UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5
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UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5
NÃO SEI POR QUE MAS CRIEI UM SCRIPT PARA MEU PLANETA, ESTOU FAZENDO UM GAME ONDE VC DEVE FAZER APOSTAS SE SEU SISTEMA SOLAR VAI SOBREVIVER A CHUVA DE METEOROS, E VI AQUI MESMO NO FORUM O MARCOS MOSTRANDO COMO FAZER UMA MENSSAGEM APARECER E DESAPARECER GUI LABEL, USEI ELA NO MEU SCRIPT MAS QUANDO
if (tempo >= 0) {
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation = planetRecuperation - 1 * Time.deltaTime;
tempo = tempo - 1 * Time.deltaTime;
if (planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
TEMPO SEMPRE É IGUAL A 5, MESMO SEM MEU COMANDO, COMO SE EU ESTIVESSE FAZENDO ISSO :
void Update()
{
tempo = 5;
}
SCRIPT COMPLETO:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RedPlanet : MonoBehaviour {
public GameObject Planet;
public float tempoMs;
//Variaveis que definem o tempo para auto-destruição ou para recuperação\\
public float destructionAutomatic;
public float planetRecuperation;
//======Variavel que randomiza a chance de recuperação=====\\
public float randomBool;
//======Booleana que verifica se o objeto colidiu e se inicia=====\\
public bool destructionAutomaticBool;
//=========Variaveis que irão definir o tempo da menssagem==========\\
public float tempo = 5.0f;
public float tempoRedCollision = 10.0f;
//========Booleanas para fins de comunicação e etc=========\\
public bool RedCollision;
public bool Colidiu;
//Material usado\\
public GUIStyle RedCollisionGUI;
// Use this for initialization
void Start () {
//=====Definindo valores=====\\
RedCollision = false;
Colidiu = false;
tempoRedCollision = 10;
destructionAutomatic = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
planetRecuperation = 10;
tempoMs = 15;
}
// Update is called once per frame
void Update () {
//=========Recuperando valor inicial da lógica das menssagens======\\
if (RedCollision == false){
if (tempo <= 0)
{
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0)
{
tempoRedCollision = 10;
}
}
//========Definindo um "else"=========\\
if (RedCollision == true)
{
}
//========Removendo bugs das variaveis========\\
if (tempo <= 0)
{
tempo = 0;
}
if (tempoRedCollision <= 0)
{
tempoRedCollision = 0;
}
if (planetRecuperation <= 0)
{
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0)
{
tempoMs = 0;
}
//=======Lógica do Planeta======\\
if (tempoRedCollision <= 0)
{
RedCollision = false;
Colidiu = false;
}
if (tempoRedCollision > 0) {
if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision = tempoRedCollision - Time.deltaTime;
RedCollision = true;
}
}
}
void OnGUI()
{
//=====Texto exibido quando há colisão, e booleanas verificando true ou false=====\\
if (tempo >= 0){
if (RedCollision == true) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
tempo -= Time.deltaTime;
}
}
//======Lógica da destruição ou recuperação========\\
if (destructionAutomaticBool == true) {
if (tempo >= 0) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
}
}
//===================PLANETA VERMELHO DANIFICADO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================
if (tempo >= 0) {
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation = planetRecuperation - 1 * Time.deltaTime;
tempo = tempo - 1 * Time.deltaTime;
if (planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
//===================PLANETA VERMELHO RECUPERADO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================
//if tempo for maior que 0, é o tempo da menssagem\\
if (tempo >= 0) {
if (randomBool < 5) {
//random bool, valor definido anteriormente para sortear\\
tempoMs = tempoMs - 1 * Time.deltaTime;
//TempoMs tempo que a mensagem ficara - 1;
if (tempoMs <= 0) {
//se tempo ms for menor que zero destruição automatica e texto aparecerão\\
destructionAutomatic = destructionAutomatic - 1 * Time.deltaTime;
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
if (destructionAutomatic <= 0) {
//se destruição automatica for menor que 0, planet sera destruido\\
Destroy (Planet);
}
}
}
}
//===================PLANETA VERMELHO DESTRUIDO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================
}
}
//====Colisor2D para o planeta=====\\
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D)
{
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;
}
}
}
VALEU AE
if (tempo >= 0) {
