Sistema de inventario (2D?)
+3
RenanMSV
NOME-ALEATORIO
willianroma
7 participantes
Página 1 de 1
Sistema de inventario (2D?)
(Creio que não tenha muita diferença do inventario de um jogo 3D pro 2D mas, vai saber né)
Pretendo fazer um inventario para meu jogo e gostaria de saber se tem algum tutorial explicando como posso fazer, é muito complexo fazer um inventario ou da pra fazer um sem muito conhecimento ?
Pretendo fazer um inventario para meu jogo e gostaria de saber se tem algum tutorial explicando como posso fazer, é muito complexo fazer um inventario ou da pra fazer um sem muito conhecimento ?
willianroma- Avançado
- PONTOS : 3192
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Sistema de inventario (2D?)
complexo
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
sem muito conhecimento e quase impossível mais se você sabe raciocinar com programação orientada a objeto você vai conseguir
o mais complicado talvez seja salvar os dados mais isso e o de menos
você precisa fazer classe para o slot classe para o inventario classe para item classe para player e ir gerando classes a partir das classes existentes usando o polimorfismo
e o mais importante lógica porque as classe de forma direta ou indireta vão ficar ligados um com outro
e se envolver multiplayer ai fica mais complexo
o mais complicado talvez seja salvar os dados mais isso e o de menos
você precisa fazer classe para o slot classe para o inventario classe para item classe para player e ir gerando classes a partir das classes existentes usando o polimorfismo
e o mais importante lógica porque as classe de forma direta ou indireta vão ficar ligados um com outro
e se envolver multiplayer ai fica mais complexo
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Então, inventário é a ovelha negra dos tutoriais... Eh a coisa mais chata e complexa de se fazer, pois meio que tem que ser feito especificamente para o seu projeto, e é interessante utilizar banco de dados.
É um dos poucos assuntos que eu não pretendo trazer em tutorial por que é extremamente difícil eu fazer um sistema e ele se adaptar ao seu jogo de maneira correta sem gerar uma penca de problemas.
É um dos poucos assuntos que eu não pretendo trazer em tutorial por que é extremamente difícil eu fazer um sistema e ele se adaptar ao seu jogo de maneira correta sem gerar uma penca de problemas.
Bem, eu acho que encontrei uma maneira "menos complexa" de fazer meus inventários. ( Online ).
Basicamente eu tenho um conjunto de classes php que já tratam tudo (Adição, remoção, armazenamento...).
E eu simplesmente chamo a página com os parâmetros ( id do jogador, item, oque fazer com o item... ) e depois retorno um json e trato de volta no C#. É mais complexo de explicar do que fazer.
Como eu trabalho com servidor autoritário, o meu apache está configurado pra aceitar conexões somente do servidor, assim não corro o risco de manipulações indesejadas.
Eu estou bem no meio de um projeto e pretendo UM DIA colocar isso no github pra facilitar a vida da galera.
Basicamente eu tenho um conjunto de classes php que já tratam tudo (Adição, remoção, armazenamento...).
E eu simplesmente chamo a página com os parâmetros ( id do jogador, item, oque fazer com o item... ) e depois retorno um json e trato de volta no C#. É mais complexo de explicar do que fazer.
Como eu trabalho com servidor autoritário, o meu apache está configurado pra aceitar conexões somente do servidor, assim não corro o risco de manipulações indesejadas.
Eu estou bem no meio de um projeto e pretendo UM DIA colocar isso no github pra facilitar a vida da galera.
Galera, não acho que fazer inventário seja tanto problema. Em quase todos os meus projetos eu crio um sistema desses. Encontrei uma forma simples, porém talvez não a mais correta, que é criar uma lista que armazene os meus objetos.
A lista seria algo assim:
A partir disso, só precisamos criar funções para adicionar objetos a esta lista.
O real problema chega na hora de salvar, pois se não usarmos banco de dados, tudo isso deve ser gravado com playerprefs.
Uma forma que eu utilizo é salvar valor por valor (por isso disse que talvez não fosse a mais correta), salvando o item em diferentes partes, seguidas do index do item na lista para poder resgatar esse valor futuramente. Outra coisa interessante, é guardar também o número de itens que foram salvos para poder pegar todos os valores sem se preocupar com limite de inventário.
Um exemplo bem básico:
Tenho que admitir que é trabalhoso, mas não difícil.
A lista seria algo assim:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections.Generic;
using System;
public class Inventario : MonoBehaviour {
public List<Itens> itens;
}
[Serializable]
public class Itens
{
public string NomeDoItem; // na verdade, eu geralmente nao utilizo o nome do item, mas sim um ENUM que vai diferenciar um tipo de item do outro.
public int Quantidade;
}
A partir disso, só precisamos criar funções para adicionar objetos a esta lista.
