[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
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[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
Olá pessoal
Uma grande mudança na política de cobrança da unity em seus planos Free irá impactar muito negativamente seus usuários. Basicamente, a Unity agora quer cobrar de você, desenvolvedor(a), uma taxa por cada usuário que instalar seu jogo em um dispositivo, caso o mesmo atinja um certo número de instalações.
(Postagem oficial da Unity):
"A partir de 1º de janeiro de 2024, apresentaremos uma nova taxa de tempo de execução do Unity baseada nas instalações do jogo. Também adicionaremos armazenamento de ativos baseado em nuvem, ferramentas Unity DevOps e IA em tempo de execução, sem custo adicional, aos planos de assinatura do Unity em novembro.
Leia nossa postagem no blog para obter detalhes e consulte nossas Perguntas frequentes para obter informações adicionais. Se você tiver alguma dúvida sobre essas mudanças, informe-nos aqui neste tópico para que possamos solucioná-la.
Edit:
Destacando alguns dos pares de perguntas/respostas deste tópico abaixo para visibilidade.
P: Como vocês coletarão instalações?
R: Aproveitamos nosso próprio modelo de dados proprietário. Acreditamos que fornece uma determinação precisa do número de vezes que o tempo de execução é distribuído para um determinado projeto.
P: O software feito no Unity ligará para o Unity sempre que for executado, mesmo para licenças corporativas?
R: Usamos um modelo composto para contar instalações em tempo de execução que coleta dados de diversas fontes. A Unity Runtime Fee usará dados em conformidade com GDPR e CCPA. Os dados solicitados são agregados e utilizados para efeitos de faturação.
P: Se um usuário reinstalar/baixar novamente um jogo, isso contará como instalações múltiplas?
R: Não cobraremos taxas pelas reinstalações. O espírito deste programa é e sempre foi cobrar pela primeira instalação e não desejamos cobrar pela mesma pessoa que faz instalações contínuas.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: As instalações do mesmo jogo pelo mesmo usuário em vários dispositivos contam como instalações diferentes?
R: Sim – tratamos dispositivos diferentes como instalações diferentes.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: Se um jogo que rendeu dinheiro suficiente para ultrapassar o limite tiver uma demonstração do mesmo jogo, as instalações da demonstração também geram cobrança?
R: Se for acesso antecipado, Beta ou uma demonstração do jogo completo, então sim. Se você conseguir passar da demo para um jogo completo, sim. Se não for, como um único nível que não pode ser atualizado, então não.
P: Quando no ciclo de vida de um jogo começa o rastreamento das instalações vitalícias? As versões beta contam para o limite?
R: Se você conseguir passar da demo para um jogo completo (como por meio de uma atualização no jogo), então sim. Se não for (como apenas um nível que não pode ser atualizado), então não.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: Os pacotes de caridade se qualificam para a taxa Runtime?
R: Quaisquer instalações promovidas por instituições de caridade ou instalações promovidas por pacotes de caridade estão excluídas da Taxa de Tempo de Execução.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: Como abordaremos o comportamento fraudulento ou abusivo que afeta a contagem de instalações (bombardeios, pirataria)?
R: Também não contaremos instalações fraudulentas ou “bombardeios de instalações”. Como parte do nosso modelo, estamos criando soluções para resolver o problema da dupla contagem de reinstalações.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: Isso afeta o WebGL e os jogos transmitidos?
R: Não, a taxa do Unity Runtime não se aplica a jogos WebGL.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: A Unity Runtime Fee se aplica a serviços de assinatura de jogos?
R: Para criadores que usam serviços de assinatura de jogos, o desenvolvedor do jogo não é responsável pela taxa de execução neste caso.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: Essas taxas serão aplicadas a jogos que já foram lançados há anos? Se você atingiu o limite há 2 anos, começará a pagar quaisquer instalações mensais a partir de janeiro, não? (em teoria). Diz que eles usarão instalações anteriores para determinar a elegibilidade do limite e então você começará a dever-lhes as novas.
R: Sim, supondo que o jogo seja elegível e distribuindo o Unity Runtime, serão aplicadas taxas de tempo de execução. Analisamos as instalações vitalícias de um jogo para determinar a elegibilidade para a taxa de execução. Em seguida, cobraremos a taxa de tempo de execução com base em todas as novas instalações que ocorrerem após 1º de janeiro de 2024.
