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Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

3 participantes

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DÚVIDA Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por jeancvo3 Sáb maio 08, 2021 12:55 pm

E ai pessoal tudo bem, estou usando um script do Marcos de Menu de opções para o meu jogo, porem nas configurações de resolução aparecem todas as resoluções suportadas, e isso me traz mais de 20 resoluções, eu queria que aparecessem umas 3 no máximo, as mais altas. Alguém saberia como fazer isso ? sou bem novo na programação.

Código:
    using UnityEngine;
    using System.Collections;
    using UnityEngine.UI;
    using UnityEngine.SceneManagement;
    using System.Collections.Generic;
    using System.Linq;

    public class MENU : MonoBehaviour {

        public Button BotaoJogar, BotaoOpcoes, BotaoSair;
        [Space(20)]
        public Slider BarraVolume;
        public Toggle CaixaModoJanela;
        public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
        public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
        [Space(20)]
        public Text textoVol;
        public string nomeCenaJogo = "CENA1";
        private string nomeDaCena;
        private float VOLUME;
        private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
        private bool telaCheiaAtivada;
        private Resolution[] resolucoesSuportadas;

        void Awake() {
            DontDestroyOnLoad(transform.gameObject);
            resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
        }

        void Start() {
            Opcoes(false);
            ChecarResolucoes();
            AjustarQualidades();
            //
            if (PlayerPrefs.HasKey("RESOLUCAO")) {
                int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt("RESOLUCAO");
                if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
                    PlayerPrefs.DeleteKey("RESOLUCAO");
                }
            }
            //
            nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene().name;
            Cursor.visible = true;
            Time.timeScale = 1;
            //
            BarraVolume.minValue = 0;
            BarraVolume.maxValue = 1;

            //=============== SAVES===========//
            if (PlayerPrefs.HasKey("VOLUME")) {
                VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
                BarraVolume.value = VOLUME;
                AudioListener.volume = VOLUME;
            } else {
                PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", 1);
                BarraVolume.value = 1;
            }
            //=============MODO JANELA===========//
            if (PlayerPrefs.HasKey("modoJanela")) {
                modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt("modoJanela");
                if (modoJanelaAtivo == 1) {
                    Screen.fullScreen = false;
                    CaixaModoJanela.isOn = true;
                } else {
                    Screen.fullScreen = true;
                    CaixaModoJanela.isOn = false;
                }
            } else {
                modoJanelaAtivo = 0;
                PlayerPrefs.SetInt("modoJanela", modoJanelaAtivo);
                CaixaModoJanela.isOn = false;
                Screen.fullScreen = true;
            }
            //========RESOLUCOES========//
            if (modoJanelaAtivo == 1) {
                telaCheiaAtivada = false;
            } else {
                telaCheiaAtivada = true;
            }
            if (PlayerPrefs.HasKey("RESOLUCAO")) {
                resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt("RESOLUCAO");
                Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
                Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
            } else {
                resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length - 1);
                Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
                PlayerPrefs.SetInt("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
                Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
            }
            //=========QUALIDADES=========//
            if (PlayerPrefs.HasKey("qualidadeGrafica")) {
                qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica");
                QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
                Qualidades.value = qualidadeGrafica;
            } else {
                QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length - 1));
                qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length - 1);
                PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
                Qualidades.value = qualidadeGrafica;
            }

