Jogo offline com Loja?
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Jogo offline com Loja?
Boa noite. Pessoal, seguinte
Eu queria fazer meu jogo online, mas vou fazer offline msm, pelo menos por enquanto. Já me falaram por aqui no forum pra fazer isso tbm. A questão é que quer fazer uma loja onde o Jogador compra moedas pra poder comprar os poderes que há no jogo. Essa loja, mesmo com o Jogo offline, ela tem que ser online? Eu fiquei pensando.. pow, a pessoa gasta dinheiro real na loja pra salvar no celular offline, caso formate ele vai perder tudo, não é certo isso.. Então prf me digam como funciona uma loja num jogo offline pfv... ainda não monetizei meu jogo, estou terminando as coisas pra entrar nisso jaja. Obg pela ajuda!
Eu queria fazer meu jogo online, mas vou fazer offline msm, pelo menos por enquanto. Já me falaram por aqui no forum pra fazer isso tbm. A questão é que quer fazer uma loja onde o Jogador compra moedas pra poder comprar os poderes que há no jogo. Essa loja, mesmo com o Jogo offline, ela tem que ser online? Eu fiquei pensando.. pow, a pessoa gasta dinheiro real na loja pra salvar no celular offline, caso formate ele vai perder tudo, não é certo isso.. Então prf me digam como funciona uma loja num jogo offline pfv... ainda não monetizei meu jogo, estou terminando as coisas pra entrar nisso jaja. Obg pela ajuda!
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Jogo offline com Loja?
As compras ficam salvas no id da play store da pessoa. você tem que verificar se aquele id fez a compra do item, aí vc faz oq quiser.
Exemplo do meu script pra remvoer os anuncios
https://prnt.sc/82oosZDJ-2E5
Exemplo do meu script pra remvoer os anuncios
https://prnt.sc/82oosZDJ-2E5
JulioWinchester- MembroAvançado
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Re: Jogo offline com Loja?
Bom dia.
Blz! Mas por que tem que remover os anúncios?
Blz! Mas por que tem que remover os anúncios?
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Jogo offline com Loja?
Remover anuncio é um dos items da loja, mas pode ser qualquer coisa. Só usei como exemploWLCS22 escreveu:Bom dia.
Blz! Mas por que tem que remover os anúncios?
JulioWinchester- MembroAvançado
- PONTOS : 2071
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Áreas de atuação : https://linktr.ee/juliopepe
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Re: Jogo offline com Loja?
Ok, obg!
WLCS22- MembroAvançado
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Re: Jogo offline com Loja?
Existe o plugin nativo da Unity, In-App Purchasing, que serve justamente pra vc gerenciar essas questões de loja e etc.
É bem fácil de usar: Vc vai ter que criar um catálogo com informações básicas dos itens q vc quer vender na loja, e cadastrar esses mesmos itens na Playstore (e AppleStore, se tiver fazendo em iOS tb).
Depois disso, vc só precisa criar a parte da UI da loja, com um botão especial do plugin para realizar as compras e pronto!
Esse plugin já gerencia pra vc questão de preço localizado (conversão dependendo do país), questão de recibo da compra, segurança contra fraudes e etc e etc. Recomendo fortemente q vc dê uma lida na documentação que passei mais acima.
Sobre como as coisas ficam salvas: O próprio plugin gerencia isso, como o Julio disse acima, essas informações ficam salvas no ID da conta da pessoa (na loja, PlayeStore, por ex), e vc precisa apenas validar essas informações no código, para saber quais itens a pessoa possui.
Existem 3 tipos de produtos:
* Consumíveis
* Não-Consumíveis
* Assinatura
Os produtos consumíveis são itens da loja q a pessoa pode comprar mais de uma vez, ou seja, imagina um pack de moedas pro jogo: A pessoa pode comprar quantas vezes quiser, diversas vezes.
Os produtos consumíveis não ficam salvos (essa informação) se a pessoa tem ou não tem, caso desintale e instale o app.
Nesse caso, se vc quer salvar quantas "moedas" o jogador tem, incluindo oq ele comprou no pack pago, não tem como fugir: Vc vai precisar salvar isso online, num DB como Firebase, por exemplo.
Os produtos não-consumíveis é como o nome diz, vc não consegue consumir mais de uma vez, ou seja, comprou uma vez, fica com ele pra sempre e não tem como comprar outro.
Pode usar de exemplo realmente um "remove ads", vc compra esse item (precisa comprar apenas uma vez) e daí vc consegue tirar todos os anúncios do jogo.
Outro exemplo, uma skin especial de algum personagem, onde vc só compra uma vez, e etc.
Esses produtos tem a característica de ficarem salvos no loja, então sim, se vc desinstalar e instalar o app de novo e jogar com a conta da loja q vc fez a compra, o item vai estar lá. Mesma coisa se vc trocar de celular e estiver logado na loja, o item vai estar lá.
