Texturas "queimadas" quando faço "bake" no Unity 5.
4 participantes
Página 1 de 1
Texturas "queimadas" quando faço "bake" no Unity 5.
Alguém sabe me explicar o que está acontecendo nesta cena? Algumas texturas ficam com esse aspecto (parecem queimadas) quando faço o "bake" da cena no Unity (5.3.5). Já tentei vários tutoriais de iluminação e nada resolveu. o engraçado é que só acontece com algumas texturas. Todas são quadradas e formato JPG. desde já agradeço a ajuda. Obrigado.
[url=
]
[url=
]
Tico2016- Membro
- PONTOS : 3191
REPUTAÇÃO : 6
Áreas de atuação : Programação
Respeito as regras :
Re: Texturas "queimadas" quando faço "bake" no Unity 5.
O erro está sendo acusado no inspector... está dando problema com os UVmap
Qual shader você está usando para estas texturas?
Qual shader você está usando para estas texturas?
Tudo no meu projeto usa o shader Standard, só com o canal Albedo, algumas vezes coloco algo no Normal e pra objetos que emitem luz, apenas 1 como valor. Tudo isso pra não pesar muito.
Quando jogo a luz da lanterna no local, as queimaduras amenizam e em alguns casos, a gente nem percebe elas.
Quando jogo a luz da lanterna no local, as queimaduras amenizam e em alguns casos, a gente nem percebe elas.
Tico2016- Membro
Respeito as regras :
Cara, seria possível você zipar este projeto e me mandar para eu ver o que é?
O que pode ser a princípio é o shader, ou o bake de luz que está gerando sombras por causa de algum outro objeto que está influenciando.
O que pode ser a princípio é o shader, ou o bake de luz que está gerando sombras por causa de algum outro objeto que está influenciando.
O meu tava dando o mesmo problema, aí desativei o Baked GI, cliquei em Build novamente e sumiu, mas ainda não sei mexer direito nesses sistemas, estava apenas testando.
MárcioVictor- Iniciante
- PONTOS : 3102
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Desligando o "Baked GI" eliminou por completo as "queimaduras", mas a cena ficou pesada, não tem a mesma fluidez de quando o "Baked GI" está ligado. Com ele ligado, o FPS vai para uma média de 50fps, enquanto que desligando, a taxa cai para uma média de 23fps e a cena parece se "arrastar".
Aqui está o resultado quando a luz da lanterna passa sobre as "queimaduras":
Aqui está o resultado quando a luz da lanterna passa sobre as "queimaduras":
Última edição por Tico2016 em Ter Jul 12, 2016 10:53 am, editado 1 vez(es)
Tico2016- Membro
Respeito as regras :
Da parte de iluminação realmente eu ainda não entendo, e não sei quais são as melhores configurações para otimizar o desempenho. Não sei se você já está utilizando LOD Group no seu jogo (principalmente nos meshes que tem mais detalhes), mas se não tiver recomendo fortemente que utilize. Com LOD Group implementado corretamente voce vai reduzir pelo menos pra 30% a quantidade de vértices, triângulos e Draw Calls, melhorando consideravelmente o desempenho do jogo. Aqui tem algumas dicas de otimização: Dicas de otimização de jogosTico2016 escreveu:Desligando o "Baked GI" eliminou por completo as "queimaduras", mas a cena ficou pesada, não tem a mesma fluidez de quando o "Baked GI" está ligado. Com ele ligado, o FPS vai para uma média de 50fps, enquanto que desligando, a taxa cai para uma média de 23fps e a cena parece se "arrastar".
MárcioVictor- Iniciante
Respeito as regras :
Obrigado pela dica. Vou fazer isso e ver se melhora. Valeu.MárcioVictor escreveu:Da parte de iluminação realmente eu ainda não entendo, e não sei quais são as melhores configurações para otimizar o desempenho. Não sei se você já está utilizando LOD Group no seu jogo (principalmente nos meshes que tem mais detalhes), mas se não tiver recomendo fortemente que utilize. Com LOD Group implementado corretamente voce vai reduzir pelo menos pra 30% a quantidade de vértices, triângulos e Draw Calls, melhorando consideravelmente o desempenho do jogo. Aqui tem algumas dicas de otimização: Dicas de otimização de jogosTico2016 escreveu:Desligando o "Baked GI" eliminou por completo as "queimaduras", mas a cena ficou pesada, não tem a mesma fluidez de quando o "Baked GI" está ligado. Com ele ligado, o FPS vai para uma média de 50fps, enquanto que desligando, a taxa cai para uma média de 23fps e a cena parece se "arrastar".
Tico2016- Membro
Respeito as regras :
Segui as dicas dadas pelos amigos Márcio Victor e o Marcos e felizmente consegui fluidez no FPS do meu projeto, mesmo com luzes dinâmicas, pois queria que fossem do tipo iluminção "fake", até coloquei uma luz piscante na escada. Quanto ao "Bake", não fiz mais, mas vou fuçar pra ver o que é esse problema. Obrigado amigos por essa luz.
Tico2016- Membro
Respeito as regras :
se vc estiver usando o Compressed na baked GI, tenta desmarca essa opção.
luKkaSs- MembroAvançado
- PONTOS : 3353
REPUTAÇÃO : 19
Respeito as regras :
Eu testei desmarcar o Compressed e não muda nada. Mas eu estava assistindo o tutorial de iluminação do Marcos e percebi que quando ele deu o bake da luz de área também deu o bug de queimar a textura. Fui testar no meu projeto e (pelo menos no meu projeto) só da o bug de queimar a textura quando da o bake e tem alguma luz de área na cena. O meu log estava acusando 2 erros:luKkaSs escreveu:se vc estiver usando o Compressed na baked GI, tenta desmarca essa opção.
1) Mesh doesn't have UVs suitable for lightmapping. Consider enabling "Generate Lightmap UVs" in the model importer.
2) Failed executing external process for 'Clustering' job.
Não sei se tem alguma coisa haver com o problema.
MárcioVictor- Iniciante
Respeito as regras :
luKkaSs escreveu:se vc estiver usando o Compressed na baked GI, tenta desmarca essa opção.
Não deu certo luKkaSs. As "queimaduras" continuaram lá. Mas olhei bem o que o Márcio Victor postou, no log, na primeira opção. Reimportei o modelo e marquei a opção "Generate Lightmap UVs". Quando dei o "Bake", as queimaduras haviam sumido como mostra a imagem que estou enviando. Quanto ao corrimão azul, a textura dele é assim mesmo.
Para quem estava tendo esse problema, aí está a solução. :D
Tico2016- Membro
Respeito as regras :