            // =========SETAR BOTOES==========//
            BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
            BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
            BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
            BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
            BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
            BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
            BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
            BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
            BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
            BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
        }
        //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
        private void ChecarResolucoes() {
            Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
            Resolucoes.options.Clear();
            for (int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++) {
                Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
            }
            Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
        }
        private void AjustarQualidades() {
            string[] nomes = QualitySettings.names;
            Qualidades.options.Clear();
            for (int y = 0; y < nomes.Length; y++) {
                Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
            }
            Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
        }
        private void Opcoes(bool ativarOP) {
            BotaoJogar.gameObject.SetActive(!ativarOP);
            BotaoOpcoes.gameObject.SetActive(!ativarOP);
            BotaoSair.gameObject.SetActive(!ativarOP);
            //
            textoVol.gameObject.SetActive(ativarOP);
            BarraVolume.gameObject.SetActive(ativarOP);
            CaixaModoJanela.gameObject.SetActive(ativarOP);
            Resolucoes.gameObject.SetActive(ativarOP);
            Qualidades.gameObject.SetActive(ativarOP);
            BotaoVoltar.gameObject.SetActive(ativarOP);
            BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive(ativarOP);
        }
        //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
        private void SalvarPreferencias() {
            if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
                modoJanelaAtivo = 1;
                telaCheiaAtivada = false;
            } else {
                modoJanelaAtivo = 0;
                telaCheiaAtivada = true;
            }
            PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", BarraVolume.value);
            PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
            PlayerPrefs.SetInt("modoJanela", modoJanelaAtivo);
            PlayerPrefs.SetInt("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
            resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
            AplicarPreferencias();
        }
        private void AplicarPreferencias() {
            VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
            AudioListener.volume = VOLUME;
            QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica"));
            Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
        }
        //===========VOIDS NORMAIS=========//
        void Update() {
            if (SceneManager.GetActiveScene().name != nomeDaCena) {
                AudioListener.volume = VOLUME;
                Destroy(gameObject);
            }
        }
        private void Jogar() {
            SceneManager.LoadScene(nomeCenaJogo);
        }
        private void Sair() {
            Application.Quit();
        }
    }
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por Pokedlg Sáb maio 08, 2021 3:06 pm

Tente colocar um limite de tamanho para sua array resolucoesSuportadas, no caso 3 e então fazer um loop for para definir os index da sua array resolucoesSuportadas como os ultimos elementos do Screen.resolutions, fazendo isso subtraindo o tamanho da array Screen resolutions por 1 e pelo valor que aumenta (i), isso para não acarretar em erros como: IndexOutOfRangeException.


Talvez seja complicado explicar, mas olhe na prática:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU : MonoBehaviour {

    public Button BotaoJogar, BotaoOpcoes, BotaoSair;
    [Space(20)]
    public Slider BarraVolume;
    public Toggle CaixaModoJanela;
    public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
    public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
    [Space(20)]
    public Text textoVol;
    public string nomeCenaJogo = "CENA1";
    private string nomeDaCena;
    private float VOLUME;
    private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
    private bool telaCheiaAtivada;
    private Resolution[] resolucoesSuportadas = new Resolution[3];

    void Awake() {
        DontDestroyOnLoad(transform.gameObject);
        for(int i = 0; i < resolucoesSuportadas.Length; i++)
        {
            resolucoesSuportadas[i] = Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i];
        }
    }

    void Start() {
        Opcoes(false);
        ChecarResolucoes();
        AjustarQualidades();
        //
        if (PlayerPrefs.HasKey("RESOLUCAO")) {
            int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt("RESOLUCAO");
            if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
                PlayerPrefs.DeleteKey("RESOLUCAO");
            }
        }
        //
        nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene().name;
        Cursor.visible = true;
        Time.timeScale = 1;
        //
        BarraVolume.minValue = 0;
        BarraVolume.maxValue = 1;

