Blender - Texture Paint Bugado
2 participantes
Página 1 de 1
Blender - Texture Paint Bugado
Tenho um objeto, e quero pintar ele no Texture Paint do blender 2.8.
Mas só consigo pintar algumas partes dele.
Em alguns objetos que isso acontecia eu dava Flip Normals e voltava ao normal, mas agr neste nem isso ta resolvendo, mesmo com todas as normals apontando para fora.
Como corrigir isso?
Não importa o quanto eu passe o pincel na parte de dentro do escorregador ele nunca pinta.
As partes que bugam estão devidamentes mapeadas, igual as que funcionam
Mas só consigo pintar algumas partes dele.
Em alguns objetos que isso acontecia eu dava Flip Normals e voltava ao normal, mas agr neste nem isso ta resolvendo, mesmo com todas as normals apontando para fora.
Como corrigir isso?
Não importa o quanto eu passe o pincel na parte de dentro do escorregador ele nunca pinta.
As partes que bugam estão devidamentes mapeadas, igual as que funcionam
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3488
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: Blender - Texture Paint Bugado
Uma dica que eu te dou, entre no modo de edição, selecione as faces que quer pintar e use o "Fill" (lata de tinta que preenche a cor).
é melhor pintar assim pois o pincel funciona de acordo com o ângulo da normal, logo, se a face estiver muito inclinada, ela não pinta. Já pelo modo que expliquei sempre vai pintar, independente do ângulo das normais (Não me refiro à normais invertidas).
é melhor pintar assim pois o pincel funciona de acordo com o ângulo da normal, logo, se a face estiver muito inclinada, ela não pinta. Já pelo modo que expliquei sempre vai pintar, independente do ângulo das normais (Não me refiro à normais invertidas).
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Não entendi direto, eu preciso pintar no modo de edição?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
No modo de edição você seleciona onde vai pintar(preencher usando a lata de tinta)
De volta ao modo Texture Paint, você habilita nesse icone pra limitar a pintura apenas onde selecionou.
Depois é só usar a lata de tinta que a pintura ficará restrita à área selecionada:
Se ainda assim não pintar, vai ser algum erro com seu modelo, ou UV ou normais, nesse caso, poste seu modelo .blend pra dar uma olhada.
De volta ao modo Texture Paint, você habilita nesse icone pra limitar a pintura apenas onde selecionou.
Depois é só usar a lata de tinta que a pintura ficará restrita à área selecionada:
Se ainda assim não pintar, vai ser algum erro com seu modelo, ou UV ou normais, nesse caso, poste seu modelo .blend pra dar uma olhada.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Cara, como vc falou, eu fiz uns testes e só consigo pintar de determinados angulos.
Sabe algum jeito pra eu conseguir pintar sem esse negocio chato ?
(A lata de tinta n funciona pq ela pinta tudo de uma cor só)
Sabe algum jeito pra eu conseguir pintar sem esse negocio chato ?
(A lata de tinta n funciona pq ela pinta tudo de uma cor só)
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Fora que em algumas partes a textura fica falhando ;-;
Sobre os mapas eu usei o Smart UV Project
Sobre os mapas eu usei o Smart UV Project
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Você pode pintar direto na imagem, dentro da janela de UV editing. No Blender, você tem a opção de pintar sobre o objeto e também diretamente sobre a textura.
Maaaaas, isso só seria viável se você tivesse feito suas UVs manualmente, pois ficariam organizadas e alinhadas... Como fez com o Smart Uv Project duvido muito que estão.
Tem gente que texturiza pintando a textura no photoshop e depois alinha as UVs sobre a pintura, essa também é uma opção, mas precisa fazer as UVs manualmente, o bom é que você tem total controle do alinhamento e dá pra reaproveitar a mesma parte da textura pra outros objetos, isso já é um tipo de otimização e o resultado fica bacana...
Maaaaas, isso só seria viável se você tivesse feito suas UVs manualmente, pois ficariam organizadas e alinhadas... Como fez com o Smart Uv Project duvido muito que estão.
Tem gente que texturiza pintando a textura no photoshop e depois alinha as UVs sobre a pintura, essa também é uma opção, mas precisa fazer as UVs manualmente, o bom é que você tem total controle do alinhamento e dá pra reaproveitar a mesma parte da textura pra outros objetos, isso já é um tipo de otimização e o resultado fica bacana...
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Que inveja do seu modelo ;-;
Mas então não tem algum jeito de corrigir?
Nas partes que a textura fica falhada nem selecionando e usando o balde eu consigo pintar :/
Aqui o modelo :
https://drive.google.com/open?id=1dOyir5lokxoExa9-diXt6G6eC39Ql2sG
Detalhe : Esse efeito metal vc fez no blender ou no photo shop? (foi a mão ou algum node?)
Mas então não tem algum jeito de corrigir?
Nas partes que a textura fica falhada nem selecionando e usando o balde eu consigo pintar :/
Aqui o modelo :
https://drive.google.com/open?id=1dOyir5lokxoExa9-diXt6G6eC39Ql2sG
Detalhe : Esse efeito metal vc fez no blender ou no photo shop? (foi a mão ou algum node?)
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Uma coisa que você está fazendo errado, usar o flip nas normais, o ideal seria recalcular, no caso desse escorregador, eu usaria a opção "Recalculate outside", dessa forma o blender tentaria deixar pra fora todas as normais do objeto. o Flip pega o que está certo e deixa errado, e vice versa.
Respondendo a pergunta, tem sim como arrumar, mas precisa primeiro checar as normais com isso que falei, depois corrigir as UVs se for o caso.
Segue o link do escorregador que fiz, a textura já está inclusa dentro do .blend.
https://drive.google.com/open?id=1b-f_gxwxBUiJAhMS461Qet95-7qAwve8
Respondendo a pergunta, tem sim como arrumar, mas precisa primeiro checar as normais com isso que falei, depois corrigir as UVs se for o caso.
Segue o link do escorregador que fiz, a textura já está inclusa dentro do .blend.
https://drive.google.com/open?id=1b-f_gxwxBUiJAhMS461Qet95-7qAwve8
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Você não conseguiu achar alguma forma de consertar meu modelo ? Mesmo dando flip-outside não consigo pintar as partes falhas.
Ficou muito bom o seu, é que queria criar meus próprios e saber corrigir esses erros entende, nunca vou aprender se ficar pegando pronto kk
Ficou muito bom o seu, é que queria criar meus próprios e saber corrigir esses erros entende, nunca vou aprender se ficar pegando pronto kk
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Sorry, eu só liguei o computador pra enviar o arquivo, não chequei seu modelo, estou pelo celular :/
Fagner- Moderador
Respeito as regras :