[RESOLVIDO] Objetivo do jogo
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[RESOLVIDO] Objetivo do jogo
Temos um motor gerador de energia, para que ele funcione e a energia seja reistaurada o jogador terá que encontrar 2 itens que esta faltando no motor.
Gasolina e uma peça desse motor.
Após o jogador encontrar esses itens ele deverá ir até o motor coloca los e ativar a alavanca para que ele funcione e as luzes se ascendam.
Porem, o jogador so pode ativar a alavanca se estiver colocado no motor os dois itens.
E isso que quero fazer.
Consigo pegar os itens e acender a luz mas não consigo fazer a alavanca exigir que tenha colocado os dois itens.
Outra coisa seria tbm para combinações, tipo.
Colocar 4 objetos que estão fora de ordem em uma ordem específica para que alguma coisa aconteça como destacar uma porta, revelar um item escondido para usar em algum lugar.
Bom, tentei explicar da melhor maneira para tentar fazer você entender, já tentei de várias formas mas não consigo fazer, to fazendo algo errado e não consigo achar onde esta esse erro.
Espero que tenha entendido e te agradeço muito a sua ajuda e atenção. Obrigado
Gasolina e uma peça desse motor.
Após o jogador encontrar esses itens ele deverá ir até o motor coloca los e ativar a alavanca para que ele funcione e as luzes se ascendam.
Porem, o jogador so pode ativar a alavanca se estiver colocado no motor os dois itens.
E isso que quero fazer.
Consigo pegar os itens e acender a luz mas não consigo fazer a alavanca exigir que tenha colocado os dois itens.
Outra coisa seria tbm para combinações, tipo.
Colocar 4 objetos que estão fora de ordem em uma ordem específica para que alguma coisa aconteça como destacar uma porta, revelar um item escondido para usar em algum lugar.
Bom, tentei explicar da melhor maneira para tentar fazer você entender, já tentei de várias formas mas não consigo fazer, to fazendo algo errado e não consigo achar onde esta esse erro.
Espero que tenha entendido e te agradeço muito a sua ajuda e atenção. Obrigado
Última edição por Fagner em Dom maio 02, 2021 3:08 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Dúvida)
Dionilson- Iniciante
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REPUTAÇÃO : 2
Idade : 32
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Objetivo do jogo
a primeira situação é facil. por exemplo, você cria 2 variaveis booleanas ( verdadeiro e falso )
exemplo:
e para o comando de acender a luz você só coloca um if no meio, por exemplo, supondo que seu comando para acender a luz fosse apertar " e ", você só acrescenta mais duas condiçoes, exemplo:
o que basta agora é fazer estas variaveis ficarem true quando você pegar os itens, tipo, você pegou a gasolina, deixa a variavel ' pegouGasolina ' true, e a mesma coisa com a peça... se as 2 estiverem true e você apertar " e " ( é um exemplo) ai irá acontecer o comando de acender a luz.
=================================================
Quanto a segunda dúvida também é simples. basta checar a posição, más para isto depende muito do método que você vai fazer... da para fazer com simples if's e uma INT que guarda a posição do objeto. más eu precisaria saber como exatamente você fez este painel e como colocaria os itens nele
exemplo:
- Código:
public bool pegouGasolina;
public bool pegouPeca;
e para o comando de acender a luz você só coloca um if no meio, por exemplo, supondo que seu comando para acender a luz fosse apertar " e ", você só acrescenta mais duas condiçoes, exemplo:
- Código:
if(Input.GetKeyDown("e") && pegouGasolina == true && pegouPeca == true){
// comando para acender a luz
}
o que basta agora é fazer estas variaveis ficarem true quando você pegar os itens, tipo, você pegou a gasolina, deixa a variavel ' pegouGasolina ' true, e a mesma coisa com a peça... se as 2 estiverem true e você apertar " e " ( é um exemplo) ai irá acontecer o comando de acender a luz.
=================================================
Quanto a segunda dúvida também é simples. basta checar a posição, más para isto depende muito do método que você vai fazer... da para fazer com simples if's e uma INT que guarda a posição do objeto. más eu precisaria saber como exatamente você fez este painel e como colocaria os itens nele
Re: [RESOLVIDO] Objetivo do jogo
Entendi, a primeira eu consegui deu certo muito obrigado.
A segunda eu ainda não tentei fazer mas tentarei em breve.
Uma outra dúvida, fiz um (On Trigger Enter) que destrói o inimigo porém o inimigo so e destruído quando o player entra no trigger, coloquei um carácter controle no inimigo e funciona mas o player ainda mata o inimigo entrando no trigger. O que exatamente to fazendo errado?
A segunda eu ainda não tentei fazer mas tentarei em breve.
Uma outra dúvida, fiz um (On Trigger Enter) que destrói o inimigo porém o inimigo so e destruído quando o player entra no trigger, coloquei um carácter controle no inimigo e funciona mas o player ainda mata o inimigo entrando no trigger. O que exatamente to fazendo errado?
Dionilson- Iniciante
- PONTOS : 3632
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 32
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Objetivo do jogo
cheque a tag de quem colidou, alás, o inimigo não precisa ter um character controller... apenas um rigidbody
para checar a tag de quem colidiu use Collider other, exemplo:
agora basta perguntar se a tag de " other " é igual a ' inimigo ' ou sejá lá a tag que seu inimigo tenha. exemplo:
se o objeto que colidiu possuir um rigidbody e tiver a tag " inimigo " ele será destruido quando entrar no trigger
para checar a tag de quem colidiu use Collider other, exemplo:
- Código:
void OnTriggerEnter (Collider other){
}
agora basta perguntar se a tag de " other " é igual a ' inimigo ' ou sejá lá a tag que seu inimigo tenha. exemplo:
- Código:
void OnTriggerEnter(Collider other) {
if (other.gameObject.CompareTag("inimigo"))
Destroy(other.gameObject);
}
se o objeto que colidiu possuir um rigidbody e tiver a tag " inimigo " ele será destruido quando entrar no trigger
Re: [RESOLVIDO] Objetivo do jogo
Vlws mesmo excelente.
Dionilson- Iniciante
- PONTOS : 3632
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 32
Respeito as regras :
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