Modo de criação/Estilo Robocraft
4 participantes
Página 1 de 1
Modo de criação/Estilo Robocraft
Então eu não se já tem um tópico como esse ou algum tutorial desse tipo, se não tiver já fica ai
Eu vou começar a desenvolver um jogo que meio de robôs, a ideia é a mesma do jogo Robocraft só que com algumas mudanças neh(Obvio)
porem eu preciso de ajuda em como fazer um sistema que o jogado possa criar o seu robô do jeito que ele quiser(Bem no estilo Robocraft mesmo) enfim, eu preciso de um sistema que o jogador possa usar blocos pré-definidos para criar seu robô e depois como fazer a mudança de uma cena para outra com o robô, exemplo: tem uma cena "Garagem" lá ele monta o robô depois de criado ele vai para cena "Jogo" onde ele vai jogar com o robô(Tem muitos robôs nesse texto!). Se por acaso não sabem como é o sistema de criação do Robocraft ta aqui o link de um vídeo que mostra mais ou menos como é:(https://www.youtube.com/watch?v=jYGCFzRSKBo).
Eu vou começar a desenvolver um jogo que meio de robôs, a ideia é a mesma do jogo Robocraft só que com algumas mudanças neh(Obvio)
porem eu preciso de ajuda em como fazer um sistema que o jogado possa criar o seu robô do jeito que ele quiser(Bem no estilo Robocraft mesmo) enfim, eu preciso de um sistema que o jogador possa usar blocos pré-definidos para criar seu robô e depois como fazer a mudança de uma cena para outra com o robô, exemplo: tem uma cena "Garagem" lá ele monta o robô depois de criado ele vai para cena "Jogo" onde ele vai jogar com o robô(Tem muitos robôs nesse texto!). Se por acaso não sabem como é o sistema de criação do Robocraft ta aqui o link de um vídeo que mostra mais ou menos como é:(https://www.youtube.com/watch?v=jYGCFzRSKBo).
HeavyNyan- Iniciante
- PONTOS : 3067
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Re: Modo de criação/Estilo Robocraft
Basta instanciar coisas na posição do Mouse
https://www.schultzgames.com/t1420-unity-5-instanciar-objetos-onde-mouse-mira?highlight=instanciar
Só que fazer algo assim é um sistema beeeeem complexo, dependendo dos itens que você quer criar, por que por exemplo, itens não podem entrar dentro de outros itens e precisam de posições "semi fixas" para serem criados, visando não gerar problemas com os colisores...
É um projeto bem ambicioso, até para mim que tenho uma boa noção sobre Unity.
https://www.schultzgames.com/t1420-unity-5-instanciar-objetos-onde-mouse-mira?highlight=instanciar
Só que fazer algo assim é um sistema beeeeem complexo, dependendo dos itens que você quer criar, por que por exemplo, itens não podem entrar dentro de outros itens e precisam de posições "semi fixas" para serem criados, visando não gerar problemas com os colisores...
É um projeto bem ambicioso, até para mim que tenho uma boa noção sobre Unity.
Poderia de uma forma, por exemplo a cada prefab de um cubo em suas direções(x,y,z) um trigger do tamanho do cubo em questão, e ficaria por conta do script abilitar para instanciar somente em um trigger ou algo do tipo. Como se fosse um verificador de esta no chão para players pularem.
HeavyNyan- Iniciante
Respeito as regras :
Poderia ser mais claro em sua colocação? Não consegui entender direito
Por exemplo tem um bloco fixo onde ele deve montar sobre ele, então cada prefab do bloco tem em suas laterais outro bloco de BoxCollider em trigger, como isso: Apenas o do cubo em si teria o BoxCollider normal; os outros estarão em trigger então ficaria por conta do script instanciar os outros cubos apenas onde tem um BoxCollider(Trigger) por exemplo: instanciar em 0,0,0 de um trigger mas nesse caso teria que ser um objeto em branco para cada trigger(No caso da foto todos os colisores são do cubo porem alinhados).
HeavyNyan- Iniciante
Respeito as regras :
acho que pra fazer isso seria ate mais fácil usar a normal do objeto
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Neste seu caso, não sei se usar o trigger é o ideal.
O que eu faria é instanciar checando a normal do objeto, e o próprio objeto pode emitir 6 raycast (1 para cada lado do cubo) para checar se a face está com algum objeto encostado ou não.
Mas como eu disse, o sistema é complexo. Você está planejando algo simples por hora? vai permitir instanciar em todas as faces? ou em algumas não será possível?
Os objetos serão sempre "quadrados" ?
O que eu faria é instanciar checando a normal do objeto, e o próprio objeto pode emitir 6 raycast (1 para cada lado do cubo) para checar se a face está com algum objeto encostado ou não.
Mas como eu disse, o sistema é complexo. Você está planejando algo simples por hora? vai permitir instanciar em todas as faces? ou em algumas não será possível?
Os objetos serão sempre "quadrados" ?
Bem, ate ter um projeto mais ou menos base será apenas blocos e no caso do bloco poderá instanciar em todas as faces. Se o sistema der certo mais pra frente pretendo adicionar outras formas geométricas como um meio bloco tipo uma rampa então nesse sim terá uma face que não vai poder instanciar..
HeavyNyan- Iniciante
Respeito as regras :
Mas se esse projeto ficar muito fora de mão irei abandonar ele e começar outro que tenho em mente.
HeavyNyan- Iniciante
Respeito as regras :
Cara, pessoalmente eu acho que é bastante fora de mão... principalmente por causa dos problemas que vem depois do "instantiate".
Supondo que você crie sistema de instanciar nas faces, começa o problema do tamanho dos objetos, que podem acabar batendo com outras instâncias, ex:
a hélice do topo acaba batendo na hélice que foi instanciada na lateral... este tipo de coisa. Então é necessário um mapeamento para saber que tipo de item pode ser instanciado, com base nos itens que já foram criados.
Supondo que você crie sistema de instanciar nas faces, começa o problema do tamanho dos objetos, que podem acabar batendo com outras instâncias, ex:
a hélice do topo acaba batendo na hélice que foi instanciada na lateral... este tipo de coisa. Então é necessário um mapeamento para saber que tipo de item pode ser instanciado, com base nos itens que já foram criados.
Bem, nesse caso irei abandonar esse projeto(talvez no futuro agente recomeça ele).
Eu e minha equipe vamos continuar outro projeto e estamos em falta quanto a terreno, você poderia indicar algo mais eficiente do que o Unity?
Eu e minha equipe vamos continuar outro projeto e estamos em falta quanto a terreno, você poderia indicar algo mais eficiente do que o Unity?
HeavyNyan- Iniciante
Respeito as regras :
Mais eficiente para criar um terreno e depois exportar para a Unity ou mais eficiente para fazer o jogo todo?
Criar o terreno e exportar para o unity!
HeavyNyan- Iniciante
Respeito as regras :
Qualquer programa de modelagem em si. O terrain da Unity é um tanto interessante pois ele traz muitas coisas prontas, como as gramas com billboard, as arvores otimizadas, etc,etc. Basta fazer os prefabs com uma qualidade boa.
Se você quer fazer um jogo na Unity, use a ferramenta da Unity mesmo... ela é boa, é só saber usar :D
Se você quer fazer um jogo na Unity, use a ferramenta da Unity mesmo... ela é boa, é só saber usar :D