        //=============== SAVES===========//
        if (PlayerPrefs.HasKey("VOLUME")) {
            VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
            BarraVolume.value = VOLUME;
            AudioListener.volume = VOLUME;
        } else {
            PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", 1);
            BarraVolume.value = 1;
        }
        //=============MODO JANELA===========//
        if (PlayerPrefs.HasKey("modoJanela")) {
            modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt("modoJanela");
            if (modoJanelaAtivo == 1) {
                Screen.fullScreen = false;
                CaixaModoJanela.isOn = true;
            } else {
                Screen.fullScreen = true;
                CaixaModoJanela.isOn = false;
            }
        } else {
            modoJanelaAtivo = 0;
            PlayerPrefs.SetInt("modoJanela", modoJanelaAtivo);
            CaixaModoJanela.isOn = false;
            Screen.fullScreen = true;
        }
        //========RESOLUCOES========//
        if (modoJanelaAtivo == 1) {
            telaCheiaAtivada = false;
        } else {
            telaCheiaAtivada = true;
        }
        if (PlayerPrefs.HasKey("RESOLUCAO")) {
            resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt("RESOLUCAO");
            Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
            Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
        } else {
            resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length - 1);
            Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
            PlayerPrefs.SetInt("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
            Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
        }
        //=========QUALIDADES=========//
        if (PlayerPrefs.HasKey("qualidadeGrafica")) {
            qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica");
            QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
            Qualidades.value = qualidadeGrafica;
        } else {
            QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length - 1));
            qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length - 1);
            PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
            Qualidades.value = qualidadeGrafica;
        }

        // =========SETAR BOTOES==========//
        BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
        BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
        BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
        BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
        BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
    }
    //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
    private void ChecarResolucoes() {
        for(int i = 0; i < resolucoesSuportadas.Length; i++)
        {
            resolucoesSuportadas[i] = Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i];
        }
        Resolucoes.options.Clear();
        for (int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++) {
            Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
        }
        Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
    }
    private void AjustarQualidades() {
        string[] nomes = QualitySettings.names;
        Qualidades.options.Clear();
        for (int y = 0; y < nomes.Length; y++) {
            Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
        }
        Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
    }
    private void Opcoes(bool ativarOP) {
        BotaoJogar.gameObject.SetActive(!ativarOP);
        BotaoOpcoes.gameObject.SetActive(!ativarOP);
        BotaoSair.gameObject.SetActive(!ativarOP);
        //
        textoVol.gameObject.SetActive(ativarOP);
        BarraVolume.gameObject.SetActive(ativarOP);
        CaixaModoJanela.gameObject.SetActive(ativarOP);
        Resolucoes.gameObject.SetActive(ativarOP);
        Qualidades.gameObject.SetActive(ativarOP);
        BotaoVoltar.gameObject.SetActive(ativarOP);
        BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive(ativarOP);
    }
    //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
    private void SalvarPreferencias() {
        if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
            modoJanelaAtivo = 1;
            telaCheiaAtivada = false;
        } else {
            modoJanelaAtivo = 0;
            telaCheiaAtivada = true;
        }
        PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", BarraVolume.value);
        PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
        PlayerPrefs.SetInt("modoJanela", modoJanelaAtivo);
        PlayerPrefs.SetInt("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
        resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
        AplicarPreferencias();
    }
    private void AplicarPreferencias() {
        VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
        AudioListener.volume = VOLUME;
        QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica"));
        Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
    }
    //===========VOIDS NORMAIS=========//
    void Update() {
        if (SceneManager.GetActiveScene().name != nomeDaCena) {
            AudioListener.volume = VOLUME;
            Destroy(gameObject);
        }
    }
    private void Jogar() {
        SceneManager.LoadScene(nomeCenaJogo);
    }
    private void Sair() {
        Application.Quit();
    }
}


Última edição por Pokedlg em Sáb maio 08, 2021 3:34 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Explicação do processo)
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por Pokedlg Sáb maio 08, 2021 3:34 pm

Edit:

No script foi alterado o:
Código:
resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;

Pelo loop for que havia dito antes.
Código:
for(int i = 0; i < resolucoesSuportadas.Length; i++)
{
    resolucoesSuportadas[i] = Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i];
}

Seguindo esta lógica, por exemplo se há 10 resoluções.
Código:
//EXEMPLO

Screen.resolutions =
{
    "320x240",
    "640x360",
    "720x480",
    "800x600",
    "1024x768",
    "1280x720",
    "1366x768",
    "1920x1080",
    "2560x1440",
    "3840x2160"
};