O tipo assinatura também é como o nome diz: A pessoa faz uma assinatura, ou seja, algo temporário, que enquanto a pessoa tiver acesso a isso, pode desfrutar de algum benefício. Por exemplo, o acesso a uma área especial(VIP) do jogo e etc.
Enfim, vc não precisa ter um jogo "online" para gerenciar questões de loja, como visto acima, mas claro, precisa ter ciência que a pessoa vai precisar estar conectada na internet para q essas informações sejam recebidas de forma correta, mesmo pq, o plugin do IAP funciona com uma comunicação online entre as lojas e a Unity.
Mas se vc tiver o cuidado de criar fallbacks na UI (como mensagens de erro, por exemplo) se a pessoa tentar comprar itens sem internet e etc, acredito que já vai ajudar bastante.
É bem fácil de usar: Vc vai ter que criar um catálogo com informações básicas dos itens q vc quer vender na loja, e cadastrar esses mesmos itens na Playstore (e AppleStore, se tiver fazendo em iOS tb).
Depois disso, vc só precisa criar a parte da UI da loja, com um botão especial do plugin para realizar as compras e pronto!
Esse plugin já gerencia pra vc questão de preço localizado (conversão dependendo do país), questão de recibo da compra, segurança contra fraudes e etc e etc. Recomendo fortemente q vc dê uma lida na documentação que passei mais acima.
Sobre como as coisas ficam salvas: O próprio plugin gerencia isso, como o Julio disse acima, essas informações ficam salvas no ID da conta da pessoa (na loja, PlayeStore, por ex), e vc precisa apenas validar essas informações no código, para saber quais itens a pessoa possui.
Existem 3 tipos de produtos:
* Consumíveis
* Não-Consumíveis
* Assinatura
Os produtos consumíveis são itens da loja q a pessoa pode comprar mais de uma vez, ou seja, imagina um pack de moedas pro jogo: A pessoa pode comprar quantas vezes quiser, diversas vezes.
Os produtos consumíveis não ficam salvos (essa informação) se a pessoa tem ou não tem, caso desintale e instale o app.
Nesse caso, se vc quer salvar quantas "moedas" o jogador tem, incluindo oq ele comprou no pack pago, não tem como fugir: Vc vai precisar salvar isso online, num DB como Firebase, por exemplo.
Os produtos não-consumíveis é como o nome diz, vc não consegue consumir mais de uma vez, ou seja, comprou uma vez, fica com ele pra sempre e não tem como comprar outro.
Pode usar de exemplo realmente um "remove ads", vc compra esse item (precisa comprar apenas uma vez) e daí vc consegue tirar todos os anúncios do jogo.
Outro exemplo, uma skin especial de algum personagem, onde vc só compra uma vez, e etc.
Esses produtos tem a característica de ficarem salvos no loja, então sim, se vc desinstalar e instalar o app de novo e jogar com a conta da loja q vc fez a compra, o item vai estar lá. Mesma coisa se vc trocar de celular e estiver logado na loja, o item vai estar lá.
O tipo assinatura também é como o nome diz: A pessoa faz uma assinatura, ou seja, algo temporário, que enquanto a pessoa tiver acesso a isso, pode desfrutar de algum benefício. Por exemplo, o acesso a uma área especial(VIP) do jogo e etc.
Enfim, vc não precisa ter um jogo "online" para gerenciar questões de loja, como visto acima, mas claro, precisa ter ciência que a pessoa vai precisar estar conectada na internet para q essas informações sejam recebidas de forma correta, mesmo pq, o plugin do IAP funciona com uma comunicação online entre as lojas e a Unity.
Mas se vc tiver o cuidado de criar fallbacks na UI (como mensagens de erro, por exemplo) se a pessoa tentar comprar itens sem internet e etc, acredito que já vai ajudar bastante.
Re: Jogo offline com Loja?
Perfeito. Mt obg!
Estou finalizando umas coisas pra poder iniciar com tudo isso que vc falou. Pelo visto vou ter que ler bastante, e praticar. Mas me diz uma coisa, tem como, antes de subir o jogo pra PlayStore, tem como eu testar essas transações? pra poder fazer as coisas sabendo do que ta fazendo pra não fazer besteira, morro de medo
Na minha loja tem à venda Poderes, eles são comprados com Moedas de Ouro. Coloquei duas fontes pro Jogador ter como juntar moedas: Uma é um Baú que vai juntando moedas de graça onde em 12hs ele pode pegar até 120 moedas; outra são os anúncios. Ele clica em outro baú, ver um anúncio e ganha 30 moedas. É mais vantagem ele clicar nos anúncios do que ficar esperando 12hs com o jogo aberto pra coletar só 120. Com 4 cliques ele tem as 120 moedas também de graça e mais rápido. Daí a loja ficaria off mesmo, mas se eu quiser vender as Moedas, aí sim seria do jeito que vc falou. A pergunta é: O jogo ficará mal visto por ter esse esquema de coletar moedas? vendo anúncios?
