Unity - FPS e CPU ???
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Unity - FPS e CPU ???
Boa noite.
Pessoal, tenho uma scene em que tirei todos os Scripts e o Canvas, só pra testar se são os Personagens e as Torres que estão consumindo mt tempo pra abrir essa scene. Assim que essa scene abre, tenho esses valores:
https://imgur.com/hjY3pLt
Esse valor aparece mt rápido, depois ela fica assim:
https://imgur.com/0axoyZO
E o Jogo fica tranquilo. Tem como resolver isso, desse valor da CPU e do FPS ser mt alto assim que abre a scene? Pois na vdd estou desnorteada com isso. Alguém pode me ajudar a entender melhor o Stats? Desde já mt obg.
Pessoal, tenho uma scene em que tirei todos os Scripts e o Canvas, só pra testar se são os Personagens e as Torres que estão consumindo mt tempo pra abrir essa scene. Assim que essa scene abre, tenho esses valores:
https://imgur.com/hjY3pLt
Esse valor aparece mt rápido, depois ela fica assim:
https://imgur.com/0axoyZO
E o Jogo fica tranquilo. Tem como resolver isso, desse valor da CPU e do FPS ser mt alto assim que abre a scene? Pois na vdd estou desnorteada com isso. Alguém pode me ajudar a entender melhor o Stats? Desde já mt obg.
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
Esse video da unity é muito bom, recomendo assistir passo a passoWLCS22 escreveu:Boa noite.
Pessoal, tenho uma scene em que tirei todos os Scripts e o Canvas, só pra testar se são os Personagens e as Torres que estão consumindo mt tempo pra abrir essa scene. Assim que essa scene abre, tenho esses valores:
https://imgur.com/hjY3pLt
Esse valor aparece mt rápido, depois ela fica assim:
https://imgur.com/0axoyZO
E o Jogo fica tranquilo. Tem como resolver isso, desse valor da CPU e do FPS ser mt alto assim que abre a scene? Pois na vdd estou desnorteada com isso. Alguém pode me ajudar a entender melhor o Stats? Desde já mt obg.
https://www.youtube.com/watch?v=EK8sX8oCQbw
Re: Unity - FPS e CPU ???
Não vejo sentido em você querer otimizar o tempo de uso de CPU em uns 2~3 segundos quando o jogo carregar.. Me parece algo normal da Unity de recompilar todo o código, cenário e ferramentas de debugagem, se em produção e em desenvolvimento (após alguns segundos de uso) estiver normal, não há com o que se preocupar..
Agora se a queda de performance for algo recorrente, aí sim seria preocupante.
Agora se a queda de performance for algo recorrente, aí sim seria preocupante.
NKKF- ProgramadorMaster
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Re: Unity - FPS e CPU ???
Crash Psycho escreveu:Esse video da unity é muito bom, recomendo assistir passo a passoWLCS22 escreveu:Boa noite.
Pessoal, tenho uma scene em que tirei todos os Scripts e o Canvas, só pra testar se são os Personagens e as Torres que estão consumindo mt tempo pra abrir essa scene. Assim que essa scene abre, tenho esses valores:
https://imgur.com/hjY3pLt
Esse valor aparece mt rápido, depois ela fica assim:
https://imgur.com/0axoyZO
E o Jogo fica tranquilo. Tem como resolver isso, desse valor da CPU e do FPS ser mt alto assim que abre a scene? Pois na vdd estou desnorteada com isso. Alguém pode me ajudar a entender melhor o Stats? Desde já mt obg.
https://www.youtube.com/watch?v=EK8sX8oCQbw
Ok, irei fazer isto, obg.
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
NKKF escreveu:Não vejo sentido em você querer otimizar o tempo de uso de CPU em uns 2~3 segundos quando o jogo carregar.. Me parece algo normal da Unity de recompilar todo o código, cenário e ferramentas de debugagem, se em produção e em desenvolvimento (após alguns segundos de uso) estiver normal, não há com o que se preocupar..
Agora se a queda de performance for algo recorrente, aí sim seria preocupante.
Amigo, demora muito pra abrir o jogo no PC e no celular ele simplesmente não abre, trava e fecha quando chega na scene do jogo. Acredito que seja esse pico na CPU e no FPS, por isso que quero resolver o problema desse pico na CPU e no FPS para que o jogo abra no celular. E o pior eh que tudo que tem na scene do jogo está ligado nos scripts, não dá pra carregar partes dela em outra(s) scene(s) antes de entrar na scene do jogo. Já fiz isso com os áudios, cenários e as Animações dos poderes do jogo. ele trava e não abre no celular, eh isso que está acontecendo
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
Os modelos 3D não são muito pesados? As texturas não são de resolução muito grande??
