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Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

3 participantes

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DÚVIDA Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por capim22 Sáb Jul 23, 2022 12:02 pm

Boa tarde !
 Nao consigo resolver isso!!

toda vez q entro no carro ando e giro o eixo z a camera vai saindo do carro , parece q a camera gira mais rapido ou sei la deixei a ft no link gg!

pode me ajudar por favor obg!!

minha linha 
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);
ja tentei c eulerangles , com localposition etc e nada resolveu!

ft
https://drive.google.com/file/d/1_IalFO77Kkwzf0pkKwvWVGIMHwhkdlJh/view?usp=sharing

Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!! View?usp=sharing

capim22
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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por dutrabr100 Sáb Jul 23, 2022 1:30 pm

Presumo que essa linha de código que colocou ai seja de um script que está no carro correto ?
Código:
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);

Como assim gira ? essa linha de codigo só está definindo a posição da camera, não tem nada de rotação nela.

Favor Enviar o script inteiro
dutrabr100
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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por capim22 Ter Jul 26, 2022 3:51 pm

dutrabr100 escreveu:Presumo que essa linha de código que colocou ai seja de um script que está no carro correto ?
Código:
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);

Como assim gira ? essa linha de codigo só está definindo a posição da camera, não tem nada de rotação nela.

Favor Enviar o script inteiro
opa foi mal!!

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    private GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        camera = GameObject.FindGameObjectWithTag("camera");
    }
    void update()
    {

        
    }
    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.localPosition + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.localRotation = transform.localRotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}

capim22
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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por dutrabr100 Ter Jul 26, 2022 3:52 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    private GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        camera = GameObject.FindGameObjectWithTag("camera");
    }
    void update()
    {

        
    }
    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.localPosition + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.localRotation = transform.localRotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
dutrabr100
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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por dutrabr100 Ter Jul 26, 2022 3:57 pm

capim22 escreveu:
dutrabr100 escreveu:Presumo que essa linha de código que colocou ai seja de um script que está no carro correto ?
Código:
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);

Como assim gira ? essa linha de codigo só está definindo a posição da camera, não tem nada de rotação nela.

Favor Enviar o script inteiro
opa foi mal!!

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    private GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        camera = GameObject.FindGameObjectWithTag("camera");
    }
    void update()
    {

        
    }
    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.localPosition + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.localRotation = transform.localRotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
esse teu script está com 2 "updates".

e porque tu esta usando a posição e rotação local ?
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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por capim22 Ter Jul 26, 2022 4:18 pm

dutrabr100 escreveu:
capim22 escreveu:
dutrabr100 escreveu:Presumo que essa linha de código que colocou ai seja de um script que está no carro correto ?
Código:
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);

Como assim gira ? essa linha de codigo só está definindo a posição da camera, não tem nada de rotação nela.

Favor Enviar o script inteiro
opa foi mal!!

opa removi update , e  q fui testante local . position rotation ou so rotatio e position e fica sempre na msm !!


using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    public GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        
    }

    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.position + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.rotation = transform.rotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    private GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        camera = GameObject.FindGameObjectWithTag("camera");
    }
    void update()
    {

        
    }
    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.localPosition + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.localRotation = transform.localRotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
esse teu script está com 2 "updates".

e porque tu esta usando a posição e rotação local ?

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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por capim22 Ter Jul 26, 2022 4:28 pm

capim22 escreveu:
dutrabr100 escreveu:
capim22 escreveu:
dutrabr100 escreveu:Presumo que essa linha de código que colocou ai seja de um script que está no carro correto ?
Código:
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);

Como assim gira ? essa linha de codigo só está definindo a posição da camera, não tem nada de rotação nela.

Favor Enviar o script inteiro
opa foi mal!!

opa removi update , e  q fui testante local . position rotation ou so rotatio e position e fica sempre na msm !!


using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    public GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        
    }

    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.position + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.rotation = transform.rotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    private GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        camera = GameObject.FindGameObjectWithTag("camera");
    }
    void update()
    {

        
    }
    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.localPosition + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.localRotation = transform.localRotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
esse teu script está com 2 "updates".

e porque tu esta usando a posição e rotação local ?