P: Essas cobranças são aplicadas retroativamente?
R: Não, as taxas de tempo de execução não serão aplicadas retroativamente. Se, a partir de 1º de janeiro de 2024, você atingir o limite de receita e de instalação de um determinado jogo, pagará apenas pelas novas instalações líquidas que ocorrerem após 1º de janeiro de 2024. Analisaremos sua receita acumulada e, em seguida, as instalações a partir do últimos 12 meses para ver se você se qualifica para os limites da nova taxa de instalação, mas não pagará por nenhuma instalação ou receita ocorrida antes de 1º de janeiro de 2024. A partir de 1º de janeiro de 2024, se continuar a atingir os limites, você pagarei apenas por novas instalações líquidas. Além disso, sua qualificação para a taxa de instalação é medida todos os meses, durante 12 meses consecutivos, para garantir que você esteja pagando o valor correto.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: Isso não tem um grande impacto nos indies?
R: Este aumento de preço não afeta a maioria dos nossos clientes. Na verdade, com base em dados internos, mais de 90% dos nossos clientes não serão afetados por esta mudança
(Atualizado em 13 de setembro)
P: A alteração do seu plano aplica o limite de receita imediatamente?
R: Sim
(atualizado em 13 de setembro)
P: A receita é calculada antes ou depois das taxas da plataforma?
R: Os cálculos de receita aplicados ao limite da taxa de tempo de execução são brutos – antes de qualquer plataforma ou outras taxas.
(Atualizado em 14 de setembro)
Esta postagem desde sua publicação até hoje já rendeu uma onda de mais de 305 páginas de comentários negativos, além de ameaças de boicote e migração em massa dos desenvolvedores para outras Engines. A discussão pode ser acompanhada ao vivo aqui: https://forum.unity.com/threads/unity-plan-pricing-and-packaging-updates.1482750/
Uma grande mudança na política de cobrança da unity em seus planos Free irá impactar muito negativamente seus usuários. Basicamente, a Unity agora quer cobrar de você, desenvolvedor(a), uma taxa por cada usuário que instalar seu jogo em um dispositivo, caso o mesmo atinja um certo número de instalações.
(Postagem oficial da Unity):
"A partir de 1º de janeiro de 2024, apresentaremos uma nova taxa de tempo de execução do Unity baseada nas instalações do jogo. Também adicionaremos armazenamento de ativos baseado em nuvem, ferramentas Unity DevOps e IA em tempo de execução, sem custo adicional, aos planos de assinatura do Unity em novembro.
Leia nossa postagem no blog para obter detalhes e consulte nossas Perguntas frequentes para obter informações adicionais. Se você tiver alguma dúvida sobre essas mudanças, informe-nos aqui neste tópico para que possamos solucioná-la.
Edit:
Destacando alguns dos pares de perguntas/respostas deste tópico abaixo para visibilidade.
P: Como vocês coletarão instalações?
R: Aproveitamos nosso próprio modelo de dados proprietário. Acreditamos que fornece uma determinação precisa do número de vezes que o tempo de execução é distribuído para um determinado projeto.
P: O software feito no Unity ligará para o Unity sempre que for executado, mesmo para licenças corporativas?
R: Usamos um modelo composto para contar instalações em tempo de execução que coleta dados de diversas fontes. A Unity Runtime Fee usará dados em conformidade com GDPR e CCPA. Os dados solicitados são agregados e utilizados para efeitos de faturação.
P: Se um usuário reinstalar/baixar novamente um jogo, isso contará como instalações múltiplas?
R: Não cobraremos taxas pelas reinstalações. O espírito deste programa é e sempre foi cobrar pela primeira instalação e não desejamos cobrar pela mesma pessoa que faz instalações contínuas.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: As instalações do mesmo jogo pelo mesmo usuário em vários dispositivos contam como instalações diferentes?
R: Sim – tratamos dispositivos diferentes como instalações diferentes.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: Se um jogo que rendeu dinheiro suficiente para ultrapassar o limite tiver uma demonstração do mesmo jogo, as instalações da demonstração também geram cobrança?
R: Se for acesso antecipado, Beta ou uma demonstração do jogo completo, então sim. Se você conseguir passar da demo para um jogo completo, sim. Se não for, como um único nível que não pode ser atualizado, então não.
P: Quando no ciclo de vida de um jogo começa o rastreamento das instalações vitalícias? As versões beta contam para o limite?