Algumas coisas demoram para carregar na memória RAM, e é a CPU que faz isso... as vezes não tem a ver com códigos em si.
Algumas coisas demoram para carregar na memória RAM, e é a CPU que faz isso... as vezes não tem a ver com códigos em si.
Re: Unity - FPS e CPU ???
MarcosSchultz escreveu:Os modelos 3D não são muito pesados? As texturas não são de resolução muito grande??
Algumas coisas demoram para carregar na memória RAM, e é a CPU que faz isso... as vezes não tem a ver com códigos em si.
Obg pela resposta Marcos
Os modelos são leves e as texturas não passam de 1.661K, a grande maioria são mt pequenas. Quanto aos scripts é oq vc falou msm. Pouquíssimos dos meus scripts tem o Update() e com o conteúdo bem controlado.
Nas Configurações o quality está medium, estou mudando de scene com o LoadScene, mas vou trocar pro Async por causa da barra de carregamento do jogo...
Um dia uma pessoa falou pra mim que a Unity está lendo tudo ao mesmo tempo assim que a scene é aberta, aí depois que carrega tudo, roda normal. Não sei se tem alguma coisa que configura na Unity para que as coisas não sejam processadas ao mesmo tempo pra não ter esse acúmulo e demora. Vc sabe dizer se tem? Se sim, quais? Como faço? Quais os valores bons que tem que estar no Stats na aba Games pra que o jogo flua bem?
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
Geralmente para evitar esse "load inicial", usa-se uma tela de carregamento falsa, enquanto está carregando a cena com o comando LoadSceneAsync
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.LoadSceneAsync.html
Dessa maneira, quando terminar de carregar, ai pode inicializa o game e sair da falsa tela de carregamento.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.LoadSceneAsync.html
Dessa maneira, quando terminar de carregar, ai pode inicializa o game e sair da falsa tela de carregamento.
Re: Unity - FPS e CPU ???
MarcosSchultz escreveu:Geralmente para evitar esse "load inicial", usa-se uma tela de carregamento falsa, enquanto está carregando a cena com o comando LoadSceneAsync
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.LoadSceneAsync.html
Dessa maneira, quando terminar de carregar, ai pode inicializa o game e sair da falsa tela de carregamento.
Eh exatamente isso que tô fazendo Obg
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
Poxa, colocar uma scene de carregamento falsa antes de abrir a scene do jogo não resolve o problema, pois ele deixa o PC pesado e nem carrega a scene no celular do mesmo jeito. A questão é resolver esse processamento que tá pesado de mais, não sei como achar o que está provocando isso, pelo profile é meio complicado pq eu teria que fazer em todos os métodos em todos os scripts.. Tem como fazer uma scene abrir seu conteúdo aos poucos? Em vez de tentar abrir tudo junto como é o que ela está fazendo
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
WLCS22 escreveu:Poxa, colocar uma scene de carregamento falsa antes de abrir a scene do jogo não resolve o problema, pois ele deixa o PC pesado e nem carrega a scene no celular do mesmo jeito. A questão é resolver esse processamento que tá pesado de mais, não sei como achar o que está provocando isso, pelo profile é meio complicado pq eu teria que fazer em todos os métodos em todos os scripts.. Tem como fazer uma scene abrir seu conteúdo aos poucos? Em vez de tentar abrir tudo junto como é o que ela está fazendo
Você não precisa carregar de cara todos os elementos da cena, pode trabalhar com chunks e ativar somente o necessário...
Também pode usar LOD e Occlusion Culling para renderizar o mínimo de coisas necessárias, caso o gargalo seja na renderização inicial.
Re: Unity - FPS e CPU ???
Tem como gravar a tela mostrando o projeto e a Aba Stats?
daria para ver melhor oque está acontecendo.
Algumas coisas importantes presisam ser consideradas, quais são os requisitos do seu pc/android, dependendo talvez o jogo sejá tão pesado que ambos não estejam conseguindo rodar, ou o Pc/Android são tão lentos que não estão conseguindo rodar o jogo... Tem muita coisa.
daria para ver melhor oque está acontecendo.
Algumas coisas importantes presisam ser consideradas, quais são os requisitos do seu pc/android, dependendo talvez o jogo sejá tão pesado que ambos não estejam conseguindo rodar, ou o Pc/Android são tão lentos que não estão conseguindo rodar o jogo... Tem muita coisa.
Re: Unity - FPS e CPU ???
Cara, ontem ela estava rodando depois de 13s, chegou até 20s também. Daí pesquisando achei esse tópico https://forum.unity.com/threads/loadsceneasync-freezes.1282454/ que tem a ver com o que eu estava passando. Uma das coisas foi a Scene congelar na hora de abrir, mas depois de aberta quando voltava pra scene anterior e ia pra ela novamente, ela não congelava e abria rápido.