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation = planetRecuperation - 1 * Time.deltaTime;
tempo = tempo - 1 * Time.deltaTime;
if (planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
TEMPO SEMPRE É IGUAL A 5, MESMO SEM MEU COMANDO, COMO SE EU ESTIVESSE FAZENDO ISSO :
void Update()
{
tempo = 5;
}
SCRIPT COMPLETO:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RedPlanet : MonoBehaviour {
public GameObject Planet;
public float tempoMs;
//Variaveis que definem o tempo para auto-destruição ou para recuperação\\
public float destructionAutomatic;
public float planetRecuperation;
//======Variavel que randomiza a chance de recuperação=====\\
public float randomBool;
//======Booleana que verifica se o objeto colidiu e se inicia=====\\
public bool destructionAutomaticBool;
//=========Variaveis que irão definir o tempo da menssagem==========\\
public float tempo = 5.0f;
public float tempoRedCollision = 10.0f;
//========Booleanas para fins de comunicação e etc=========\\
public bool RedCollision;
public bool Colidiu;
//Material usado\\
public GUIStyle RedCollisionGUI;
// Use this for initialization
void Start () {
//=====Definindo valores=====\\
RedCollision = false;
Colidiu = false;
tempoRedCollision = 10;
destructionAutomatic = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
planetRecuperation = 10;
tempoMs = 15;
}
// Update is called once per frame
void Update () {
//=========Recuperando valor inicial da lógica das menssagens======\\
if (RedCollision == false){
if (tempo <= 0)
{
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0)
{
tempoRedCollision = 10;
}
}
//========Definindo um "else"=========\\
if (RedCollision == true)
{
}
//========Removendo bugs das variaveis========\\
if (tempo <= 0)
{
tempo = 0;
}
if (tempoRedCollision <= 0)
{
tempoRedCollision = 0;
}
if (planetRecuperation <= 0)
{
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0)
{
tempoMs = 0;
}
//=======Lógica do Planeta======\\
if (tempoRedCollision <= 0)
{
RedCollision = false;
Colidiu = false;
}
if (tempoRedCollision > 0) {
if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision = tempoRedCollision - Time.deltaTime;
RedCollision = true;
}
}
}
void OnGUI()
{
//=====Texto exibido quando há colisão, e booleanas verificando true ou false=====\\
if (tempo >= 0){
if (RedCollision == true) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
tempo -= Time.deltaTime;
}
}
//======Lógica da destruição ou recuperação========\\
if (destructionAutomaticBool == true) {
if (tempo >= 0) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
}
}
//===================PLANETA VERMELHO DANIFICADO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================
if (tempo >= 0) {
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation = planetRecuperation - 1 * Time.deltaTime;
tempo = tempo - 1 * Time.deltaTime;
if (planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
//===================PLANETA VERMELHO RECUPERADO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================
//if tempo for maior que 0, é o tempo da menssagem\\
if (tempo >= 0) {
if (randomBool < 5) {
//random bool, valor definido anteriormente para sortear\\
tempoMs = tempoMs - 1 * Time.deltaTime;
//TempoMs tempo que a mensagem ficara - 1;
if (tempoMs <= 0) {
//se tempo ms for menor que zero destruição automatica e texto aparecerão\\
destructionAutomatic = destructionAutomatic - 1 * Time.deltaTime;
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
if (destructionAutomatic <= 0) {
//se destruição automatica for menor que 0, planet sera destruido\\
Destroy (Planet);
}
}
}
}
//===================PLANETA VERMELHO DESTRUIDO (ACIMA)====================\\
//=============================================================================
//=============================================================================
}
}
//====Colisor2D para o planeta=====\\
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D)
{
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;
}
}
}
VALEU AE
ScorpionG4mer- Avançado
- PONTOS : 3446
REPUTAÇÃO : 45
Áreas de atuação : Inciante no C#, Arruaceiro no Blender
Respeito as regras :
Re: UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5
Então, eu dei uma resumida neste seu script para tentar entende-lo:
Tirei bastante redundâncias e coisas desnecessárias, e também ajeitei a void OnGUI, tirando comandos que deveriam estar no Update e não nela...