R: Se você conseguir passar da demo para um jogo completo (como por meio de uma atualização no jogo), então sim. Se não for (como apenas um nível que não pode ser atualizado), então não.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: Os pacotes de caridade se qualificam para a taxa Runtime?
R: Quaisquer instalações promovidas por instituições de caridade ou instalações promovidas por pacotes de caridade estão excluídas da Taxa de Tempo de Execução.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: Como abordaremos o comportamento fraudulento ou abusivo que afeta a contagem de instalações (bombardeios, pirataria)?
R: Também não contaremos instalações fraudulentas ou “bombardeios de instalações”. Como parte do nosso modelo, estamos criando soluções para resolver o problema da dupla contagem de reinstalações.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: Isso afeta o WebGL e os jogos transmitidos?
R: Não, a taxa do Unity Runtime não se aplica a jogos WebGL.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: A Unity Runtime Fee se aplica a serviços de assinatura de jogos?
R: Para criadores que usam serviços de assinatura de jogos, o desenvolvedor do jogo não é responsável pela taxa de execução neste caso.
(Atualizado em 14 de setembro)
P: Essas taxas serão aplicadas a jogos que já foram lançados há anos? Se você atingiu o limite há 2 anos, começará a pagar quaisquer instalações mensais a partir de janeiro, não? (em teoria). Diz que eles usarão instalações anteriores para determinar a elegibilidade do limite e então você começará a dever-lhes as novas.
R: Sim, supondo que o jogo seja elegível e distribuindo o Unity Runtime, serão aplicadas taxas de tempo de execução. Analisamos as instalações vitalícias de um jogo para determinar a elegibilidade para a taxa de execução. Em seguida, cobraremos a taxa de tempo de execução com base em todas as novas instalações que ocorrerem após 1º de janeiro de 2024.
P: Essas cobranças são aplicadas retroativamente?
R: Não, as taxas de tempo de execução não serão aplicadas retroativamente. Se, a partir de 1º de janeiro de 2024, você atingir o limite de receita e de instalação de um determinado jogo, pagará apenas pelas novas instalações líquidas que ocorrerem após 1º de janeiro de 2024. Analisaremos sua receita acumulada e, em seguida, as instalações a partir do últimos 12 meses para ver se você se qualifica para os limites da nova taxa de instalação, mas não pagará por nenhuma instalação ou receita ocorrida antes de 1º de janeiro de 2024. A partir de 1º de janeiro de 2024, se continuar a atingir os limites, você pagarei apenas por novas instalações líquidas. Além disso, sua qualificação para a taxa de instalação é medida todos os meses, durante 12 meses consecutivos, para garantir que você esteja pagando o valor correto.
(Atualizado em 13 de setembro)
P: Isso não tem um grande impacto nos indies?
R: Este aumento de preço não afeta a maioria dos nossos clientes. Na verdade, com base em dados internos, mais de 90% dos nossos clientes não serão afetados por esta mudança
(Atualizado em 13 de setembro)
P: A alteração do seu plano aplica o limite de receita imediatamente?
R: Sim
(atualizado em 13 de setembro)
P: A receita é calculada antes ou depois das taxas da plataforma?
R: Os cálculos de receita aplicados ao limite da taxa de tempo de execução são brutos – antes de qualquer plataforma ou outras taxas.
(Atualizado em 14 de setembro)
Esta postagem desde sua publicação até hoje já rendeu uma onda de mais de 305 páginas de comentários negativos, além de ameaças de boicote e migração em massa dos desenvolvedores para outras Engines. A discussão pode ser acompanhada ao vivo aqui: https://forum.unity.com/threads/unity-plan-pricing-and-packaging-updates.1482750/
Última edição por JohnRambo em Sex Set 22, 2023 10:17 am, editado 9 vez(es) (Motivo da edição : Atualiazação de informações)
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
R.I.P Unity.
To ainda pensando nas repostas dos caras... tipo:
P: Como vocês coletarão informações sobre o número de instalações?
R: A gente fornece e cobra de você, confia mano, só confia.
Cobrar por instalações é definitivamente a pior ideia que já vi em todos os anos de Unity que tenho.
To ainda pensando nas repostas dos caras... tipo:
P: Como vocês coletarão informações sobre o número de instalações?
R: A gente fornece e cobra de você, confia mano, só confia.