Hj quando abri a Unity estava em 7s (não sei como). Daí peguei o tópico e interpretei que as texturas e materiais tinham alguma interferência. Daí apaguei os materiais, ficaram tudo rosa, a scene abriu em 3s e alguma coisa. Daí restaurei os materiais, eles ficaram com as texturas e materiais normais e o tempo subiu um pouco, foi pra 4s e alguma coisa. Não sei se a Unity tem algum tipo de cache ou buffer que está interferindo nesse andamento do jogo, vcs sabem dizer alguma coisa sobre isso?
Meu personagem modelo foi feito no Fuse, animado no Mixamo e levado pro Blener pra colocar um escudo nele. Estou usando esse do Blender na Unity e dou um Prefab>Unpack nele. Tenho 16 Personagens a partir deste modelo na scene e, abrindo a scene só com eles, não dá 1s! daí coloquei todos os outros objetos, sem script e sem o canvas, não passa de 2s pra abrir! daí coloquei as texturas, posicionem cada um no seu lugar e ele começou a demorar pra abrir. Agora ele está abrindo em 4s ou 5s com os scripts e o canvas.
O engraçado é que de um dia pro outro ele mudou o tempo do carregamento, acredito que foi ter fechado e aberto a Unity tenha feito essa queda. Tô achando que a Unity tem alguma coisa, algum serviço, que está interferindo nesse carregamento, que pode ser dispensado para que ele rode normal. Sinceramente não sei..
Hj quando abri a Unity estava em 7s (não sei como). Daí peguei o tópico e interpretei que as texturas e materiais tinham alguma interferência. Daí apaguei os materiais, ficaram tudo rosa, a scene abriu em 3s e alguma coisa. Daí restaurei os materiais, eles ficaram com as texturas e materiais normais e o tempo subiu um pouco, foi pra 4s e alguma coisa. Não sei se a Unity tem algum tipo de cache ou buffer que está interferindo nesse andamento do jogo, vcs sabem dizer alguma coisa sobre isso?
Meu personagem modelo foi feito no Fuse, animado no Mixamo e levado pro Blener pra colocar um escudo nele. Estou usando esse do Blender na Unity e dou um Prefab>Unpack nele. Tenho 16 Personagens a partir deste modelo na scene e, abrindo a scene só com eles, não dá 1s! daí coloquei todos os outros objetos, sem script e sem o canvas, não passa de 2s pra abrir! daí coloquei as texturas, posicionem cada um no seu lugar e ele começou a demorar pra abrir. Agora ele está abrindo em 4s ou 5s com os scripts e o canvas.
O engraçado é que de um dia pro outro ele mudou o tempo do carregamento, acredito que foi ter fechado e aberto a Unity tenha feito essa queda. Tô achando que a Unity tem alguma coisa, algum serviço, que está interferindo nesse carregamento, que pode ser dispensado para que ele rode normal. Sinceramente não sei..
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
Crash Psycho escreveu:Tem como gravar a tela mostrando o projeto e a Aba Stats?
daria para ver melhor oque está acontecendo.
Algumas coisas importantes presisam ser consideradas, quais são os requisitos do seu pc/android, dependendo talvez o jogo sejá tão pesado que ambos não estejam conseguindo rodar, ou o Pc/Android são tão lentos que não estão conseguindo rodar o jogo... Tem muita coisa.
Crash Psycho, acredito que ja falei com vc pelo discord, acho melhor te mostrar por lá do que gravar um vídeo. Se possível Marcos de vc ver por lá também seria ótimo
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Unity - FPS e CPU ???
MarcosSchultz escreveu:WLCS22 escreveu:Poxa, colocar uma scene de carregamento falsa antes de abrir a scene do jogo não resolve o problema, pois ele deixa o PC pesado e nem carrega a scene no celular do mesmo jeito. A questão é resolver esse processamento que tá pesado de mais, não sei como achar o que está provocando isso, pelo profile é meio complicado pq eu teria que fazer em todos os métodos em todos os scripts.. Tem como fazer uma scene abrir seu conteúdo aos poucos? Em vez de tentar abrir tudo junto como é o que ela está fazendo
Você não precisa carregar de cara todos os elementos da cena, pode trabalhar com chunks e ativar somente o necessário...
Também pode usar LOD e Occlusion Culling para renderizar o mínimo de coisas necessárias, caso o gargalo seja na renderização inicial.
Não acredito que seja a renderização, pois visto pelo profile ela não pesa. já o occlusion culling não serve para o meu caso, pois a camera pega todo o tabuleiro de cara. Preciso dar uma olhada em LOD e chunks, realmente não domino essa area. O problema não é durante o jogo, ele flui me bem. O problema é na inicialização da scene, a cpu vai lá pra cima. tem como eu te mostrar o projeto pelo discord?
