Produção de um Roteiro - Arquétipos.
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Produção de um Roteiro - Arquétipos.
Bom dia, desenvolvedores e estudantes.
faz muito tempo que não publico nada aqui no fórum, decidi criar e publicar um assunto diferente aqui.
Meu nome é Alex, sou estudante de Jogos digitais e a 6 anos brinco de desenvolver jogos. Comecei a pegar dicas de desenvolvimento aqui e quando vi, já estava tirando um monte de dúvidas que todos os dias vão aparecendo... é normal.
O que eu quero trazer aqui hoje é uma matéria que venho estudando, a criação de uma história, roteiro e os personagens neles incluídos (Roteirização). já quero de início, indicar 2 bons livros sobre o assunto para quem quiser dar uma olhada.
*A Jornada do Escritor - Estrutura Mítica Para Escritores
*O Herói de Mil Faces
Primeiro de tudo, gravem a palavra "Arquétipos", ela se resume em tudo que vamos ter na nossa história que de alguma forma influência na "jornada do herói". Sempre temos o "Herói" em histórias, seja ele um homem com super poderes que salva donzelas em perigo, um menino que passa por situações difíceis ou ate mesmo o vilão. Sim, esse é o Arquétipo de Herói.
Temos também o ARAUTO, que pode ser muitas coisas. ele é quem trás o motivo para a história existir, o personagem ou o evento que acontece na vida normal e pacata do herói que faz com que ele tenha uma nova jornada. Um exemplo de Arauto em God of war, é a morte da esposa do herói e seu pedido de colocar suas cinzas no topo da montanha mais alta. Até aqui você percebe o quão importante é planejar os personagens e eventos do seu jogo ? temos aqui um personagem falecido, tradições e um pedido da mesma como o arauto. Simples assim, isso acaba dando inicio a jornada apresentada no game. Podemos perceber que pelo motivo de sua morte, todos os outros acontecimento do game são ligados ao mesmo. Não necessariamente tem que ser assim, podemos criar mais de um Arauto e continuar dando sentido a História, mas geralmente isso é utilizado em sequencias e não na mesma narrativa.
O guardião do limiar, É tudo que vai aparecer na frente do Herói para atrapalhar ele em sua jornada. Sendo ele os inimigos, os Chefões, barreiras, puzzles e etc. basicamente, tudo que esta contra o Herói. Ele é seu inimigo, mas não é seu Inimigo final.
Ele também é muito utilizado para amadurecer o personagem, deixa-lo mais forte e prepara-lo para o desafio/ Chefão final.
Temos também os Aliados, bom, esse é alto-explicativo.
Temos o Arquétipo de Mentor, aquele que vai se classificar em vários tipos. Basicamente é ele que vai dar conselhos, treinar, falar sobre como era na sua época, tipo a sua professora de inglês que para de dar aula pra falar sobre como sua viagem para Inglaterra... bem vocês já devem saber quem é ele.
Temos um muito especial que é o Pícaro. Esse carinha é responsável por dar o famoso alívio cômico a cena ou situação. Lembrando aqui que o mesmo personagem pode ter mais de um arquétipo, sendo assim o pícaro pode ser o próprio Herói ou o vilão, um aliado, o pensamento do Herói etc.
Um bastante Peculiar é o Cameleão. Esse daqui é terrível, ele pode se fingir de bonzinho e no final atacar o protagonista. Em uma novela mexicana ele pode ser a irma do protagonista e do nada ela olha em uma cena dramática e diz que na verdade é sua Mãe. pode ser o vilão que no final pode mudar de lado e se juntar ao protagonista (Vegeta e a grande maioria dos vilões de dragon ball z são um exemplo disso).
E por último o Vilão/Sombra. Não menos importantes, aliás, eu diria que é o mais importante de toda a História, Sem ele não tem porque ter Herói em uma aventura para o NADA.
Existem várias variações desses mesmos arquétipos, e até mais arquétipos. Mas esses eu considero os principais, Aconselho a todos que querem escrever uma História a estuda-los, faz uma diferença enorme nas produções e podem ter certeza que a visão critica de vocês pelas obras vão mudar.