Cobrar por instalações é definitivamente a pior ideia que já vi em todos os anos de Unity que tenho.
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
Isso foi a última pá de cal para a Unity, as atualizações já vinham se arrastando mesmo com implementações de coisas novas, demoram uma eternidade para serem lançadas em definitivo ao meu ver isso sempre foi um problema na Unity, o fato de demorarem tanto para terminar uma coisa, pode ser visto isso no multiplayer que já teve mais ou menos 3 tentativas, tudo em prévio levando aos desenvolvedores a atualizarem outras soluções próprias ou de terceiros, mesmo com isso tudo a Unity era um bom start principalmente para iniciantes com poucos conhecimentos em programação devido à grande quantidade de conteúdo em diversas línguas
No último Twitter já foram respondidas algumas questões, sobre cobranças duplicadas, instalações, reinstalação, instalações fraudulentas, demos, web e streaming e entre outras, mas a sensação que tive foi de "Acredite na gente, eu sei quanto você deve", mas sinceramente não estou entendendo nenhum ponto sobre essa decisão, basicamente não vai existir mais jogos grátis feitos em Unity, porque logo um jogo que poderia dar lucro no futuro trará prejuízo mesmo que não tenha a intenção de trazer lucro
Por fim, para ver o quanto isso é realmente frustrante pequenas e médias empresas já falam em deletar o jogo, recriar ou recomeçar o desenvolvimento utilizando outras engines, um dos casos seria o RUST, um jogo bem-sucedido feito em Unity, o próprio dono e desenvolvedor escreveu em um post que já estão iniciando o desenvolvimento do "RUST 2" utilizando outra engine que ainda não falaram qual, mas nas próprias palavras dele ele descreve que a empresa perdeu tempo porque tiveram 10 anos de desenvolvimento mas não criaram uma engine própria, e que a confiança foi quebrada se sabe-se lá oque eles podem tentar fazer na próxima
Bom, com tudo isso, eu acredito que para os indies e para pessoas que estão aprendendo ainda seja sim uma boa escolha, porém se você pretende e acha que sua ideia de jogo é realmente boa, pensar em utilizar outra engine realmente é algo a ser avaliado, com tudo isso vejo que a Unity perderá espaço no mercado de trabalho e eu realmente recomendo a você buscar outra solução para criação de jogos, principalmente para aqueles que buscam atuar no mercado!
Fontes:
https://garry.net/posts/unity-can-get-fucked
https://www.adrenaline.com.br/games/ceo-da-unity-vendeu-milhares-de-acoes-pouco-antes-de-anunciar-nova-politica-de-taxas/
https://www.adrenaline.com.br/games/novas-politicas-da-unity-continuam-revoltando-desenvolvedores/
https://twitter.com/unity/status/1702077049425596900
https://www.adrenaline.com.br/games/rust-2-e-confirmado-e-vai-deixar-de-lado-a-engine-unity/
No último Twitter já foram respondidas algumas questões, sobre cobranças duplicadas, instalações, reinstalação, instalações fraudulentas, demos, web e streaming e entre outras, mas a sensação que tive foi de "Acredite na gente, eu sei quanto você deve", mas sinceramente não estou entendendo nenhum ponto sobre essa decisão, basicamente não vai existir mais jogos grátis feitos em Unity, porque logo um jogo que poderia dar lucro no futuro trará prejuízo mesmo que não tenha a intenção de trazer lucro
Por fim, para ver o quanto isso é realmente frustrante pequenas e médias empresas já falam em deletar o jogo, recriar ou recomeçar o desenvolvimento utilizando outras engines, um dos casos seria o RUST, um jogo bem-sucedido feito em Unity, o próprio dono e desenvolvedor escreveu em um post que já estão iniciando o desenvolvimento do "RUST 2" utilizando outra engine que ainda não falaram qual, mas nas próprias palavras dele ele descreve que a empresa perdeu tempo porque tiveram 10 anos de desenvolvimento mas não criaram uma engine própria, e que a confiança foi quebrada se sabe-se lá oque eles podem tentar fazer na próxima
Bom, com tudo isso, eu acredito que para os indies e para pessoas que estão aprendendo ainda seja sim uma boa escolha, porém se você pretende e acha que sua ideia de jogo é realmente boa, pensar em utilizar outra engine realmente é algo a ser avaliado, com tudo isso vejo que a Unity perderá espaço no mercado de trabalho e eu realmente recomendo a você buscar outra solução para criação de jogos, principalmente para aqueles que buscam atuar no mercado!
