Blender - Apagar partes internar de um Personagem criado no Fuse
2 participantes
Página 1 de 1
Blender - Apagar partes internar de um Personagem criado no Fuse
Boa noite.
Pessoal, seguinte:
Conversei com uma pessoa que me disse o por que meu projeto está lento pra abrir determinada Scene. Essa Scene está com muitas faces, vértices.. pra abri-la. Daí removi mt coisa desnecessária, porém quanto aos Personagens.. eles foram feitos no FUSE e são bem detalhados, mas não precisa disso tudo, na verdade é exatamente isso que quero eliminar, as coisas e os detalhas internos. Então fui resolver a vida deles no Blender.
Lá no Blender da pra usar o Modificador "Decimar" que reduz a quantidade de vértices, faces.. do Personagem. Porém o Personagem tem muuuuuitas faces e vértices na parte interna da boca que são os dentes, língua.. tem os olhos tbm, as pontas dos dedos.. enfim. Daí eu quero deletar tudo que é interno do personagem e o resto tá de boa usando o Decimar, que inclusive dá pra reduzir as fazes e vertices em até 90% sem reduzir a qualidade da imagem do Personagem, fica top msm!
Já pensei na possível solução de selecionar só a parte externa do Personagem pra separar das internas pra poder remover as internas.. enfim. O Problema é que eu não sei como faço isso. Já assisti alguns vídeos, fui na Aba UV Editing no Blender pra tentar fazer essa alteração nos Personagens. Lá dá pra ver todas as faces e vértices.. mas não tem como fazer essa alteração, pelo menos não achei. Já pensei na ideia de abrir o Personagem de forma a selecionar só as faces e vértices da parte externa visível dele, pra poder deletar as internas, mas sem sucesso.
A não ser que dá pra resolver isso na própria Unity, como.. sei lá.. ignorar a mesh do Personagem de tal forma a não interferir no desempenho do abrir da Scene.. e fique tudo de boa. Mas se o problema se resolve indo pro Blender msm, eu vou. Não quero fazer outros Personagens em outras ferramentas visando não ter esse problema, pois fui em um que a turma recomenda, mas os Personagens saem da msm forma, muitas faces e vértices.. enfim.
Alguém?
Aceito e agradeço toda e qualquer solução!
Pessoal, seguinte:
Conversei com uma pessoa que me disse o por que meu projeto está lento pra abrir determinada Scene. Essa Scene está com muitas faces, vértices.. pra abri-la. Daí removi mt coisa desnecessária, porém quanto aos Personagens.. eles foram feitos no FUSE e são bem detalhados, mas não precisa disso tudo, na verdade é exatamente isso que quero eliminar, as coisas e os detalhas internos. Então fui resolver a vida deles no Blender.
Lá no Blender da pra usar o Modificador "Decimar" que reduz a quantidade de vértices, faces.. do Personagem. Porém o Personagem tem muuuuuitas faces e vértices na parte interna da boca que são os dentes, língua.. tem os olhos tbm, as pontas dos dedos.. enfim. Daí eu quero deletar tudo que é interno do personagem e o resto tá de boa usando o Decimar, que inclusive dá pra reduzir as fazes e vertices em até 90% sem reduzir a qualidade da imagem do Personagem, fica top msm!
Já pensei na possível solução de selecionar só a parte externa do Personagem pra separar das internas pra poder remover as internas.. enfim. O Problema é que eu não sei como faço isso. Já assisti alguns vídeos, fui na Aba UV Editing no Blender pra tentar fazer essa alteração nos Personagens. Lá dá pra ver todas as faces e vértices.. mas não tem como fazer essa alteração, pelo menos não achei. Já pensei na ideia de abrir o Personagem de forma a selecionar só as faces e vértices da parte externa visível dele, pra poder deletar as internas, mas sem sucesso.
A não ser que dá pra resolver isso na própria Unity, como.. sei lá.. ignorar a mesh do Personagem de tal forma a não interferir no desempenho do abrir da Scene.. e fique tudo de boa. Mas se o problema se resolve indo pro Blender msm, eu vou. Não quero fazer outros Personagens em outras ferramentas visando não ter esse problema, pois fui em um que a turma recomenda, mas os Personagens saem da msm forma, muitas faces e vértices.. enfim.
Alguém?
Aceito e agradeço toda e qualquer solução!
