[TUTORIAL] Photon Networking Part.3 (Gerenciando salas)
5 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Photon Networking Part.3 (Gerenciando salas)
Eai galera, vou começar mais uma parte do tutorial básico sobre photon.
Nesta parte eu vou explicar como funciona o sistema de criar salas ou entrar em uma.
Vamos começar...
Primeiro de tudo, voce precisa se conectar ao lobby antes de esta se preocupando com as salas:
- SCRIPT:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class ConectarAoServidor : MonoBehaviour {
void Start () {
PhotonNetwork.ConnectToRegion (CloudRegionCode.sa, "v0.2"); // Conecta ao servidor de São Paulo
}
void OnConnectedToMaster(){
PhotonNetwork.JoinLobby (); // Entra no lobby
}
}
Após ter se conectado ao lobby poderemos criar uma sala, eu irei usar uma booleana para verificar se estou ou não conectado.
O script ficara desta forma:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class ConectarAoServidor : MonoBehaviour {
private bool conectado = false;
void Start () {
PhotonNetwork.ConnectToRegion (CloudRegionCode.sa, "v0.2");
}
void Update () {
}
void OnConnectedToMaster(){
PhotonNetwork.JoinLobby ();
}
void OnJoinedLobby(){ // é chamada quando voce se conecta ao lobby
conectado = true;
}
}
Se voce não esta entendendo os scripts, dê uma olhada no tutorial anterior.
Para criar uma sala usaremos a função "PhotonNetwork.CreateRoom ()" e como parametro ele pede uma string que será o nome da sua sala.
Ficando assim:
- Código:
PhotonNetwork.CreateRoom ("SalaDeTeste");
Para podermos entrar em uma sala usaremos a função "PhotonNetwork.JoinRoom ()" e ela pede como parametro o nome da sala na qual deseja entrar
Exemplo:
- Código:
PhotonNetwork.JoinRoom ("MinhaSala");
Voce tambem pode verificar se uma sala com determinado nome esta criada, caso esteja, voce ira entrar nela e caso contrario voce ira cria-la
A função para fazer isso é "PhotonNetwork.JoinOrCreateRoom ()" como parametro ela pede o nome da sala, pede tambem as opções da sala e o tipo de sala
Ex:
- Código:
RoomOptions opcoesDaSala = new RoomOptions (){ IsVisible = false, MaxPlayers = 12, IsOpen = true };
PhotonNetwork.JoinOrCreateRoom ("MinhaSala", opcoesDaSala, TypedLobby.Default);
/*
IsVisible - Define se a salar ira aparecer ou não no lobby
MaxPlayers - Numero máximo de player permitido na sala
IsOpen - Define se a sala será aberta ou não para qualquer um entrar
*/
Caso voce queira entrar em uma sala aleatoria, poderá usar a função "PhotonNetwork.JoinRandomRoom ()" o uso dela é bem simples não pede nenhum parametro.
Esse tutorial foi mais simples porque não tem muito segredo sobre essa parte em breve a parte 4.
Re: [TUTORIAL] Photon Networking Part.3 (Gerenciando salas)
Ei, eu posso criar vários lobby né, mudando a versão:
e dentro de cada lobby ficariam salas diferentes, pra em um lobby colocar um tipo de modo, como pvp e em outro colocar pve, certo?
Não teria perigo de um lobby receber as salas de outro né?
Eu vi isso na documentação:
The servers are all run on dedicated machines - there is no such thing as player-hosted ‘servers’. You don’t have to bother remembering about the server organization though, as the API all hides this for you.
The code above is required to make use of any PhotonNetWork features. It sets your client’s game version and uses the setup-wizard’s config (stored in: PhotonServerSettings). The wizard can also be used when you host Photon yourself. Alternatively, use Connect() and you can ignore the PhotonServerSettings file.
The loadbalancing logic for Photon uses your appID to separate your players from anyone else’s. The same is done by game version, which separates players with a new client from those with older clients. As we can’t guarantee that different Photon Unity Networking versions are compatible with each other, we add the PUN version to your game’s version before sending it (since PUN v1.7).
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings ("v1.0"); //lobby 1
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings ("v2.0"); //lobby 2
e dentro de cada lobby ficariam salas diferentes, pra em um lobby colocar um tipo de modo, como pvp e em outro colocar pve, certo?
The servers are all run on dedicated machines - there is no such thing as player-hosted ‘servers’. You don’t have to bother remembering about the server organization though, as the API all hides this for you.
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings(“v1.0“);
The code above is required to make use of any PhotonNetWork features. It sets your client’s game version and uses the setup-wizard’s config (stored in: PhotonServerSettings). The wizard can also be used when you host Photon yourself. Alternatively, use Connect() and you can ignore the PhotonServerSettings file.
