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Duvida - Movimento de inseto (2d)

3 participantes

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DÚVIDA Duvida - Movimento de inseto (2d)

Mensagem por geeksou Sáb maio 28, 2016 3:54 pm

Galera, estou com uma duvida bem simples.. estou fazendo um script de movimentação aleatória dentro de um range.. Estou fazendo da seguinte forma: Existe um ponto central, e ele se move em uma direção aleatoria, ai quando ele atinge uma distancia x do ponto central (range), ele deve retornar para o ponto central, e quando chegar ao ponto central ir em uma direção aleatória novamente... Mas não estou conseguindo acertar o vector da direção que ele deve seguir para chegar no centro novamente..

Só para contextualizar, quero fazer algo como a movimentação de um inseto, onde ele se movimenta aleatoriamente mas sem sair daquela pequena regiao dele...

Podem me ajudar? Obrigado!
geeksou
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DÚVIDA Re: Duvida - Movimento de inseto (2d)

Mensagem por mrariel2011 Sáb maio 28, 2016 5:35 pm

Você mede até onde ele vai andar e faz os calculos para gerar a aleatoriedade que precisar ai salva num Vector3 e vai setando como target e quando ele chegar a X de distancia do centro seta para ele voltar com o navmesh assim daria para ele contornar obstaculos durante a aleatoriedade

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DÚVIDA Re: Duvida - Movimento de inseto (2d)

Mensagem por geeksou Sáb maio 28, 2016 10:12 pm

mrariel2011 escreveu:Você mede até onde ele vai andar e faz os calculos para gerar a aleatoriedade que precisar ai salva num Vector3 e vai setando como target e quando ele chegar a X de distancia do centro seta para ele voltar com o navmesh assim daria para ele contornar obstaculos durante a aleatoriedade
É então, na teoria é uma maravilha... não seria necessário navMesh, pois o jogo é 2d e o objeto que vai usar isso é Is Trigger true, eu tentei de inúmeras formas.. mas algo sempre da errado... O que me frustra é que era pra ser algo tão simples e to levando uma pisa... 

O que quero fazer é exatamente isso: 
Duvida - Movimento de inseto (2d) 41966138a9deaaedc53bda2e13a4eb3e

fazer uma sprite 2d se mover aleatoriamente nos eixos x e y, mas sem ultrapassar o range máximo!
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DÚVIDA Re: Duvida - Movimento de inseto (2d)

Mensagem por MarcosSchultz Dom maio 29, 2016 12:53 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Mover : MonoBehaviour {

   public float DistanciaMax = 2, velocidade = 1;
   Vector2 posicCentral, posicAleatoria;
   bool moverParaDestino;

   void Start () {
      posicCentral = transform.position;
      moverParaDestino = false;
   }

   void Update () {
      if (Vector2.Distance (transform.position, posicCentral) < 0.1f && moverParaDestino == false) {
         moverParaDestino = true;
         posicAleatoria = new Vector2 (posicCentral.x + Random.Range (-DistanciaMax, DistanciaMax), posicCentral.y + Random.Range (-DistanciaMax, DistanciaMax));
      }
      if (Vector2.Distance (transform.position, posicAleatoria) < 0.1f && moverParaDestino == true) {
         moverParaDestino = false;
      }
      if (moverParaDestino == true) {
         transform.position = Vector2.Lerp (transform.position, posicAleatoria, Time.deltaTime * velocidade);
      } else {
         transform.position = Vector2.Lerp (transform.position, posicCentral, Time.deltaTime * velocidade);
      }
   }
}



Se quiser um movimento mais contínuo, pode utilizar o MoveTowards em vez do Lerp
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DÚVIDA Re: Duvida - Movimento de inseto (2d)

Mensagem por geeksou Dom maio 29, 2016 1:25 am

Muito obrigado Marcos! Você é o cara =D
Só dei uma alterada para contemplar também movimentos contínuos que vc até sitou no final do post, Obrigado!

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using Assets.Dominio.Game;

public class MovimentarAleatoriamente : MonoBehaviour
{
    public float DistanciaMax = 2, velocidade = 1;
    public bool continuo;
    Vector2 posicCentral, posicAleatoria;
    bool moverParaDestino;

    void Start()
    {
        posicCentral = transform.position;
        moverParaDestino = false;
    }

    void Update()
    {
        if (Vector2.Distance(transform.position, posicCentral) < 0.1f && moverParaDestino == false)
        {
            moverParaDestino = true;
            posicAleatoria = new Vector2(posicCentral.x + Random.Range(-DistanciaMax, DistanciaMax), posicCentral.y + Random.Range(-DistanciaMax, DistanciaMax));
        }
        if (Vector2.Distance(transform.position, posicAleatoria) < 0.1f && moverParaDestino == true)
        {
            moverParaDestino = false;
        }
        if (moverParaDestino == true)
        {
            if(continuo)
                transform.position = Vector2.MoveTowards(transform.position, posicAleatoria, Time.deltaTime * velocidade);
            else
                transform.position = Vector2.Lerp(transform.position, posicAleatoria, Time.deltaTime * velocidade);
        }
        else
        {
            if (continuo)
                transform.position = Vector2.MoveTowards(transform.position, posicCentral, Time.deltaTime * velocidade);
            else
                transform.position = Vector2.Lerp(transform.position, posicCentral, Time.deltaTime * velocidade);
        }
    }
}
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