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1930
REPUTAÇÃO : 60
Respeito as regras :
Re: Blender - Apagar partes internar de um Personagem criado no Fuse
Éoq !!! Tu usou Decimate para reduzir a contagem de poligonos de um personagem orgânico 🥲 cara... Tu testou as animações ? Nos personagens modificados ?
Testei! Tudo certinho. O Jogo é pra Celular. Não tem como, nem precisa ver os detalhes dos Personagens como as curvas da boca, dos olhos, dos dedos da mão, dos dedos dos pés.. A questão é que eu só consegui aplicar no Personagem todo, eu quero aplicar mais ainda dentro da boca, nos olhos, nas pontas dos dedos.. Na verdade se puder apagar essas curvas que nem são vistas, eu quero. mas eu quero fazer do jeito certo, pra ter o resultado desejado. Se não, vou me acabar no blender apagando os vértices, faces.. vish kkkk diga aí!
Vc tem alguma sugestão?
Vc tem alguma sugestão?
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
Se for uma área interna, dá pra apagar sem medo. É pouco provável que dê problemasWLCS22 escreveu:Testei! Tudo certinho. O Jogo é pra Celular. Não tem como, nem precisa ver os detalhes dos Personagens como as curvas da boca, dos olhos, dos dedos da mão, dos dedos dos pés.. A questão é que eu só consegui aplicar no Personagem todo, eu quero aplicar mais ainda dentro da boca, nos olhos, nas pontas dos dedos.. Na verdade se puder apagar essas curvas que nem são vistas, eu quero. mas eu quero fazer do jeito certo, pra ter o resultado desejado. Se não, vou me acabar no blender apagando os vértices, faces.. vish kkkk diga aí!
Vc tem alguma sugestão?
vai apagando e mantendo backup da versão antiga e testando a nova, vendo se tem algo de errado nas animações
Blz. Mas tem alguma forma mais objetiva pra eliminar essas partes no Blender?
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
Bem, tu poderia ir Dissolvendo Os Vértices/Arestas/faces/Edge Loops manualmente. Só selecionar e apertar X e tem a opção no menu.WLCS22 escreveu:Blz. Mas tem alguma forma mais objetiva pra eliminar essas partes no Blender?
Tu também poderia fazer uma retopologia do Modelo, mas me parece má ideia, tu já tem as texturas todas prontas... (Muito retrabalho envolvido)
Então o melhor a se fazer é o modo "gambiarra mesmo". Os "Pesos" de cada osso é uma informação ligada a cada vertice, então mesmo que tu exclua outros vértices próximos não vai afetar os que ficam.
Blz, obg!
Vou deixar uma dica pra quem tenha a mesma coisa pra fazer, no caso, apagar o globo ocular e tudo de dentro da boca,
- No "Modo de Edição"
- Seleciona o rosto na frontal e clica em H (todas as faces e vértices do rosto ficam invisíveis);
- Seleciona a parte de trás da cabeça e clica em H também (todas as faces e vértices da nuca ficam invisíveis);
- Seleciona os olhos e a parte interna da boca. Eu estou selecionando apertando C e passando o mouse e também clicando no Shift + Alt + Botão direito do Mouse;
- Deleta;
- Pra voltar a ver as faces e vértices ocultos, dá-le um Alt + H.
- Em "Pintura de Influência" seleciono as extremidades (Cabeça, mãos, pés)
- Aplica o Modificador "Decimar". Tô reduzindo de 10000 pra 0.05, e o pior e que, pra um jogo de celular onde não precisa ver a bendita sobrancelha, a imagem fica boa!
Vou deixar uma dica pra quem tenha a mesma coisa pra fazer, no caso, apagar o globo ocular e tudo de dentro da boca,
- No "Modo de Edição"
- Seleciona o rosto na frontal e clica em H (todas as faces e vértices do rosto ficam invisíveis);
- Seleciona a parte de trás da cabeça e clica em H também (todas as faces e vértices da nuca ficam invisíveis);
- Seleciona os olhos e a parte interna da boca. Eu estou selecionando apertando C e passando o mouse e também clicando no Shift + Alt + Botão direito do Mouse;
- Deleta;
- Pra voltar a ver as faces e vértices ocultos, dá-le um Alt + H.
- Em "Pintura de Influência" seleciono as extremidades (Cabeça, mãos, pés)
- Aplica o Modificador "Decimar". Tô reduzindo de 10000 pra 0.05, e o pior e que, pra um jogo de celular onde não precisa ver a bendita sobrancelha, a imagem fica boa!
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :