Bom dia amigos compro assets do meu interesse!
3 participantes
Página 1 de 1
Bom dia amigos compro assets do meu interesse!
Bom dia amigos estou construindo um sistema de veículos de corrida até ai já está pronto, só que preciso construir a parte de marcar a voltas dos players e pegar os players do primeiro ao terceiro lugar assim levando eles ao podium, porem não tenho ideia alguma de como posso fazer isso ai resolvi postar aqui no fórum pra que se alguém souber como faz ou se já tem pronto um bom exemplo e tenha interesse em vender eu estou comprando o exemplo do projeto já pronto!
LucasGamerFx- MembroAvançado
- PONTOS : 2758
REPUTAÇÃO : 3
Áreas de atuação : Programador
Respeito as regras :
Re: Bom dia amigos compro assets do meu interesse!
Marcar as voltas me parece simples, só botar um Trigger na linha de chegada.
e saber o primeiro, segundo, terceiro no ato de terminar a corrida também.
daria para ter um gameobject "X" que cuidasse disso ai quando o carro entrasse no trigger linha de chegada ele avisaria ao "X" e ele marcaria, ai caso o gameobject ja tivesse na ultima volta ele iria para outra [] com isso você saberia a posição de todos carros na chegada.
o que me parece complicado é a parte de calcular a posição dos carros em tempo real.
Espero ter ajudado em algo
e saber o primeiro, segundo, terceiro no ato de terminar a corrida também.
daria para ter um gameobject "X" que cuidasse disso ai quando o carro entrasse no trigger linha de chegada ele avisaria ao "X" e ele marcaria, ai caso o gameobject ja tivesse na ultima volta ele iria para outra [] com isso você saberia a posição de todos carros na chegada.
o que me parece complicado é a parte de calcular a posição dos carros em tempo real.
- Uma Divagaçãozinha sobre isso, talvez útil, talvez não - leia por sua conta e risco:
(NADA DE ÚTIL NESSE PARAGRAFO, LEIA O PRÓXIMO )
inicialmente pensei: se usar o Vector3.Distance pra calcular a distancia da linha de chegada, mas ai lembrei que depois que passa pela linha voce se afasta dela... então não daria certo, apenas em algo tipo uma corrida sem voltas, uma drag racing talvez....
(ESSE AQUI)
bem, numa corrida os carros começam numa posição inicial, agora digamos que vou ter um gameObject "X" que terá um script com uma array com os carros e no inicio do jogo essa array estará na mesma ordem que os carros estão na pista.
ai você teria que ser capaz de detectar ultrapassagens e avisar o "X" para que ele modificasse a ordem dos carros na array. e você também teria que levar em conta em que volta o carro está. (afinal um carro que ta na primeira volta ultrapassar um que está na segunda, não vai aumentar a posição do mesmo)
Espero ter ajudado em algo
Como o amigo acima disse, triggers devem ser suficientes pra marcar a volta e dar a colocação final.
Agora pra saber a colocação durante a volta, você pode usar o caminho dos npcs como base, você pega a posição de cada player e vê qual ponto ele vai passar, se tiver mais de um player chegando em um determinado ponto, basta checar quem está mais perto dele.
Isso já deve te dar um ranking em tempo real.
Agora pra saber a colocação durante a volta, você pode usar o caminho dos npcs como base, você pega a posição de cada player e vê qual ponto ele vai passar, se tiver mais de um player chegando em um determinado ponto, basta checar quem está mais perto dele.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner escreveu:Como o amigo acima disse, triggers devem ser suficientes pra marcar a volta e dar a colocação final.
tem algum component especifico para fazer esse caminho, ou é basicamente um navmesh e alguns AiPoints percorridos em sequencia ?
(sou iniciante em unity, e ainda não conheço esse componente, se existir )
Componente específico acho que não tem, apesar de que dá pra importar a rota gerada pelo navmesh e usar os Vector3 das posições.dutrabr100 escreveu:
tem algum component especifico para fazer esse caminho, ou é basicamente um navmesh e alguns AiPoints percorridos em sequencia ?
A estrutura geralmente é Grafo, você vai fazer os Aipoints guardando a referencia do próximo, isso cria um caminho com sentido que dá pra usar tanto pra IA quanto pro sistema de classificação.
Aqui montei um exemplo de grafos pra gerar caminhos.
https://www.schultzgames.com/t10861-duvida-sobre-fazer-rotas-com-points#71312
E aqui tem um exemplo de como utilizar os pontos da Navmesh pra outras finalidades, no arquivo pra download mostro como pegar a rota da navmesh, você pode adaptar pra utilizar os pontos como checagem da classificação.
https://www.schultzgames.com/t10429-enemy-ia-1x1-movement#69647
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner escreveu:Componente específico acho que não tem, apesar de que dá pra importar a rota gerada pelo navmesh e usar os Vector3 das posições.dutrabr100 escreveu:
A estrutura geralmente é Grafo, você vai fazer os Aipoints guardando a referencia do próximo, isso cria um caminho com sentido que dá pra usar tanto pra IA quanto pro sistema de classificação.
E aqui tem um exemplo de como utilizar os pontos da Navmesh pra outras finalidades, no arquivo pra download mostro como pegar a rota da navmesh, você pode adaptar pra utilizar os pontos como checagem da classificação.
bem interessante, ótima ideia usar um Grafo, assim da até pra fazer algumas estruturas de decisão dar a AI, vários possíveis lugares para ir depois de chegar em um ponto.
Lendo isso me toquei que provavelmente as AI's de Asphalt 8 devem ser feitas de forma similar, as pistas daquele jogo são cheias de bifurcações.
entre outros jogos, Terror alguns FPS's, etc me parece muito útil.
Fagner escreveu:Componente específico acho que não tem, apesar de que dá pra importar a rota gerada pelo navmesh e usar os Vector3 das posições.dutrabr100 escreveu:
Obrigado pelo poste amigo me parece bem útil e que vai me ajudar muito no meu projeto
LucasGamerFx- MembroAvançado
- PONTOS : 2758
REPUTAÇÃO : 3
Áreas de atuação : Programador
Respeito as regras :