns 7000 RPM, e por ai vai.
O sistema é um capiroto de fazer. Fiquei meses para aperfeiçoa-lo no meu asset, e eh extremamente difícil de separá-lo para fazer um tutorial. Eu até tentei, mas cheguei a conclusão que não tem muito como.
Se eu pega essa parte aí eu consigo usar ?
karllus250- Avançado
Respeito as regras :
Não, pois o sistema é separado por todo o script, +/- em 400 linhas como eu havia dito.
Mal posso esperar para terminar o meu asset e colocá-lo na asset store. Esse sistema de marchas foi o inferno de fazer... As relações entre torque nas subidas, velocidade da embreagem, freio motor, etc, etc, tudo isto está junto no sistema de marchas/distribuição do torque, e é necessário para que o veículo tenha uma dirigibilidade realista.
Mal posso esperar para terminar o meu asset e colocá-lo na asset store. Esse sistema de marchas foi o inferno de fazer... As relações entre torque nas subidas, velocidade da embreagem, freio motor, etc, etc, tudo isto está junto no sistema de marchas/distribuição do torque, e é necessário para que o veículo tenha uma dirigibilidade realista.
Ok vou esperar vc coloca enquanto isso vo assistindo tutoriais para aprender
karllus250- Avançado
Respeito as regras :
Acho que você consegue algo simples de inicio se pesquisar bastante, eu fiz um simples quando comecei baseado no rpm das wheelColliders o que não é muito top já que em uma curvas algumas rodas se movem menos que outras porém é funcional, você deve fazer um script para o movimento do caminhão certo, depois você pega faz um velocímetro básico em float e iguala o pitch do audiosource( com o clip da marcha 1 ou um clip fixo para a aceleração constante do carro) tipo eu fiz mais ou menos assim getComponent<AudioSource>().pitch = 1 + currentSpeed / 20 , eu somo mais para que qnd acelerar o audio nao mudar tragicamente entao quando a aceleração começa o pitch ainda fica em um e aumenta apartir dai espero que entenda kkkk e dividi por 20 pois o rpm auto igual a pitch auto e som bugado entao eu o dividi ai você faz uma parte do script dedicado para que quando o pitch estiver auto (assim o rpm tambem estando) o clip troque para a marcha 2 ou se for audio fixo ele retorne um pouco no pitch e a marcha ative assim vc divide o torque ou faça como quiser e divida mais ainda o pitch no codigo para a marcha ter mais final ser longa acho que assim funciona um pouco ok pelo menos a primeira que fiz foi assim eu ainda não entendia muito é algo meio primitivo.karllus250 escreveu:Ok vou esperar vc coloca enquanto isso vo assistindo tutoriais para aprender
Matheus Fhellipe de Souza- Iniciante
- PONTOS : 3030
Respeito as regras :
vc esta em alguma equipe de desenvolvimento de games
karllus250- Avançado
Respeito as regras :
Não, estou desenvolvendo um projeto em meu tempo livre! Mas estou sozinho até o momento.karllus250 escreveu:vc esta em alguma equipe de desenvolvimento de games
Matheus Fhellipe de Souza- Iniciante
- PONTOS : 3030
Respeito as regras :
pode me ajudar passa seu facebook
karllus250- Avançado
Respeito as regras :