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por Edivandro2706 Sáb Mar 27, 2021 3:40 pm
Eae galera, gostaria de saber o que são faces, polygons, edges e layers de um objeto 3D. E o que se deve cuidar, para que o jogo fique mais otimizado.
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por dutrabr100 Sáb Mar 27, 2021 3:50 pm
edge = aresta
polygon = poligono
poligono =
Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.
ou seja, são basicamente as facesbem. formas mais simples, são melhores no quesito processamento (tu sente isso até no software de modelagem, se tu subdividir muito uma forma, vai acabar sentindo uns travamentos e lags)a resolução da textura também é importante. quanto maior mais trabalho pra placa de vídeo
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por Edivandro2706 Sáb Mar 27, 2021 10:35 pm
Digamos que para um jogo é melhor usar texturas em um objeto, do que modelar ele? Como por exemplo é melhor colocar um cubo com uma textura de tijolo, do que modelar um tijolo? Pois assim terá menos polígonos? ou estou enganado?
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por dutrabr100 Sáb Mar 27, 2021 11:46 pm
Edivandro2706 escreveu:Digamos que para um jogo é melhor usar texturas em um objeto, do que modelar ele? Como por exemplo é melhor colocar um cubo com uma textura de tijolo, do que modelar um tijolo? Pois assim terá menos polígonos? ou estou enganado?
Sim, está correto.
E o interessante é que mesmo sendo apenas um cubo com textura de uma parede de tijolos dá pra deixar com uma aparência realista
Repara bem nos jogos que tu joga o cenário, eles raramente possuem muitas formas complexas. Tudo tem formatos bem simples, e o grande segredo está nas texturas e em detalhes pequenos que muitas vezes o jogador nem nota.
Como objetos espalhados pelo chão (esses sim, tem mais poligonos que o próprio chão
)
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por Edivandro2706 Dom Mar 28, 2021 1:36 am
Estou tendo um problema com os telhados e os cercados das casas, pois apresentam muitos polígono e pesam bastante. Será q tem alguma imagem 3d que eu consiga colocar sem que perca o realismo da modelagem, ou de outra maneira que seja mais leve? Tentei procurar algumas, mas todas elas ficam com aparência de um papel na cena, ficando muito esquisito...
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por dutrabr100 Dom Mar 28, 2021 8:36 am
Edivandro2706 escreveu:Estou tendo um problema com os telhados e os cercados das casas, pois apresentam muitos polígono e pesam bastante. Será q tem alguma imagem 3d que eu consiga colocar sem que perca o realismo da modelagem, ou de outra maneira que seja mais leve? Tentei procurar algumas, mas todas elas ficam com aparência de um papel na cena, ficando muito esquisito...
Tu tá usando Oclusion Culling ?
Isso, basicamente deixa de renderizar tudo que ta fora da visão da câmera.
E também tenta diminuir o número de luzes da cena, ou pegar essas luzes e fazer um tipo de script que ative/desative elas dependendo de onde na cena o player estiver.
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por dutrabr100 Dom Mar 28, 2021 8:38 am
Também temos o LOD.
Lod é básicamente, uma forma de alterar o mesh do seu bejto de acordo com a distância dele da câmera.
Ai quando ele esta mais distante da camera, o objeto é trocada por uma versão maos simples e menos detalhada do mesmo
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por diegopds Qua Mar 31, 2021 9:36 pm
Edivandro2706 escreveu:Digamos que para um jogo é melhor usar texturas em um objeto, do que modelar ele? Como por exemplo é melhor colocar um cubo com uma textura de tijolo, do que modelar um tijolo? Pois assim terá menos polígonos? ou estou enganado?
o melhor seria usar o objeto 3d que esta super detalhado para tirar as normals e o displacement para ficar parecido com a o objeto detalhado e muito mais leve.
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