Tetris: Ghost House
2 participantes
Página 1 de 1
Tetris: Ghost House
Não tenho muito para alegar no momento, porém é um projeto que quero usar de estudo e mais ainda de desafio.
Quando o progresso seguir, eu venho a postar sobre.
Quando o progresso seguir, eu venho a postar sobre.
- Informações Técnicas:
- Plataformas: GNU Linux, Windows; Eu quero portar para Android, porém é uma sobrecarga de escopo, então somente estas duas no momento.
Plataforma de Distribuição: itch.io;
Máquina de desenvolvimento: Raspberry PI 3B+;
Software de versionamento: Git; Sem dúvidas!
Editor de texto/código: Vim (Vi IMproved); Eu posso usar o Visual Studio Code, porém eu estou estudando este, então...
Linguagem de programação: C; Se pôr um "++++" transforma-se em C#, ou será um sustenido?! :D
Compilador: GNU Compiler Collection (GCC);
Controlador de executáveis e arquivos fontes de programas: GNU Make;
Biblioteca de desenvolvimento: Simple DirectMedia Layer (SDL); Exatamente, sem Unity.
Software de desenho vetorial: Inkscape.
Última edição por classicandsimple em Qua Set 08, 2021 12:10 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Adições de informações)
classicandsimple- ProgramadorMaster
- PONTOS : 1266
REPUTAÇÃO : 26
Áreas de atuação : Desenvolvimento de software (iniciante com linguagem C).
Respeito as regras :
Re: Tetris: Ghost House
Depois de um pequeno tempo pensando e pondo a ideia do projeto no papel, agora segue o progresso por conhecimento necessário.
Eu sempre gostei de desenvolver softwares, isso começou com ActionScript em Flash, depois C# no pesado Microsoft Visual Studio usando .NET Framework até que cheguei ao uso de distribuções Linux (em especial o Raspberry PI OS) e muitas outras histórias.
Especificamente, comecei a interessar-me por C no momento cujo as palavras que eu mais pensava eram acessibilidade e facilidade (de fácil, desconheço).
Chegando logo para o presente e alegando do que realmente interessa para este projeto, primeiro: dominar a linguagem que será usada.
No caso, muitas pessoas, em geral iniciantes, buscam conhecimento no momento que estão necessitando (olhas eu aqui) o que dificulta o processo de produção quando antes não se tem uma base bem fundamentada, e para uma boa contrução, somente uma boa leitura em uma documentação (além de muita prática).
Sempre vá em busca de documentações e ao mesmo tempo (ou concomitante) use o conhecimento adquirido em qualquer exemplo simples (e besta) que possas criar.
No caso de C, há um pequeno problema, embora haja conteúdo para qualquer iniciante de diversas formas, essa linguagem não tem uma documentação official centralizada (se houver, digam-me), EXCETO por sua ISO (sem referências, no momento) e o livro C Programming Language livro feito, também, pelo inventor da linguagem.
Infelizmente, esse livro é caro e eu não irei comprar, mas não é que essa seja a única boa opção para estudo.
Nesse caso, para quem quer iniciar a estudar C de uma forma um tanto completa e em um único ponto (livro, site, etc), eu achei um livro que é mantido em um site chamado goalkicker.com, lá, além de diversos outros livros com diversos conteúdos, há um sobre C... E claro, todos os livros são gratuitos, porém se houver um trocado, tu podes comprar um café para o site.
All books are in english, but you won't have problems, Google it.
Bom, mais a frente quando eu tiver conhecimento base para o uso, mostro o progresso com o real tanque de guerra e seu projétil nuclear: SDL e Open GL.
Eu sempre gostei de desenvolver softwares, isso começou com ActionScript em Flash, depois C# no pesado Microsoft Visual Studio usando .NET Framework até que cheguei ao uso de distribuções Linux (em especial o Raspberry PI OS) e muitas outras histórias.
Especificamente, comecei a interessar-me por C no momento cujo as palavras que eu mais pensava eram acessibilidade e facilidade (de fácil, desconheço).
Chegando logo para o presente e alegando do que realmente interessa para este projeto, primeiro: dominar a linguagem que será usada.
