Playmaker, Assets e Comercializaçao de jogos.
4 participantes
Página 1 de 1
Playmaker, Assets e Comercializaçao de jogos.
Olá pessoal, como alguns sabem sou novato no unity e queria tirar umas duvidas.
Tenho experiencia a anos no Multimedia Fusion 2, porém decidi passar para o Unity porém não entendo nada de linguagem de programação embora tenha uma noçao bem basica sobre o assunto. O MMF2 trabalha de maneira visual, atravéz de eventos e condições. Porem no Unity, como tudo funciona atravéz de programaçao, eu levaria meses ou até anos para aprender a criar um motor basico de jogo. Por isso adquiri o Playmaker, aquela extensão do Unity que faz a programaçao ser feita de maneira visual, achei facil e interessante. Agora as dúvidas:
Ja tenho um grupo pra criaçao de um game porem acho arriscado criar um motor proprio sendo que nunca fiz nada concreto no Unity, compensa comprar Kits de Desenvolvimento, com a maioria dos recursos ja prontos?
Ao comprar um Kit de desenvolvimento, ao criar um jogo e vende-lo, voce teria algum problema de direito autorais com o desenvolvedor do Kit? Teria que paga-lo caso o jogo desse algum lucro?
Tenho experiencia a anos no Multimedia Fusion 2, porém decidi passar para o Unity porém não entendo nada de linguagem de programação embora tenha uma noçao bem basica sobre o assunto. O MMF2 trabalha de maneira visual, atravéz de eventos e condições. Porem no Unity, como tudo funciona atravéz de programaçao, eu levaria meses ou até anos para aprender a criar um motor basico de jogo. Por isso adquiri o Playmaker, aquela extensão do Unity que faz a programaçao ser feita de maneira visual, achei facil e interessante. Agora as dúvidas:
Ja tenho um grupo pra criaçao de um game porem acho arriscado criar um motor proprio sendo que nunca fiz nada concreto no Unity, compensa comprar Kits de Desenvolvimento, com a maioria dos recursos ja prontos?
Ao comprar um Kit de desenvolvimento, ao criar um jogo e vende-lo, voce teria algum problema de direito autorais com o desenvolvedor do Kit? Teria que paga-lo caso o jogo desse algum lucro?
Flasher- Iniciante
- PONTOS : 3222
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: Playmaker, Assets e Comercializaçao de jogos.
Flasher escreveu:Olá pessoal, como alguns sabem sou novato no unity e queria tirar umas duvidas.
Cara, vá com MUITA calma ao comprar qualquer tipo de kit... dificilmente eles se adaptarão do jeito que você deseja, e para ajustar, você precisará entender de programação...
Talvez isto ajude
Eh praticamente impossível fugir dos códigos se quiser criar um jogo ou algum app
Obrigado a sugestao!MarcosSchultz escreveu:
Eh praticamente impossível fugir dos códigos se quiser criar um jogo ou algum app
Bem, a minha intençao não é fugir dos códigos, até por que com o Playmaker voce precisa entender os códigos para poder fazer alguma coisa. E também os kits que desejo adquirir são compativeis com o Playmaker. E sobre vender os jogos, caso voce usasse algum kit comprado pra criar um jogo comercial, voce teria uma "licensa livre" pra vender o jogo?
Flasher- Iniciante
Respeito as regras :
Flasher escreveu:Obrigado a sugestao!MarcosSchultz escreveu:
Bem, a minha intençao não é fugir dos códigos, até por que com o Playmaker voce precisa entender os códigos para poder fazer alguma coisa. E também os kits que desejo adquirir são compativeis com o Playmaker. E sobre vender os jogos, caso voce usasse algum kit comprado pra criar um jogo comercial, voce teria uma "licensa livre" pra vender o jogo?
Depende de cada kit, más geralmente se você comprou, o uso eh totalmente livre, até para uso comercial, (menos revende-lo como asset)
Embora tenha muitos videos tutoriais na internet, abrangendo varios assuntos. Compensa pagar um curso de programaçao focado no Unity e no C#? Eu estudei umas video aulas na internet sobre 2.5D e todas explicam de maneira diferente e dita codigos totalmente diferente, eu não consigo criar nada além do que foi explicado nos videos, enfim. Compensa pagar um curso de programaçao?
Flasher- Iniciante
Respeito as regras :
Flasher escreveu:Embora tenha muitos videos tutoriais na internet, abrangendo varios assuntos. Compensa pagar um curso de programaçao focado no Unity e no C#? Eu estudei umas video aulas na internet sobre 2.5D e todas explicam de maneira diferente e dita codigos totalmente diferente, eu não consigo criar nada além do que foi explicado nos videos, enfim. Compensa pagar um curso de programaçao?
Cursos pagos nada mais são do que os vídeos gratuítos, só que pagos kkkkkkkkk
Veja o canal do Marcos. Ele postou o primeiro video da serie ai em cima. Os videos são bons, bem explicados e estão sendo postados novos regularmente. É impossivel voce ver os videos e não aprender alguma coisa
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Olá amigos, estou também a procura de material de apoio didático voltado para Playmaker, infelizmente no Brasil estamos ainda muito longe de obter bons tutoriais em alguns recursos que acho interessante e auxiliador como o Playmaker.