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1926
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Re: Unity - FPS e CPU ???
WLCS22 escreveu:MarcosSchultz escreveu:WLCS22 escreveu:Poxa, colocar uma scene de carregamento falsa antes de abrir a scene do jogo não resolve o problema, pois ele deixa o PC pesado e nem carrega a scene no celular do mesmo jeito. A questão é resolver esse processamento que tá pesado de mais, não sei como achar o que está provocando isso, pelo profile é meio complicado pq eu teria que fazer em todos os métodos em todos os scripts.. Tem como fazer uma scene abrir seu conteúdo aos poucos? Em vez de tentar abrir tudo junto como é o que ela está fazendo
Você não precisa carregar de cara todos os elementos da cena, pode trabalhar com chunks e ativar somente o necessário...
Também pode usar LOD e Occlusion Culling para renderizar o mínimo de coisas necessárias, caso o gargalo seja na renderização inicial.
Não acredito que seja a renderização, pois visto pelo profile ela não pesa. já o occlusion culling não serve para o meu caso, pois a camera pega todo o tabuleiro de cara. Preciso dar uma olhada em LOD e chunks, realmente não domino essa area. O problema não é durante o jogo, ele flui me bem. O problema é na inicialização da scene, a cpu vai lá pra cima. tem como eu te mostrar o projeto pelo discord?
Você pode upar o projeto inteiro no drive por exemplo, e me passar o link por mensagem... Informando também qual versão da Unity você está usando. Ai acredito que posso verificar o que se passa.
Outra dúvida, esse travamento também ocorre quando o projeto já está compilado no computador?
Re: Unity - FPS e CPU ???
MarcosSchultz escreveu:WLCS22 escreveu:MarcosSchultz escreveu:WLCS22 escreveu:Poxa, colocar uma scene de carregamento falsa antes de abrir a scene do jogo não resolve o problema, pois ele deixa o PC pesado e nem carrega a scene no celular do mesmo jeito. A questão é resolver esse processamento que tá pesado de mais, não sei como achar o que está provocando isso, pelo profile é meio complicado pq eu teria que fazer em todos os métodos em todos os scripts.. Tem como fazer uma scene abrir seu conteúdo aos poucos? Em vez de tentar abrir tudo junto como é o que ela está fazendo
Você não precisa carregar de cara todos os elementos da cena, pode trabalhar com chunks e ativar somente o necessário...
Também pode usar LOD e Occlusion Culling para renderizar o mínimo de coisas necessárias, caso o gargalo seja na renderização inicial.
Não acredito que seja a renderização, pois visto pelo profile ela não pesa. já o occlusion culling não serve para o meu caso, pois a camera pega todo o tabuleiro de cara. Preciso dar uma olhada em LOD e chunks, realmente não domino essa area. O problema não é durante o jogo, ele flui me bem. O problema é na inicialização da scene, a cpu vai lá pra cima. tem como eu te mostrar o projeto pelo discord?
Você pode upar o projeto inteiro no drive por exemplo, e me passar o link por mensagem... Informando também qual versão da Unity você está usando. Ai acredito que posso verificar o que se passa.
Outra dúvida, esse travamento também ocorre quando o projeto já está compilado no computador?
No PC ele trava e depois fica normal, isso por causa do pico que ele dá na cpu. No celular ele estava travando, mas fiz akele lance da scene falsa do carregamento. Agora está abrindo, congela a tela e depois abre. No Logcat continua dando o erro:
Error Unity Vulkan - Out of memory! (allocating memory for image)
Depois desse erro aparece mais outros, estou entendendo que eles acontecem por causa do erro do Vulkan, ou o inverso.
Fico com o receio de que o jogo não abra em certos aparelhos. Eu só tenho o meu celular mesmo pra testar. Na Unity na versão 2021.3.15f1 tem o Simulator na aba Game que dá pra testar o jogo em vários parelhos, mas só dá pra tratar do canvas e a câmera, não tem como saber se esses aparelhos do Simulator suportam abrir o jogo. Meu celular é um Motorola G (6) Play. No Simulator tem o G (7) Power, acredito que dá no mesmo.
Já em enviar o projeto Marcos.. não me sinto à vontade em enviar meu projeto pra ninguém. Ele nunca saiu do meu pc.
Se vc quiser a agente pode ver pelo Discord, mas nem vai adiantar mt coisa, pq pelo Discord não dá pra ver o Celular. Mas considera tudo que falei, o problema é ele travar por causa do pico da CPU (que vejo pelo Stats na aba Game) pra depois seguir em frente. Essa parada que ele dá vem do erro Error Unity Vulkan - Out of memory! (allocating memory for image) É isso que está acontecendo..
WLCS22- MembroAvançado
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