No caso, muitas pessoas, em geral iniciantes, buscam conhecimento no momento que estão necessitando (olhas eu aqui) o que dificulta o processo de produção quando antes não se tem uma base bem fundamentada, e para uma boa contrução, somente uma boa leitura em uma documentação (além de muita prática).
Sempre vá em busca de documentações e ao mesmo tempo (ou concomitante) use o conhecimento adquirido em qualquer exemplo simples (e besta) que possas criar.
No caso de C, há um pequeno problema, embora haja conteúdo para qualquer iniciante de diversas formas, essa linguagem não tem uma documentação official centralizada (se houver, digam-me), EXCETO por sua ISO (sem referências, no momento) e o livro C Programming Language livro feito, também, pelo inventor da linguagem.
Infelizmente, esse livro é caro e eu não irei comprar, mas não é que essa seja a única boa opção para estudo.
Nesse caso, para quem quer iniciar a estudar C de uma forma um tanto completa e em um único ponto (livro, site, etc), eu achei um livro que é mantido em um site chamado goalkicker.com, lá, além de diversos outros livros com diversos conteúdos, há um sobre C... E claro, todos os livros são gratuitos, porém se houver um trocado, tu podes comprar um café para o site.
All books are in english, but you won't have problems, Google it.
Bom, mais a frente quando eu tiver conhecimento base para o uso, mostro o progresso com o real tanque de guerra e seu projétil nuclear: SDL e Open GL.
Última edição por classicandsimple em Qua Out 13, 2021 5:13 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correções ortográficas e links externos)
Respeito as regras :
Depois de umas pequenas semanas estudando (e continuo a estudar C), decidi escolher como linguagem de foco o ANSI C (embora possa escolher versões mais recentes) a versão de C que é uma das melhores, se não a melhor, das versões suportadas por sistemas.
Isso limita meu escopo de funções das versões a frente dela, porém aumenta a minha necessidade de busca de estudo - o que é ótimo para quem busca mais o conhecimento em vez de velocidade.
Em minha mente, eu imagino que muitas pessoas sempre buscam o quanto antes finalizar um projeto e deixam passar uma parte bem divertida, a prototipação.
Não é ruim criar pedaços de ideias, ou tentar criar algo que a um primeiro momento pode ser algo inusável, porém esse período é um exercício de esforço, de treino e resistência. Criar peças e projetos menores ainda aos seus (oficiais) é algo muito saudável e ajuda a desenvolver a mente de uma forma um tanto pacífica.
Como não estarei usando a Unity, não terei diversas facilidades que ela possui, mas será agradável para prototipá-las e criá-las - uma dor de cabeça futura. No final, sempre é bom estudar primeiro, praticar e produzir depois - havendo excessões.
Sobre o uso do SDL, agora que realmente começarei a usá-lo (e irei prototipar), o que não será tão ruim, já que acostumei-me um tanto com a linguagem da ferramenta.
Além disso, vou aproveitar uma ideia um tanto maligna de um tempo antigo que estava engavetada: criar um editor de imagens.
Não é "O" editor de imagens de alto nível, mas sim um pequeno e simples software de pixel arte (no momento Monocromático). Eu já tenho um nome e parte da estrutura dele, e como a ideia do jogo será de algo pixelizado, imagino que ele será usado de justo para isso.
Seu nome é bite e será um projeto Open Source (OSI) e não Free Software (FSF), eu ainda não o levei ao Github devido ao fato de sequer haver uma versão 0.1, todavia isso é questão de tempo.
Eu pensei seriamente em meio ao excesso de abas e eu primeiro criarei o projeto usando SDL puro para depois buscar usar o Open GL, visto que a curva de aprendizado desse senhor é maior que uma curva exponencial, é necessário muito estudo para começar a usar (de uma boa forma).
E até o momento o designer do projeto vai andando aos poucos e logo, logo, eu apareço com os frutos.
Isso limita meu escopo de funções das versões a frente dela, porém aumenta a minha necessidade de busca de estudo - o que é ótimo para quem busca mais o conhecimento em vez de velocidade.
