Sobreposição de mapa de luz, gerar mapa de luz?
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Sobreposição de mapa de luz, gerar mapa de luz?
Oi, gente.
Então vamos lá, por onde começar... Primeira mente queria saber se alguém sabe como, se tem algum vídeo, o que pode ser ou se precisa ser feito de uma especifica isso, como que faz para resolver a sobreposição de mapa (UV Overlap) na Unity, (fala porque na UE4, onde estou bem mais acostumado a mexer, não apenas por vir da UDK como por já saber como isso funciona nela). Quando eu do build na luz (depois de algumas horas, demora para PC fazer isso) a Unity da aviso de sobreposição de mapa de luz, ou seja tem partes do mapa em cima de outras partes, na maior parte (pelos menos sendo agora, que estou refazendo todos os objetos de meu projeto para que fiquem mais leves) isso acontece a partir do segundo LOD, o primeiro não da esse problema ele da boa (lembrando que não são todos, tem alguns que dão isso também, mas as vezes são em objetos pequenos ou partes que não tem tanta importância assim na cena e olhando com muita atenção você repara nisso.
Eu já tentei dar build na cena deixando na importação do objeto para Unity gerar automaticamente um mapa de luz (algo que UE4 faz, já se você tiver um mapa de luz e mandar ela dar build ela usa esse mapa de luz como referencia para criar as sombras daquele objeto), o que na Unity não ajuda, mesmo que eu gere esse mapa esses objetos ainda continuam com esse problema quando dou build na cena.
Como uso na Unity 2020, na configuração de luz eu deixou os mapas de luz 512, com 32px assim a Unity não demora tanto para dar build (se deixar isso a 40 ou mais vai meio-dia para realizar isso.
Alguém sabe como que eu faço para resolver isso, já tentei usar 64 de resolução em 512 só que da na mesma. Em alguns vídeos que vi tentando resolver isso, o pessoal fala que usar uma resolução maior deixa o espaço entre os objetos maiores e evita esse erro, o que não serve para nada no meu caso ou só não entendo como essa engine funciona direito.
Outra coisa era justamente gerar o mapa de luz, pra que isso serve já que não ajuda em nada quando vou dar build na cena.
Alguém sabe me explicar como faz para resolver esse problema, eu uso URP. Lembrando que procurei, mas eu só acho em inglês explicando e mesmo assim não ajudou em nada (entendi as explicações, mas o problema continua do mesmo), a documentação da Unity (sem ofensa) não ajudou em nada mesmo, praticamente não explicou nada (lembrando que to acostumado a usar a UE4, que não só não tenho esse tipo de problema como na propria documentação é bem explicada e consigo resolver só usando ela, salvos alguns problemas que não tem documentação).
Desde de já agradeço, e se alguém souber como solucionar isso e agradeço (eu modelo os objetos 3D no 3D Max 2016, por costume, pratica e familiaridade para fazer as coisas).
Novamente obrigo por ler aqui.
Então vamos lá, por onde começar... Primeira mente queria saber se alguém sabe como, se tem algum vídeo, o que pode ser ou se precisa ser feito de uma especifica isso, como que faz para resolver a sobreposição de mapa (UV Overlap) na Unity, (fala porque na UE4, onde estou bem mais acostumado a mexer, não apenas por vir da UDK como por já saber como isso funciona nela). Quando eu do build na luz (depois de algumas horas, demora para PC fazer isso) a Unity da aviso de sobreposição de mapa de luz, ou seja tem partes do mapa em cima de outras partes, na maior parte (pelos menos sendo agora, que estou refazendo todos os objetos de meu projeto para que fiquem mais leves) isso acontece a partir do segundo LOD, o primeiro não da esse problema ele da boa (lembrando que não são todos, tem alguns que dão isso também, mas as vezes são em objetos pequenos ou partes que não tem tanta importância assim na cena e olhando com muita atenção você repara nisso.
Eu já tentei dar build na cena deixando na importação do objeto para Unity gerar automaticamente um mapa de luz (algo que UE4 faz, já se você tiver um mapa de luz e mandar ela dar build ela usa esse mapa de luz como referencia para criar as sombras daquele objeto), o que na Unity não ajuda, mesmo que eu gere esse mapa esses objetos ainda continuam com esse problema quando dou build na cena.
Como uso na Unity 2020, na configuração de luz eu deixou os mapas de luz 512, com 32px assim a Unity não demora tanto para dar build (se deixar isso a 40 ou mais vai meio-dia para realizar isso.
Alguém sabe como que eu faço para resolver isso, já tentei usar 64 de resolução em 512 só que da na mesma. Em alguns vídeos que vi tentando resolver isso, o pessoal fala que usar uma resolução maior deixa o espaço entre os objetos maiores e evita esse erro, o que não serve para nada no meu caso ou só não entendo como essa engine funciona direito.
Outra coisa era justamente gerar o mapa de luz, pra que isso serve já que não ajuda em nada quando vou dar build na cena.
Alguém sabe me explicar como faz para resolver esse problema, eu uso URP. Lembrando que procurei, mas eu só acho em inglês explicando e mesmo assim não ajudou em nada (entendi as explicações, mas o problema continua do mesmo), a documentação da Unity (sem ofensa) não ajudou em nada mesmo, praticamente não explicou nada (lembrando que to acostumado a usar a UE4, que não só não tenho esse tipo de problema como na propria documentação é bem explicada e consigo resolver só usando ela, salvos alguns problemas que não tem documentação).
Desde de já agradeço, e se alguém souber como solucionar isso e agradeço (eu modelo os objetos 3D no 3D Max 2016, por costume, pratica e familiaridade para fazer as coisas).
Novamente obrigo por ler aqui.
NoctisDregon- Iniciante
- PONTOS : 1899
REPUTAÇÃO : 3
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