Rotacionar 90°
4 participantes
Página 1 de 1
Rotacionar 90°
Como fazer com que, ao pressionar uma tecla, um objeto rotacione 90° no eixo Z e depois de rotacionar esses 90° ele pare, e caso eu solte essa tecla o objeto volte a posição em que estava inicialmente? :D
Joaogabrielf13- Avançado
- PONTOS : 3596
REPUTAÇÃO : 7
Respeito as regras :
Re: Rotacionar 90°
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Girar90 : MonoBehaviour{
void Update (){
if(Input.GetKeyDown ("//Aqui você coloca a letra"));
transform.Rotate (0, 0, 90);
}
}
Última edição por Mauricio Maggot em Sáb Mar 05, 2016 12:50 pm, editado 1 vez(es)
Use o eulerAngles, amigo.
ismarspn- Programador
- PONTOS : 3999
REPUTAÇÃO : 147
Áreas de atuação : Unity, Photoshop, Illustrator, After Effects, Adobe Flash
Respeito as regras :
Então nesse caso o código é:
- Código:
using UnityEngine;
void Update (){
if ( Input.GeyKeyDown("Letra")){
transform.eulerAngles = new Vector3 ( 0, 0, 90);
}
}
}
Sim so que eu queria que, quando eu pressiona-se uma tecla e mantivesse pressionada, ai rotacionava,e quando eu soltasse essa tecla , voltava de volta pra posição inicial. No script eu coloquei um else pra voltar pra posição 0,0,0:
So que tipo, no meu caso, é um personagem top down e ele rotaciona sempre pro mouse, e o que rotaciona 90° é o braço que é separado do torso do perso. Se eu coloco pra ele voltar pra 0,0,0 ele para de acompanhar o corpo do personagem e fica sempre em 0,0,0.
Olha aqui, gravei um video do jogo Hotline Miami, é exatamente assim que quero fazer.
- Código:
void Update () {
if (Input.GetKey (KeyCode.Mouse1)) {
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 0, 90);
} else {
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 0, 0);
}
}
So que tipo, no meu caso, é um personagem top down e ele rotaciona sempre pro mouse, e o que rotaciona 90° é o braço que é separado do torso do perso. Se eu coloco pra ele voltar pra 0,0,0 ele para de acompanhar o corpo do personagem e fica sempre em 0,0,0.
Olha aqui, gravei um video do jogo Hotline Miami, é exatamente assim que quero fazer.
Joaogabrielf13- Avançado
Respeito as regras :
Bom eu vi a vídeo aula e tentei aplicar no script o lerp e o local.position e deu muitos erros, acho q n entendi bem. Mas o jeito que eu queria fazer era que, quando eu pressionasse uma tecla e mantivesse ela pressionada, o braço iria rotacionar ate 90°( não de forma instantânea, dai tentei o lerp) mas se eu soltasse essa tecla ai ele iria voltar para a posição em que estava inicialmente, dai eu tentei o localposition( e a volta para a posição inicial também não sendo intantânea, por isso tentei o lerp aqui também). Mas deu muitos erros e não entendi bem.
- Código:
void Update () {
if (Input.GetKey (KeyCode.Mouse1)) {
transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles, Vector3 (0, 0, 90), Time.deltaTime);
} else {
transform.localPosition = new Vector3.lerp (transform.localPosition, Vector3 (1.2, 8.4, 0), Time.deltaTime);
}
}
Joaogabrielf13- Avançado
Respeito as regras :
Cara, cuidado nesse "ver o vídeo" meio depressa, você errou bastante coisa na sintaxe... Más aqui vai um exemplo completo :D
- Código:
using UnityEngine;
public class ItensDataBase : MonoBehaviour {
private Vector3 rotacaoInicial;
void Start(){
rotacaoInicial = transform.eulerAngles;
}
void Update () {
if (Input.GetMouseButton (0)) {
transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles, new Vector3 (0, 0, 90), Time.deltaTime);
} else {
transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles, rotacaoInicial, Time.deltaTime);
}
}
}
Depois que vi o video tentei isso do private Vector3, coloquei que a rotacaoinicial recebia a posição do corpo do personagem e deu muitos erros. Mas com esse script que você me passou o braço não rotaciona. E fiquei na duvida do porque você não usou o .localPosition, ja que na video aula você diz que é bom usar quando o objeto do script for filho de um outro objeto, no caso o braço filho do corpo.
Joaogabrielf13- Avançado
Respeito as regras :
Joaogabrielf13 escreveu:Depois que vi o video tentei isso do private Vector3, coloquei que a rotacaoinicial recebia a posição do corpo do personagem e deu muitos erros. Mas com esse script que você me passou o braço não rotaciona. E fiquei na duvida do porque você não usou o .localPosition, ja que na video aula você diz que é bom usar quando o objeto do script for filho de um outro objeto, no caso o braço filho do corpo.
Más você quer mecher na posição ou na rotação???
se for rotação, ai é o localEulerAngles
Ah sim, sim.Rotação. Tentei mexer no script mas não consegui deixar do jeito que eu queria. Mas também não entedi porque esse script que você me passou não funcionou.
Joaogabrielf13- Avançado
Respeito as regras :
O que eeeeexatamente quer fazer, rotacionar localmente o braço??? então basta trocar todos os eulerAngles por localEulerAngles
Numa das minhas mensagens acima tem um video que gravei de um jogo, é exatamente aquilo.
Joaogabrielf13- Avançado
Respeito as regras :
Teste isto, eh elaborado especialmente para algo como o vídeo demonstra... basta linkar os objetos certos
- Código:
using UnityEngine;
public class Girar90 : MonoBehaviour {
public GameObject BracoDir,BracoEsq;
void Update () {
if (Input.GetMouseButton (0)) {
BracoDir.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoDir.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * 90f), Time.deltaTime * 3);
BracoEsq.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoEsq.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * -90f), Time.deltaTime * 3);
} else {
BracoDir.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoDir.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * 0), Time.deltaTime * 3);
BracoEsq.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoEsq.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * 0), Time.deltaTime * 3);
}
}
}
Boa, é exatamente isso, só que esta acontecendo um problema, mesmo eu linkando o braço direito na variável, a unity diz que nao esta linkado. Fui no script e apaguei tudo relacionado ao braço direito e funcionou. Mas se eu linkar da erro.
EDIT: Os sinais da rotação estavam trocados, troquei -90 por 90 e vice e versa e deu certo.Muito obrigado!
EDIT: Os sinais da rotação estavam trocados, troquei -90 por 90 e vice e versa e deu certo.Muito obrigado!
Joaogabrielf13- Avançado
Respeito as regras :