Por hoje é só pessoal, até a próxima!
faz muito tempo que não publico nada aqui no fórum, decidi criar e publicar um assunto diferente aqui.
Meu nome é Alex, sou estudante de Jogos digitais e a 6 anos brinco de desenvolver jogos. Comecei a pegar dicas de desenvolvimento aqui e quando vi, já estava tirando um monte de dúvidas que todos os dias vão aparecendo... é normal.
O que eu quero trazer aqui hoje é uma matéria que venho estudando, a criação de uma história, roteiro e os personagens neles incluídos (Roteirização). já quero de início, indicar 2 bons livros sobre o assunto para quem quiser dar uma olhada.
*A Jornada do Escritor - Estrutura Mítica Para Escritores
*O Herói de Mil Faces
Primeiro de tudo, gravem a palavra "Arquétipos", ela se resume em tudo que vamos ter na nossa história que de alguma forma influência na "jornada do herói". Sempre temos o "Herói" em histórias, seja ele um homem com super poderes que salva donzelas em perigo, um menino que passa por situações difíceis ou ate mesmo o vilão. Sim, esse é o Arquétipo de Herói.
Temos também o ARAUTO, que pode ser muitas coisas. ele é quem trás o motivo para a história existir, o personagem ou o evento que acontece na vida normal e pacata do herói que faz com que ele tenha uma nova jornada. Um exemplo de Arauto em God of war, é a morte da esposa do herói e seu pedido de colocar suas cinzas no topo da montanha mais alta. Até aqui você percebe o quão importante é planejar os personagens e eventos do seu jogo ? temos aqui um personagem falecido, tradições e um pedido da mesma como o arauto. Simples assim, isso acaba dando inicio a jornada apresentada no game. Podemos perceber que pelo motivo de sua morte, todos os outros acontecimento do game são ligados ao mesmo. Não necessariamente tem que ser assim, podemos criar mais de um Arauto e continuar dando sentido a História, mas geralmente isso é utilizado em sequencias e não na mesma narrativa.
O guardião do limiar, É tudo que vai aparecer na frente do Herói para atrapalhar ele em sua jornada. Sendo ele os inimigos, os Chefões, barreiras, puzzles e etc. basicamente, tudo que esta contra o Herói. Ele é seu inimigo, mas não é seu Inimigo final.
Ele também é muito utilizado para amadurecer o personagem, deixa-lo mais forte e prepara-lo para o desafio/ Chefão final.
Temos também os Aliados, bom, esse é alto-explicativo.
Temos o Arquétipo de Mentor, aquele que vai se classificar em vários tipos. Basicamente é ele que vai dar conselhos, treinar, falar sobre como era na sua época, tipo a sua professora de inglês que para de dar aula pra falar sobre como sua viagem para Inglaterra... bem vocês já devem saber quem é ele.
Temos um muito especial que é o Pícaro. Esse carinha é responsável por dar o famoso alívio cômico a cena ou situação. Lembrando aqui que o mesmo personagem pode ter mais de um arquétipo, sendo assim o pícaro pode ser o próprio Herói ou o vilão, um aliado, o pensamento do Herói etc.
Um bastante Peculiar é o Cameleão. Esse daqui é terrível, ele pode se fingir de bonzinho e no final atacar o protagonista. Em uma novela mexicana ele pode ser a irma do protagonista e do nada ela olha em uma cena dramática e diz que na verdade é sua Mãe. pode ser o vilão que no final pode mudar de lado e se juntar ao protagonista (Vegeta e a grande maioria dos vilões de dragon ball z são um exemplo disso).
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Existem várias variações desses mesmos arquétipos, e até mais arquétipos. Mas esses eu considero os principais, Aconselho a todos que querem escrever uma História a estuda-los, faz uma diferença enorme nas produções e podem ter certeza que a visão critica de vocês pelas obras vão mudar.
Por hoje é só pessoal, até a próxima!
cosmoplay- Avançado
- PONTOS : 3795
REPUTAÇÃO : 45
Idade : 26
Respeito as regras :
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