[RESOLVIDO] Problema na câmera com Realidade aumentada
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Problema na câmera com Realidade aumentada
Olá pessoal, estou com um problema na câmera durante a execução em realidade aumentada, vou postar a foto para explicar melhor.
A parte superior é a parte mais escura , ou seja a parte superior acompanha a posição da câmera e do mouse.
alguém sabe oque pode ser?
A parte superior é a parte mais escura , ou seja a parte superior acompanha a posição da câmera e do mouse.
alguém sabe oque pode ser?
orph- Iniciante
- PONTOS : 1625
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Problema na câmera com Realidade aumentada
Sua explicação está meio vaga, o que consegui entender depois de olhar muito a foto é que tem dois cubos e eles estão sendo cortados.
Se o problema for esse, é quase certo que seja por conta do Near Clipping Plane da câmera, o valor pode estar meio alto e isso faz com que a câmera comece a enxergar a partir de determinada distância, como o objeto está mais ou menos onde a renderização começa, ele corta a parte que está muito próxima, deixando o interior do cubo visível.
https://docs.unity3d.com/Manual/class-Camera.html
Em Clipping Planes ajuste o valor de Near.
Se o problema for esse, é quase certo que seja por conta do Near Clipping Plane da câmera, o valor pode estar meio alto e isso faz com que a câmera comece a enxergar a partir de determinada distância, como o objeto está mais ou menos onde a renderização começa, ele corta a parte que está muito próxima, deixando o interior do cubo visível.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner escreveu:Sua explicação está meio vaga, o que consegui entender depois de olhar muito a foto é que tem dois cubos e eles estão sendo cortados.
Então Fagner, o problema no caso não é este, no caso , são 2 cubos, 1 dentro do outro, 1 transparente, e outro com a simulação do liquido(água).
E no caso, da foto que estou postando abaixo, era aparecer na metade o liquido azul.
Obs: a minha ARcamera está olhando para minha aplicação por cima.
E ai quando eu simulo, a parte superior do meu liquido ( que é o azul mais escuro ) ele fica apontado na direção que está minha câmera como mostra a primeira imagem.
Eu coloquei 2 setas, 1 indicando que o nivel de água pode ser alterado através do FILL AMOUNT , e a outra mostra que existem 2 cubos 1 dentro do outro .
resumindo, a minha câmera só consegue ver a minha aplicação de forma bugada, apenas por cima, já tentei colocar mais de uma câmera de ARcamera, mas só piora.
" />
orph- Iniciante
Respeito as regras :
Entendi.
Bom, considerando essas informações imagino que seja algo relacionado com o shader dessa água, pois apenas ela se comporta de forma errada, talvez esteja com algum erro na projeção das matrizes, fazendo o fill amount ser relativo ao Z da câmera ao invés do eixo Y da unity. Poderia me mandar esse shader via PM pra eu dar uma olhada?
Bom, considerando essas informações imagino que seja algo relacionado com o shader dessa água, pois apenas ela se comporta de forma errada, talvez esteja com algum erro na projeção das matrizes, fazendo o fill amount ser relativo ao Z da câmera ao invés do eixo Y da unity. Poderia me mandar esse shader via PM pra eu dar uma olhada?
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Fagner, você acha que se eu desativar os Eixos XYZ da câmera pode dar certo ?Fagner escreveu:Entendi.
orph- Iniciante
Respeito as regras :
O eixo Z que me refiro é da matrix de projeção MVP, eu pensei que poderia ter algum erro no "P" que é a projeção pro clip space da câmera, é algo no shader e não no transform do objeto, é bem mais complicado...
Eu dei uma olhada no shader e aparentemente está tudo certo, a única coisa que me vem a mente é uma possível escala errada do objeto, lembro que quando mexia com Vuforia eu precisava definir uma escala pro target e pro objeto, como ele fica relativo ao target, se o modelo tem uma escala muito exagerada, ele pode ficar muito perto da câmera causando o que falei ali em cima, as vértices ficam fora do clip space da câmera causando esse corte.
Se sua Unity for 2018 e tiver a disponibilidade de me enviar o projeto via PM, posso dar uma checada em cada um desses pontos pra identificar o que está acontecendo.
Eu dei uma olhada no shader e aparentemente está tudo certo, a única coisa que me vem a mente é uma possível escala errada do objeto, lembro que quando mexia com Vuforia eu precisava definir uma escala pro target e pro objeto, como ele fica relativo ao target, se o modelo tem uma escala muito exagerada, ele pode ficar muito perto da câmera causando o que falei ali em cima, as vértices ficam fora do clip space da câmera causando esse corte.
Se sua Unity for 2018 e tiver a disponibilidade de me enviar o projeto via PM, posso dar uma checada em cada um desses pontos pra identificar o que está acontecendo.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Mano, Muito obrigado pela sua ajuda, mas eu consegui resolver, era uma opção que precisava de ser marcada no vuforiaFagner escreveu:O eixo Z que me refiro é da matrix de projeção MVP, eu pensei que poderia ter algum erro no "P" que é a projeção pro clip space da câmera, é algo no shader e não no transform do objeto, é bem mais complicado...
" />
tem que deixar marcado essa opçao - Track Device Pose
vlw pela ajuda
orph- Iniciante
Respeito as regras :
Show de bola! e sobre a simulação da água, conseguiu fazer algum progresso ou vai usar só o shader mesmo?
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Neste momento vou usar shader mesmo, como esse projeto é para minha Pós- graduação, se eu tiver tempo eu posso tentar importar algo do blender e como eu não conheço a plataforma teria que gastar um pouco mais de tempo.
orph- Iniciante
Respeito as regras :