Por ventura alguém conhece material que dê enfase ao Playmaker, em português?
Por ventura alguém conhece material que dê enfase ao Playmaker, em português?
Convidado- Convidado
Olha, eu ja Lancei uma Demo de um Jogo de Caminhao, e estou em Fase Final de um outro,bem Complexo, isso que eu nem Sabia Criar um Projeto na Unity! Nunca tinha Nem Visto nada de programação Antes!
E Afirmo pra vc,que Assistindo as Video Aulas do Marcos, Me Dedicando e Estudando Muito, hoje posso Dizer que Já Sei Fazer praticamente tudo que eu quero e Preciso pros meus Jogos Sozinho!
e isso em Questão de uns 4 meses!
Acho que tudo é Dedicação,Estudo e Determinação!
Problema é que o Pessoal quer Tudo Pronto!
O Cara posta a Ajuda, o Video com Aulas,ou seja dá o Pão,a Manteiga, e o Presunto!
Mas Ainda assim, querem o Sanduíche Pronto!
Não Estou Falando de Vc Amigo, só Citando Exemplos que Vejo aqui!
E Afirmo pra vc,que Assistindo as Video Aulas do Marcos, Me Dedicando e Estudando Muito, hoje posso Dizer que Já Sei Fazer praticamente tudo que eu quero e Preciso pros meus Jogos Sozinho!
e isso em Questão de uns 4 meses!
Acho que tudo é Dedicação,Estudo e Determinação!
Problema é que o Pessoal quer Tudo Pronto!
O Cara posta a Ajuda, o Video com Aulas,ou seja dá o Pão,a Manteiga, e o Presunto!
Mas Ainda assim, querem o Sanduíche Pronto!
Não Estou Falando de Vc Amigo, só Citando Exemplos que Vejo aqui!
Tecnologia utilizada com Playmaker é o mesmo feito com Blueprints na engine UE4 justamente para facilitar o trabalho principalmente quando não se tem nenhuma equipe. Tutoriais são fundamentais, mas a maioria feito por brasileiros ainda são fragmentados, tem início mas não continuidade, isso é fato! São infelizmente ainda poucos que realmente dedicam em oferecer algo que tenha início, meio e fim.
Posso afirmar que um dos poucos canais que existem no Youtube voltados para Unity e que realmente tem qualidade, didática, profissionalismo e dedicação, é o do Marcos, e provavelmente meia duzia no máximo; digo porque faço pesquisas diariamente em busca de algo compensador de seguir, e reafirmo o que relatei acima que infelizmente falta ainda muito chão para trilhar na questão de qualidade didática de tutoriais que são publicados, existem centenas, mas, úteis mesmo não passam de meia duzia.
Posso afirmar que um dos poucos canais que existem no Youtube voltados para Unity e que realmente tem qualidade, didática, profissionalismo e dedicação, é o do Marcos, e provavelmente meia duzia no máximo; digo porque faço pesquisas diariamente em busca de algo compensador de seguir, e reafirmo o que relatei acima que infelizmente falta ainda muito chão para trilhar na questão de qualidade didática de tutoriais que são publicados, existem centenas, mas, úteis mesmo não passam de meia duzia.
Convidado- Convidado
Flasher escreveu:Obrigado a sugestao!MarcosSchultz escreveu:
Olá Flasher, quanto a utilização do plugin Playmaker para Unity eu também comprei e estou inclusive criando um tutorial em português com base nas informações em inglês, diante que não há nada sobre ele em nossa língua. Também estou iniciando na área de games, hoje tenho mais a receber do que doar, e os vídeos tutoriais do Marcos são de ótima qualidade, ele tem uma didática que poucos oferecem, inclusive muitos pagos, digo porque cheguei a comprar 3 cursos mas o autor, mesmo com vasto conhecimento ele não tem o principal que é a didática para passar aos alunos que assistem aos vídeos e logicamente busca aprendizagem. Portanto, nem sempre o pago é o melhor.
A respeito da parte comercial se você comprou os Assets e não baixou simplesmente da Internet (pirata) sem nenhuma sombra de dúvida que poderá utilizar sim para a produção e comercialização de jogos, assim como eu também tenho comprado vários Assets tanto para Unity 5 quanto UE4 só que o meu objetivo à eles será unicamente didático, pretendo conhecer os métodos utilizados dos recursos que necessito e implementar em modelos exclusivamente modelados por mim, porque não acho legal e até sem lógica utilizar os modelos que vem de exemplos nos Assets. No mais todos os autores tem a finalidade de proporcionar livremente suas técnicas implementadas em Assets para serem utilizadas, inclusive tenho suporte aos que comprei, recebendo sempre que possível, informações relativas à dúvidas minhas, e claro, nem sempre os Assets são compatíveis com o que pretendemos fazer, necessitando implementações, por isso o estudo detalhado desses Assets previamente à compra é fundamental para evitar investimentos inúteis.
Convidado- Convidado