Versioning
The loadbalancing logic for Photon uses your appID to separate your players from anyone else’s. The same is done by game version, which separates players with a new client from those with older clients. As we can’t guarantee that different Photon Unity Networking versions are compatible with each other, we add the PUN version to your game’s version before sending it (since PUN v1.7).
Armagedon- Membro
- PONTOS : 3090
REPUTAÇÃO : 6
Respeito as regras :
Armagedon escreveu:Ei, eu posso criar vários lobby né, mudando a versão:
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings ("v1.0"); //lobby 1
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings ("v2.0"); //lobby 2
- Código:
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings(“v1.0“);
The code above is required to make use of any PhotonNetWork features. It sets your client’s game version and uses the setup-wizard’s config (stored in: PhotonServerSettings). The wizard can also be used when you host Photon yourself. Alternatively, use Connect() and you can ignore the PhotonServerSettings file.Versioning
Voce pode criar varios lobbys sim, agora eu não entendi a parte de um lobby receber a sala de outro
Não, é que eu tava pensando que se eu criar vários lobbys, a sala de um poderia aparecer em outro, mas é obvio que não.Guilherme_cj852 escreveu:
Voce pode criar varios lobbys sim, agora eu não entendi a parte de um lobby receber a sala de outro
Outra duvida, no MasterServer eu posso criar vários lobbys, mas eu posso ter mais de um masterserver, no caso 2, 3 servidores?
É que eu tava pensando em fazer uns 2, 3 servidores, 1 pra iniciantes, um PvP aberto a todos e 1 PvE.
Armagedon- Membro
Respeito as regras :
Até onde eu sei não é possivel porque todos os lobby depende do masterserver e na hora de criar o lobby voce não tem como especificar em qual server esta criandoArmagedon escreveu:Não, é que eu tava pensando que se eu criar vários lobbys, a sala de um poderia aparecer em outro, mas é obvio que não.Guilherme_cj852 escreveu:
Outra duvida, no MasterServer eu posso criar vários lobbys, mas eu posso ter mais de um masterserver, no caso 2, 3 servidores?
É que eu tava pensando em fazer uns 2, 3 servidores, 1 pra iniciantes, um PvP aberto a todos e 1 PvE.
To dando umas estuda aqui, vou fazer uns testes até o fim de semana já devo ter uma noção de como funciona. vlwGuilherme_cj852 escreveu:Até onde eu sei não é possivel porque todos os lobby depende do masterserver e na hora de criar o lobby voce não tem como especificar em qual server esta criandoArmagedon escreveu:Não, é que eu tava pensando que se eu criar vários lobbys, a sala de um poderia aparecer em outro, mas é obvio que não.Guilherme_cj852 escreveu:
Armagedon- Membro
Respeito as regras :
Desculpe, mas essas versões do conectsettings serve pra que realmente? É verdade se eu for atualizar o jogo eu tenho que mudar as versões, ou isso serve pra separar os lobbys, não entendi mto bem, fiquei confuso agora
jonatan oliveira rocha- Avançado
- PONTOS : 3276
Respeito as regras :
PhotonNetwork.ConnectUsingSettings passa para o servidor a versão do jogo que esta se conectando à ele, isso serve para versões diferentes não conectarem ao mesmo servidorjonatan oliveira rocha escreveu:Desculpe, mas essas versões do conectsettings serve pra que realmente? É verdade se eu for atualizar o jogo eu tenho que mudar as versões, ou isso serve pra separar os lobbys, não entendi mto bem, fiquei confuso agora
Eu queria criar vários lobbys diferentes para cada mapa
Respeito as regras :
Desculpe a demora para responder sua duvida, não esta dando pra ser muito ativo aqui no fórum por causa da escola mas na medida do possivel eu entro aqui.jonatan oliveira rocha escreveu:Eu queria criar vários lobbys diferentes para cada mapa
Não tem como ter dois lobbys no mesmo servidor, o correto seria voce ter varios servidores e cada um deles vai ter um lobby.
O Armagedon veio com uma duvida acima parecida com a sua.
Voce pode tambem criar ao invés de lobby, uma sala para cada mapa.
Eu sei como é corrido, valeu, entendí, mto obrigado
Respeito as regras :
Eii e a parte 4 ? voce esta explicando muito bem tem como continuar ? :D
deikson- MembroAvançado
- PONTOS : 3438
REPUTAÇÃO : 14
Áreas de atuação : Modelagem SketchUp;
design;
Iniciando C#;
Respeito as regras :
Olá amigos! Preciso listar as salas criadas. Poderiam me ajudar nisso?
CleiMac- Iniciante
- PONTOS : 1509
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :