Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
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Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Então. Eu estou desenvolvendo um sistema de colisão baseado apenas em física. Sem precisar utilizar os componentes que a Unity possui. O motivo é o fato de eu não precisar de muita coisa que o CircleCollider2D possui e isso só irá pesar o jogo.
O sistema de colisão eu já consegui fazer na verdade e o círculo (player) colide com tudo que há na cena. Já está reconhecendo isso sem problemas.
Só que agora preciso de uma forma de selecionar com quais objetos ele irá colidir e com quais não irá.
Algumas questões problemáticas.
- Não posso utilizar o sistema de tag da Unity. Se eu quiser usar alguma tag, precisarei desenvolver isso manualmente também (também não sei fazer isso);
- Preciso conseguir que o player diferencie colisões entre objetos iguais (mesmo prefab), pois os inimigos são iguais ao player (todos são cobras formadas por círculos) e todas as cobras possuem o mesmo prefab (tanto cabeça quanto cauda) e isso precisa continuar assim.
Eu gostaria de uma ajuda ou para resolver isso ou para saber como pesquisar sobre isso porque está difícil descobrir como chegar a esse conteúdo.
Caso algo não tenha ficado claro, só perguntem que respondo.
Obrigado
O sistema de colisão eu já consegui fazer na verdade e o círculo (player) colide com tudo que há na cena. Já está reconhecendo isso sem problemas.
Só que agora preciso de uma forma de selecionar com quais objetos ele irá colidir e com quais não irá.
Algumas questões problemáticas.
- Não posso utilizar o sistema de tag da Unity. Se eu quiser usar alguma tag, precisarei desenvolver isso manualmente também (também não sei fazer isso);
- Preciso conseguir que o player diferencie colisões entre objetos iguais (mesmo prefab), pois os inimigos são iguais ao player (todos são cobras formadas por círculos) e todas as cobras possuem o mesmo prefab (tanto cabeça quanto cauda) e isso precisa continuar assim.
Eu gostaria de uma ajuda ou para resolver isso ou para saber como pesquisar sobre isso porque está difícil descobrir como chegar a esse conteúdo.
Caso algo não tenha ficado claro, só perguntem que respondo.
Obrigado
Atho- Membro
- PONTOS : 1915
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Áreas de atuação : Programador de Jogos Digitais em C# na Unity
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Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Só que agora preciso de uma forma de selecionar com quais objetos ele irá colidir e com quais não irá.
bem, no unity dá pra fazer isso com as Layers...
bem, no unity dá pra fazer isso com as Layers...
Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Típico caso de otimização precoce, pra não ter o "peso" de um simples circle collider, que só checa posição e raio, vai desenvolver um sistema próprio e acaba precisando das coisas que tinha no collider padrão, fazendo um sistema de layers e tags você vai ter a mesma coisa que o collider comum, só que sem ter um controle interno da Unity, sem fazer checagem aabb que ajuda na otimização, etc.
No fim vai ter mais trabalho pra fazer algo que talvez não se compare em performance pro componente nativo.
No fim vai ter mais trabalho pra fazer algo que talvez não se compare em performance pro componente nativo.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4445
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Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
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Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Acho que tá mais pra uma tentativa de reinventar a rodaFagner escreveu:Típico caso de otimização precoce, pra não ter o "peso" de um simples circle collider, que só checa posição e raio, vai desenvolver um sistema próprio e acaba precisando das coisas que tinha no collider padrão, fazendo um sistema de layers e tags você vai ter a mesma coisa que o collider comum, só que sem ter um controle interno da Unity, sem fazer checagem aabb que ajuda na otimização, etc.
No fim vai ter mais trabalho pra fazer algo que talvez não se compare em performance pro componente nativo.
Apesar que, deve ser interessante fazer isso apenas por questões de aprendizado...
Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
A questão é que não sou eu que quero isso, mas o gestor do projetoFagner escreveu:Típico caso de otimização precoce, pra não ter o "peso" de um simples circle collider, que só checa posição e raio, vai desenvolver um sistema próprio e acaba precisando das coisas que tinha no collider padrão, fazendo um sistema de layers e tags você vai ter a mesma coisa que o collider comum, só que sem ter um controle interno da Unity, sem fazer checagem aabb que ajuda na otimização, etc.
No fim vai ter mais trabalho pra fazer algo que talvez não se compare em performance pro componente nativo.
Atho- Membro
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Áreas de atuação : Programador de Jogos Digitais em C# na Unity
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Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Por mim, eu não perderia meu tempo com isso, mas, se o gestor do projeto decidiu que será assim e que eu que farei, é o que tenho que fazer, né.dutrabr100 escreveu:Acho que tá mais pra uma tentativa de reinventar a rodaFagner escreveu:Típico caso de otimização precoce, pra não ter o "peso" de um simples circle collider, que só checa posição e raio, vai desenvolver um sistema próprio e acaba precisando das coisas que tinha no collider padrão, fazendo um sistema de layers e tags você vai ter a mesma coisa que o collider comum, só que sem ter um controle interno da Unity, sem fazer checagem aabb que ajuda na otimização, etc.
No fim vai ter mais trabalho pra fazer algo que talvez não se compare em performance pro componente nativo.
Apesar que, deve ser interessante fazer isso apenas por questões de aprendizado...
Atho- Membro
- PONTOS : 1915
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Áreas de atuação : Programador de Jogos Digitais em C# na Unity
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Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Uma boa ideia. Valeudutrabr100 escreveu:Só que agora preciso de uma forma de selecionar com quais objetos ele irá colidir e com quais não irá.
bem, no unity dá pra fazer isso com as Layers...
Atho- Membro
- PONTOS : 1915
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Áreas de atuação : Programador de Jogos Digitais em C# na Unity
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Re: Como desenvolver um sistema de colisão sem usar os componentes da Unity?
Atho escreveu:Por mim, eu não perderia meu tempo com isso, mas, se o gestor do projeto decidiu que será assim e que eu que farei, é o que tenho que fazer, né.dutrabr100 escreveu:Acho que tá mais pra uma tentativa de reinventar a rodaFagner escreveu:Típico caso de otimização precoce, pra não ter o "peso" de um simples circle collider, que só checa posição e raio, vai desenvolver um sistema próprio e acaba precisando das coisas que tinha no collider padrão, fazendo um sistema de layers e tags você vai ter a mesma coisa que o collider comum, só que sem ter um controle interno da Unity, sem fazer checagem aabb que ajuda na otimização, etc.
No fim vai ter mais trabalho pra fazer algo que talvez não se compare em performance pro componente nativo.
Apesar que, deve ser interessante fazer isso apenas por questões de aprendizado...
Realmente nesse caso não tem saída
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