Pq tipo eu quero usar a msm camera do player no carro tipo gta passei a posicao da camera p o carro  mas quero q a camera gira junto c o carro do jeito q esta o carro gira e fica de lado p camera!

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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por capim22 Sex Jul 29, 2022 8:00 pm

capim22 escreveu:
capim22 escreveu:
dutrabr100 escreveu:
capim22 escreveu:
dutrabr100 escreveu:Presumo que essa linha de código que colocou ai seja de um script que está no carro correto ?
Código:
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);

Como assim gira ? essa linha de codigo só está definindo a posição da camera, não tem nada de rotação nela.

Favor Enviar o script inteiro
opa foi mal!!

opa removi update , e  q fui testante local . position rotation ou so rotatio e position e fica sempre na msm !!


using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    public GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        
    }

    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.position + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.rotation = transform.rotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class carro : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    private GameObject camera;
    float acelerar = 0f;
    public clicou Acelerar;
    public static  bool podeAndar = false;
    public float torque, freio, friccao,volante;
    public WheelCollider[] wcs;
    public Transform[] rodas;
    float acc = 0f;
    Rigidbody rb;
    public float forca;
    void Start()
    {
        camera = GameObject.FindGameObjectWithTag("camera");
    }
    void update()
    {

        
    }
    void updateRodas()
    {
       
       
        Vector3 pos;
        Quaternion rot;
        for (int i = 0; i < wcs.Length; i++)
        {
            if (podeAndar == true)
            {
                player.transform.parent = transform;
                camera.transform.position = transform.localPosition + new Vector3(0, 2, -6);
                camera.transform.localRotation = transform.localRotation;
                
           

                if (Input.GetKeyDown("w"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =+ 300;
                }
                if (Input.GetKeyDown("s"))
                {
                    wcs[i].motorTorque =- 200;
                }
             
            wcs[i].brakeTorque = (Input.GetKey(KeyCode.Space) ) ? freio : friccao - Mathf.Abs(Input.GetAxis("Vertical")*friccao);
             if (i < 2)
             wcs[i].steerAngle = Mathf.Lerp(wcs[i].steerAngle, volante * UltimateJoystick.GetHorizontalAxis("manete"),Time.deltaTime *1);
             wcs[i].GetWorldPose(out pos, out rot);
             rodas[i].position = pos;
             rodas[i].rotation = rot;
                if (Acelerar.pressed)
                {
                    acelerar = 1f * torque;
                }
            }
            }
        }
    
    private void Update()
    {
        updateRodas();
    } 
    public void acelerarando()
    {
        acelerar = 1f;
    }

}
esse teu script está com 2 "updates".

e porque tu esta usando a posição e rotação local ?

Pq tipo eu quero usar a msm camera do player no carro tipo gta passei a posicao da camera p o carro  mas quero q a camera gira junto c o carro do jeito q esta o carro gira e fica de lado p camera!
Up!

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DÚVIDA Re: Camera gira errada no eixo z ao entrar no carro!!

Mensagem por SteveRogers Sex Jul 29, 2022 8:46 pm

capim22 escreveu:Boa tarde !
 Nao consigo resolver isso!!
camera.transform.position = new Vector3(transform.position.x , transform.position.y + 2, transform.position.z - 6);
ja tentei c eulerangles , com localposition etc e nada resolveu!
O problema é que você tá passando uma posição relativo ao mundo. Quando você diz "transform.position.z - 6", você tá colocando a câmera na posição do carro, só que menos 6 metros no Z global.
Assim, sempre que girar o carro, a posição vai ficar errada mesmo... pra conseguir o que você quer fazer, deveria ser assim:
Código:
camera.transform.position = transform.position + transform.up * 2 - transform.forward * 6;

Passo primeiro a posição do carro, + 2 metros pra cima relativo AO CARRO e menos 6 metros pra trás do carro;
SteveRogers
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