O real problema chega na hora de salvar, pois se não usarmos banco de dados, tudo isso deve ser gravado com playerprefs.
Uma forma que eu utilizo é salvar valor por valor (por isso disse que talvez não fosse a mais correta), salvando o item em diferentes partes, seguidas do index do item na lista para poder resgatar esse valor futuramente. Outra coisa interessante, é guardar também o número de itens que foram salvos para poder pegar todos os valores sem se preocupar com limite de inventário.
Um exemplo bem básico:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections.Generic;
using System;
public class Inventario : MonoBehaviour {
public List<Item> itens;
void SalvarItens ()
{
int indexItens = 0;
while (indexItens < itens.Count)
{
PlayerPrefs.SetString("NomeItem" + indexItens.ToString(), itens[indexItens].NomeDoItem);
PlayerPrefs.SetInt("Quantidade" + indexItens.ToString(), itens[indexItens].Quantidade);
PlayerPrefs.SetInt("NumeroDeItensSalvos", indexItens + 1); // salvar a quantidade de itens que foram salvos
indexItens++;
}
PlayerPrefs.Save();
}
void ResgatarItens ()
{
itens.Clear();
int numeroDeItens = PlayerPrefs.GetInt("NumeroDeItensSalvos");
int indexItens = 0;
while (numeroDeItens > indexItens)
{
itens.Add(new Item());
itens[indexItens].NomeDoItem = PlayerPrefs.GetString("NomeItem" + indexItens.ToString());
itens[indexItens].Quantidade = PlayerPrefs.GetInt("Quantidade" + indexItens.ToString());
indexItens++;
}
}
}
[Serializable]
public class Item
{
public string NomeDoItem;
public int Quantidade;
}
Tenho que admitir que é trabalhoso, mas não difícil.
GameDeveloper56- Membro
- PONTOS : 3265
REPUTAÇÃO : 12
Áreas de atuação : Programação em C#
Respeito as regras :
Tudo bem, é algo simples. Mas isso é só a ponta do iceberg. Ainda tem o sistema de interação com ele, interação com itens... tem gente que chega aqui no forum pedindo um inventário multiplayer ... ai vc ainda terá que criar todo o sistema ant bug, fraude, e de interação entre players, npcs. Por isso não basta apenas salvar itens, é preciso criar um sistema gigante e complexo que vai envolver praticamente todas as areas do jogo.
A não ser que o jogo não use inventario pra quase nada, e só pra salvar 3 itens.
A não ser que o jogo não use inventario pra quase nada, e só pra salvar 3 itens.
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Concordo com o meu chará Renan.
Não acho complicado, mas é muito particular e meio que impossível você ter uma coisa genérica.
Até sistema de interação e antifraude a resposta de como fazer sempre será: Depende!
Não acho complicado, mas é muito particular e meio que impossível você ter uma coisa genérica.
Até sistema de interação e antifraude a resposta de como fazer sempre será: Depende!
blz, pelo que vi é basicamente complexo de fazer um sistema de inventario, mas gostaria de saber onde vcs aprenderam a fazer, foi buscando pela net? tem algo na net que me ajuda a entender como posso fazer um futuramente ?
willianroma- Avançado
- PONTOS : 3192
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
não tem muito o que fazer a não ser estudar o básico e ir pro avançado
a sim você pode implementar sua própria lógica eu já fiz um sistema de inventario a um tempo vou mostra o script do slot se vc entender ele você esta apto a fazer um inventario
ele esta incompleto falta fazer algumas funçõese e remover algumas gambiarras
a sim você pode implementar sua própria lógica eu já fiz um sistema de inventario a um tempo vou mostra o script do slot se vc entender ele você esta apto a fazer um inventario
ele esta incompleto falta fazer algumas funçõese e remover algumas gambiarras
- Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;
using UnityEngine.EventSystems;
using Items;
public class Slot : MonoBehaviour, IDragHandler, IEndDragHandler, IBeginDragHandler, IPointerClickHandler
{
#region VARIAVEIS
public Image iconItem;
public Text amountItem;
public Image dragIconItem;
public Slider durabilitySlider;
public bool UseTypeToRestriction;
public ITEM_TYPE restrictionType;
protected bool currentSlotIsEmpty = true;
protected bool canDrag = false;
