[RESOLVIDO] Movimentação de BoardGame
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Movimentação de BoardGame
Oi pessoal,
estou criando um jogo de board game na Unity 3D.
Preciso de ajuda pois nao sei como fazer, o tabuleiro é uma pista de autorama. tem 3 casas lado a lado e trechos com 1 ou duas casas.
Os carros vao andar sempre em frente se tiver casa livre, caso tenha outro carro na frente, deve verificar se tem casa ao lado, se tiver vai pra lá e segue em frente.
Nao sei nem por onde começar. Alguem sabe por qual caminho seguir? Algum tutorial de movimentacão?
Obrigado
estou criando um jogo de board game na Unity 3D.
Preciso de ajuda pois nao sei como fazer, o tabuleiro é uma pista de autorama. tem 3 casas lado a lado e trechos com 1 ou duas casas.
Os carros vao andar sempre em frente se tiver casa livre, caso tenha outro carro na frente, deve verificar se tem casa ao lado, se tiver vai pra lá e segue em frente.
Nao sei nem por onde começar. Alguem sabe por qual caminho seguir? Algum tutorial de movimentacão?
Obrigado
heyviic- Iniciante
- PONTOS : 2591
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Movimentação de BoardGame
Da pra criar esse tipo de movimentação com waypoints ou usando grafos, seu jogo é 2D ou 3D?
Com grafos seria bacana pois cada casa guardaria o "endereço" da próxima, e também seria fácil checar se já existe o carro nela, nessa situação bastaria sortear outra casa ou percorrer a lista até achar uma vazia pra ir.
Com grafos seria bacana pois cada casa guardaria o "endereço" da próxima, e também seria fácil checar se já existe o carro nela, nessa situação bastaria sortear outra casa ou percorrer a lista até achar uma vazia pra ir.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner escreveu:Da pra criar esse tipo de movimentação com waypoints ou usando grafos, seu jogo é 2D ou 3D?
O Jogo é 3D, vai ser pra mobile. Nao faço ideia o que é grafo kkkk. Vi sobre lista duplamente encadeada mas nao sei se seria bom e meu nivel de c# nao é dos avançados
heyviic- Iniciante
Respeito as regras :
Nesse tópico eu dou um exemplo dessa estrutura.
https://www.schultzgames.com/t10861-duvida-sobre-fazer-rotas-com-points#71789
Você pode usar isso para criar o caminho de pontos que cada carro vai seguir, o funcionamento será baseado na relação que você definir entre cada grafo(ponto), podendo cada ponto ter um ou mais destinos.
Digamos que você esteja numa parte do tabuleiro que só tenha uma casa de largura, se após essa parte, o tabuleiro passa a ter três casas disponíveis, os destinos dessa única casa serão as três a frente. Você sorteia uma de forma aleatória ou seguindo os critérios que você mesma citou, se existe um carro lá, etc.
Dai é só mover o carrinho e esperar o próximo jogador fazer sua jogada.
Suponho que você precisará de um dado... nesse outro tópico mostro como criar um dado 3D, que aguarda até que o Rigidbody pare de se mexer pra gerar o valor
https://www.schultzgames.com/t6350-obter-um-valor-de-um-dado
https://www.schultzgames.com/t10861-duvida-sobre-fazer-rotas-com-points#71789
Você pode usar isso para criar o caminho de pontos que cada carro vai seguir, o funcionamento será baseado na relação que você definir entre cada grafo(ponto), podendo cada ponto ter um ou mais destinos.
Digamos que você esteja numa parte do tabuleiro que só tenha uma casa de largura, se após essa parte, o tabuleiro passa a ter três casas disponíveis, os destinos dessa única casa serão as três a frente. Você sorteia uma de forma aleatória ou seguindo os critérios que você mesma citou, se existe um carro lá, etc.
Dai é só mover o carrinho e esperar o próximo jogador fazer sua jogada.
Suponho que você precisará de um dado... nesse outro tópico mostro como criar um dado 3D, que aguarda até que o Rigidbody pare de se mexer pra gerar o valor
https://www.schultzgames.com/t6350-obter-um-valor-de-um-dado
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
eu tentei de varias formas e ainda nao consegui, estou estudando pra fazer por array. Minha logica seria:
Se houver um jogador na casa tal, aquela posicao do array fica indisponivel e o outro jogador iria pra mesma casa do array mas numa posicao ao lado. seria uma matriz. Isso funcionaria? pq ainda to tentando descobrir como fazer essa checagem. Eu ia mover pro trigger/colisao mas nao sei mudar o parametro no array pra isso
Se houver um jogador na casa tal, aquela posicao do array fica indisponivel e o outro jogador iria pra mesma casa do array mas numa posicao ao lado. seria uma matriz. Isso funcionaria? pq ainda to tentando descobrir como fazer essa checagem. Eu ia mover pro trigger/colisao mas nao sei mudar o parametro no array pra isso
heyviic- Iniciante
Respeito as regras :
Bom, funcionar funciona, mas você acrescentaria uma complexidade desnecessária ao sistema...
Vou fazer um exemplo de um board usando grafos, você vai ver que é bem simples.
Vou fazer um exemplo de um board usando grafos, você vai ver que é bem simples.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Muito obrigada mesmo Fagner, voce me ajudou demais.
Abaixo esta o link do zip com o package da cena exemplo com o script que mostrou como funciona o sistema de grafos e a movimentação.
https://drive.google.com/file/d/1e7Bqo2rrwueLGF8VMuMJUjDQXeaVEoiX/view?usp=sharing
Voce é demais, obrigada <3
Abaixo esta o link do zip com o package da cena exemplo com o script que mostrou como funciona o sistema de grafos e a movimentação.
https://drive.google.com/file/d/1e7Bqo2rrwueLGF8VMuMJUjDQXeaVEoiX/view?usp=sharing
Voce é demais, obrigada <3
heyviic- Iniciante
Respeito as regras :