Em minha mente, eu imagino que muitas pessoas sempre buscam o quanto antes finalizar um projeto e deixam passar uma parte bem divertida, a prototipação.
Não é ruim criar pedaços de ideias, ou tentar criar algo que a um primeiro momento pode ser algo inusável, porém esse período é um exercício de esforço, de treino e resistência. Criar peças e projetos menores ainda aos seus (oficiais) é algo muito saudável e ajuda a desenvolver a mente de uma forma um tanto pacífica.
Como não estarei usando a Unity, não terei diversas facilidades que ela possui, mas será agradável para prototipá-las e criá-las - uma dor de cabeça futura. No final, sempre é bom estudar primeiro, praticar e produzir depois - havendo excessões.
Sobre o uso do SDL, agora que realmente começarei a usá-lo (e irei prototipar), o que não será tão ruim, já que acostumei-me um tanto com a linguagem da ferramenta.
Além disso, vou aproveitar uma ideia um tanto maligna de um tempo antigo que estava engavetada: criar um editor de imagens.
Não é "O" editor de imagens de alto nível, mas sim um pequeno e simples software de pixel arte (no momento Monocromático). Eu já tenho um nome e parte da estrutura dele, e como a ideia do jogo será de algo pixelizado, imagino que ele será usado de justo para isso.
Seu nome é bite e será um projeto Open Source (OSI) e não Free Software (FSF), eu ainda não o levei ao Github devido ao fato de sequer haver uma versão 0.1, todavia isso é questão de tempo.
Eu pensei seriamente em meio ao excesso de abas e eu primeiro criarei o projeto usando SDL puro para depois buscar usar o Open GL, visto que a curva de aprendizado desse senhor é maior que uma curva exponencial, é necessário muito estudo para começar a usar (de uma boa forma).
E até o momento o designer do projeto vai andando aos poucos e logo, logo, eu apareço com os frutos.
Respeito as regras :
Eu entendo a sua busca por conhecimento, legal para o estudo. Mas cuidado para não querer criar a roda, se ela já está pronta. Pode acabar se frustrando.
igorobm- MembroAvançado
- PONTOS : 2833
REPUTAÇÃO : 39
Áreas de atuação : Discord -> 163979429742116864
Respeito as regras :
- igorobm:
- igorobm escreveu:Eu entendo a sua busca por conhecimento, legal para o estudo. Mas cuidado para não querer criar a roda, se ela já está pronta. Pode acabar se frustrando.
Não faz mal algum, em casos, fazer isso, pelo contrário traz-lhe bem quando se trata de estudo, como já diria Richard Feynman: What I cannot create, I do not understand... Roubando frases.
De certo que frustrar-se é um mal e sempre é bom saber quando pôr (ou puxar) um freio, porém é de sua decisão deixar a frustração seja maior que a sua ganância por resolver um problema. Em vezes o simples fato de não conseguir criar algo é a própria motivação para continuar tentando criá-lo - é daqui de onde saíram muitos GTAs. XD.
Em verdade, eu já estou frustrado com o estudo sobre OpenGL, mas eu lhe garanto que é uma frustração bem diferente de um ano atrás, quando comecei a ver questões sobre C e olhar para OpenGL era praticamente algo impossível... Queria eu ter começado a estudar antes, mas essas coisas acontecem.
De qualquer forma, é um ótimo aviso e obrigado.
Respeito as regras :
Seu objetivo e criar uma engine? com C?
igorobm- MembroAvançado
- PONTOS : 2833
REPUTAÇÃO : 39
Áreas de atuação : Discord -> 163979429742116864
Respeito as regras :
- igorobm:
- igorobm escreveu:Seu objetivo e criar uma engine? com C?
Meu maior objetivo é adquirir uma vasta gama de conhecimento com esse "pequeno" projeto.
SDL, em si, não é uma engine, mas um facilitador. Nesse caso, eu pretendo incrementar o máximo que puder de estruturas e sistemas de engines que facilitem mais ainda a criação do meu projeto, porém não significa construir uma engine.
Respeito as regras :