Fontes:
https://garry.net/posts/unity-can-get-fucked
https://www.adrenaline.com.br/games/ceo-da-unity-vendeu-milhares-de-acoes-pouco-antes-de-anunciar-nova-politica-de-taxas/
https://www.adrenaline.com.br/games/novas-politicas-da-unity-continuam-revoltando-desenvolvedores/
https://twitter.com/unity/status/1702077049425596900
https://www.adrenaline.com.br/games/rust-2-e-confirmado-e-vai-deixar-de-lado-a-engine-unity/
Última edição por Weslley em Qui Set 14, 2023 5:50 pm, editado 2 vez(es)
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
É realmente triste ver uma engine com tanto potencial e que abriu tanto as portas para os iniciantes terminar assim. Mas infelizmente a própria unity escolheu isso.
A administração da unity não tem visão de desenvolvedor, eles são apenas empresários que querem aumentar seus lucros em cima dos Devs.
Diferentemente, a Epic Games, dona da Unreal Engine, utiliza sua própria Unreal e lança vários jogos regularmente. É notório que eles tem visão de desenvolvedor e não fazem coisas como essa de taxar os criadores para aumentar a arrecadação.
Se a equipe da Unity se esforçasse em criar jogos com a própria, eles entenderiam o quanto essa alteração é ruim... Mas enfim, veremos os próximos capítulos
(POST INICIAL ATUALIZADO COM NOVAS MUDANÇAS)
A administração da unity não tem visão de desenvolvedor, eles são apenas empresários que querem aumentar seus lucros em cima dos Devs.
Diferentemente, a Epic Games, dona da Unreal Engine, utiliza sua própria Unreal e lança vários jogos regularmente. É notório que eles tem visão de desenvolvedor e não fazem coisas como essa de taxar os criadores para aumentar a arrecadação.
Se a equipe da Unity se esforçasse em criar jogos com a própria, eles entenderiam o quanto essa alteração é ruim... Mas enfim, veremos os próximos capítulos
(POST INICIAL ATUALIZADO COM NOVAS MUDANÇAS)
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
Jogando a real, se o CEO da Unity não se demitir, to fora. Abandono mesmo a Unity e vou pra Unreal. É isso.
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
exatamente o que pensei, enquanto esse cara não for demitido...., porque quem tem poder real para fazer isso são os esmpresários ao verem as ações caindo abruptamente. Aposto que quando ele sair, as ações voltam a subir, e voltaríamos a ter investimentos em ferramentas na unity que REALMENTE facilitam o desenvolvimento de jogos avançados, e não essas besteiras que eles lançaram nas últimas atualizações, ficando muuito atrás da Unreal que consntantemente COMPRA os direitos a plugins que utilizam DeepLearning para integrarem a engine.
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
"CEO da Unity vendeu milhares de ações pouco antes de anunciar nova política de taxas"
Conforme aponta uma reportagem da Yahoo Finance, o executivo vendeu cerca de 2 mil ações da empresa no dia 6 de setembro, dias antes de a nova política ser anunciada. Enquanto a decisão levou a um ligeiro aumento no valor dos papéis da companhia, nesta quarta-feira eles estão circulando com uma desvalorização superior a 7%.
Fonte: https://www.adrenaline.com.br/games/ceo-da-unity-vendeu-milhares-de-acoes-pouco-antes-de-anunciar-nova-politica-de-taxas/
Conforme aponta uma reportagem da Yahoo Finance, o executivo vendeu cerca de 2 mil ações da empresa no dia 6 de setembro, dias antes de a nova política ser anunciada. Enquanto a decisão levou a um ligeiro aumento no valor dos papéis da companhia, nesta quarta-feira eles estão circulando com uma desvalorização superior a 7%.
Fonte: https://www.adrenaline.com.br/games/ceo-da-unity-vendeu-milhares-de-acoes-pouco-antes-de-anunciar-nova-politica-de-taxas/
Magnatah- Instrutor
- PONTOS : 3547
REPUTAÇÃO : 209
Idade : 24
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
Respeito as regras :
Re: [_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
Novas atualizações neste tópico: https://www.schultzgames.com/t12906-_____importante_____-alteracoes-na-politica-de-cobranca-da-unity-2#80033
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5171
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras :
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