Como spawnar as letras de uma palavra que foi gerada randomicamente em um determinado intervalo de tempo
2 participantes
Página 1 de 1
Como spawnar as letras de uma palavra que foi gerada randomicamente em um determinado intervalo de tempo
Olá pessoal,
Sou novo com unity e estou tentando resolver um problema para tentar avançar no meu primeiro projeto(um infinity runner) basiquinho. Irei gerar alguns objetos no cenário que valem pontos para o personagem ir coletando. Tive a ideia de gerar uma palavra randomicamente para tentar spawnar as letras dessa palavra. Gerar a palavra randomicamente foi fácil, o problema é spawnar cada uma dessas letras da palavra em um intervalo de 1 minuto e é nessa parte que preciso de ajuda. A lógica que eu estou tentando fazer é a seguinte: Eu criei um método que pega a palavra e coloca cada letra em um array, segue um trecho do método:
Ai fiz esse esquema até a letra Z.
Dentro de cada break eu estou chamando um método em outra classe que recebe o indiceLetra para tentar spawnar as letras, segue a classe:
public class SpawnLetters : MonoBehaviour {
Nesse vetor de GameObject eu linkei com os prefabs de todas as letras(da letra A até a letra Z), A partir daqui não conseguir mais evoluir, eu acho que essa lógica não está legal mais estou sem ideia de como spawnar as letras da palavra gerada a cada 1 minuto.
OBS: Do jeito que está agora eu consigo spawnar somente a primeira letra do vetor e sempre no mesmo lugar.
Espero que alguém possa me ajudar e agradeço desde já.
Sou novo com unity e estou tentando resolver um problema para tentar avançar no meu primeiro projeto(um infinity runner) basiquinho. Irei gerar alguns objetos no cenário que valem pontos para o personagem ir coletando. Tive a ideia de gerar uma palavra randomicamente para tentar spawnar as letras dessa palavra. Gerar a palavra randomicamente foi fácil, o problema é spawnar cada uma dessas letras da palavra em um intervalo de 1 minuto e é nessa parte que preciso de ajuda. A lógica que eu estou tentando fazer é a seguinte: Eu criei um método que pega a palavra e coloca cada letra em um array, segue um trecho do método:
- Código:
public void addPalavraArray(string palavra){
char[] letra = palavra.ToCharArray();
spawnLetters = FindObjectOfType(typeof(SpawnLetters)) as SpawnLetters;
// aqui eu coloco as letras da palavra gerada dentro de um array, falta instanciar as letras, não está dando certo.
for(int i = 0; i < letra.Length; i++){
switch(letra[i]){
case 'a':
if(!controleSpawnLetras){
indiceLetra = 0;
spawnLetters.spawn(indiceLetra);
}
break;
case 'b':
if(!controleSpawnLetras){
indiceLetra = 1;
spawnLetters.spawn(indiceLetra);
}
break;
Ai fiz esse esquema até a letra Z.
Dentro de cada break eu estou chamando um método em outra classe que recebe o indiceLetra para tentar spawnar as letras, segue a classe:
public class SpawnLetters : MonoBehaviour {
- Código:
public GameObject[] spawnLetter;
private GameController gameController;
void Start () {
gameController = FindObjectOfType(typeof(GameController)) as GameController;
}
void Update () {
}
public void spawn(int indiceLetra){
GameObject tempSpawnLetters = Instantiate(spawnLetter[indiceLetra]) as GameObject;
tempSpawnLetters.transform.parent = this.transform;
float y = tempSpawnLetters.transform.position.y;
tempSpawnLetters.transform.position = new Vector3(y,transform.position.y ,transform.position.z);
}
}
Nesse vetor de GameObject eu linkei com os prefabs de todas as letras(da letra A até a letra Z), A partir daqui não conseguir mais evoluir, eu acho que essa lógica não está legal mais estou sem ideia de como spawnar as letras da palavra gerada a cada 1 minuto.
OBS: Do jeito que está agora eu consigo spawnar somente a primeira letra do vetor e sempre no mesmo lugar.
Espero que alguém possa me ajudar e agradeço desde já.