Quanto ao seu problema, pude reparar nesta linha que está no Update:
repare que você está setando "tempo = 5" no Update, e isto acontece quando o tempo fica menor do que 0 e a variável _RedCollision está falsa...
más logo em seguida tem algo meio engraçado, olhe:
Não segui muito adiante analisando o script pois reparei que provavelmente já dará erros ali...
em um lugar você seta 5, e em outro seta 0, isto já será um problema...
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RedPlanet : MonoBehaviour {
public GameObject Planet;
public float tempoMs,destructionAutomatic,planetRecuperation,randomBool,tempo = 5.0f,tempoRedCollision = 10.0f;
public bool destructionAutomaticBool,_RedCollision,Colidiu;
public GUIStyle RedCollisionGUI;
void Start () {
_RedCollision = Colidiu = false;
tempoRedCollision = planetRecuperation = 10;
destructionAutomatic = tempoMs = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
}
void Update () {
if (_RedCollision == false){
if (tempo <= 0) {
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0) {
tempoRedCollision = 10;
}
}
if (tempo <= 0) {
tempo = 0;
}
if (planetRecuperation <= 0) {
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0) {
tempoMs = 0;
}
if (tempoRedCollision <= 0) {
tempoRedCollision = 0;
_RedCollision = false;
Colidiu = false;
} else if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision -= Time.deltaTime;
_RedCollision = true;
}
if (tempo > 0) {
if (_RedCollision) {
tempo -= Time.deltaTime;
}
if (destructionAutomaticBool) {
tempoMs -= Time.deltaTime;
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation -= Time.deltaTime;
}
else if (randomBool < 5) {
if (tempoMs <= 0) {
destructionAutomatic -= Time.deltaTime;
if (destructionAutomatic <= 0) {
Destroy (Planet);
}
}
}
}
}
}
void OnGUI(){
if(tempo > 0){
if (_RedCollision){
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
}
if (destructionAutomaticBool) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool > 5 && planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool < 5 && tempoMs <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
}
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D){
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;
}
}
}
Tirei bastante redundâncias e coisas desnecessárias, e também ajeitei a void OnGUI, tirando comandos que deveriam estar no Update e não nela...
Quanto ao seu problema, pude reparar nesta linha que está no Update:
- Código:
if (_RedCollision == false){
if (tempo <= 0) {
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0) {
tempoRedCollision = 10;
}
}
repare que você está setando "tempo = 5" no Update, e isto acontece quando o tempo fica menor do que 0 e a variável _RedCollision está falsa...
más logo em seguida tem algo meio engraçado, olhe:
- Código:
if (tempo <= 0) {
tempo = 0;
}
Não segui muito adiante analisando o script pois reparei que provavelmente já dará erros ali...
em um lugar você seta 5, e em outro seta 0, isto já será um problema...
AINDA SIM HÁ ALGO ERRADO...
Bom depois de entender o erro, copiei seu script pronto pois como havia dito removeu coisas desnecessárias, mesmo após isto, depois da primeira colisão se ele volta a colidir o tempo continua 5, ele desce porém quando chega em 0 volta para 5 e a mensagem continua...Script:(É o que você me deu pronto)
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RedPlanet : MonoBehaviour {
public GameObject Planet;
public float tempoMs,destructionAutomatic,planetRecuperation,randomBool,tempo = 5.0f,tempoRedCollision = 10.0f;
public bool destructionAutomaticBool,_RedCollision,Colidiu;
public GUIStyle RedCollisionGUI;
void Start () {
_RedCollision = Colidiu = false;
tempoRedCollision = planetRecuperation = 10;
destructionAutomatic = tempoMs = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
}
void Update () {
if (_RedCollision == false){
if (tempo <= 0) {
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0) {
tempoRedCollision = 10;
}
}
if (tempo <= 0) {
tempo = 0;
}
if (planetRecuperation <= 0) {
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0) {
tempoMs = 0;
}
if (tempoRedCollision <= 0) {
tempoRedCollision = 0;
_RedCollision = false;
Colidiu = false;
} else if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision -= Time.deltaTime;
_RedCollision = true;
}
if (tempo > 0) {
if (_RedCollision) {
tempo -= Time.deltaTime;
}
if (destructionAutomaticBool) {
tempoMs -= Time.deltaTime;
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation -= Time.deltaTime;
}
else if (randomBool < 5) {
if (tempoMs <= 0) {
destructionAutomatic -= Time.deltaTime;
if (destructionAutomatic <= 0) {
Destroy (Planet);
}
}
}
}
}
}
void OnGUI(){
if(tempo > 0){
if (_RedCollision){
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
}
if (destructionAutomaticBool) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool > 5 && planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool < 5 && tempoMs <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
}
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D){
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;
}
}
}
Obrigado novamente[...]
