Otimizando grandes mapas - (Shadows,Lights,GI ...)
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Otimizando grandes mapas - (Shadows,Lights,GI ...)
Oi
Podemos acompanhar esse debate? Eu tenho esse problema e 100.000 dúvidas sobre ele. Fiz um mapa, baseado em um pack que comprei na Loja da Unity. Meu mapa, que é composto por 'planos' + luzes emissivas + luz direta, está abaixo nas imagens. Não há objetos verticais neste mapa, exceto para dois 'canais' como na imagem. Sempre parto do princípio de pouco = muito, ou seja, preciso fazer muito com pouco - pensando em performance. Minha ideia é fictícia. Aqui, irei trabalhar apenas com um objeto controlável e vários outros com ou usando 'path'. É algo 'simples', por assim dizer. Cada plano foi aumentado em 'x10' (seria o 'terreno'). E eu tenho 10 planos (x10) alinhadas como mostrado na imagem. Em particular, estou sempre confuso sobre as unidades da Unity, seria 1 = 1 metro (?!) porque então nos eixos 'x, y e z' aparecem unidades diferentes (aqui tratadas como 'em mil unidades'?). Além das dúvidas de iniciante, vêm as mais complexas, como o bake light, de como usá-lo em grandes extensões de terreno.
Sempre procuro ler, despistando minha língua nativa (português), os manuais da Unity (eles estão em inglês). Eles são detalhados, fato, mas eles apenas descrevem algo, na maior parte, eu me perco no 'como fazer'.
Tem o bake mesh, técnica utilizada - pelo que entendi dos documentos - para unir objetos em um único 'bake light', facilitando o trabalho na Unity. Só agora aprendi que temos outras técnicas, separando mapas grandes, A, por cenas menores, A1, A2, A3, etc ... Só me perdi no resto da explicação: ok, separei as cenas, o partes do meu terreno, 'o que fazer?' (novamente).
São tópicos simples, para quem tem experiência, e complexos ao mesmo tempo porque vão envolver a engenharia da Unity. Tenho encontrado muito pouco na web, talvez por causa dessa infeliz barreira do idioma que transforma tudo em um grande, gigante, inferno. Mas, nós insistimos
Na imagem abaixo, procuro explicar o que acontece. Créditos do shader (adquiridos na loja de ativos) ao seu criador 'Andragor Inc' - (apenas alterarei algumas propriedades no shader para deixa-lo como queria).
(occlusion de ambiente é post process)*
Podemos acompanhar esse debate? Eu tenho esse problema e 100.000 dúvidas sobre ele. Fiz um mapa, baseado em um pack que comprei na Loja da Unity. Meu mapa, que é composto por 'planos' + luzes emissivas + luz direta, está abaixo nas imagens. Não há objetos verticais neste mapa, exceto para dois 'canais' como na imagem. Sempre parto do princípio de pouco = muito, ou seja, preciso fazer muito com pouco - pensando em performance. Minha ideia é fictícia. Aqui, irei trabalhar apenas com um objeto controlável e vários outros com ou usando 'path'. É algo 'simples', por assim dizer. Cada plano foi aumentado em 'x10' (seria o 'terreno'). E eu tenho 10 planos (x10) alinhadas como mostrado na imagem. Em particular, estou sempre confuso sobre as unidades da Unity, seria 1 = 1 metro (?!) porque então nos eixos 'x, y e z' aparecem unidades diferentes (aqui tratadas como 'em mil unidades'?). Além das dúvidas de iniciante, vêm as mais complexas, como o bake light, de como usá-lo em grandes extensões de terreno.
Sempre procuro ler, despistando minha língua nativa (português), os manuais da Unity (eles estão em inglês). Eles são detalhados, fato, mas eles apenas descrevem algo, na maior parte, eu me perco no 'como fazer'.
Tem o bake mesh, técnica utilizada - pelo que entendi dos documentos - para unir objetos em um único 'bake light', facilitando o trabalho na Unity. Só agora aprendi que temos outras técnicas, separando mapas grandes, A, por cenas menores, A1, A2, A3, etc ... Só me perdi no resto da explicação: ok, separei as cenas, o partes do meu terreno, 'o que fazer?' (novamente).
São tópicos simples, para quem tem experiência, e complexos ao mesmo tempo porque vão envolver a engenharia da Unity. Tenho encontrado muito pouco na web, talvez por causa dessa infeliz barreira do idioma que transforma tudo em um grande, gigante, inferno. Mas, nós insistimos
Na imagem abaixo, procuro explicar o que acontece. Créditos do shader (adquiridos na loja de ativos) ao seu criador 'Andragor Inc' - (apenas alterarei algumas propriedades no shader para deixa-lo como queria).
(occlusion de ambiente é post process)*
jeronimo Collares- Iniciante
- PONTOS : 1182
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Re: Otimizando grandes mapas - (Shadows,Lights,GI ...)
Então, finalmente, as perguntas (entre outras 1000 perguntas):
- neste caso, qual a melhor escolha para processar a luz neste enorme mapa (planos com material e 1 única luz DARK direta)?
(Claro, não espero respostas fáceis, mas gostaria de alguma orientação além dos manuais do Unity.)
- neste caso, qual a melhor escolha para processar a luz neste enorme mapa (planos com material e 1 única luz DARK direta)?
(Claro, não espero respostas fáceis, mas gostaria de alguma orientação além dos manuais do Unity.)
jeronimo Collares- Iniciante
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