Estou finalizando umas coisas pra poder iniciar com tudo isso que vc falou. Pelo visto vou ter que ler bastante, e praticar. Mas me diz uma coisa, tem como, antes de subir o jogo pra PlayStore, tem como eu testar essas transações? pra poder fazer as coisas sabendo do que ta fazendo pra não fazer besteira, morro de medo
Na minha loja tem à venda Poderes, eles são comprados com Moedas de Ouro. Coloquei duas fontes pro Jogador ter como juntar moedas: Uma é um Baú que vai juntando moedas de graça onde em 12hs ele pode pegar até 120 moedas; outra são os anúncios. Ele clica em outro baú, ver um anúncio e ganha 30 moedas. É mais vantagem ele clicar nos anúncios do que ficar esperando 12hs com o jogo aberto pra coletar só 120. Com 4 cliques ele tem as 120 moedas também de graça e mais rápido. Daí a loja ficaria off mesmo, mas se eu quiser vender as Moedas, aí sim seria do jeito que vc falou. A pergunta é: O jogo ficará mal visto por ter esse esquema de coletar moedas? vendo anúncios?
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1904
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Re: Jogo offline com Loja?
Dê uma boa lida sim, mas caso queira ter um norte inicial, tem um vídeo BR muito bom q ensina praticamente tudo isso q eu falei:
Sobre testar as compras e etc, vc vai poder testar no modo Beta da loja, então vc faz as compras no app e passa um cartão automático fake que faz a compra pra vc (tudo isso é realizado pelo plugin, vc não precisa fazer nada, só jogar a versão de teste na build).
Testar no editor também é possível, mas no editor como não tem comunicação com a loja, ele meio que cria um fluxo "fake" pra vc comprar as coisas, mas é bom pra testar enquanto vc desenvolve mesmo.
E sobre ser mal visto com ads e tal, eu não acho q seja mal visto, a maioria dos jogos libera rewards após ver anúncios, o próprio plugin de AdMob de anúncios tem funções de reward.
Oq eh chato e pode dar problemas é fazer com q a pessoa seja obrigada a ver MUITOS anúncios, praticamente não deixar a pessoa jogar direito de tanto ad pra ver, aí sim vc teria um problema, mas como o caso é só premiar por ad, não tem problema não.
- Vídeo:
Sobre testar as compras e etc, vc vai poder testar no modo Beta da loja, então vc faz as compras no app e passa um cartão automático fake que faz a compra pra vc (tudo isso é realizado pelo plugin, vc não precisa fazer nada, só jogar a versão de teste na build).
Testar no editor também é possível, mas no editor como não tem comunicação com a loja, ele meio que cria um fluxo "fake" pra vc comprar as coisas, mas é bom pra testar enquanto vc desenvolve mesmo.
E sobre ser mal visto com ads e tal, eu não acho q seja mal visto, a maioria dos jogos libera rewards após ver anúncios, o próprio plugin de AdMob de anúncios tem funções de reward.
Oq eh chato e pode dar problemas é fazer com q a pessoa seja obrigada a ver MUITOS anúncios, praticamente não deixar a pessoa jogar direito de tanto ad pra ver, aí sim vc teria um problema, mas como o caso é só premiar por ad, não tem problema não.
Re: Jogo offline com Loja?
blz! Mt obg!
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1904
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Re: Jogo offline com Loja?
Uma outra pergunta:
No meu jogo eu tenho 4 equipes e cada uma delas tem 1 loja pra comprar seus poderes que se compra com moedas. Para comprar moedas seria com dinheiro, no caso o produto não consumível.
A pergunta é se eu tenho que fazer uma loja só para a compra de moedas, no caso eu teria uma tela com as 5 lojas, as 4 das equipes nas extremidades e a das moedas no centro, por exemplo. Ou posso colocar a compra das moedas nas 4 lojas pra não ter que criar mais uma?
Por mim, eu faria a loja das moedas à parte, justamente pra ficar mais organizado e com isso dizer ao jogador que as moedas que ele está comprando serve pra ele comprar os poderes da loja que ele quiser.
O que vcs acham?
No meu jogo eu tenho 4 equipes e cada uma delas tem 1 loja pra comprar seus poderes que se compra com moedas. Para comprar moedas seria com dinheiro, no caso o produto não consumível.
A pergunta é se eu tenho que fazer uma loja só para a compra de moedas, no caso eu teria uma tela com as 5 lojas, as 4 das equipes nas extremidades e a das moedas no centro, por exemplo. Ou posso colocar a compra das moedas nas 4 lojas pra não ter que criar mais uma?
Por mim, eu faria a loja das moedas à parte, justamente pra ficar mais organizado e com isso dizer ao jogador que as moedas que ele está comprando serve pra ele comprar os poderes da loja que ele quiser.
O que vcs acham?
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1904
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