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class RedPlanet : MonoBehaviour {
public GameObject Planet;
public float tempoMs,destructionAutomatic,planetRecuperation,randomBool,tempo = 5.0f,tempoRedCollision = 10.0f;
public bool destructionAutomaticBool,_RedCollision,Colidiu;
public GUIStyle RedCollisionGUI;
void Start () {
_RedCollision = Colidiu = false;
tempoRedCollision = planetRecuperation = 10;
destructionAutomatic = tempoMs = 15;
randomBool = Random.Range (1, 10);
}
void Update () {
if (_RedCollision == false){
if (tempo <= 0) {
tempo = 5;
}
if (tempoRedCollision == 0) {
tempoRedCollision = 10;
}
}
if (tempo <= 0) {
tempo = 0;
}
if (planetRecuperation <= 0) {
planetRecuperation = 0;
}
if (tempoMs <= 0) {
tempoMs = 0;
}
if (tempoRedCollision <= 0) {
tempoRedCollision = 0;
_RedCollision = false;
Colidiu = false;
} else if (Colidiu == true) {
tempoRedCollision -= Time.deltaTime;
_RedCollision = true;
}
if (tempo > 0) {
if (_RedCollision) {
tempo -= Time.deltaTime;
}
if (destructionAutomaticBool) {
tempoMs -= Time.deltaTime;
if (randomBool > 5) {
planetRecuperation -= Time.deltaTime;
}
else if (randomBool < 5) {
if (tempoMs <= 0) {
destructionAutomatic -= Time.deltaTime;
if (destructionAutomatic <= 0) {
Destroy (Planet);
}
}
}
}
}
}
void OnGUI(){
if(tempo > 0){
if (_RedCollision){
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 6, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA...", RedCollisionGUI);
}
if (destructionAutomaticBool) {
if (randomBool == 5) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 4.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO DANIFICADO, PORÉM RESISTIU ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool > 5 && planetRecuperation <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 2.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO RECUPERADO COM SUCESSO ! ", RedCollisionGUI);
} else if (randomBool < 5 && tempoMs <= 0) {
GUI.Label (new Rect (Screen.width / 6, Screen.height / 1.5f, Screen.width / 2, Screen.height / 10), "PLANETA VERMELHO NÃO RECUPERADO, PLANETA SERÁ DESTRUIDO ! ", RedCollisionGUI);
}
}
}
}
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision2D){
if (collision2D.gameObject.tag == "Meteor"){
Debug.Log ("DANO CRITICO PLANETA VERMELHO, TENTANDO RECUPERAÇÃO DO PLANETA... " );
Destroy (collision2D.gameObject);
Colidiu = true;
destructionAutomaticBool = true;
}
}
}
Obrigado novamente[...]
ScorpionG4mer- Avançado
- PONTOS : 3446
REPUTAÇÃO : 45
Áreas de atuação : Inciante no C#, Arruaceiro no Blender
Respeito as regras :
Re: UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5
Quando for colocar algum script, procure na barrinha de cima os <>, ai vc cola o script entre os "code". Fica melhor a visualização.
Joaogabrielf13- Avançado
- PONTOS : 3596
REPUTAÇÃO : 7
Respeito as regras :
Re: UNITY 5 - TEMPO SEMPRE IGUAL 5
O script que eu refiz não tira o erro, apenas tira redundâncias...
Eu meio que refaria o sistema, com IEnumeradores e tdo mais para as contagens
Eu meio que refaria o sistema, com IEnumeradores e tdo mais para as contagens
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