O tamanho da array, ou seja o Screen.resolutions.Length é igual a 10, mas nunca se esqueça que os valores dos index começa pelo 0, isso significa que o ultimo valor da array é 9, no caso o Screen.resolutions[9] = "3840x2160" e por este motivo fazemos a subtração por 1. E ao fazer a subtração pelo i vai tirando do utimo valor. Lembrando que utilizamos o tamanho da array resolucoesSuportadas para realizar o loop, a qual ja tinhamos definido como 3, ou seja será repitido 3 vezes, e então conseguimos obter este resultado:

Código:
resolucoesSuportadas[0] = Screen.resolutions[9];  //Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i] = (10-1-0) = 9
resolucoesSuportadas[1] = Screen.resolutions[8];  //Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i] = (10-1-1) = 8
resolucoesSuportadas[2] = Screen.resolutions[7];  //Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i] = (10-1-2) = 7
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por jeancvo3 Sáb maio 08, 2021 3:43 pm

Pokedlg escreveu:Edit:

No script foi alterado o:
Código:
resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;

Pelo loop for que havia dito antes.
Código:
for(int i = 0; i < resolucoesSuportadas.Length; i++)
{
    resolucoesSuportadas[i] = Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i];
}

Seguindo esta lógica, por exemplo se há 10 resoluções.
Código:
//EXEMPLO

Screen.resolutions =
{
    "320x240",
    "640x360",
    "720x480",
    "800x600",
    "1024x768",
    "1280x720",
    "1366x768",
    "1920x1080",
    "2560x1440",
    "3840x2160"
};


O tamanho da array, ou seja o Screen.resolutions.Length é igual a 10, mas nunca se esqueça que os valores dos index começa pelo 0, isso significa que o ultimo valor da array é 9, no caso o Screen.resolutions[9] = "3840x2160" e por este motivo fazemos a subtração por 1. E ao fazer a subtração pelo i vai tirando do utimo valor. Lembrando que utilizamos o tamanho da array resolucoesSuportadas para realizar o loop, a qual ja tinhamos definido como 3, ou seja será repitido 3 vezes, e então conseguimos obter este resultado:

Código:
resolucoesSuportadas[0] = Screen.resolutions[9];  //Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i] = (10-1-0) = 9
resolucoesSuportadas[1] = Screen.resolutions[8];  //Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i] = (10-1-1) = 8
resolucoesSuportadas[2] = Screen.resolutions[7];  //Screen.resolutions[Screen.resolutions.Length-1 - i] = (10-1-2) = 7
Cara muito obrigado mesmo, estava tentando fazer isso a semanas. Sucesso pra você!!!  É difícil para um novato querer fazer um jogo com tanta coisa assim, mas ainda que existem pessoas que ajudam.
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por Pokedlg Sáb maio 08, 2021 3:50 pm

Denada Smile Curti isso. Sucesso pra voce também!
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por jeancvo3 Seg maio 17, 2021 8:09 am

Pokedlg escreveu:Denada Smile Curti isso. Sucesso pra voce também!
Amigo, na Unity estava tudo certo, aparecendo como devia ser as resoluções, 3 resoluções diferentes como eu queria, porem no jogo em si aparecem 3 resoluções iguais de 1920x1080, antes ele também aparecia 3 ou 4 resoluções de cada repetidas. Você saberia como resolver isso ?
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por Fagner Seg maio 17, 2021 10:59 am

As repetidas tem relação com as taxas de atualização do monitor, você pode achar mais info sobre isso e a solução aqui:
https://www.schultzgames.com/t816p200-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui?highlight=Menu
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DÚVIDA Re: Como fazer para aparecer poucas resoluções no meu menu de opções.

Mensagem por jeancvo3 Seg maio 17, 2021 11:36 am

Fagner escreveu:As repetidas tem relação com as taxas de atualização do monitor, você pode achar mais info sobre isso e a solução aqui:
https://www.schultzgames.com/t816p200-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui?highlight=Menu
Muito obrigado!
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