Última edição por Shynayder em Seg Jul 18, 2016 9:17 pm, editado 1 vez(es)
Shynayder- Iniciante
- PONTOS : 3056
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Como spawnar as letras de uma palavra que foi gerada randomicamente em um determinado intervalo de tempo
bom primeiro coloque seu código dentro da caixa de código
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Re: Como spawnar as letras de uma palavra que foi gerada randomicamente em um determinado intervalo de tempo
Desculpa, como sou novato não sei muito bem as regras.
Shynayder- Iniciante
Respeito as regras :
mantendo essa sua lógica oque vc poderia fazer e uma lista com as letras para ser instanciadas e usar um for e o ienumerator para controlar o tempo de cada letra
Weslley- Moderador
Respeito as regras :
Opa boa noite,
Mas esse vetor de GameObject chamado spawnLetter já possui os prefabs associados para spawnar as letras. Isso não é suficiente?
Se executar o projeto nesse esquema ai ele spawna sempre a primeira letra. Eu já debuguei, mas não consegui encontrar o problema. Os valores inclusive são passados para método que spawna, mas por algum motivo ele só pega a primeira letra.
Mas esse vetor de GameObject chamado spawnLetter já possui os prefabs associados para spawnar as letras. Isso não é suficiente?
Se executar o projeto nesse esquema ai ele spawna sempre a primeira letra. Eu já debuguei, mas não consegui encontrar o problema. Os valores inclusive são passados para método que spawna, mas por algum motivo ele só pega a primeira letra.
Shynayder- Iniciante
Respeito as regras :
bom interessante seria vc usar lista com um tipo de classe
guardando uma variável do tipo char para guarda a letra e outro do tipo sprite para guarda a sprite da letra ou ate mesmo Do Tipo GameObject mais no caso a Sprite seria melhor evitando criar vários prefabs
com sprite basta trocar a sprite do GameObject mais no caso se for em 3D teria que ser GameObject mesmo
e uma outra lista para guarda a letras que serão instanciadas
assim ficaria mais simples fazer a seleção de cada letra usando o foreach ou a te mesmo linq ou for etc
crie uma variável do tipo string para guarda a palavra ou algo do gênero
usando linq para pegar cada letra que esta na lista
assim basta instanciar a cada índice da lista letterPhrase
criando um método do tipo IEnumerator para instanciar
guardando uma variável do tipo char para guarda a letra e outro do tipo sprite para guarda a sprite da letra ou ate mesmo Do Tipo GameObject mais no caso a Sprite seria melhor evitando criar vários prefabs
com sprite basta trocar a sprite do GameObject mais no caso se for em 3D teria que ser GameObject mesmo
- Código:
[System.Serializable]
public class InfoLetter
{
public char letter;
public Sprite spriteLetter;
}
- Código:
public List<InfoLetter> allLetter;
e uma outra lista para guarda a letras que serão instanciadas
- Código:
public List<InfoLetter> letterPhrase;
assim ficaria mais simples fazer a seleção de cada letra usando o foreach ou a te mesmo linq ou for etc
crie uma variável do tipo string para guarda a palavra ou algo do gênero
- Código:
public string phrase = "hello word";
usando linq para pegar cada letra que esta na lista
- Código:
List<char> cLetter = new List<char>();
cLetter.AddRange(phrase.ToCharArray());
for (int i = 0; i < cLetter.Count; i++)
{
var letter = from readList in allLetter
where readList.letter == cLetter[i]
select readList;
InfoLetter newInfoLetter = letter.ElementAt<InfoLetter>(0);
letterPhrase.Add(newInfoLetter);
}
assim basta instanciar a cada índice da lista letterPhrase
criando um método do tipo IEnumerator para instanciar
- Código:
private IEnumerator InstantiateLetter()
{
for (int i = 0; i < letterPhrase.Count; i++)
{
yield return new WaitForSeconds(5);//tempo que vai esperar para continuar interação do loop
int index = Random.Range(0, letterPhrase.Count);
GameObject letter = Instantiate(prefab) as GameObject;
letter.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = letterPhrase[index].spriteLetter;
letterPhrase.RemoveAt(index);
}
}
Weslley- Moderador
Respeito as regras :
Nesse último código da linha 8, o que significa esse prefab entre parenteses?
Shynayder- Iniciante
Respeito as regras :
e um game GameObject com SpriteRenderer
Weslley- Moderador
Respeito as regras :