protected ItemBase currentItemInSlot;
protected Slot nextSlot = null;
#endregion
protected void Start()
{
canDrag = false;
}
protected void Update()
{
currentSlotIsEmpty = currentItemInSlot == null ? true : false;
if (!currentSlotIsEmpty)
{
ItemValues();
iconItem.sprite = currentItemInSlot.iconItem;
iconItem.enabled = true;
}
else
{
amountItem.enabled = false;
iconItem.enabled = false;
durabilitySlider.gameObject.SetActive(false);
}
}
protected void ItemValues()
{
if (currentItemInSlot.itemType == ITEM_TYPE.CONSUMABLES)
{
ConsumableItemBehaviour consumableItemBehaviour = currentItemInSlot.GetComponent<ConsumableItemBehaviour>();
if (consumableItemBehaviour.typeComsumable == TYPE_CONSUMABLE.DRINK)
{
amountItem.enabled = true;
float amount = consumableItemBehaviour.amount;
amountItem.text = string.Format("{0}ML", amount);
}
}
else if (currentItemInSlot.itemType == ITEM_TYPE.CLOTHING || currentItemInSlot.itemType == ITEM_TYPE.WEAPONS)
{
durabilitySlider.gameObject.SetActive(true);
}
else
{
amountItem.text = string.Format("x{0}", currentItemInSlot.amountItem);
}
}
#region Events
public virtual void OnPointerClick(PointerEventData eventData)
{
}
public virtual void OnBeginDrag(PointerEventData eventData)
{
if (currentItemInSlot == null)
return;
dragIconItem.sprite = currentItemInSlot.iconItem;
dragIconItem.enabled = true;
canDrag = true;
}
public virtual void OnDrag(PointerEventData eventData)
{
if (!canDrag)
return;
Vector2 mousePosition = eventData.position;
dragIconItem.transform.position = mousePosition;
}
public virtual void OnEndDrag(PointerEventData eventData)
{
if (!canDrag)
return;
if (eventData.pointerEnter != null)
{
nextSlot = eventData.pointerEnter.GetComponent<Slot>();
}
if (nextSlot != null)
{
if (nextSlot.IsEmpty())
{
ChangeToSlot(nextSlot);
}
else
{
if (nextSlot.GetItemInSlot().Stackable)
{
if (currentItemInSlot.idItem == nextSlot.GetItemInSlot().idItem)
{
CopyToSlot(nextSlot);
}
}
}
nextSlot = null;
}
canDrag = false;
dragIconItem.enabled = false;
}
#endregion
#region Actions
protected void ChangeToSlot(Slot slot)
{
if (slot.UseTypeToRestriction)
{
if (slot.restrictionType == currentItemInSlot.itemType)
{
RemoveItem(currentItemInSlot);
slot.ChangeItem(currentItemInSlot);
currentItemInSlot = null;
}
}
else
{
if (slot.restrictionItem())
{
ClothingBase clotthing = currentItemInSlot.GetComponent<ClothingBase>();
if (clotthing.clothingType != CLOTHING_TYPE.BACKPACK)
{
}
}
else
{
RemoveItem(currentItemInSlot);
}
}
}
protected void CopyToSlot(Slot slot)
{
if (slot != this)
{
if (currentItemInSlot.itemType == ITEM_TYPE.CONSUMABLES)
{
ConsumableItemBehaviour consumableItemBehaviour = currentItemInSlot.GetComponent<ConsumableItemBehaviour>();
if (consumableItemBehaviour.typeComsumable == TYPE_CONSUMABLE.DRINK)
{
ConsumableItemBehaviour slotconsumableItemBehaviour = slot.GetItemInSlot().GetComponent<ConsumableItemBehaviour>();
consumableItemBehaviour.amount -= slotconsumableItemBehaviour.Replace(consumableItemBehaviour.amount);
}
}
else
{
int amountItem = (currentItemInSlot.amountItem + slot.GetItemInSlot().amountItem);
if (amountItem > 250)
return;
slot.GetItemInSlot().amountItem += currentItemInSlot.amountItem;
}
}
}
public void AddItemInSlot(ItemBase item)
{
{
currentItemInSlot = item;
iconItem.enabled = true;
amountItem.enabled = true;
currentSlotIsEmpty = false;
ItemValues();
iconItem.sprite = item.iconItem;
}
}
public void ChangeItem(ItemBase item)
{
{
currentItemInSlot = item;
}
PutItem(item);
}
#endregion
#region Other
public void IsStacking(ItemBase item)
{
currentItemInSlot.amountItem += item.amountItem;
ItemValues();
}
public virtual bool restrictionItem()
{
return false;
}
public bool IsEmpty()
{
return currentSlotIsEmpty;
}
public ItemBase GetItemInSlot()
{
return currentItemInSlot;
}
public void ResetSlot()
{
iconItem.enabled = false;
durabilitySlider.gameObject.SetActive(false);
}
#endregion
#region PutEndRemoveItem
public virtual void ApplyActionItem(ItemBase item)
{
}
public virtual void RemoveActionItem(ItemBase item)
{
}
#endregion
}
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :